Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Buscando alternativas a Adobe Flash Player? 2020 foi um divisor de águas em diversos aspectos o dia 31 de dezembro marca o encerramento do suporte ao Adobe Flash Player. Desde então, Google Chrome e Mozilla Firefox não oferecem mais suporte ao plugin Flash, já a Microsoft removeu completamente do Windows.

Porém, essa tecnologia pioneira de mídia avançada na Internet ainda possui uma vasta herança e não sai de moda. Você pode se perguntar o que usar em vez do Adobe Flash Player. Para ajudar, preparamos uma lista das melhores alternativas ao flash player para usar após o fim do suporte pela Adobe.

NomePlataforma/NavegadorPreço
LightsparkWindows, LinuxGratuito, código aberto
Flashpoint da BlueMaximaWindowsGratuito
FLV Media PlayerWindowsGratuito
SWF File PlayerWindowsGratuito, código aberto
Shubus ViewerWindowsGratuito
OpenSilverWindowsRequer conta da Microsoft
RufflemacOS, Windows, Linux;
Google Chrome, Safari,
Firefox, Edge
Gratuito, código aberto
GnashmacOS, Windows,
plugin multiplataforma
Gratuito, código aberto
Elmedia PlayermacOSSoftware Freemium
SuperNova PlayerWindows; Google ChromeGratuito
Photon Flash PlayerDispositivos AndroidSoftware Freemium
LunascapemacOS, Windows, iOS,
Android
Gratuito
CheerpXGoogle Chrome, Safari,
Mozilla,
Edge, Opera
Licença
FlashFox Browser AppWindows, macOS, AndroidGratuito
XMTV PlayerDispositivos AndroidGratuito

Experimente<br> a ferramenta<br> de e-learning

Uma ferramenta completa e fácil de usar para criar seus cursos e avaliações online em tempo recorde.
Destrave todo o poder do HTML5 com o iSpring Suite!

Teste grátis Saiba mais

As 15 melhores alternativas ao Adobe Flash Player em 2024

Separamos as principais alternativas para o Adobe Flash Player em três categorias com base nas plataformas, navegadores e dispositivos em que serão instalados. Explore e encontre as soluções que melhor atendam às suas necessidades.

Alternativas a Adobe Flash Player para Windows

Veja algumas opções de software para abrir arquivos Flash no Windows.

1. Lightspark

O melhor para visualização e edição de conteúdo Flash em Windows e Linux

Alternativas a Adobe Flash Player: Lightspark

O Lightspark é um software em código aberto, disponível como aplicativo de desktop e extensão para navegador, que pode substituir o Adobe Flash Player. Ele executa qualquer tipo de formato em Flash no Windows e Linux e funciona bem com Chrome, Opera, Firefox e outros navegadores. Também oferece diversas funcionalidades de edição de código e permite a exibição de vídeos Flash H.264 no YouTube.

2. Flashpoint da BlueMaxima

O melhor para preservar e arquivar Flash herdados

Alternativas a Adobe Flash Player: Flashpoint da BlueMaxima

O Flashpoint é outra opção gratuita criada para evitar o desaparecimento do conteúdo em Flash com o fim do suporte da Adobe Systems. É um projeto para preservar jogos da internet para a posteridade e armazenar seu arquivo pessoal em Flash. Com esta ferramenta, você pode jogar, organizar jogos e outros materiais em Flash, acessando-os facilmente em sua biblioteca pessoal, além de permitir a edição do código.

Entre suas vantagens estão o inicializador do programa Apache e sua compatibilidade com os principais browsers e diferentes APIs.

3. FLV Media Player

O melhor para rodar vídeos em Flash baixados no Windows

Alternativas a Adobe Flash Player: FLV Media Player

O FLV Media Player é um player para mídias em FLV (Flash) que te permite abrir projetos em Flash e visualizá-los sem um navegador. É um aplicativo para Windows, compacto e fácil de usar, que também permite organizar e gerenciar mídias em listas de reprodução e capturar a tela. Em resumo, é um player clássico gratuito e robusto.

4. SWF File Player

O melhor para executar arquivos SWF no Windows

Alternativas a Adobe Flash Player: SWF File Player

O SWF File Player é um aplicativo autônomo gratuito que permite abrir um arquivo SWF baixado, sem uma conexão com a Internet. É uma ferramenta simples que abre qualquer arquivo Flash clássico e não ocupa muito espaço no PC. Ele também lê seis tipos diferentes de metatags, o que pode ser um recurso útil.

5. Shubus Viewer

O melhor para reproduzir Flash e facilitar a programação no Windows

Alternativas a Adobe Flash Player: Shubus Viewer

O Shubus Viewer é um visualizador leve e interessante para rodar jogos em Flash. Suporta jogos e transmissão em Flash, permite criar e visualizar páginas web em HTML, suportando animações e até mesmo a edição do documento. Os usuários podem escolher entre várias opções de codificação para visualizar o texto em diferentes formatos.

Funciona bem com vários conteúdos de multimídia e processa documentos DCR e Unity3D. Outro recurso interessante é que pode ser integrado a um navegador e à Pesquisa do Google.

6. OpenSilver

O melhor para executar arquivos SWF e para desenvolvedores web avançados

Alternativas a Adobe Flash Player: OpenSilver

O OpenSilver é uma opção gratuita em código aberto que substitui o Microsoft Silverlight. É mais uma ferramenta de desenvolvimento do que um mero reprodutor, mas pode ser usada para tocar mídias em Flash no Windows. Ele é compatível com navegadores de desktop e dispositivos móveis. Alimentado por WebAssembly, não apenas suporta o formato SWF, mas permite trabalhar com mais de uma linguagem de programação para desenvolvimento web.

Alternativas a Adobe Flash Player para Mac

Veja nossa lista de softwares para usuários de macOS.

7. Ruffle

O melhor para visualização segura de conteúdo Flash

Alternativas a Adobe Flash Player: Ruffle

O Ruffle é um emulador gratuito em código aberto de Adobe Flash Player, que pode ser usado em computadores e em navegadores via WebAssembly. Escrito em Rust, é compatível com todos os sistemas operacionais, inclusive Mac. O Ruffle prova ser altamente seguro e recebe atualizações regulares. Ele é mais voltado para as versões mais antigas do Flash e oferece suporte limitado para ActionScript 3. No entanto, executa animações antigas e games feitos em Flash.

8. Gnash

O melhor plug-in para visualizar conteúdo em Flash no Mac

Alternativas a Adobe Flash Player: Gnash

O Gnash é um substituto robusto ao Flash Player e está disponível como software autônomo para desktop e plugin para visualizar páginas da web. Suporta todos os formatos multimídia em Flash, sendo uma ótima alternativa a Adobe Flash Player para Mac. Seu plug-in está disponível para os browsers mais populares, mas a versão para Windows não recebe atualizações desde 2012 e, portanto, não suporta SWF (versão 10).

9. Elmedia Player

O melhor para streaming em Flash via AirPlay

Alternativas a Adobe Flash Player: Elmedia Player

O Elmedia Player é um reprodutor de mídia que suporta diferentes formatos de vídeo no Mac, inclusive FLV e SWF. Os usuários podem transmitir vídeos em Flash dos seus dispositivos macOS via AirPlay para uma smartTV. A ferramenta permite controlar a reprodução, tem suporte para legendas e ainda é possível assistir ao vídeo no modo de tela cheia.

Alternativas para navegadores e dispositivos móveis

Esta categoria abrange navegadores, extensões e aplicativos para interagir com mídias em Flash nos diferentes dispositivos, inclusive smartphones e tablets.

10. SuperNova Player

O melhor para jogos em SWF no navegador

Alternativas a Adobe Flash Player: SuperNova Player

O SuperNova Player é um aplicativo para execução de documentos SWF no Microsoft Edge e Google Chrome. Você poderá brincar nos games em SWF, sem complicações, em qualquer página web. Ainda que sua funcionalidade seja bem limitada, é um software simples e, por isso, vale a pena ser considerado. Além disso, o SuperNova é bom para o processamento de mídias ricas em gráficos.

Sua principal desvantagem é que os aplicativos antivírus, especialmente o McAfee, são acionados e ele é considerado suspeito. Assim, é provável ter problemas ao executá-lo com o antivírus ativado.

11. Photon Flash Player

O melhor para execução de arquivos Flash em Android

Alternativas a Adobe Flash Player: Photon Flash Player

O Photon Flash Player é o plugin integrado no navegador Photon. Foi criado especialmente para páginas, games e vídeos nos dispositivos Android. Pode ser usado no Photon em computadores, smartphones e tablets, não apenas para visualização de áudio e vídeo em Flash, mas também pelos seus outros recursos, como o modo de tela cheia.

12. Lunascape

O melhor para geeks que gostam de acessar sites em Flash

Alternativas a Adobe Flash Player: Lunascape

O Lunascape é um navegador para múltiplas plataformas desenvolvido no Japão. Seu grande diferencial é permitir a alternância entre três mecanismos de renderização. Entre seus recursos mais interessantes está a reprodução descomplicada de games, vídeos e sites em Flash. Funciona em todos os dispositivos e sistemas operacionais e oferece ampla flexibilidade na navegação na Internet.

O Lunascape é único, fácil de usar e gratuito. Se pretende ir além do usual e explorar a rede de uma maneira totalmente nova, com três mecanismos de renderização diferentes, esta é uma ótima escolha.

13. CheerpX

O melhor para uso corporativo

Alternativas a Adobe Flash Player: CheerpX

O CheerpX é um emulador do Flash Player capaz de processar diferentes linguagens de programação, além de ampla compatibilidade com o Flash. Ele não apenas permite que os usuários acessem o conteúdo Flash no browser padrão, mas ainda facilita o uso dos recursos mais avançados que as empresas costumam precisar. Por exemplo, ele é alimentado por WebAssembly, tem compatibilidade de API e pode executar qualquer software de terceiros sem problemas. Dessa forma, o CheerpX está voltado principalmente para empresas e pode não ser uma opção simples para o uso pessoal.

14. FlashFox Browser App

O melhor para streaming de jogos em Flash no Android

Alternativas a Adobe Flash Player: FlashFox Browser App

O FlashFox Browser App é outro navegador que ainda suporta Flash. É ótimo para games online e está disponível para Windows, macOS e Android. Os usuários dizem ser uma boa opção para transmissão de vídeo, assim os grandes fãs do Flash podem transmitir suas experiências de jogo de qualquer tipo de dispositivo. Além disso, o FlashFox oferece recursos úteis, como marcação e sincronização das guias abertas em vários equipamentos.

15. XMTV Player

O melhor para streaming de vídeos em Flash no Google Chromecast

Alternativas a Adobe Flash Player: XMTV Player

O XMTV Player é outra alternativa leve que permite visualizar qualquer tipo de vídeo salvo no seu Android. Funciona bem para transmissão no Google Chromecast e possui bons recursos para streamers. Por exemplo, o XMTV Player permite trabalhar, de forma fácil e rápida, com legendas e faixas de áudio. Também permite a criação de listas de reprodução e tem um bloqueio para que seus filhos tenham uma experiência segura.

Como escolher o melhor programa alternativo a Adobe Flash Player?

É recomendável comparar os softwares, verificando se são compatíveis com seu sistema operacional. Ao preparar essa lista, vimos muitas descrições contraditórias dos produtos.

Assim, é melhor pesquisar, avaliar os prós e contras das ferramentas e conhecer seus recursos e limitações técnicas. Outra sugestão é procurar uma ferramenta com atualizações frequentes e suporte técnico.

A melhor alternativa ao Flash: HTML5

Indo além das alternativas a Adobe Flash Player, vamos tratar do melhor formato para substituir o Flash: o HTML5. Ele oferece aos desenvolvedores a oportunidade de criar conteúdo interativo para a internet, como era feito com o Adobe Flash. Sua renderização é implementada no browser, sendo mais fácil para os desenvolvedores manterem e criar novas atualizações.

Porém, o mais importante, o HTML5 finalmente proporcionou uma boa aparência para internet nos computadores e dispositivos móveis. O timing é perfeito, considerando o boom do e-learning e a popularização dos dispositivos móveis no ensino. Sites, cursos online e minijogos desenvolvidos em HTML5 se ajustam automaticamente ao tamanho da tela em que são visualizados.

Criando cursos em HTML5 de forma segura e fácil

Nunca é tarde para aprender a fazer cursos e questionários em HTML5, inclusive gratuitamente. Basta ter o PowerPoint e o iSpring Free, uma ferramenta de autoria para criação de cursos multimídia sem experiência técnica. É fácil de usar, gratuito e permite a conversão das suas apresentações em PPT para HTML5. Veja:

  1. Confirme se tem o PowerPoint instalado no computador. Se estiver no Mac, veja nosso guia sobre como instalar o Windows no Mac (em inglês).
  2. Baixe e instale o iSpring Free.iSpring Free
  3. Abra uma apresentação no PowerPoint.
  4. Acesse a aba iSpring Free.
  5. Clique em Publicar e selecione uma das opções: HTML5 ou SCORM. O conteúdo em HTML5 foi criado para visualização no browser enquanto o SCORM, para ser carregado em um LMS.
iSpring Free

Após a publicação, você terá uma versão totalmente funcional da sua apresentação nesta evolução do HTML.

Conclusão

Se está se perguntando o que usar em vez do Adobe Flash Player, esperamos que esta lista te ajude. E se você já criou conteúdo de e-learning em Flash, agora pode conhecer o HTML5, uma alternativa mais prática e amplamente acessível para o setor educacional.

Destrave todo poder da tecnologia HTML5 com o iSpring Free, baixe gratuitamente e comece a criar conteúdo aproveitando as melhores alternativas a Adobe Flash Player!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Free
Crie cursos interativos rapidamente e de graça!
Teste grátis