As 15 melhores alternativas a Adobe Flash Player em 2024

Buscando alternativas a Adobe Flash Player? 2020 foi um divisor de águas em diversos aspectos o dia 31 de dezembro marca o encerramento do suporte ao Adobe Flash Player. Desde então, Google Chrome e Mozilla Firefox não oferecem mais suporte ao plugin Flash, já a Microsoft removeu completamente do Windows.

Porém, essa tecnologia pioneira de mídia avançada na Internet ainda possui uma vasta herança e não sai de moda. Você pode se perguntar o que usar em vez do Adobe Flash Player. Para ajudar, preparamos uma lista das melhores alternativas ao flash player para usar após o fim do suporte pela Adobe.

Nome Plataforma/Navegador Preço
Lightspark Windows, Linux Gratuito, código aberto
Flashpoint da BlueMaxima Windows Gratuito
FLV Media Player Windows Gratuito
SWF File Player Windows Gratuito, código aberto
Shubus Viewer Windows Gratuito
OpenSilver Windows Requer conta da Microsoft
Ruffle macOS, Windows, Linux;
Google Chrome, Safari,
Firefox, Edge
Gratuito, código aberto
Gnash macOS, Windows,
plugin multiplataforma
Gratuito, código aberto
Elmedia Player macOS Software Freemium
SuperNova Player Windows; Google Chrome Gratuito
Photon Flash Player Dispositivos Android Software Freemium
Lunascape macOS, Windows, iOS,
Android
Gratuito
CheerpX Google Chrome, Safari,
Mozilla,
Edge, Opera
Licença
FlashFox Browser App Windows, macOS, Android Gratuito
XMTV Player Dispositivos Android Gratuito

Experimente<br> a ferramenta<br> de e-learning

Uma ferramenta completa e fácil de usar para criar seus cursos e avaliações online em tempo recorde.
Destrave todo o poder do HTML5 com o iSpring Suite!

Teste grátis Saiba mais

As 15 melhores alternativas ao Adobe Flash Player em 2024

Separamos as principais alternativas para o Adobe Flash Player em três categorias com base nas plataformas, navegadores e dispositivos em que serão instalados. Explore e encontre as soluções que melhor atendam às suas necessidades.

Alternativas a Adobe Flash Player para Windows

Veja algumas opções de software para abrir arquivos Flash no Windows.

1. Lightspark

O melhor para visualização e edição de conteúdo Flash em Windows e Linux

O Lightspark é um software em código aberto, disponível como aplicativo de desktop e extensão para navegador, que pode substituir o Adobe Flash Player. Ele executa qualquer tipo de formato em Flash no Windows e Linux e funciona bem com Chrome, Opera, Firefox e outros navegadores. Também oferece diversas funcionalidades de edição de código e permite a exibição de vídeos Flash H.264 no YouTube.

2. Flashpoint da BlueMaxima

O melhor para preservar e arquivar Flash herdados

O Flashpoint é outra opção gratuita criada para evitar o desaparecimento do conteúdo em Flash com o fim do suporte da Adobe Systems. É um projeto para preservar jogos da internet para a posteridade e armazenar seu arquivo pessoal em Flash. Com esta ferramenta, você pode jogar, organizar jogos e outros materiais em Flash, acessando-os facilmente em sua biblioteca pessoal, além de permitir a edição do código.

Entre suas vantagens estão o inicializador do programa Apache e sua compatibilidade com os principais browsers e diferentes APIs.

3. FLV Media Player

O melhor para rodar vídeos em Flash baixados no Windows

O FLV Media Player é um player para mídias em FLV (Flash) que te permite abrir projetos em Flash e visualizá-los sem um navegador. É um aplicativo para Windows, compacto e fácil de usar, que também permite organizar e gerenciar mídias em listas de reprodução e capturar a tela. Em resumo, é um player clássico gratuito e robusto.

4. SWF File Player

O melhor para executar arquivos SWF no Windows

O SWF File Player é um aplicativo autônomo gratuito que permite abrir um arquivo SWF baixado, sem uma conexão com a Internet. É uma ferramenta simples que abre qualquer arquivo Flash clássico e não ocupa muito espaço no PC. Ele também lê seis tipos diferentes de metatags, o que pode ser um recurso útil.

5. Shubus Viewer

O melhor para reproduzir Flash e facilitar a programação no Windows

O Shubus Viewer é um visualizador leve e interessante para rodar jogos em Flash. Suporta jogos e transmissão em Flash, permite criar e visualizar páginas web em HTML, suportando animações e até mesmo a edição do documento. Os usuários podem escolher entre várias opções de codificação para visualizar o texto em diferentes formatos.

Funciona bem com vários conteúdos de multimídia e processa documentos DCR e Unity3D. Outro recurso interessante é que pode ser integrado a um navegador e à Pesquisa do Google.

6. OpenSilver

O melhor para executar arquivos SWF e para desenvolvedores web avançados

O OpenSilver é uma opção gratuita em código aberto que substitui o Microsoft Silverlight. É mais uma ferramenta de desenvolvimento do que um mero reprodutor, mas pode ser usada para tocar mídias em Flash no Windows. Ele é compatível com navegadores de desktop e dispositivos móveis. Alimentado por WebAssembly, não apenas suporta o formato SWF, mas permite trabalhar com mais de uma linguagem de programação para desenvolvimento web.

Alternativas a Adobe Flash Player para Mac

Veja nossa lista de softwares para usuários de macOS.

7. Ruffle

O melhor para visualização segura de conteúdo Flash

O Ruffle é um emulador gratuito em código aberto de Adobe Flash Player, que pode ser usado em computadores e em navegadores via WebAssembly. Escrito em Rust, é compatível com todos os sistemas operacionais, inclusive Mac. O Ruffle prova ser altamente seguro e recebe atualizações regulares. Ele é mais voltado para as versões mais antigas do Flash e oferece suporte limitado para ActionScript 3. No entanto, executa animações antigas e games feitos em Flash.

8. Gnash

O melhor plug-in para visualizar conteúdo em Flash no Mac

O Gnash é um substituto robusto ao Flash Player e está disponível como software autônomo para desktop e plugin para visualizar páginas da web. Suporta todos os formatos multimídia em Flash, sendo uma ótima alternativa a Adobe Flash Player para Mac. Seu plug-in está disponível para os browsers mais populares, mas a versão para Windows não recebe atualizações desde 2012 e, portanto, não suporta SWF (versão 10).

9. Elmedia Player

O melhor para streaming em Flash via AirPlay

O Elmedia Player é um reprodutor de mídia que suporta diferentes formatos de vídeo no Mac, inclusive FLV e SWF. Os usuários podem transmitir vídeos em Flash dos seus dispositivos macOS via AirPlay para uma smartTV. A ferramenta permite controlar a reprodução, tem suporte para legendas e ainda é possível assistir ao vídeo no modo de tela cheia.

Alternativas para navegadores e dispositivos móveis

Esta categoria abrange navegadores, extensões e aplicativos para interagir com mídias em Flash nos diferentes dispositivos, inclusive smartphones e tablets.

10. SuperNova Player

O melhor para jogos em SWF no navegador

O SuperNova Player é um aplicativo para execução de documentos SWF no Microsoft Edge e Google Chrome. Você poderá brincar nos games em SWF, sem complicações, em qualquer página web. Ainda que sua funcionalidade seja bem limitada, é um software simples e, por isso, vale a pena ser considerado. Além disso, o SuperNova é bom para o processamento de mídias ricas em gráficos.

Sua principal desvantagem é que os aplicativos antivírus, especialmente o McAfee, são acionados e ele é considerado suspeito. Assim, é provável ter problemas ao executá-lo com o antivírus ativado.

11. Photon Flash Player

O melhor para execução de arquivos Flash em Android

O Photon Flash Player é o plugin integrado no navegador Photon. Foi criado especialmente para páginas, games e vídeos nos dispositivos Android. Pode ser usado no Photon em computadores, smartphones e tablets, não apenas para visualização de áudio e vídeo em Flash, mas também pelos seus outros recursos, como o modo de tela cheia.

12. Lunascape

O melhor para geeks que gostam de acessar sites em Flash

O Lunascape é um navegador para múltiplas plataformas desenvolvido no Japão. Seu grande diferencial é permitir a alternância entre três mecanismos de renderização. Entre seus recursos mais interessantes está a reprodução descomplicada de games, vídeos e sites em Flash. Funciona em todos os dispositivos e sistemas operacionais e oferece ampla flexibilidade na navegação na Internet.

O Lunascape é único, fácil de usar e gratuito. Se pretende ir além do usual e explorar a rede de uma maneira totalmente nova, com três mecanismos de renderização diferentes, esta é uma ótima escolha.

13. CheerpX

O melhor para uso corporativo

O CheerpX é um emulador do Flash Player capaz de processar diferentes linguagens de programação, além de ampla compatibilidade com o Flash. Ele não apenas permite que os usuários acessem o conteúdo Flash no browser padrão, mas ainda facilita o uso dos recursos mais avançados que as empresas costumam precisar. Por exemplo, ele é alimentado por WebAssembly, tem compatibilidade de API e pode executar qualquer software de terceiros sem problemas. Dessa forma, o CheerpX está voltado principalmente para empresas e pode não ser uma opção simples para o uso pessoal.

14. FlashFox Browser App

O melhor para streaming de jogos em Flash no Android

O FlashFox Browser App é outro navegador que ainda suporta Flash. É ótimo para games online e está disponível para Windows, macOS e Android. Os usuários dizem ser uma boa opção para transmissão de vídeo, assim os grandes fãs do Flash podem transmitir suas experiências de jogo de qualquer tipo de dispositivo. Além disso, o FlashFox oferece recursos úteis, como marcação e sincronização das guias abertas em vários equipamentos.

15. XMTV Player

O melhor para streaming de vídeos em Flash no Google Chromecast

O XMTV Player é outra alternativa leve que permite visualizar qualquer tipo de vídeo salvo no seu Android. Funciona bem para transmissão no Google Chromecast e possui bons recursos para streamers. Por exemplo, o XMTV Player permite trabalhar, de forma fácil e rápida, com legendas e faixas de áudio. Também permite a criação de listas de reprodução e tem um bloqueio para que seus filhos tenham uma experiência segura.

Como escolher o melhor programa alternativo a Adobe Flash Player?

É recomendável comparar os softwares, verificando se são compatíveis com seu sistema operacional. Ao preparar essa lista, vimos muitas descrições contraditórias dos produtos.

Assim, é melhor pesquisar, avaliar os prós e contras das ferramentas e conhecer seus recursos e limitações técnicas. Outra sugestão é procurar uma ferramenta com atualizações frequentes e suporte técnico.

A melhor alternativa ao Flash: HTML5

Indo além das alternativas a Adobe Flash Player, vamos tratar do melhor formato para substituir o Flash: o HTML5. Ele oferece aos desenvolvedores a oportunidade de criar conteúdo interativo para a internet, como era feito com o Adobe Flash. Sua renderização é implementada no browser, sendo mais fácil para os desenvolvedores manterem e criar novas atualizações.

Porém, o mais importante, o HTML5 finalmente proporcionou uma boa aparência para internet nos computadores e dispositivos móveis. O timing é perfeito, considerando o boom do e-learning e a popularização dos dispositivos móveis no ensino. Sites, cursos online e minijogos desenvolvidos em HTML5 se ajustam automaticamente ao tamanho da tela em que são visualizados.

Criando cursos em HTML5 de forma segura e fácil

Nunca é tarde para aprender a fazer cursos e questionários em HTML5, inclusive gratuitamente. Basta ter o PowerPoint e o iSpring Free, uma ferramenta de autoria para criação de cursos multimídia sem experiência técnica. É fácil de usar, gratuito e permite a conversão das suas apresentações em PPT para HTML5. Veja:

  1. Confirme se tem o PowerPoint instalado no computador. Se estiver no Mac, veja nosso guia sobre como instalar o Windows no Mac (em inglês).
  2. Baixe e instale o iSpring Free.
  3. Abra uma apresentação no PowerPoint.
  4. Acesse a aba iSpring Free.
  5. Clique em Publicar e selecione uma das opções: HTML5 ou SCORM. O conteúdo em HTML5 foi criado para visualização no browser enquanto o SCORM, para ser carregado em um LMS.

Após a publicação, você terá uma versão totalmente funcional da sua apresentação nesta evolução do HTML.

Conclusão

Se está se perguntando o que usar em vez do Adobe Flash Player, esperamos que esta lista te ajude. E se você já criou conteúdo de e-learning em Flash, agora pode conhecer o HTML5, uma alternativa mais prática e amplamente acessível para o setor educacional.

Destrave todo poder da tecnologia HTML5 com o iSpring Free, baixe gratuitamente e comece a criar conteúdo aproveitando as melhores alternativas a Adobe Flash Player!

Disqus Comments Loading...