Como fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapasComo fazer uma apresentação em video em PowerPoint em 5 etapas image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml

Aqui, mostraremos passo a passo como fazer uma apresentação em vídeo com o iSpring Suite. Caso ainda não tenha feito, você pode baixar a ferramenta de criação gratuitamente e instalá-la em seu computador agora mesmo.

Passo 1. Adicionar uma narração em vídeo

Abra sua apresentação no PowerPoint. Em seguida, navegue até a aba iSpring Suite e clique em Gerenciar Narração.

barra de ferramentas iSpring Suite

Agora você pode gravar uma nova narração ou importar um arquivo de vídeo pronto. Para gravar uma narração, clique no botão Gravar Vídeo na barra de ferramentas do editor.

editor de vídeo do iSpring Suite

O painel Narração de Gravar Vídeo irá aparecer.

Você pode adicionar uma narração de vídeo para um ou vários slides por vez. Para gravar um vídeo para o slide atual, marque Apenas o slide atual do processo.

Painel de Narração de Gravar Video no iSpring Suite

Quando estiver tudo pronto para a filmagem, clique no botão Iniciar Gravação. Para finalizar, clique em Feito.

Dica: Cole o roteiro de sua fala nas anotações integradas dos slides. Ler as anotações na tela ajudará você a manter “contato visual” com os espectadores.

Não se preocupe em gravar uma narração perfeita, pois você poderá ajustá-la com o editor de áudio e vídeo integrado. Por exemplo, se você cometer um erro de pronúncia, basta repetir a frase e depois apagar o fragmento desnecessário do vídeo. Você pode acessar o editor clicando no botão Editar Clip na barra de opções.

Editando clipe no iSpring Suite

Caso você já tenha um vídeo, adicioná-lo à sua apresentação será bastante simples. Apenas confira se o vídeo está em um dos formatos suportados: .avi, .wmv, .mpg, .mp4 ou .mkv. Se estiver, clique no botão Vídeo e selecione o arquivo em seu computador.

Adicionando um vídeo no iSpring Suite

Dica: Você pode inserir vários vídeos ao mesmo tempo. Para fazer isso, pressione e segure a tecla Ctrl enquanto escolhe vários arquivos.

A caixa de diálogo Importar Vídeo irá abrir. Aqui você pode escolher se deseja inserir o(s) clipe(s) Na posição atual do cursor ou No início do slide. Se deseja que o início e o fim do videoclipe correspondam à duração do slide, marque Ajustar a duração do slide.

Ajustar duração do slide no iSpring Suite

A narração adicionada aparecerá na linha do tempo do vídeo do editor de narração.

Linha do tempo no iSpring Suite

Passo 2. Sincronizar vídeo com slides

Agora é hora de sincronizar seu vídeo com seus slides e efeitos de animação. Estes últimos são exibidos como barras amarelas na linha do tempo dos slides. O legal é que você será capaz de escolher o momento exato em que uma animação deve aparecer enquanto assiste ao vídeo. Desta forma, os efeitos correspondem perfeitamente à narração.

O processo de sincronização é bastante simples de realizar. Basta colocar o cursor onde a sincronização deve começar e clicar no botão Sync na barra de ferramentas.

Sincronização de vídeo com slides em iSpring Suite

Um painel de Sincronização aparecerá acima da linha do tempo. Clique no botão Iniciar Sincronização para iniciar o processo.

O botão Iniciar Sincronização será substituído pelos botões Próximo Slide/Próxima Animação, dependendo do próximo elemento em sua apresentação. Clique nestes botões nos momentos apropriados. Por exemplo, clique no botão Próxima Animação naquele momento da narração em que você gostaria de iniciar a próxima animação.

Sincronizando slides com vídeo no iSpring Suite

Uma vez terminado, clique em Feito para sair do modo de Sincronização. Em seguida, clique no botão Salvar&Fechar no canto superior esquerdo.

Passo 3. Alternar layouts nas propriedades do slide

Sua apresentação não precisa ter o mesmo layout em todos os slides. Você pode destacar os pontos principais alterando a proporção entre as informações da apresentação e o vídeo de cada slide. Para fazer isso, clique em Propriedades do slide na barra de ferramentas.

Propriedades do Slide no iSpring Suite

Na coluna Layout, escolha o layout desejado para um slide específico na lista suspensa.

Explorador de Apresentação no iSpring Suite

Dependendo do tipo de player, os layouts funcionarão de forma diferente. O iSpring permite publicar materiais usando um de dois players: o Player Universal altamente personalizável, que possui uma série de características avançadas, e o Player de Vídeo Lecture, que exibe a apresentação em um layout 50/50 e permite aos espectadores alterar a proporção entre vídeo e slides a qualquer momento.

Para o Player Universal, os layouts funcionam da seguinte forma:

  • O Layout Completo exibe o slide, a barra lateral e o painel de navegação.
Layout completo no player de vídeo do iSpring Suite
  • O Layout Sem Barra Lateral exibe apenas o slide e o painel de navegação.
Layout Sem Barra Lateral para o player universal
  • O Layout de Vídeo Maximizado exibe o vídeo no centro, o slide na barra lateral e o painel de navegação.
Vídeo Maximizado para o player Universal

Os layouts do Player de Vídeo Lecture podem ser alterados a qualquer momento durante a reprodução da apresentação. Você ainda pode predefini-los e eles funcionarão da seguinte maneira:

  • O Layout Completo exibe vídeo e slides em uma proporção de 50/50.
Layout Completo para o player de Vídeo Palestra
  • O Layout Sem Barra Lateral exibe o slide completo à direita com um vídeo miniaturizado à esquerda.
Layout Completo para o player de Vídeo Palestra
  • O Layout de Vídeo Maximizado mostrará o vídeo ampliado à esquerda e um slide menor à direita.
Layout de Vídeo Maximizado para a Palestra em Vídeo

Alterar layouts para diferentes slides ajuda a destacar os principais elementos de sua apresentação. Por exemplo, você pode minimizar o vídeo para fazer os espectadores prestarem atenção ao slide.

Além disso, você pode definir o avanço automático do slide para toda a apresentação. Para fazer isso, no Explorador de Apresentação selecione todos os slides e clique no botão Auto.

Passo 4. Personalizar o modelo do seu player

O player de apresentação integrado possui opções de personalização flexíveis: você pode fornecer aos seus espectadores informações sobre o apresentador, logotipo da empresa, estrutura de tópicos, e muito mais. Primeiro, vamos escolher o player a ser utilizado. Clique em Player na barra de ferramentas do produto e escolha se deseja usar o Player Universal ou de Vídeo Lecture conforme mostrado na imagem.

Customizando o player de Vídeo no iSpring Suite

O player Universal é altamente personalizável e possui uma série de recursos avançados. O Player de Vídeo Lecture exibe a apresentação em um layout 50/50. A proporção entre vídeo e slides pode ser alterada durante a exibição de uma apresentação.

Para este guia, usaremos o Player Universal. Para personalizar o player escolhido, clique em Modelos. Existem vários modelos de players disponíveis para escolher. Como exemplo, usaremos o Auto Online com Vídeo.

Modelo Palestra Online com Vídeo no iSpring Suite

Para ajustar a exibição dos elementos do player, clique no botão Layout na barra de ferramentas. Por exemplo, vamos desligar a estrutura de tópicos e as anotações. Veja como ficará nosso player:

Escolhendo o layout no iSpring Suite

Observe que as configurações de personalização do player afetarão o layout de apresentação configurado no Passo 3. Por exemplo, se você escolher o Layout Completo nas Propriedades de Slides e, em seguida, desativar a barra lateral nas configurações do player, a barra lateral não será exibida.

Além disso, você pode personalizar uma apresentação para combinar com as cores de sua empresa, escolhendo um dos esquemas de cores integrados ou criando seu próprio.

Personalizando as cores no player de vídeo do iSpring Suite

Quando você terminar de personalizar o player, clique em Aplicar&Fechar, no canto superior esquerdo.

Passo 5. Publicar a sua apresentação em vídeo

Quando a sua apresentação em vídeo estiver pronta, a última etapa é publicá-la no formato Web para que possa ser facilmente acessível através de um navegador.

Na janela Publicar Apresentação, selecione um destino de publicação no menu à esquerda. Digite o título da apresentação e selecione uma pasta Local onde a apresentação será salva. Em Opções de Saída, escolha um formato. Publicaremos no formato HTML5 para que nossa apresentação em vídeo seja reproduzida perfeitamente em todas as plataformas e dispositivos.

Publicando um vídeo apresentação no iSpring Suite

Considerações finais

Espero que este guia ajude você a transformar uma apresentação do PowerPoint em uma palestra em vídeo envolvente. Como pode ver, é muito simples combinar seu vídeo com slides de apresentação e efeitos de animação. Caso ainda não tenha um vídeo, você pode gravá-lo e editá-lo imediatamente sem precisar baixar nenhuma ferramenta de terceiros.

Para começar a criar apresentações em vídeo e outros tipos de conteúdo de e-learning, experimente o iSpring Suite agora mesmo. Obtenha um teste de 14-dias e acesse todos os seus recursos sem gastar um centavo.

iSpring Suite
Ferramenta
de autoria
de e-learning
Saber mais
 
iSpring Learn
Быстрый запуск онлайн‑обучения в бизнесе за 3 простых шага
  • Создайте аккаунт
  • Загрузите учебные материалы
  • Назначьте курсы сотрудникам