Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Se você for para o diretório de Moodle Plugins, você encontrará mais de 1.600 plugins, e isso não é tudo — o conjunto é atualizado constantemente. Então, pode ser bastante desafiador escolher os módulos certos para o seu Moodle EaD. Não se preocupe, nós ajudamos você!

Para facilitar um pouco a escolha, compilamos os top 21 Moodle Plugins, cobrindo vários aspectos do e-learning. Confira eles agora mesmo ou apenas marque este artigo para conferi-lo no futuro.

Moodle plugins para criação de curso

Todos estes plugins podem ajudá-lo a criar cursos online. Escolhemos intencionalmente ferramentas que apresentam conteúdo de e-learning em diferentes formatos: como cursos interativos, páginas de conteúdo, uma linha do tempo de postagens em mídias sociais e mais. Qual escolher é com você. Dê uma olhada para encontrar o plugin que você precisa!

1. iSpring Suite

iSpring Suite

iSpring Suite é mais do que um plugin. É um kit de ferramentas de criação completo que permite criar cursos de e-learning envolventes com questionários, avaliações interativas, palestras em vídeo, gravações de tela e simulações de diálogo. Com iSpring, você pode converter seu conteúdo existente em Word, PDF e PPT em SCORM ou construir cursos do zero para publicá-los no Moodle.

Teste grátis por 14 dias

2. Interactive Content – H5P

H5P é uma poderosa ferramenta de criação dentro do seu EaD. Entre as 3 atividades mais baixadas do Moodle, ele permite que você crie diferentes tipos de conteúdo de e-learning, incluindo slides com questionários, vídeos interativos e simulações com cenários ramificados.

3. Content Pages

Com o Moodle Plugin Content Pages, você pode criar cursos a partir de texto, imagens e multimídia. O conteúdo é distribuído em páginas que fornecem uma boa experiência de leitura. Ele também permite que você faça uma verificação de conhecimento com três tipos de perguntas: Verdadeiro/Falso, múltipla escolha e questões de correspondência. Os alunos podem fornecer feedback sobre o conteúdo estudado na página e responder aos comentários de seus colegas.

4. Socialwall Format

O plugin Socialwall transforma o Moodle em uma plataforma de aprendizagem social. Tem uma interface familiar e fácil de usar com uma linha de tempo filtrável de publicações. Como no Facebook, você pode postar artigos e adicionar fotos e vídeos do YouTube. O plugin se integra com as atividades e funcionalidades do Moodle, então você também pode adicionar tarefas para seus alunos diretamente na linha do tempo.

5. Edwiser Course Formats

Edwiser Course Formats é um Moodle Plugin criado para melhorar a aparência do conteúdo do seu curso, independentemente do tema do Moodle. Ele vem com dois layouts intuitivos de curso. Você pode exibir seu curso na forma de listas dobráveis ou apresentar seus itens de conteúdo em cartões empilhados ordenadamente.

Moodle plugins para questionários e atividades

Para avaliar o quanto seus alunos sabem, você definitivamente precisará de módulos específicos para verificações de conhecimento. Em nossa lista, você encontrará alguns plugins de testes e questionários. Há também vários módulos que podem ajudá-lo a criar jogos e atividades de aprendizagem.

6. iSpring QuizMaker

iSpring QuizMaker é uma ferramenta robusta para criar testes e questionários, que são perfeitamente compatíveis com Moodle. Você pode avaliar a competência e o conhecimento dos seus funcionários com 14 tipos de perguntas: correspondência, preencher lacunas, ponto de acesso, sequência e muito mais. Engaje os usuários no aprendizado e os ajude a treinar suas habilidades com atividades de arrastar e soltar. Para melhorar a experiência de aprendizagem, você pode dar feedback detalhado sobre as respostas dos alunos, criar cenários individuais de ramificação e definir pontos e regras de teste. O iSpring QuizMaker estão inclusos no kit de ferramentas de criação iSpring Presenter que está disponível no idioma português.

7. JazzQuiz

O Moodle Plugin JazzQuiz é criado especialmente para fornecer verificações de conhecimento nas aulas presenciais. Depois que o teste for concluído, você poderá visualizar os resultados e ver exatamente qual resposta cada aluno deu a cada pergunta.

8. QUESTOURnament

QUESTOURnament é um Moodle Plugin para engajar os alunos em um jogo de perguntas. Os participantes devem resolver desafios intelectuais dentro de um prazo previsto. A classificação é definida de acordo com os resultados dos alunos. Não apenas instrutores mas também alunos podem propor desafios para seus companheiros.

9. Módulo de atividade game

O módulo de atividade game faz uso de perguntas, questionários e glossários para oferecer aprendizado baseado em jogos. Há uma variedade de jogos interativos, incluindo Forca, Palavras Cruzadas, Cryptex, Sudoku, e Serpentes e Escadas.

10. Exabis Games

Exabis Games é outro plugin projetado para trazer o aspecto do aprendizado baseado em jogos para o Moodle. Ele inclui dois jogos baseados em questionários: Braingame e Exaclick. O objetivo principal do Braingame é lançar o cientista no espaço sideral, enquanto em Exaclick, um aluno tem que descobrir ladrilhos para abrir toda a imagem.

Moodle plugins para motivação

Existem pelo menos duas maneiras eficazes de motivar os alunos — envolvê-los em uma competição e demonstrar a sua admiração. Se você é um usuário do Moodle, motive seus alunos a conquistar novos picos com estes plugins:

11. Level up! — Gamificação

O Moodle plugin Level up tem como objetivo gamificar a experiência de aprendizagem, permitindo que os participantes subam de nível em seu treinamento. Você pode atribuir pontos quando os alunos concluem suas tarefas e incentivam uma competição saudável com avaliações.

12. Custom certificate

Com o plugin Custom certificate, você pode criar certificados em PDF totalmente personalizáveis em seu navegador web. Ele fornece códigos de verificação exclusivos para cada certificado, para que você possa usar certificados para o credenciamento autêntico de funcionários.

Moodle plugins para análises

Acompanhar a atividade e os resultados do aluno é um dos aspectos mais importantes do treinamento. Podemos recomendar algumas ferramentas que ajudarão você a automatizar o processo de avaliação e permitir que você aprenda sobre as conquistas dos alunos sempre que você precisar.

13. Learning Analytics Enriched Rubric

LA e-Rubric é desenvolvido como um Moodle Plugin para avaliar o desempenho dos alunos. Ele é baseado no conceito de rubricas de avaliação, que é amplamente utilizado na educação. O plugin contém critérios “enriquecidos” e níveis de avaliação com os quais a interação e o comportamento de aprendizagem dos alunos num curso Moodle são avaliados.

14. Configurable Reports

O bloco de Configurable Reports torna mais fácil avaliar os resultados dos alunos e identificar alunos com bom desempenho e aqueles que precisam de um empurrão. Você pode construir diferentes tipos de relatórios (curso, categoria, relatórios de cronograma e relatórios SQL personalizados) e selecionar quais usuários podem visualizá-los. O plugin também permite que você exporte os relatórios para compartilhamento e análise.

Moodle plugins para comunicação

Uma boa comunicação no e-learning pode melhorar os resultados e a satisfação dos alunos. Para fornecer uma interação eficaz entre usuários do Moodle, você pode usar módulos específicos. Aqui estão três plugins que suportam vários métodos de comunicação:

15. Zoom Meeting

Zoom é uma plataforma web de videoconferência que permite que você faça reuniões online com até 50 pessoas. Ele oferece um plugin que permite integração perfeita com o Moodle, facilitando a criação, sincronização e backup/restauração de suas videoconferências e reuniões. Usando-o, você pode se comunicar com seus alunos e realizar seu treinamento online via vídeo.

16. Global Chat

Com o plugin Global Chat, alunos e educadores podem se comunicar em tempo real através do Moodle. Ele funciona como o chat do Google ou o chat do Facebook. Um usuário pode escolher uma pessoa inscrita em um curso específico da lista e começar uma conversa online.

17. Edwiser Forms

O plugin Edwiser Forms oferece modelos de formulário prontos para acelerar o processo de comunicação entre alunos e instrutores. Com o criador de formulários de arrastar e soltar, você pode criar inscrições em cursos, inscrições em eventos, feedback e alguns outros tipos de formulários, e adicioná-los a qualquer página do seu site Moodle em minutos.

Moodle plugins para melhor experiência do usuário

A experiência do usuário do EaD é importante tanto para instrutores quanto para alunos. Para não fazer o usuário do Moodle perder horas dominando a plataforma e lidando com uma curva de aprendizado significativa, você pode instalar um tema com design intuitivo. Foram esses que encontramos para você:

18. Adaptable

Baixado 17.000 vezes, Adaptable é um vencedor claro entre os temas do Moodle. É altamente personalizável e responsivo, o que o torna adequado para corporações e universidades. Adaptable tem uma variedade de configurações de layout adicionais e inúmeras opções de configuração.

19. Edwiser RemUI

Edwiser RemUI Moodle plugin

Edwiser RemUI é um tema elegante e moderno para o Moodle projetado com alunos e instrutores em mente. Possui uma interface bonita e amigável e oferece inúmeras alternativas interessantes de customização para personalizar a experiência de ensino e aprendizagem. É um tema verdadeiramente responsivo que permite que os alunos acessem cursos e continuem aprendendo nos seus dispositivos preferidos – smartphone, tablet, laptop ou desktop – sem restrições.

20. Moove

Moove é outro tema popular para Moodle que é valorizado pelo seu design moderno e amigável. Com seu painel de usuário intuitivo e uma interface limpa focada em atividades e conteúdo de aprendizado, ele tem tudo o que você precisa para uma boa experiência no Moodle.

Moodle plugins de gerenciamento de tempo

Com o gerenciamento de tempo eficaz, você pode manter seus alunos no caminho certo. Confira esses Moodle Plugins que o ajudarão a lidar com alguns desafios comuns de gerenciamento de tempo.

21. Checklist

O plugin Checklist permite a um instrutor criar listas de tarefas para seus alunos e acompanhar o quão longe eles progrediram, a medida em que eles desmarcam os itens. As tarefas podem ser marcadas como necessárias ou opcionais. Os alunos também podem adicionar suas próprias tarefas privadas na lista de verificação.

22. Facetoface

O plugin Facetoface pode ser interessante para apoiadores do aprendizado híbrido que estão procurando maneiras de fornecer gerenciamento de eventos. O módulo permite que você acompanhe reuniões presenciais e sessões de treinamento inteiras que podem durar vários dias.

Se você não está aproveitando alguns desses plugins, você definitivamente está perdendo. Encontre seus favoritos e instale-os para tornar seu ambiente de aprendizagem ainda melhor.

Se você conhece outros ótimos Moodle Plugins, por favor compartilhe-os nos comentários.

2 comentarios sobre “22 Moodle plugins para levar o e-learning para o próximo nível

  • Hola Helen. Me ayudo muchisimo tu post. estudiando la especialidad de alergia e imunologia en sao paulo. si de por ahi tenes alguna otra sugerencia para mejorar el sistema de aprendizado te agradezco. es que busco un programa para hacer cuestionarios, preguntas y respuestas sobre los temas que estudio.
    Beso y abrazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Crie cursos online para Moodle
Saber mais