Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

O mercado de trabalho atual é marcado pelo dinamismo. Isso contribui para a grande demanda por um programa de mentoria empresarial. Mas você sabe o que é isso?

O dia a dia corporativo é palco de diversas situações desafiadoras, agora imagine ter um profissional sênior a quem você possa recorrer para orientação. Parece um sonho, mas é exatamente isso que um programa de mentoria pode te oferecer.

Para não deixar dúvidas sobre o que significa mentor, neste caso, é alguém com grande experiência comprovada em determinada área de atuação. Além de ter um histórico de conquistas profissionais, ele se coloca à disposição para orientar seus mentorados a trilharem seus próprios caminhos rumo à realização profissional.

Jordan Peterson tem uma citação que diz:

“Quem você conhece é tão importante quanto o que você sabe. Um bom relacionamento pode valer mais do que anos de trabalho duro”.

As conexões no mundo corporativo abrem as portas para as melhores oportunidades. É hora de pensar quem você quer ter ao seu lado nessa jornada.

Neste artigo, apresentamos tudo que você precisa saber sobre um programa de mentoria, seu significado e conceito, além dos benefícios para mentores, mentorados e empresas. Por fim, abordamos como um programa de mentoring nas empresas é um verdadeiro diferencial e como é possível criá-lo por conta própria, de forma rápida e fácil.

iSpring Learn LMS

Descubra como é fácil montar o seu programa de mentoria com o iSpring Learn LMS.

Baixe grátis Saber mais

O que é mentoria profissional e como ela agrega valor à sua carreira

Atualmente, há uma grande procura no mercado pelas mentorias profissionais. Mas o que seria isso? Em resumo, trata-se de um programa para promover o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento das habilidades do mentorado.

Ainda não está claro o que significa mentoria?

Um programa de mentoria, ou mentoring, é um projeto que conecta um mentor experiente a um ou mais mentorados interessados no seu desenvolvimento profissional. Seu principal objetivo é oferecer a orientação que o mentorado precisa para avançar em sua carreira e aprimorar suas habilidades. Mas seus benefícios não param por aí.

Na prática, graças a sua vasta experiência, o mentor é capaz de orientar, definir prioridades, aconselhar em momentos de crise, auxiliar no desenvolvimento de soft skills e conectar seus mentorados a outros especialistas. Cada uma dessas ações significa novas oportunidades para os mentorados.

Em geral, um programa de mentoria tem uma duração pré-estabelecida, durante a qual o mentorado é acompanhado pelo seu mentor. Cada programa prevê um formato, seja online ou presencial, individual ou em grupo, mas costuma ter um calendário com encontros periódicos.

Ainda que a mentoria individual proporcione uma maior proximidade entre mentor e mentorado, os programas em grupo não ficam atrás. Além de estimular o networking entre pessoas com pensamentos alinhados, a troca de experiências entre os próprios mentorados também se mostra uma ótima fonte de aprendizado.

Neste processo, todos os envolvidos saem mais fortes. É por isso que tantas empresas estão investindo em mentorias in company. Assim, elas formam lideranças mais seguras e colaboradores mais preparados. Para as empresas e para o mercado, só há vantagens.

Como montar um programa de mentoria

Tipos de programa de mentoria

Existem alguns tipos de mentoria e é importante conhecê-los, já que cada um apresenta suas próprias especificidades.

  1. Mentoria individual: O processo de mentoria envolve apenas o mentor e um único mentorado. Todos os encontros são totalmente focados nas suas necessidades e questões individuais. A proximidade com o mentor é o grande diferencial desse tipo, já que a atenção integral do mentor pode ser um divisor de águas na sua carreira.
  2. Mentoria em grupo: Nesse caso, o mentor trabalha com um grupo de pessoas ao longo de todo o processo. Os encontros se assemelham a um fórum, onde todos são convidados a expor suas necessidades e opiniões. É uma oportunidade muito rica para trocar experiências e vivenciar os desafios dos colegas antes que aconteçam com você.
  3. Mentoria virtual: Até pouco tempo, os programas de mentoria eram predominantemente presenciais. Com o surgimento de plataformas acessíveis de videoconferência, está cada vez mais comum as mentorias virtuais. A grande vantagem é que é possível tornar-se mentorado de um especialista mesmo estando a quilômetros de distância.
  4. Mentoria corporativa (ou in company): É oferecida pela empresa para os seus próprios funcionários com objetivo de desenvolver suas habilidades. O mentor pode ser integrante do quadro de funcionários ou um convidado externo com vasta experiência na área.

É interessante ter claro o que é mentoring e como ele se difere da consultoria e do coaching. No caso da consultoria, trata-se de um serviço especializado em resolver problemas específicos ou atuar na melhoria geral dos processos corporativos. Já o coaching é uma orientação organizada para oferecer apoio, trabalhar a motivação e definir metas para que o indivíduo conquiste seus objetivos profissionais ou pessoais.

Todos os tipos de mentoria têm vantagens e desvantagens, seja no contato direto com o mentor ou nos custos para o mentorado. É importante analisar bem a proposta do projeto antes de embarcar em algo que não esteja alinhado com as suas expectativas.

De toda forma, é certo que qualquer que seja o tipo de mentoria escolhido, será uma experiência transformadora e tem potencial para destravar a sua carreira.

Benefícios da mentoria

As vantagens de um processo de mentoria são inúmeras, tanto para o mentor, quanto para os mentorados e para a empresa. Destacamos os principais benefícios observados ao final de um mentoring, são eles:

Benefícios para o mentor

Ainda que se pense que não existem benefícios para mentores, que já têm grande experiência, isso não é verdade. Veja os quatro principais:

Aprofundamento do aprendizado

Todo mentor é antes de tudo um especialista na sua área de atuação. As questões trazidas pelos mentorados representam novos desafios, o que faz um mentor se aprimorar ainda mais.

Satisfação pessoal

Fazer parte do processo de desenvolvimento profissional de alguém e testemunhar as conquistas dos seus objetivos é extremamente gratificante para qualquer mentor.

Melhora nas soft skills

As habilidades interpessoais do mentor, como comunicação, inteligência emocional, liderança, resolução de problemas e pensamento crítico, são postas à prova quando os mentorados compartilham seus dilemas. Por isso, mesmo sendo experiente, o mentor conclui o programa com uma bagagem maior do que iniciou.

Networking

A ampliação da rede de contatos profissionais pode levar a novas oportunidades, descoberta de novas perspectivas e um ganho de autoridade e visibilidade em sua área de atuação.

Benefícios para os mentorados

Os mentorados, sem dúvida, são os que mais têm a ganhar com essa experiência. É impossível esgotar seus benefícios, mas elencamos alguns mais recorrentes:

Orientação e desenvolvimento profissional

A experiência e a proximidade a um mentor é muito valiosa. Ter alguém que já passou por desafios na carreira e conseguiu superá-los traz mais clareza sobre como agir e poupa esforços de quem ainda está iniciando sua vida profissional.

Formação ou expansão de uma rede de contatos

O acesso a diferentes pessoas, com suas próprias ideias e realidades, pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

Feedbacks

Receber feedbacks constantes sobre seus pontos fortes e fracos representa uma vantagem no mercado de trabalho. Com essa percepção, é possível traçar um plano de ação e metas específicas para conquistar seus objetivos.

Maior autoconfiança

Diante dos desafios, a orientação de um mentor experiente traz mais motivação e segurança na tomada de decisão.

Mentor e mentorado durante treinamento

Benefícios para as empresas

Esses são, provavelmente, os benefícios que menos chamam a atenção por não serem tão imediatos. No entanto, é de se esperar que uma empresa que está capacitando seus colaboradores, seja no papel de mentor ou mentorado, só tenha a ganhar com um programa de mentoria de carreira, por exemplo.

Para uma empresa ter colaboradores mais desenvolvidos, experientes e preparados é uma vantagem. Além disso, quando os funcionários passam por um processo de mentoria corporativa, eles têm muito mais chance de formar uma equipe de verdade. O senso de pertencimento e a cultura organizacional também são estimulados, o que contribui para a retenção de talentos.

Assim, fica claro que a mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento com benefícios para todos. A capacitação profissional não deve ser negligenciada, mas sempre estimulada, a fim de que os funcionários estejam sempre atualizando seu conhecimento e aprimorando suas habilidades. Mas afinal, como montar um programa de mentoring?

Como criar um programa de mentoria na empresa por conta própria

Quando pensamos no mundo corporativo, costuma recair sobre as equipes de RH a definição de planos para retenção de talentos e capacitação de pessoal. Nesse contexto, um programa de mentoria, seja com um mentor interno ou externo, se põe como uma opção interessante.

Ainda assim, em muitas equipes de gestão de pessoas surge a dúvida: mas como criar um programa de mentoria na empresa? Seria realmente necessário contratar uma consultoria para isso? Se você acha que a resposta é sim, é porque ainda não conhece o iSpring Learn.

Crie seu programa de mentoria com o iSpring Learn

O primeiro passo é definir quais objetivos do programa são esperados para a empresa. Isto porque há uma grande diferença em delinear uma mentoria que busca a capacitação e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores e uma que visa ao aumento do engajamento e motivação do corpo de funcionários.

Em seguida, é importante mapear as possíveis lideranças que se encaixam no perfil de mentores ou optar por contratar um especialista externo. Em todo caso, é fundamental que seja alguém com experiência e uma alta habilidade de comunicação.

A definição de como funcionará o programa pode ser feita junto com o mentor. Nessa etapa, devem ser previstos como será a inscrição e seleção dos mentorados, a duração, o tipo de mentoria (online ou presencial, individual ou em grupo) e como será a dinâmica dos encontros e da troca de experiências.

Organizar o material de aprendizagem

O avanço do trabalho remoto e híbrido trouxe várias soluções para auxiliar no ensino à distância. O iSpring Learn é uma plataforma intuitiva que será sua grande aliada na criação da sua mentoria. Com ela, é possível carregar aulas gravadas e questionários que os funcionários podem acessar de qualquer dispositivo, a qualquer hora.

Basta se inscrever para fazer o teste do iSpring Learn e garantir seus 30 dias gratuitos para tirar do papel o programa de mentoring da sua empresa.

FAQ

O que é programa de mentoring?

O significado de mentoring pode ser resumido como uma iniciativa que visa a capacitação e o desenvolvimento de habilidades do mentorado. Sob a orientação de um mentor experiente na mesma área de atuação, é possível definir metas, entender os pontos fracos que devem ser desenvolvidos, ampliar a rede de contatos e trabalhar as competências necessárias para avançar na carreira.

Como funciona um programa de mentoria

O funcionamento vai depender muito do seu tipo. Em todo caso, há uma duração definida para o acompanhamento pelo mentor, com encontros periódicos. É comum que tenham aulas gravadas ou presenciais para tratar de assuntos relevantes e relacionados aos objetivos do programa.

Em todo caso, os encontros, sejam em grupo ou individuais, são marcados pela troca de experiência e a orientação do mentor na resolução de problemas que o mentorado esteja enfrentando.

Como implementar um programa de mentoring

O primeiro passo para criação de um programa de mentoring é a definição dos seus objetivos e a escolha do mentor. O seu formato (online ou presencial, em grupo ou individual) também deve ser considerado. Em seguida, define-se a duração, a periodicidade dos encontros e como funcionará a dinâmica ao longo do programa.

A implementação de uma mentoria pode parecer complexa, mas existem soluções que facilitam esse processo. Apenas durante o período de teste gratuito do iSpring Learn, já é possível montar toda a estrutura do seu programa de mentoria, de forma fácil e rápida, em uma plataforma totalmente intuitiva.

O que esperar de um programa de mentoria

Se há uma coisa que se pode esperar ao final de um programa de mentoria é a transformação. O mentorado terá ganhos inestimáveis, tanto no seu desenvolvimento profissional, como muitas vezes social e pessoal.

Para ser específico, é possível esperar a ampliação da rede de contatos, a orientação em problemas específicos na carreira profissional, o fortalecimento de habilidades importantes e o desenvolvimento de novos talentos.

Sem dúvida, alguém que passe por um programa de mentoria bem delineado terá maiores chances de atingir o almejado sucesso profissional.

Conclusão

Agora que você já sabe como montar um programa de mentoria, considerando seus diferentes tipos e os principais benefícios, que tal implementar no seu time? O iSpring Learn oferece a solução perfeita para criação do seu projeto. Sua plataforma completa e intuitiva reúne todos os recursos necessários para fazer seu projeto finalmente sair do papel.

Experimente agora o teste gratuito do iSpring Learn, você garante 30 dias de acesso e já começa a criar seu programa de mentoria hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Criando um programa de mentoria
Baixe gratuitamente Saiba mais