Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Clientes satisfeitos têm mais chance de continuarem a fazer negócios com você no longo prazo e esse é o objetivo do treinamento de produto. Mas o que exatamente fazer para deixá-los felizes? Em meio a uma concorrência avassaladora, com empresas oferecendo produtos quase idênticos, é a percepção da sua marca e dos seus serviços que acaba sendo o diferencial.

Por isso, é importante que todos os colaboradores da sua empresa tenham conhecimentos e habilidades suficientes para tornar a comunicação confortável e saudável para os consumidores. Isso só é possível quando os colaboradores estão bem treinados e são verdadeiramente especialistas nos produtos que estão vendendo.

O que significa treinamento de produtos?

Um treinamento de produto é um programa de aprendizagem que abrange todo o ciclo de vida do seu produto ou serviço, que seus funcionários devem conhecer para realizar seu trabalho com eficácia.

Vamos analisar melhor o conceito de conhecimento do produto e como ele pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Plataforma EAD<br>para treinamentos<br> corporativos

A plataforma perfeita e fácil de usar, com funcionalidades integradas para organizar e oferecer suporte ao seu treinamento de produtos. Leve sua empresa ao próximo nível com o iSpring Learn!

Teste grátis Saiba mais

Por que o treinamento de produtos é importante?

Quando o assunto é treinamento de produto, costuma-se pensar que é uma ação voltada para vendedores. Sem dúvida, o departamento de vendas deve conhecer bem todos os detalhes do produto, mas além dessa equipe, existem diversas outras pessoas, dentro e fora da sua empresa, que devem ser treinadas no seu produto para fazer seu negócio prosperar.

Treinamento de produtos

Vejamos alguns dos benefícios de um treinamento de produto.

Construção de uma equipe produtiva de entusiastas 

Um funcionário que conhece todos os detalhes do produto e acredita que ele pode ser uma solução para muitos consumidores e para o mundo, não é apenas um um mero colaborador do departamento de vendas, suporte ou marketing, mas alguém comprometido e engajado na transformação que promove em seu trabalho. É assim que se formam as equipes dedicadas, com grande motivação e resultados surpreendentes.

Ganho de credibilidade e construção de relações duradouras com os clientes

Quando seus clientes chegam até você, provavelmente já viram seu site, leram diversas avaliações sobre seus produtos e se consideram especialistas no assunto. E eles não vão deixar passar um vendedor inseguro sobre as opções, características e benefícios do seu produto.

O treinamento de produto vai ajudar sua equipe de vendas a apresentar cada produto de maneira convincente, quebrando as objeções do cliente e conquistando sua confiança de forma mais fácil.

Formação de clientes especialistas no seu produto

Fornecer informações detalhadas sobre seus produtos vai ajudar a criar uma jornada de compra mais confortável para o consumidor, desde o momento em que as pessoas escolhem seu produto como solução até a utilização e a plena satisfação das suas necessidades.

Por exemplo, é possível fornecer às pessoas a visão geral de cada produto, com especificações e avaliações de consumidores, o que vai facilitar sua escolha. Um cliente sempre vai gostar de assistir vídeos práticos online que mostram que o produto da sua empresa é a solução dos problemas que ele tem.

Expansão do negócio com rede de parcerias

Se você deseja aumentar as vendas dos parceiros, deve incluí-los em treinamentos sobre o produto. Isso vai provar que você é a pessoa certa para fazer negócios, já que está sempre pronto para investir na experiência, desenvolvimento e sucesso dos seus parceiros. Com isso, você os ajudará a ter mais sucesso e gerar mais receita.

Objetivos do treinamento de produtos

Esta ação de capacitação tem como objetivo apresentar as características e benefícios do produto, assim os alunos podem ter resultados melhores na sua divulgação, venda e utilização para sua empresa. Para garantir que todos aproveitem ao máximo a experiência do treinamento, será importante criar diferentes programas de aprendizagem.

Objetivos do treinamento de produtos

Treinamentos para representantes de vendas

Objetivo: treinar a equipe de vendas para apresentar seu produto, quebrar as objeções do consumidor e fechar negócios mais rapidamente.

Quanto mais seus vendedores souberem sobre os benefícios e diferenciais do seu produto, mais profissional e convincente será sua comunicação com os usuários.

Forneça aos representantes de vendas as seguintes informações

  • Dados do produto
  • Como usar o produto
  • Preço e ROI
  • Personalização
  • Atualizações futuras
  • Uma lista dos seus clientes atuais e suas histórias de sucesso

Treinamentos para a equipe de atendimento ao cliente

Objetivo: ensinar a equipe de suporte a oferecer uma experiência de alto nível na solução dos problemas dos clientes.

Imagine que tenha comprado uma máquina de lavar e ela precise de um conserto durante o período de garantia. Quando o suporte ao cliente apresenta uma solução prática e profissional, fazendo o possível para facilitar essa experiência, provavelmente esse consumidor voltará a fazer negócio com esta empresa quando precisar de outro eletrodoméstico.

Problemas como esse podem acontecer com qualquer empresa: sua reputação é a base sólida para relações duradouras com os seus clientes e novas vendas.

Veja o que sua equipe de atendimento ao cliente deve saber

  • Detalhes técnicos do produto
  • Compatibilidade com outros produtos ou serviços
  • Responder às perguntas mais frequentes

Treinamentos para o departamento de marketing

Objetivo: oferecer conteúdos atualizados regularmente e ajudar na criação de um posicionamento eficaz e estratégias de divulgação.

Em geral, os profissionais de marketing não precisam se aprofundar nos aspectos técnicos como o vendedor, mas é muito importante que entendam quais problemas os clientes podem solucionar com seu produto.

Vejamos as informações que devem ser tratadas para o setor de marketing 

  • Produto
  • Quem já usa o produto?
  • Uma lista das atualizações futuras

Treinamentos para clientes

Objetivo: ensinar os clientes a utilizar o produto para obter os melhores resultados.

O treinamento de produto pode ser oferecido online aos usuários, na forma de instruções, vídeos explicativos e webinars. Caso seu produto seja complexo, demande habilidades específicas para o uso ou tenha muitos recursos e funcionalidades, os usuários vão precisar ter mais conhecimento para utilizá-lo de maneira segura.

Quais informações incluir no treinamento para clientes

  • Visão geral dos recursos dos produtos
  • Instruções passo a passo para realizar tarefas específicas com segurança
  • Respostas para as dúvidas mais frequentes

Treinamentos para parceiros

Objetivo: aumentar as vendas, reduzir os riscos de reputação e expandir o número de parceiros.

Com os parceiros, adotam-se os mesmos critérios aplicáveis aos vendedores internos. Um parceiro bem informado lhe trará muitos novos clientes, mas quando ele não tem conhecimento dos produtos, provavelmente se tornará um risco para reputação da sua marca, gerando um fluxo interminável de clientes irritados. Por isso é necessário que o time de vendas dos parceiros tenha o mesmo nível de conhecimento que seus próprios vendedores.

Treinamentos para novos contratados

Objetivo: oferecer um conhecimento básico sobre os produtos, seu valor e porque ele é apreciado pelos usuários.

É uma boa ideia incluir um treinamento básico do seu produto ou serviço em seu programa de integração para os novos contratados em todos os departamentos, já que tudo isso irá ajudá-los a entender mais sobre a empresa na qual entraram e a garantir sua lealdade desde os primeiros dias de trabalho.

Tipos de treinamento de produtos

Já entendemos a importância do treinamento de produto para as empresas profissionais que buscam crescimento e sucesso. Vamos explorar como pode ser conduzido nas diferentes empresas.

Tipos de treinamento de produtos

Treinamento de produtos online e offline

Durante anos, o treinamento em sala de aula foi a forma mais popular de ensinar os colaboradores sobre os produtos e suas atualizações. O contato direto entre instrutor e alunos ajuda na assimilação do conteúdo e permite o acompanhamento do aprendizado, para eventuais ajustes ao programa conforme suas necessidades, garantindo maior envolvimento.

Por sua vez, o treinamento offline tem suas desvantagens:

  • Realização de reuniões presenciais regulares exige um alto investimento.
  • Necessidade de reunir os alunos em um só local, afastando-os do trabalho.
  • Um time de um escritório distante sempre terá acesso ao conhecimento depois.

Graças às tecnologias modernas, temos uma solução que ajuda a superar todas essas restrições; o treinamento online torna a informação acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, ao carregar o material didático na internet, ele estará disponível para todos simultaneamente, sem atrasos para escritórios distantes.

Para oferecer aos seus colaboradores treinamentos online regulares, você pode usar um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Em um LMS, os funcionários têm suas contas pessoais onde podem ver os cursos em que estão inscritos, um cronograma das próximas atividades e acompanhar seu desenvolvimento. Adotar o LMS certo pode economizar horas dos gerentes do time de T&D investidas no desenvolvimento, organização e suporte do processo de capacitação.

Por exemplo, o iSpring Learn LMS automatiza a maioria dos processos de treinamento: ele pode inscrever funcionários em um curso, enviar notificações e lembretes sobre prazos e monitorar os resultados dos trainees por meio de seus relatórios esclarecedores.

Treinamento de produto síncrono e assíncrono

O treinamento síncrono pressupõe que todos os alunos vão participar do programa ao mesmo tempo. Para isso, eles são reunidos em uma sala de aula ou acessam uma plataforma de videoconferência.

Outra opção é fornecer materiais didáticos, definir prazos de leitura, assim seus funcionários podem escolher seu horário de estudo e progredir no seu ritmo. Esta é a aprendizagem assíncrona.

Aprendizagem híbrida

A aprendizagem híbrida aplicada ao treinamento de produto costuma envolver uma combinação de aulas presenciais e atividades individualizadas. Atualmente, muitas empresas optam pela combinação das duas modalidades, pois veem que funciona muito melhor do que somente sessões presenciais ou e-learning.

Caso adote esta abordagem na sua empresa, ao escolher um LMS, você deve ter certeza de que ele permite combinar diferentes tipos de atividades em só programa de treinamento, por exemplo, cursos online, avaliações individuais e webinars online, como é o caso do iSpring Learn LMS.

iSpring Learn LMS

Como desenvolver um treinamento de produto online

Agora é hora de dar uma olhada nos diferentes formatos que podem ser utilizados no seu treinamento de produto online e mostrar como desenvolvê-los rapidamente, com o mínimo de esforço.

Cursos online

Um curso online ou e-learning é um formato de aprendizagem online. Os cursos podem ser aprimorados com elementos interativos, como vídeos e questionários, que garantem o envolvimento dos alunos e ajudam na retenção do conhecimento.

Atualmente, existe um grande número de ferramentas de autoria de e-learning e pode parecer um verdadeiro desafio encontrar a que se adapta às suas necessidades. Se você nunca usou ferramentas de autoria (ou se sua experiência não foi simples e agradável como esperava), você pode estar preocupado em ter que aprender a usar um software novo e perder um bom tempo nessa tarefa. Mas isso não precisa ser assim.

Com a ferramenta de autoria iSpring Suite, em poucos cliques, você transforma seus slides PPT em um curso online de verdade, mantendo todos os efeitos, transições e animações do PowerPoint. Ou pode criar cursos interativos profissionais do zero. O iSpring Suite tem tudo que sua empresa precisa.

iSpring Suite

Jogos online

Na infância, aprendemos coisas novas através de jogos e brincadeiras. Esse método é altamente eficaz, pois envolve a imaginação e prende o interesse da criança. Pelo mesmo motivo, os jogos também são eficazes para adultos; além de ajudar na retenção das informações quando é preciso aprender assuntos “não tão infantis”.

Questionários online

Este é outro formato que ajuda a avaliar a eficácia do seu treinamento de produto de forma divertida e envolvente.

Com o iSpring Suite, você pode criar questionários e pesquisas com ou sem atribuição de nota. É possível envolver seus alunos e ajudá-los a expandir seus conhecimentos com exercícios de arrastar e soltar. Por exemplo, peça que ordenem os objetos ou os coloquem em uma determinada área. Para conhecer os recursos do iSpring Suite, veja este curso para comerciantes.

Com a iSpring, você também pode criar avaliações formais quando for necessário analisar a capacitação das equipes da sua empresa ou realizar a certificação dos seus parceiros. Neste caso, você vai gostar das soluções que a iSpring oferece para eliminar de vez as trapaças, como embaralhamento de slides, regras de pontuação personalizadas e limites de tempo.

Encenações

Se você busca o sucesso do seu time de vendas, sabe a importância de criar oportunidades para aprimorar suas habilidades de comunicação em um ambiente com segurança. Isso pode ser feito usando as encenações com clientes virtuais, na qual seus vendedores podem experimentar diferentes técnicas de vendas e melhorar suas habilidades de persuasão.

Experimente a ferramenta de autoria iSpring Suite para criar simulações de diálogo com cenários ramificados, em que os personagens mudam de humor e comportamento conforme as ações e escolhas do vendedor.

Veja este diálogo que retrata uma negociação pelo telefone.

Vídeos de treinamento

Os vídeos são uma forma eficaz de transmitir novos conteúdos, pois são envolventes e podem facilmente prender a atenção dos espectadores. Mesmo sem muitos recursos, é possível gravar tudo sozinho apenas com seu computador, PowerPoint e a ferramenta de autoria iSpring Suite.

O iSpring Suite permite criar vídeos com sua webcam, gravações de tela e até combiná-los no mesmo slide. Você pode criá-los e editá-los diretamente no PowerPoint, sem equipamentos adicionais, habilidades técnicas especiais ou a necessidade de dominar qualquer software novo e sofisticado.

Reuniões online

Talvez você prefira que seu público não tenha que consumir os novos conteúdos por conta própria e escolha introduzir um professor para ajudá-los (o leitor atento perceberá a mudança para um formato de treinamento síncrono).

Para criar uma sala de aula virtual ou webinar, você vai precisar de uma plataforma específica de videoconferência ou webinar que permita que as pessoas se conectem, conversem e compartilhem arquivos com segurança. Uma das ferramentas mais populares para esse tipo de reunião online é o Zoom, o software líder de videocomunicação, utilizada em 58% das empresas da Fortune 500. A plataforma possui diversos recursos úteis, como gravação de reunião online e muito mais.

É muito mais fácil incluir aulas virtuais em seu programa de treinamento com uma solução que ajuda a combiná-las com outras atividades de aprendizagem, como cursos ou avaliações online. É por isso que o iSpring Learn LMS está integrado ao Zoom, permitindo a criação de um cronograma de treinamento único, o acompanhamento de todos os funcionários que participaram do evento online e quanto tempo eles investiram no aprendizado.

5 dicas para criar um treinamento de produtos eficaz

Pode parecer muito fácil apresentar os produtos aos seus funcionários e parceiros quando já se está familiarizado com esse processo. Porém, se você quer que o treinamento traga resultados realmente positivos, aconselhamos não ignorar essas dicas.

  • Identifique quem é sua audiência
  • Promova o treinamento voltado para a audiência
  • Divida o conteúdo em pequenas partes
  • Organize os conteúdos para facilitar a pesquisa
  • Não pare de melhorar seu programa de treinamento de produto

Conclusão

Se planejado e organizado corretamente, a adoção de programas de treinamento profissionais podem levar sua empresa a um novo patamar, deixar suas equipes mais confiantes e eficazes em suas tarefas e aumentar a satisfação dos seus clientes. Então por que não investir no desenvolvimento de um treinamento de produtos e dar o primeiro passo nessa direção agora mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Treinamento de produtos que converte
Teste grátis Saiba mais