image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml 95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias95% de satisfação nos treinamentos da Associação Nacional de Farmácias

A aprendizagem online se tornou o novo normal em muitas instituições em todo o mundo. Mas você já parou pra pensar que, na nossa realidade atual, dificilmente algo permanece se não trouxer resultados satisfatórios e boa experiência para o usuário?

Pois é isso mesmo, o boom do e-learning já vem sendo presenciado há alguns anos e, segundo a eLearning Infographics, 85% dos alunos consideram a sua experiência online melhor – ou ao menos igual – que a experiência de aprendizagem offline.

Então, vamos falar aqui de um caso de sucesso bem interessante que a iSpring Brasil ajudou a construir em parceria com a Associação Nacional das Farmácias (ANF). O resultado? A marca de 95% de satisfação dos participantes de treinamentos corporativos na modalidade e-learning.

Quer saber as estratégias que a farmacêutica usou para alcançar resultados tão satisfatórios? Então vem com a gente até o fim que vamos te contar todos os detalhes.

A Associação Nacional de Farmácias (ANF)

A ANF é uma empresa portuguesa, com mais de 45 anos de existência. Foi fundada em 1975, com o grande desafio de promover inovação na formação em saúde para os colaboradores de farmácias e em benefício de toda a comunidade. 

Após mais de quatro décadas de atuação, a empresa cresceu e representa mais de 95% das farmácias de Portugal, oferecendo diferentes serviços às empresas e seus colaboradores. 

Um destes serviços é o Info Saúde e tem como missão produzir, estruturar e disseminar conhecimento farmacêutico, contribuindo para a inovação no setor de Farmácia e de medicamentos. Foi nele que a iSpring formou uma valiosa parceria, com a grande responsabilidade de entregar melhores resultados.

O desafio da empresa

A ANF tem um propósito disruptivo, sempre inovando quando o assunto é o aprendizado dos seus colaboradores, tanto que há mais de 30 anos já atuava com cursos digitais.

Hoje, a associação é especialista em formação e atua como uma escola de pós-graduação em saúde e gestão para capacitar os colaboradores das farmácias associadas.

Paulo Ferreira Silva, coordenador da área de Info Saúde, conta que a empresa começou a atuar com treinamentos digitais quando os cursos ainda eram ministrados em disquetes. Aliás, você lembra dos disquetes? Pois é, algumas gerações nem sequer sabem do que se trata.

Mas, voltando à ANF – e ao ano de 2018 – já era hora de um novo desafio: a criação de um modelo de formação completamente novo e reformulado para as farmácias.

Esse programa foi estruturado em 4 grandes áreas:

  1. Área de comportamental
  2. Área de eficiência operacional
  3. Área tecnológica
  4. Área tecnocientífica

O maior desafio era o fato de serem áreas muito abrangentes que englobam variados temas. Assim, para organizar todo esse processo complexo, a primeira ação da empresa foi criar procedimentos para orientar o desenvolvimento dos cursos. 

A associação dividiu as necessidades dos cursos em 4 unidades de desenvolvimento diferentes:

  • CEDIME – Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde 
  • CEFAR – Centro de Estudos e Avaliação em Saúde 
  • ESCOLA – Escola de Pós-graduação em Saúde e Gestão 
  • LEF – Laboratório de estudos farmacêuticos UGC – Unidade de Gestão de Conhecimento

Com essa segmentação estava resolvido o problema de identificar e organizar os treinamentos corporativos necessários, mas eles ainda precisavam adequar o conteúdo e distribuir de forma que houvesse aceitação, engajamento e satisfação por parte dos colaboradores.

É a partir daqui que as ferramentas da iSpring começaram a fazer a diferença para o alcance da marca de 95% de satisfação com a experiência e-learning da ANF.

O desenvolvimento da experiência e-learning com iSpring

A ANF já possui um processo estruturado de produção dos seus cursos, mas tinha o desafio de fazer isso com o máximo de rapidez e eficiência.

Segundo o Paulo, o processo de criação com a iSpring desde a idealização até o lançamento dos cursos gira em torno de 40 dias, o que é um tempo incrível, dada a complexidade dos cursos.

Hoje o processo da ANF com a iSpring funciona assim:

  • A ANF realiza a gravação de vídeo com o autor e faz a sincronização com computadores utilizando sempre o iSpring. 
  • Em todos os cursos, após ser produzido o conteúdo, todo o material é enviado para a equipe digital em formato PowerPoint. Depois de tudo acertado, em termos técnicos e design, é realizada a transposição para e-learning da iSpring.
  • O curso é publicado na web utilizando o iSpring Space.

“O processo completo de desenvolvimento de cursos leva em torno de 40 dias, entre a idealização e publicação para os usuários. Levando-se em conta a sofisticação e profundidade dos conteúdos, é um prazo bastante competitivo. Depois publicamos o conteúdo para a web, utilizando o iSpring Space. A equipe de conteúdo e de desenvolvedores validam o curso e, estando tudo correto, nós publicamos em Scorm para nosso LMS”, resume Silva.

Caso você não tenha tanta habilidade com os termos acima, vou te explicar antes de seguirmos:

  • SCORM é a sigla para Sharable Content Object Reference Model, em tradução livre para o português é o Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável.
  • LMS é a sigla para Learning Management System ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, em português.

O principal objetivo do e-learning na Associação Nacional das Farmácias, em Portugal, é certificar os farmacêuticos para estarem aptos para trabalhar, desenvolvendo todas as competências necessárias, o que é realizado por meio do programa Formação, Inovação e Transformação (FIT).

Para alcançar esse objetivo são oferecidos cursos específicos e certificações. Muitas vezes os cursos precisam ser oferecidos de forma combinada – presencial e e-learning. Para obter o certificado, o participante assiste às aulas online e faz uma avaliação. Sendo aprovado, participa das aulas presenciais ou webinars, dependendo do tema e necessidade do curso. Caso o aluno não seja aprovado, ele tem duas oportunidades de realizar as provas finais. Se for reprovado em ambas, deverá se inscrever novamente no curso e realizar todo o procedimento novamente.

Resultados e métricas

A Associação Nacional de Farmácias escolheu trabalhar com o iSpring Suite Max, servindo-se de todos os recursos que a ferramenta oferece como: 

  • Quiz
  • Texto em Fala
  • Interações
  • iSpring Cam para fazer captura de tela e vídeos com narração, dentre outros.

“Para verificar os resultados, utilizamos com frequência as métricas e relatórios do LMS. Também temos a integração com software Power BI Microsoft, com esse programa fazemos integração com alguns web services para ver o resultado das pessoas. Mantemos uma equipe de tutores que ajudam a ver o progresso de aprendizado dos participantes, que estão em contato permanente com as farmácias e nos reportam o que falta, o que precisamos fazer para ampliar a formação”, detalha Silva.

A ANF sentiu a diferença na eficiência da produção de conteúdos imediatamente após a mudança dos trabalhos em Flash para a iSpring, o que proporcionou maior rapidez na produção e disponibilização para os usuários.

Segundo Paulo Silva, o sucesso diante do desafio do programa FIT – que era muito complexo, além de contar com muitos módulos -, só foi possível após a mudança de ferramenta, com o início da parceria com a iSpring. Além de facilitar a produção e distribuição para a empresa, a mudança também foi sentida pelos participantes, de forma imediata.

“No final de cada curso nós pedimos aos alunos para responderem um questionário de avaliação da satisfação. Neste momento, o índice de satisfação está acima de 95%”, comemora o coordenador.

O futuro

Com a adesão de quase três mil farmácias em todo o território português, a Associação Nacional das Farmácias continua a expandir suas atividades, sempre focada em inovação e na formação em Saúde.

Certamente, durante o seu contínuo processo de crescimento e inovação, novos desafios de aprendizagem serão enfrentados pela ANF. Mas o importante é saber com quem se pode contar nesses momentos. Com a ajuda da iSpring, sem dúvidas, todos esses desafios serão vencidos com o mesmo sucesso que o programa FIT.

Agora, você lembra das dificuldades enfrentadas pela Associação Nacional de Farmácias?

  • Reduzir o tempo de criação dos seus cursos
  • Simplificar a produção e distribuição de materiais e-learning 
  • Aumentar a satisfação dos colaboradores e alunos

Pois então, se a sua empresa também enfrenta essas mesmas dificuldades, que tal ser o nosso próximo caso de sucesso? Estamos te oferecendo a oportunidade de conhecer a mesma ferramenta utilizada pela ANF de forma totalmente gratuita por 14 dias. 

Clique aqui e conheça a ferramenta iSpring Suite e teste de graça.

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