Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Para uma visão geral do SCORM, assista ao vídeo abaixo em inglês.

O que é SCORM?

SCORM é um padrão internacional para cursos online. Se o seu curso for publicado no formato SCORM, você pode ter certeza de que praticamente qualquer sistema de gerenciamento de aprendizagem (EaD) irá reconhecê-lo.

Padrões são importantes. Tomemos como exemplo a indústria cinematográfica: quando você comprava um filme em DVD, tinha certeza de que seria capaz de assistir em qualquer DVD player – a marca não importava. Isso era possível porque o DVD era produzido em um padrão aceito por todos os aparelhos; é por isso que os estúdios de cinema não precisavam produzir diferentes tipos de mídias para cada marca de player.

Infelizmente, o mesmo não acontecia com o e-learning no início dos anos 2000: os cursos eram criados para plataformas diferentes. Por exemplo, um curso online criado para um sistema não funcionava em outro. Se uma universidade mudasse o seu EaD, perderia toda a sua coleção de cursos, bem como os milhares de dólares investidos no seu desenvolvimento. Em 2001, o formato SCORM colocou o mercado de e-learning em ordem.

De fato, O SCORM – sigla inglesa para Sharable Content Object Reference Model, que em português significa: “Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável”, ou seja, uma lista de padrões e especificações para e-learning. Esta lista nos diz como criar um curso que irá funcionar em qualquer plataforma – há uma descrição detalhada da estrutura do curso online e dos princípios de sua interação com os EaDs.

Pacote SCORM

O que é um pacote SCORM?

Finalmente, os desenvolvedores de e-learning começaram a se adaptar a um padrão consistente. Agora, todos os materiais de treinamento de um curso estão contidos em um pacote SCORM, onde um arquivo .zip contém arquivos em uma hierarquia específica. Abrir o pacote SCORM em um EaD tornou-se tão fácil quanto era tocar um DVD em um DVD player.

Claro que antes era possível criar um arquivo com fotos, vídeo, texto e tudo o que você precisava para um curso online antes do SCORM ser inventado. No entanto, as diferentes plataformas LMS (Learning Management System) não reconheceriam tal arquivo. Para que o curso funcionasse em uma LMS, era importante organizar corretamente os arquivos e escrever o código para a sua interação. Tudo isso exigia conhecimento técnico e compreensão das regras de cada uma.

Nota: mais informações sobre a evolução do SCORM e suas funcionalidades podem ser encontradas no site oficial do SCORM.

Benefícios do formato SCORM

  • Compatibilidade. Quase qualquer EaD reconhecerá um curso SCORM.
  • Salvar o progresso. Um aluno não precisa fazer o curso todo de uma vez. É possível fazê-lo passo a passo. Meia hora de trabalho, 10 minutos de descanso e depois ele pode continuar a lição do lugar onde ele parou. Todos o progresso é mantido. Isso também é conveniente quando o sistema falha ou quando o curso é ocasionalmente encerrado.
  • Feedback. Você poderá avaliar o progresso do aluno. Por exemplo, quando o aluno Fulano da Silva concluir o e-curso, o sistema mostrará quantos pontos ele fez, ou o status de “Curso concluído” será exibido.
  • Estrutura limpa de curso. O desenvolvedor pode criar uma estrutura limpa de curso e definir regras para movimentação entre suas seções. Por exemplo, os alunos podem precisar estudar uma aula primeiro, depois assistir um vídeo, e só então eles poderão ir ao teste final.
  • Modularidade. Em um curso SCORM, o material de treinamento consiste de unidades independentes ou módulos. Cada módulo pode ser utilizado em qualquer outro curso dentro do LMS.
Estrutura de curso SCORM

Uma representação gráfica de um curso SCORM

Versões do SCORM

Há duas versões existentes do SCORM: 1.2 e 2004. Cada versão tem suas próprias características técnicas e vantagens:

A Versão 1.2 indica o progresso do aluno no relatório, ou seja, quanto do curso que o aluno estudou. Por exemplo, “Sicrano de Oliveira estudou 70% do curso.” Se Sicrano estudou todo o curso, o sistema irá exibir o status de “Concluído”.

SCORM 2004 nos fornece informações mais detalhadas. Além do progresso e status, ele mostra quantos pontos que o aluno fez ao concluir o curso e passar no teste.

Se você já tem um EAD compatível com SCORM, o mais importante que você precisa saber quando criar um curso online é qual versão do SCORM seu LMS suporta.

Ferramentas para criar cursos SCORM

No passado, apenas programadores profissionais podiam desenvolver cursos SCORM. Era um processo tecnicamente complexo: desenvolvedores construíam manualmente o curso online a partir de várias páginas HTML, escreviam o código que vinculava o curso ao EaD, e então inseriam tudo em um arquivo .zip.

Atualmente, todos podem criar um curso usando um editor especial. O software irá gerar automaticamente o código para interação com o LMS e agrupar todos os materiais de treinamento em um pacote SCORM. Tudo o que você precisa fazer é simplesmente enviar o curso para o sistema de treinamento.

Os editores para a criação de cursos SCORM podem ser divididos em três grupos:

  • Editores independentes.
  • Serviços na nuvem online.
  • Complementos do PowerPoint.

Se você estiver desenvolvendo seu primeiro e-curso, é melhor usar uma ferramenta interativa com o PowerPoint por pelo menos dois motivos:

  1. Você não precisará gastar tempo em aprender um novo programa. Se já fez alguma apresentação, então criará o curso no PowerPoint muito mais rápido, já que o princípio do trabalho é o mesmo.
  2. Você pode utilizar qualquer apresentação PowerPoint que você use na sala de aula com os seus alunos como base para o curso.
Apresentação PowerPoint para SCORM

Também é possível melhorar a apresentação com pesquisas, questionários e vídeos. A criação de tais cursos é fácil com o iSpring Suite um complemento do PowerPoint. Após a instalação, todas as funcionalidades da ferramenta estarão disponíveis na aba especial do PowerPoint. Isso significa que você pode transformar a sua apresentação em um curso online direto no PowerPoint.

Barra de ferramentas iSpring

Como transformar uma apresentação em
um curso SCORM

A criação de um curso educativo profissional a partir de uma apresentação comum em PPT leva apenas alguns minutos:

  1. Baixe um teste gratuito do iSpring Suite.
  2. Abra a apresentação que você gostaria de transformar em um e-curso.
  3. Clique em Publicar na aba iSpring.
  1. Selecione a opção LMS na parte esquerda do menu.
  2. Digite o título do curso.
  3. Selecione o Perfil LMS de acordo com o padrão que seu EaD suporta.
Opções de publicação do iSpring Suite
  1. Clique em Personalizar para especificar a descrição e as palavras-chave do curso e definir as regras de progresso e de conclusão.
  2. Salve as alterações e então clique em Publicar. O iSpring preserva todos os efeitos do PowerPoint no curso publicado: objetos SmartArt, disparos, hiperlinks, e assim por diante.

Como adicionar um curso SCORM em um EaD

Depois de publicar, você terá um arquivo .zip que você precisará enviar para um EaD. O conteúdo adicionado ao sistema pode ser aberto em qualquer computador por meio de navegadores de Internet.

A única coisa a fazer é compartilhar o curso com os alunos. Se você usa o iSpring Learn LMS, você pode enviar convites por e-mail. Especifique um ou vários e-mails, e seus proprietários obterão acesso instantâneo ao curso.

SCORM hoje e amanhã

Mesmo que o SCORM seja uma tecnologia bem datada, ela ainda domina o mercado de e-learning. O SCORM 1.2 e o SCORM 2004 tornaram-se os padrões de tecnologia mais populares. De acordo com uma pesquisa da Software Advice, 62% das empresas usam cursos SCORM para treinamento em seu EaD.

No entanto, alguns especialistas acreditam que outros padrões de e-learning se tornarão mais dominantes no futuro. Mais recentemente, a evolução do SCORM trouxe a API Tin Can (xAPI) e os formatos de cmi5. Estes formatos apresentam uma ampla variedade de capacidades como: permitir que os alunos estudem offline ou usando dispositivos móveis, suporte a documentos PDF e simulações interativas, coleta de estatísticas detalhadas sobre o progresso dos alunos e muito mais.

Perguntas frequentes sobre o SCORM

Abaixo listamos as respostas para algumas perguntas frequentes sobre o SCORM, e vamos atualizar este post com quaisquer novas perguntas que os leitores façam nos comentários.

✓ O que é um pacote SCORM?

Um pacote SCORM é um conjunto de arquivos que permite que um sistema de gerenciamento de aprendizado e seu conteúdo de e-learning comuniquem-se entre si. O pacote SCORM é compatível com quase todas as formas de conteúdo de treinamento e pode ser enviado para uma plataforma EaD para acesso imediato do aluno.

✓ Como faço para verificar a versão do SCORM?

Quem tem um pacote de SCORM e não tem certeza em qual versão do SCORM ele foi publicado pode descobrir isso verificando o arquivo imsmanifest.xml no diretório raiz do curso. Basta descompactar o pacote SCORM, encontrar o arquivo imsmanifest.xml e abri-lo com o TextEdit (Mac) ou Bloco de Notas (Windows). Será precisa encontrar as tags de metadados <schemaversion></schemaversion> e verificar o que há entre elas.

  • <schemaversion></schemaversion> e 1.2 entre elas significa
    que é SCORM 1.2.
  • <schemaversion></schemaversion> e CAM 1.3 //2004 3rd Edition // 2004 4th Edition entre elas significa que é SCORM 2004.

✓ Como faço para abrir um arquivo SCORM?

É possível executar um arquivo SCORM de duas maneiras: você pode abri-lo com um SCORM player, o que quase todo EaD tem, ou reproduzir um curso em um navegador web clicando no arquivo de inicialização HTML, que provavelmente terá o nome de index.html, ou algo similar.

✓ Como faço para editar um pacote SCORM?

O que chamamos comumente de um pacote SCORM é, de fato, conteúdo web que pode se comunicar com um LMS usando a API SCORM. Não é possível editar ou reverter um curso publicado; entretanto, na maioria dos cursos SCORM pode ser criado com ferramentas de autoria como o iSpring Suite e usam arquivos de origem (projeto) que todo o conteúdo, incluindo texto, imagens, vídeos. Um arquivo de projeto pode ser aberto diretamente na ferramenta de criação, receber as alterações necessárias, e ser publicado como um pacote SCORM.

✓ Como faço para testar um pacote SCORM?

Para garantir que um pacote SCORM possa ser reproduzido em um EaD e informar corretamente o status de conclusão do curso e os resultados do aluno, é preciso usar um player de SCORM que exiba o conteúdo e mostre como se comunica com a API do SCORM. A maneira mais fácil de testar o curso é enviá-lo para o LMS, alterar a função de administrador para Aluno, e fazer alguns testes curso antes de verificar os resultados nos relatórios. A outra maneira de verificar como um pacote SCORM funciona é usar um player SCORM como o SCORM Cloud. Ele permite que o curso seja visto do ponto de vista dos alunos, testá-lo e depois verificar as estatísticas. Ele também tem uma opção de registros de depuração, o que permite refinar o SCORM e entender o funcionamento interno do padrão.

✓ Como faço para converter conteúdo de aprendizado
pronto em SCORM?

Se tiver algum conteúdo de aprendizado antigo, confira nossos artigos sobre como pode transformar diferentes tipos de conteúdo em cursos SCORM completos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta
de autoria
de e-learning
Saber mais