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Ao desenvolver cursos online, os profissionais de treinamento devem ter em mente que é preciso utilizar diferentes tipos de conteúdos digitais. A razão disso é que cada pessoa tem a sua forma de aprender. Ela pode ser dividida em três grandes grupos: visual, auditivo e cinestésico. Mas, a verdade é que não existe fórmula pronta, uma pessoa, mesmo tendo preferência por uma forma, também pode responder bem aos estímulos de outra e reter o conhecimento proposto.

Para auxiliar os desenvolvedores de cursos, a iSpring publicou o e-book Como criar um ótimo conteúdo de e-learning que traz dicas valiosas na hora de criar as aulas.

Os grupos de conteúdo

O primeiro passo é escolher uma ferramenta de treinamento, com criação de cursos, palestras ou quizzes de forma integrada e rápida, como é o caso do iSpring Suite Max, que oferece Curva de Aprendizado zero, tornando o desenvolvimento mais profissional e ágil.

Para diversificar a produção dos conteúdos de e-learning e torná-los atrativos, podemos dividi-los em quatro grandes grupos: texto, áudio, vídeo e imagem.

A melhor forma de alcançar engajamento, manter sempre em alta o interesse dos alunos e procurar mesclar os quatro tipos, de forma a surpreender positivamente os alunos.

A seguir, conheça os tipos de conteúdos digitais para desenvolver um curso abrangente para todos os públicos.

Texto

A escrita é um dos mais tradicionais pilares do aprendizado. Mesmo com a criação de outras ferramentas de produção do conhecimento, o texto continua sendo fundamental para o ensino.

Contudo, para o aluno tirar o máximo proveito, o texto precisa ser objetivo, claro, oferecer informações amplas e corretas e, principalmente, estar adequado ao nível de compreensão do leitor.

O desenvolvedor de cursos e-learning pode utilizar bons textos em artigos, resenhas, posts, e-books, notas explicativas, legendas de vídeo, newsletter, entre tantas outras possibilidades.

Áudio

Utilizar áudio é uma excelente alternativa para alcançar aqueles alunos que não tem possibilidade – ou tempo – de ler ou assistir aos vídeos das aulas.

Com a popularização dos aplicativos para smartphones, surgiram os podcasts, que nada mais são que programas de áudio gravados e transmitidos on-line, como uma rádio.

Os conteúdos em áudio precisam ser objetivos, relevantes para o ouvinte. Isso garante que o aluno chegará ao final da gravação com interesse e bom índice de retenção do conhecimento.

Vídeo

Os dispositivos de vídeo podem ter um efeito multiplicador sobre o aprendizado. Na medida que a conexão de Internet fica mais estável e rápida, o consumo de vídeos vai aumentar e ocupar seu lugar de destaque nos tipos de conteúdos digitais.

As transmissões ao vivo (lives) em redes sociais e os webinars também são boas alternativas como ferramentas de ensino on-line, com grande engajamento e bastante estimadas pelos alunos.

Dados da pesquisa Cisco Annual Internet Report (2018–2023) apontam que até 2023, 299,1 bilhões de aplicações móveis serão baixadas globalmente. Os vídeos, as mídias sociais, jogos e aplicativos comerciais serão os maiores impulsionadores desse volume.

Com base nesses dados, é importante que profissionais de treinamentos desenvolvam vídeos para e-learning com qualidade de imagem, locução e profundidade dos conteúdos propostos.

Imagem

Quando um aluno de ensino a distância se depara com uma charge engraçada, um cartum provocativo ou mesmo uma fotografia bem produzida, se estes estiverem bem colocados no conteúdo e no objetivo do tema proposto, certamente provocarão um grande impacto no aprendizado.

O mesmo podemos falar dos infográficos. Esta é uma forma que entrega conhecimento de forma ilustrativa, objetiva e que consegue rapidamente explicar conceitos e processos mais complexos, utilizando gráficos, fluxogramas e até ilustrações mais lúdicas.

Como escolher os tipos de conteúdos digitais

A grande opção de formatos de conteúdo, está longe de criar dificuldade para escolha. Ao contrário, permite a criação de cursos, palestras, quizzes e outras ferramentas de treinamento das empresas com grande engajamento dos alunos e resultados satisfatórias.

Para isso, é preciso analisar e entender o público-alvo, encontrar a linguagem correta para envolvê-lo e escolher os tipos de conteúdos digitais mais adequado com o conteúdo proposto, com as preferências dos alunos e com os objetivos esperados.

Como foi citado anteriormente, a ferramenta ideal para atender as exigências dos desenvolvedores de cursos online é o iSpring Suite Max. Conheça todas as possibilidades acessando a apresentação em nossa página.

A opinião e sugestões dos usuários são muitos importantes, pois auxiliam no aprimoramento de nossos produtos. Compartilhe nos comentários suas experiências com o desenvolvimento de cursos, quizzes, palestras e outras ferramentas de treinamento ☺.

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