Treinamento corporativo: o básico

Nesse artigo analisaremos alguns dos problemas que dizem respeito a todos que estão começando com o treinamento corporativo e querem obter resultados perfeitos. Quais tipos de treinamento corporativo estão disponíveis? Por que você precisa começar a treinar online e como você faz isso? Qual software você precisa? Como gerenciar o custo de aprendizagem? Aqui você encontrará as respostas para estas e outras perguntas.

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é um meio de fornecer aos alunos o conhecimento e as habilidades que eles precisam para realizar seus trabalhos em alto nível. Esta é tipicamente uma responsabilidade das equipes de Aprendizagem e Desenvolvimento / Talento em empresas maiores e o departamento de Recursos Humanos em organizações menores. Eles são responsáveis pela identificação das necessidades do treinamento, pelo desenvolvimento de programas de treinamento e pela sua disponibilização aos colaboradores.

Vantagens do treinamento corporativo

O treinamento corporativo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Seus colaboradores são a potência por trás do que você faz, então ajudá-los a aumentar o conhecimento e melhorar suas habilidades profissionais só irá impulsionar a sua empresa. Aqui estão, pelo menos, quatro razões pelas quais você deve se preocupar com isso.

Maior eficiência

Um treinamento bem projetado que atende às necessidades dos colaboradores torna sua força de trabalho mais produtiva e eficiente. Com o tempo, essas melhorias tornarão a sua empresa mais lucrativa.

Maior motivação

Os programas de treinamento ajudam indivíduos, equipes e departamentos a unirem-se como uma única estrutura organizacional. Os colaboradores que sabem como seu trabalho ajuda a missão geral e os objetivos de sua empresa podem traçar uma linha entre “meu trabalho” e “o sucesso de minha empresa.”

Rotatividade reduzida

Estudos realizados mostraram que os jovens profissionais de hoje querem mais do que um mero salário. Os millenials (com idades entre 22 e 37 anos) valorizam particularmente os empregadores que oferecem flexibilidade, oportunidades de desenvolvimento profissional e um senso de propósito. É provável que mudem de emprego se não estiverem satisfeitos com sua função atual.

A tendência de ficar saltando de emprego em emprego pode ser cara para os empregadores. Um recente estudo da Gallup descobriu que o custo de substituir os colaboradores é, pelo menos, metade do salário anual do colaborador. A rotatividade é evitável, portanto, as empresas têm um incentivo financeiro para manter os trabalhadores engajados e produtivos.

Construindo uma cultura corporativa

Treinamento de alta qualidade alinha valores corporativos e estratégia. Ir além do básico mostra que uma organização está disposta a investir em seu quadro de colaboradores a longo prazo. Para os colaboradores, uma aprendizagem robusta envia a mensagem que “Você importa para nós.”

Tipos de programas de treinamento corporativo

Diversas empresas podem ter vários programas de treinamento diferentes, dependendo de seu tamanho, diversidade e das especificidades de seus negócios. Aqui está uma lista dos tipos mais comuns de programas de treinamento corporativo:

1. Integração e orientação

Esse tipo de treinamento é realizado logo após um colaborador recém-contratado chegar ao local de trabalho e continua até que ele seja capaz de trabalhar de forma independente. Seu principal objetivo é simplificar o novo processo de adaptação dos colaboradores – ajudá-los a sentirem-se confortáveis e a tornarem-se produtivos mais rapidamente.

O programa de treinamento de integração é bastante flexível, mas normalmente é dividido em duas partes principais:

  • Treinamento para todas as novas contratações. Ele fornece as informações gerais sobre a empresa, sua história, missão, visão e valores, bem como políticas e regulamentos corporativos.
  • Treinamento específico para um papel específico. Esse está focado no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades básicas que são necessárias a um novo contratado voltado para uma determinada posição.

2. Treinamento de compliance

O treinamento corporativo de compliance faz muitas vezes parte da integração de novos contratos e é de natureza obrigatória. Normalmente é um programa formal que se concentra nas políticas ou regras da empresa que permitem que colaboradores e empregadores evitem problemas no local de trabalho e violações da lei.

Essas políticas e procedimentos são geralmente específicos do trabalho ou do setor. A localização também pode influenciar o que a equipe deve cumprir e o tipo de treinamento necessário. Por exemplo, o treinamento de compliance pode incluir programas de treinamento anti-assédio e diversidade, ética nos negócios, segurança no local de trabalho e treinamento em proteção de dados e privacidade.

3. Treinamento de habilidades técnicas

Não importa o nível profissional dos membros da sua equipe, sempre há espaço para melhorias. As habilidade técnicas são um núcleo de desenvolvimento dos colaboradores, porque esse tipo de treinamento os ajuda a melhorar as habilidades que precisam na sua função para se tornarem profissionais ainda melhores. Por exemplo, um designer gráfico que domina o Photoshop pode ir mais longe, aprendendo como trabalhar em outros aplicativos de design, ou um programador que é ótimo em CSS e JavaScript, pode passar por um treinamento adicional para aprender a programar em Python. Os colaboradores precisam treinar regularmente para se manterem atualizados com as melhorias mais recentes.

4. Treinamento de habilidades interpessoais

A forma como os seus colaboradores se comportam é igualmente importante para o que sabem – por isso o treinamento de habilidades interpessoais não deve ser ignorado. Estudos mostraram que, ao dominar as habilidades interpessoais, os colaboradores podem afetar positivamente o sucesso da empresa e aumentar o ROI.

As habilidades interpessoais dizem respeito a relações entre as pessoas e envolvem itens como comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões. Eles ajudam os colaboradores a interagir de forma eficaz e harmoniosa com seus colegas e clientes. São importantes para trazer novos clientes, melhorar o serviço de atendimento ao cliente e construir uma equipe sólida.

5. Treinamento de conhecimento do produto

Conhecimento do produto é uma habilidade na qual os membros da sua equipe entendem completamente e podem falar aos clientes com confiança sobre o que você oferece: suas características, benefícios, usos e custos. Este treinamento é frequentemente incluído no programa de integração para novas contratações. Ele também pode ser útil para colaboradores que precisam atualizar seus conhecimentos sobre os produtos e serviços da empresa e é conduzido quando um novo recurso ou um novo produto for introduzido para que a equipe esteja sempre atualizada.

Um bom treinamento de conhecimento sobre produtos é uma maneira segura de melhorar as métricas de venda e satisfação do cliente na empresa.

Como organizar o treinamento corporativo

Então, como um empregador pode criar um programa de aprendizagem de alta qualidade que funcione para todos os colaboradores? O melhor treinamento corporativo atende o colaborador no momento em que ele precisa. A aprendizagem corporativa deve estar disponível sob demanda e ser ministrada de várias maneiras.

Aqui estão quatro tipos comuns de treinamento corporativo que podem ser usados na sua empresa. Vamos ver como eles diferem e quais benefícios cada um deles tem.

1. Treinamento em sala de aula ministrado por instrutor

O treinamento tradicional em sala de aula é a própria definição de aprendizagem da “escola tradicional”. E ele não vai desaparecer tão cedo. Uma pesquisa feita pela Training Magazine em 2018 descobriu que 32% das organizações usam esse tipo de treinamento para quase um terço do treinamento global.

vantagens

  • Familiar para todos os participantes
  • Relativamente fácil de oferecer
  • Fácil de personalizar
  • Compatível com uma variedade de tipos de avaliação
  • Fácil de criar e manter

desvantagens

  • Maior custo por aluno do que outros métodos
  • Requer espaço dedicado e instrutores
  • Nenhuma experiência de aprendizagem padronizada
  • A qualidade pode variar dependendo do instrutor
  • Número limitado de alunos por sessão

2. Treinamento em sala de aula com instrutor virtual (VILT)

O VILT (sigla em inglês para Virtual Instructor-Led Training) dá um toque do século 21 à aprendizagem tradicional, movendo a sala de aula para o ambiente online. Softwares VILT permitem que instrutores ofereçam aulas, exibam vídeos, realizem sessões de grupos, conduzam discussões e observem o desempenho do aluno. As sessões virtuais podem ser gravadas e acessadas para revisão posteriormente.

vantagens

  • Elimina a necessidade de ter espaço em sala de aula
  • Constrói uma experiência de aprendizagem familiar
  • Torna a aprendizagem acessível aos usuários, independentemente do local
  • Compatível com uma variedade de tipos de atividade
  • Pode ser gravado para revisão futura
  • Menos dispendioso ao longo do tempo

desvantagens

  • Os usuários podem se sentir desengajados
  • Requer experiência com tecnologia
  • Requer uma conexão de internet de alta velocidade confiável
  • Falhas técnicas podem expulsar os alunos
  • Os instrutores podem precisar de requalificação
  • Maior custo inicial para criar

3. Aprendizagem online

A aprendizagem online se tornou a “nova norma” para o treinamento corporativo. Entre 2002-2018, o uso corporativo da aprendizagem online cresceu 900%. O termo “aprendizagem online” pode incluir qualquer número de produtos de aprendizado, incluindo módulos de e-learning ou microaprendizagem, jogos, avaliações, atividades de aprendizagem, vídeos e fóruns de discussão

Os materiais de apoio, como manuais e documentos de aprendizagem, podem ser salvos em formato .PDF para criar conteúdo digital e acessível aos alunos.

vantagens

  • Globalmente escalável e acessível
  • Normaliza uma experiência de aprendizagem comum para todos os participantes
  • Acomoda alunos ilimitados
  • Atende às necessidades dos alunos
  • Método de aprendizado preferido por muitos profissionais mais jovens

desvantagens

  • Pode demorar mais para se desenvolver do que ILT (Treinamento Conduzido por Instrutor)
  • Pode exigir que o Designer Instrucional aprimore o processo de desenvolvimento de tecnologia e conteúdo
  • Largura da banda pode afetar o acesso ao conteúdo
  • Falta de interações presencial
  • Pode intimidar os alunos que não são tecnologicamente adeptos

4. Aprendizagem mista

Uma abordagem de aprendizagem mista combina treinamento em sala de aula e aprendizagem online em um currículo. Juntar estes dois métodos pode criar uma experiência de aprendizagem que capta o melhor de cada método.

vantagens

  • Globalmente escalável e acessível
  • Maiores oportunidades para a colaboração do aluno e conexão
  • Maior acessibilidade à aprendizagem
  • Flexibilidade para os participantes concluírem tarefas
  • Pode aumentar o engajamento e interesse de muitos alunos

desvantagens

  • Requer uma sólida infraestrutura de tecnologia
  • Pode desafiar os alunos que possuem dificuldades tecnológicas
  • Os Instrutores e Designers Instrucionais podem precisar de requalificação
  • Alunos menos motivados podem ter dificuldade para concluir o trabalho sem a ajuda do instrutor

Avalie seu treinamento existente para entender se você está usando os melhores métodos de treinamento da sua organização. 

Por que escolher o treinamento online

Se todas as suas aulas ainda são ministradas por instrutores ou você está apenas olhando na direção do treinamento corporativo, é hora de mudar para a aprendizagem online. Já falamos sobre algumas das vantagens do e-learning acima. Mas a principal razão para optar por ele é que a aprendizagem online é simplesmente mais eficaz. Aqui estão algumas provas para você:

Como começar o treinamento online

A primeira coisa que você precisa fazer é definir suas necessidades e expectativas gerais de aprendizagem, estabelecer metas de treinamento e identificar seu público. Neste caso, uma ideia inteligente é fazer algumas perguntas que servirão de base à chamada análise de necessidades de um treinamento. Depois de identificar suas necessidades gerais e definir objetivos, você pode se concentrar no currículo e nos detalhes do curso. Incorpore suas descobertas em um roteiro de treinamento corporativo que detalha sua visão geral, desejos e necessidades de aprendizagem.

Também é importante consultar seu departamento de TI para ver qual software você precisa para começar com o e-learning (discutiremos como selecionar ferramentas de treinamento um pouco mais adiante).

Se você estiver pronto para seguir em frente e precisar de mais informações sobre como iniciar o treinamento online, leia nosso guia sobre como lançar um novo projeto de e-learning.

Como escolher um software de treinamento corporativo online

Você precisará de um novo conjunto de ferramentas digitais para fazer o design, desenvolver e gerenciar seu treinamento online. Vejamos o software básico que o ajudará a começar.

Sistema de gestão de aprendizagem

Um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) é sua plataforma para fazer a gestão de treinamento. Um LMS é um sistema bem organizado que vai:

  • gerenciar e armazenar cursos;
  • possibilitar acesso do aluno ao conteúdo;
  • atribuir, entregar e acompanhar os resultados.

Pense no seu LMS como um “controle de missão” para todo o treinamento de sua empresa. Um LMS corporativo deve permitir que você atualize cursos rapidamente e facilmente, proporcionando também funções robustas de acompanhamento e geração de relatório.

Para saber como escolher uma plataforma de aprendizagem, consulte nosso guia de seleção de LMS e um guia sobre como criar uma RFP de LMS.

Ferramenta de criação

Digamos que você tenha um LMS para gerenciar seu treinamento corporativo. Mas e quanto ao conteúdo de aprendizagem? Se você vai criar cursos online internos, você também precisará de uma ferramenta de criação.

Ferramentas de criação normalmente são oferecidas como um pacote ou “suite” de ferramentas para criar uma variedade de tipos de conteúdo de e-learning, desde cursos simples até avaliações, vídeos e jogos. Elas podem variar em complexidade e facilidade de utilização, portanto, certifique-se de experimentar o software antes de comprá-lo. Para se aprofundar no processo de seleção de software, baixe nosso guia sobre como escolher uma ferramenta de criação.

Se você é novo no treinamento online, é provável que opte por uma ferramenta de criação com um design simples e interface amigável.

Por exemplo, com iSpring Suite, qualquer um pode começar a criar e-cursos imediatamente – sem necessidade de experiência prévia. E, com este kit de ferramentas de criação, você pode criar diferentes tipos de conteúdo de e-learning, incluindo cursos com slides, tutoriais em vídeo, simulações de diálogo e interações.

Veja como um curso de e-learning criado com o iSpring Suite se parece:

Como melhorar o treinamento corporativo online com o iSpring

Gostaríamos de oferecer algumas dicas para ajudar a tornar seu treinamento corporativo ainda mais eficaz usando iSpring Learn LMS e o kit de ferramentas de criação iSpring Suite.

Dica 1: Adicione caminhos de aprendizagem personalizados

Use testes de referência para medir as habilidades que cada novo contratado já dominou. Se um colaborador puder provar seu conhecimento com sucesso, você pode “dispensar” esse aluno de uma aula de treinamento. Isso permitirá que os colaboradores utilizem o seu tempo de treinamento para desenvolver novas habilidades, em vez de apenas repetirem o que já sabem.

Com iSpring Learn, você também pode criar caminhos de aprendizagem personalizados, misturando e combinando vários itens de conteúdo. Você pode combinar vários cursos, questionários e videotutoriais e outros materiais em um curso mesclado e especificar se a ordem dos capítulos é rigorosa ou flexível, definir a data de conclusão e as condições de conclusão para capítulos e cursos.

Caminhos de aprendizado no iSpring Learn LMS

Dica 2: Conduza webinars

Você está pronto para tornar virtual a sua sala de aula? Um LMS que permite que você realize webinars, que torna mais fácil agendar sessões de treinamento ao vivo, convidar alunos e acompanhar suas participações.

Quanto ao iSpring Learn LMS, ele está integrado ao Zoom. Os webinars podem ser realizados a partir de quase qualquer computador ou tablet conectado à Internet, diretamente da sua conta iSpring. Durante uma transmissão, você pode compartilhar suas apresentações do PowerPoint, vídeo, tela e até mesmo fazer enquetes e receber feedback instantâneo de seus colaboradores.

Dica 3: Oferecer certificação de aprendizagem

Os programas de certificação de aprendizagem são uma ótima maneira de reconhecer as realizações pessoais. Eles também podem se tornar um diferencial importante para o avanço na carreira.

Com o iSpring Learn, você pode definir parâmetros para qualquer tipo de programa de certificação. Assim que o aluno concluir com êxito todas as atividades do programa, o LMS emitirá automaticamente um certificado em nome do aluno. Você pode até personalizar um certificado com sua marca e enviar seu modelo para o iSpring Learn.

Certificação de aprendizagem no iSpring Learn LMS

Dica 4: Crie uma mistura de experiências de aprendizagem diferentes

Os alunos de hoje esperam que seu treinamento seja mais do que palestras e testes. Ao criar os mapas de currículo, considere como usar diferentes tipos de conteúdo para engajar os alunos. Use iSpring Suite para incluir elementos como:

  • um pequeno vídeo para dar boas-vindas aos seus alunos;
  • um módulo de e-learning ou palestra;
  • uma atividade prática, jogo ou demonstração de habilidades;
  • uma avaliação final.

Dica 5: Faça da aprendizagem um jogo

A ideia de “gamificar” a aprendizagem tem sido um tema popular entre designers instrucionais há algum tempo. Uma experiência de aprendizagem gamificada bem elaborada desafia os alunos por meio de engajamento e interações.

O iSpring Suite pode transformar suas apresentações do PowerPoint em jogos com perguntas personalizadas.

Dica 6: Pratique as habilidades de comunicação
da sua equipe

Isso é especialmente importante se você for treinar a equipe de vendas e atendimento ao cliente. Com iSpring Suite, você pode criar simulações de conversas realistas com ramificação, avaliações, personagens da vida real e locais.

Isso é como se parece uma simulação de diálogo:

Gerenciando o custo do treinamento corporativo online

A implementação de uma estratégia de aprendizagem online exigirá alguns gastos excessivos em dólar. Uma pesquisa conduzida pelo Brandon Hall Group descobriu que os custos de um LMS representam cerca de 38% do orçamento médio de tecnologia de aprendizagem. Isso equivale a um gasto anual médio em LMS corporativo de $70.614.

Qual é o modelo de preços para os serviços de um LMS?

Os fornecedores de LMS geralmente definem o preço de seus produtos de uma das cinco maneiras:

  • Pagar por aluno: um preço fixo para um número fixo de alunos
  • Pagar por aluno ativo: um preço fixo para o número de alunos que usaram o LMS durante o ciclo de faturamento
  • Pagar conforme o uso: pague apenas pelas funções que você usa
  • Assinatura: um preço definido, com base no número de funções selecionadas
  • Código aberto: acesso gratuito ao programa LMS; você é responsável por configurar, personalizar e hospedar.

Trabalhe com seus parceiros de negócios para determinar a melhor estratégia de preços para sua organização. O gráfico abaixo fornece algumas diretrizes gerais para os preços.

Se… Então…
O tamanho do seu público de aprendizagem é bastante estável Um plano de pagar por aluno pode fazer sentido.
Seu público de aprendizagem é menor que o número total de colaboradores Considere uma abordagem de pagar por aluno ativo.
Você não espera utilizar várias funções avançadas do LMS Tente um modelo de preço de pagar conforme o uso.
Sua empresa tem fortes recursos de TI Você pode ser capaz de personalizar software de código aberto gratuito, como o Moodle.

Como economizar dinheiro em custos com LMS

Os fornecedores de LMS oferecem uma gama quase infinita de possibilidades e opções. Um novo cliente de LMS geralmente pode economizar dinheiro comprando apenas os serviços que sabem que vão utilizar no seu primeiro ano e ir acompanhando de perto a dimensão do seu público de aprendizagem.

Tenha um plano (ou pelo menos um esboço de ideias) de como você vai lançar a aprendizagem online para seu público de alunos. Decida qual modelo de preço faz mais sentido financeiro para a sua empresa, depois procure os fornecedores de LMS para discutir como seus produtos podem atender às suas necessidades. Pergunte a cada fornecedor:

  • Quando (ou com que frequência) você consegue mudar seu plano de preços?
  • Quais são os custos básicos para o seu modelo de preços?
  • Eles cobram taxas de configuração para novos clientes?
  • Que tipo de treinamento ou apoio ao cliente eles oferecem?
  • Eles vão igualar ou melhorar o preço de um concorrente?

Concentre-se primeiro nas suas necessidades essenciais. Evite pagar por extras que não agreguem valor à experiência de aprendizagem ou que estejam fora de sintonia com sua estratégia de aprendizagem corporativa.

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha respondido à maioria das suas perguntas sobre treinamento corporativo. Se você ainda tiver alguma dúvida, por favor, adicione-as na seção de comentários abaixo e teremos prazer em ajudar a encontrar uma resposta.

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