Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

A elaboração de uma estratégia de treinamento e desenvolvimento é uma das principais responsabilidades do RH e afeta significativamente o sucesso das empresas. Sem ela, os funcionários não crescem e as organizações têm diversos problemas no seu fluxo de trabalho que não conseguem resolver. Com o T&D, sua equipe estará sempre se qualificando e se aprimorando, permanecendo pronta para superar novos desafios e alcançar outros patamares.

Neste artigo, você descobrirá o que é treinamento e desenvolvimento de pessoas, as carreiras que atuam nessa área, seus objetivos, como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento e como elaborar uma estratégia de T&D de sucesso para sua empresa. Vamos lá!

O que é um programa de treinamento e desenvolvimento?

O treinamento e desenvolvimento (T&D) é um processo sistemático de capacitação dos empregados com objetivo de aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Seu principal objetivo é estimular o sucesso do negócio, aumentar a produtividade e a eficácia do seu corpo funcional.

O T&D pode ser implementado de diferentes maneiras, a depender do tamanho da empresa e quanto de recurso ela dispõe para investir. Vamos ver tudo sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas em grandes e pequenas empresas.

Treinamento e desenvolvimento nas grandes empresas

As grandes empresas têm muitos recursos e um número significativo de funcionários que demandam capacitação. Esse tipo de organização geralmente conta com treinamentos corporativos altamente estruturados, além de uma equipe permanente de T&D.

A função dessa equipe é identificar as necessidades de treinamento, desenvolver (ou disponibilizar o acesso) programas e módulos de treinamento relevantes, monitorar o progresso do aprendizado e ajustar os problemas, quando necessário. Dependendo da estratégia, a equipe de T&D pode criar cursos online, organizar sessões de treinamento com coaches, buscar plataformas de treinamento especializadas que disponham materiais prontos e muito mais.

Treinamento e desenvolvimento nas pequenas empresas

Nas pequenas empresas, por outro lado, os treinamentos se apresentam de outra forma e dependem muito do orçamento que a organização pode dispor para a capacitação. Não existem equipes de T&D, por isso a responsabilidade de definir a política de treinamento e desenvolvimento de pessoas recai sobre a área de gestão de pessoal, em especial sobre os gerentes de RH.

Os treinamentos ofertados são mais informais e menos estruturados. Pelo orçamento menor e equipes reduzidas, os empregados não participam de muitos programas de treinamento, eles aprendem na prática e acompanham os colegas mais experientes. Assim, acabam adquirindo um conjunto de novas habilidades de uma só vez e implementam no trabalho imediatamente. Tal abordagem leva ao crescimento mais rápido na carreira e ao desenvolvimento acelerado de habilidades, mas é uma realidade muito mais intensa do que ocorre quando se trabalha em grandes empresas.

Carreiras no ramo de treinamento e desenvolvimento

Conforme falamos, as grandes empresas costumam ter departamentos inteiros dedicados ao treinamento e desenvolvimento de pessoal, com equipes de T&D que monitoram as iniciativas de treinamento corporativo. Vamos analisar melhor as carreiras comuns nessas equipes. Perceba que a descrição dessas funções são genéricas e as vagas podem ter diferentes responsabilidades, a depender das características da empresa.

Carreiras no ramo de Treinamento e Desenvolvimento

Especialista em T&D

O especialista em T&D analisa as necessidades de capacitação, identifica as competências das funções, cria material de treinamento e desenvolvimento e oferece dicas para os empregados.

Gerente de T&D

O gerente de T&D tem algumas responsabilidades compartilhadas com o especialista de T&D, mas atua um nível acima, analisando as necessidades de treinamentos de grandes equipes e departamentos inteiros, identificando as competências organizacionais essenciais e alocando o orçamento de T&D.

Diretor de T&D

O diretor de T&D atua a nível estratégico analisando as necessidades da organização como um todo no que tange o treinamento, desenvolvimento e capacitação de pessoas. É ele também quem formula a estratégia de T&D, alinhando-a às estratégias do negócio e assegurando o orçamento para que os objetivos de treinamento sejam atingidos.

Consultor de T&D

O consultor de T&D pode ser responsável por qualquer das tarefas já mencionadas, mas atua apenas prestando consultoria.

Os 4 principais objetivos de um programa de treinamento e desenvolvimento

Quando pensamos em qual é o objetivo do treinamento e desenvolvimento corporativo, pode-se dizer que ele varia de acordo com a empresa ou projeto. No entanto, existem quatro grupos bem distintos.

Melhorar o desempenho corporativo

O aumento do desempenho corporativo é o primeiro, e talvez mais importante, objetivo de um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas já que está diretamente relacionado ao sucesso da empresa. Ao definir este como objetivo principal, sua meta é auxiliar seus funcionários a se tornarem melhores nos seus trabalhos. Quando falamos em “melhor”, o foco pode estar em trabalhar mais rápido, obter mais resultados, fechar mais negócios, ou seja, qualquer atividade que contribua positivamente para o desempenho da empresa.

Aumentar a satisfação dos funcionários

Funcionários satisfeitos são a base de um negócio de sucesso. Com a redução da satisfação, outros indicadores aumentam, como a taxa de rotatividade e estresse. A adoção de uma política de treinamento e desenvolvimento pode ser uma das principais soluções para este problema.

Atualmente, com a geração de millennials dominando o mercado de trabalho, o treinamento corporativo se tornou um fator ainda mais significativo para a satisfação dos funcionários. Um estudo aponta que 59% dos millennials consideram o investimento corporativo em treinamento e desenvolvimento como um dos principais fatores ao se candidatar para uma vaga. E não são somente os millennials que percebem a importância do treinamento, desenvolvimento e educação, um Relatório do LinkedIn de 2019 sobre Treinamento no Ambiente de Trabalho indicou que 94% dos entrevistados disseram que ficariam em uma empresa que investisse no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Assim, ao promover o treinamento sistemático dos seus funcionários, é provável que se perceba também um aumento nos níveis de satisfação no longo prazo.

Construir a imagem da marca

Sua empresa mantém o foco em treinamento, da mesma forma que as principais corporações do mundo, como Google e Amazon? Um dos motivos pelo qual as pessoas sonham em trabalhar nessas empresas é a certeza de que vão progredir na sua profissão.

Empresas de sucesso prezam muito pelo treinamento corporativo, pois ter boas oportunidades de crescimento atrai inúmeros candidatos e afeta positivamente a marca da empresa.

Assim, ao determinar os objetivos do seu programa de T&D, lembre-se deste. Ele pode ajudar na ocupação mais rápida das vagas, melhorar a qualidade dos novos colaboradores, reduzir os custos de marketing e recrutamento e muito mais. Por isso, é tão importante que a equipe de recursos humanos invista no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Estimular a realização individual

Atualmente, a preocupação dos funcionários vai além dos aspectos financeiros do seu trabalho. Eles querem sentir-se realizados e atingir seu potencial. As equipes de T&D devem estar atentas a este assunto, identificando necessidades e pontos de crescimento dos funcionários para elaborar programas de treinamento úteis. Esses programas não precisam, necessariamente, estar relacionados ao trabalho. Por exemplo, é possível pensar em iniciativas como uma equipe de futebol ou uma aula de yoga. O principal é oferecer aos seus funcionários uma oportunidade de crescimento, já que funcionários autoconfiantes constituem uma base sólida para o sucesso da empresa.

Como criar um programa de T&D eficaz

Não existe um único plano que pode ser utilizado na criação de qualquer programa de treinamento e desenvolvimento, pois cada caso requer uma abordagem diferente. Entretanto, desenvolvemos um algoritmo simples e universal que te permite criar a estrutura de um programa de T&D:

Como Criar um Programa de T&D Eficaz

1º Passo: Analise as necessidades de treinamento

Analise a situação atual do seu negócio e identifique os pontos de melhoria que devem ser objeto de treinamentos. Por exemplo, sua empresa está atuando na implementação de um novo software e alguns funcionários ainda não dominam suas funcionalidades, ainda que tenham recebido uma orientação. Isso gera inúmeros problemas, desde um tempo exagerado para realização de tarefas até o encerramento de alguns processos. Ensinar seus funcionários a utilizar esse software é a sua necessidade de treinamento.

Outras necessidades de treinamento podem incluir trabalhar a adaptabilidade dos seus funcionários, suas habilidades analíticas, comunicativas e de orientação para ação.

2º Passo: Defina os objetivos de aprendizado

Para definir os objetivos do treinamento, basta responder uma pergunta: o que você quer que seus alunos sejam capazes de fazer após a conclusão do programa de treinamento?

No caso acima, imagine que o novo software seja o Zoom. Um possível objetivo do treinamento seria “ser capaz de utilizar o Zoom sem dificuldades”. Isso significa que você espera que seus funcionários saibam exibir uma apresentação, selecionar a aba correta para compartilhar, alternar entre chat direto e geral, evitando que todos vejam as mensagens privadas etc.

E se, digamos, você criasse um curso sobre gestão de projetos, suas metas e objetivos poderiam ser assim:

Metas e objetivos de aprendizado

3º Passo: Escolha os métodos de aprendizado e crie os materiais de treinamento

Uma vez que você determine o que você precisa aprender, é hora de definir qual é a melhor maneira de fazê-lo. Existem inúmeros métodos de aprendizagem:

Escolha o que funciona melhor no seu contexto e elabore os materiais de treinamento. Caso queira criar um conteúdo de treinamento online, você precisa de uma ferramenta como o iSpring Suite. Ela permite a criação de cursos online e avaliações interativas, simulações de diálogos e oferece a possibilidade de gravação e edição de videoaulas. No nosso exemplo do Zoom, poderíamos gravar um vídeo educativo com o iSpring Suite para apresentar os recursos do Zoom e explicar como eles devem ser usados.

Estúdio de Vídeo do iSpring Suite

Também criaríamos um quiz interativo usando a mesma ferramenta para avaliar o quanto os alunos absorveram do conhecimento transmitido.

Quiz no iSpring Suite

4º Passo: Disponibilize o treinamento

Ainda que a disponibilização e avaliação do programa de treinamento não seja exatamente um processo de “criação de conteúdo”, ainda são etapas fundamentais do desenvolvimento e lançamento de um programa de T&D. Por isso, são assuntos que também estamos abordando neste guia.

A forma de entrega do seu programa depende do tipo de conteúdo. Para palestras e workshops, é preciso organizar treinamentos presenciais, ver o espaço, convidar os funcionários e o palestrante ou então criar e agendar uma videoconferência.

Já se o seu conteúdo está disponível em um curso online, vídeo ou outro tipo de conteúdo digital, a melhor maneira de disponibilizá-lo é por meio de um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS). Uma LMS é uma ferramenta de T&D que armazena todo o seu material de treinamento, atribuindo-os aos alunos, informando sobre os prazos e gerando relatórios detalhados sobre o progresso individual.

Retomando nosso exemplo, poderíamos carregar uma vídeoaula e um quiz online no iSpring Learn LMS, destiná-los aos funcionários com mais dificuldade de utilizar o novo software e aguardar os relatórios.

Relatórios de Progresso do iSpring Learn

5º Passo: Avalie seu programa de treinamento

É fundamental realizar a avaliação da qualidade do seu programa de treinamento e identificar possíveis lacunas ou erros que precisam ser corrigidos. Para tanto, você precisará dos relatórios de progresso dos alunos gerados pelo seu LMS e modelos de avaliação de treinamento.

Os relatórios de progresso mostram os cursos concluídos por cada aluno, quanto tempo ele passou no curso, suas notas nas avaliações e muito mais. Ainda considerando o exemplo do software, seria possível analisar os relatórios de progresso e ver quantos funcionários assistiram ao vídeo e passaram na avaliação.

Os modelos de avaliação de treinamento incluem os dados dos relatórios de progresso, além de indicadores obtidos por outros métodos de avaliação, como o ROI, resultados de pesquisas e avaliação de feedback em 360 graus. Juntos, eles fornecem algoritmos que podem ser utilizados para identificar a eficácia do seu programa de treinamento. Existem inúmeros modelos, por isso o ideal é explorá-los e escolher o que mais se adequa a sua realidade. Por exemplo, nós usamos o modelo de avaliação Kirkpatrick para analisar o envolvimento dos alunos com o treinamento e observar como o programa de T&D influenciou em suas performances.

Consulte nosso guia sobre como medir a eficácia de um treinamento, caso decida optar pelo mesmo modelo.

Modelo de Avaliação Kirkpatrick

Com base nos resultados, você pode ajustar o seu método de aprendizagem e os seus materiais (caso o programa tenha se mostrado ineficaz) ou continuar disponibilizando como está, revisando-o sempre que necessário.

Como elaborar uma estratégia vencedora de treinamento e desenvolvimento

Não existe apenas uma estratégia de sucesso que se aplique a qualquer empresa, pois cada uma terá suas particularidades e objetivos, o que demanda uma abordagem individualizada. No entanto, há alguns fatores gerais que podem ser considerados ao elaborar sua estratégia de T&D de modo a garantir sua eficácia. Reunimos algumas dicas que vão te ajudar a trabalhar nesses fatores, confira:

Alinhar a estratégia de T&D com a estratégia do negócio

O objetivo final de qualquer treinamento e desenvolvimento é estimular o sucesso do negócio. E ele só pode ser atingido se os objetivos da empresa forem considerados durante a elaboração das estratégias de T&D. Se a estratégia da sua empresa envolve a transformação digital, por exemplo, seu T&D também deve abordar esse problema: realizando treinamentos online, criando tutoriais de softwares etc.

Se as estratégias de T&D e do negócio não estiverem alinhadas, você não atingirá os resultados esperados. Imagine duas pessoas tentando mudar uma mesa de lugar. Uma acredita que a mesa deve ir para a esquerda, enquanto a outra acha que é melhor para a direita. O resultado será que a mesa ficará no mesmo lugar e as pessoas estarão exaustas. É isso que acontece quando as estratégias de T&D e da empresa não estão alinhadas.

Criar planos individualizados de aprendizagem

Seus funcionários costumam estar bem ocupados e não gostam de interromper suas atividades para uma sessão de treinamento. Considere um grupo de vendedores, por exemplo. Eles podem ter dificuldade de ficar sentados durante uma hora de aula enquanto seus possíveis clientes estão por aí. Alguns funcionários não se sentem confortáveis praticando suas novas habilidades com seus colegas de equipe por receio de reprovação. É claro que você pode obrigar todos a comparecerem a um treinamento, mas essa não é a melhor maneira de motivar o grupo a adquirir conhecimento ou desenvolver uma nova habilidade.

As ferramentas modernas permitem que você realize a maioria dos treinamentos online e os personalize. Como um especialista em T&D, você pode criar planos individualizados de aprendizagem para cada cargo, departamento e empregado. Em vez de reunir equipes inteiras e treiná-las em habilidades que nem todos precisam, deixe que elas aprendam e pratiquem o que realmente necessitam para desempenhar melhor sua função atual na empresa. Essa abordagem, associada ao aprendizado social, prático e às mentorias, pode render grandes resultados.

Priorizar a flexibilidade

Em um mundo que passa por mudanças constantes, a única garantia de estabilidade é a flexibilidade. Considere priorizar este conceito em todas as suas atividades, desde a elaboração das estratégias de treinamento e desenvolvimento até a criação de conteúdo educativo. Você deve ser capaz de revisar sua estratégia de T&D para mantê-la atualizada, relevante e eficaz. E é ainda melhor quando o treinamento é flexível, pois seus funcionários terão mais facilidade de encaixá-lo em suas rotinas.

Digamos que você queira que seus alunos participem de um curso online. Crie um compatível com qualquer dispositivo, já que alguns funcionários vão assisti-lo pelo smartphone ou tablet no caminho de casa, enquanto outros vão acessar em seus computadores.

Não se preocupar com a rotatividade dos funcionários

Algumas empresas enxergam a oferta de treinamento para os seus funcionários como um dilema. Seu receio é investir em treinamento para desenvolver as habilidades e soft skills dos empregados, que em seguida vão deixar a empresa. Existe até um meme sobre esse assunto que traz um bom contraponto:

Meme sobre T&D

O treinamento, desenvolvimento e capacitação de pessoal é um aspecto fundamental do sucesso de uma empresa, então deixar de treinar seus funcionários não é uma opção – você deve fazê-lo, caso esteja mirando alto. Além disso, como já foi falado, a retenção de talentos é muito maior quando há investimento no desenvolvimento. Então não se preocupe com a rotatividade dos funcionários; crie programas de T&D envolventes e relevantes e a retenção vai crescer junto com a produtividade.

Experimentar o modelo de aprendizagem 70:20:10

A proposta do modelo de aprendizagem 70:20:10 aponta que 70% do processo de aprendizagem deve vir de trabalhos desafiadores, 20% do social e 10% dos cursos e treinamentos formais. Ainda que não exista um consenso sobre a precisão desse modelo de aprendizagem, ele já se mostrou útil em diversos casos. Experimente novas práticas de treinamento e desenvolvimento e veja qual funciona para a sua empresa!

Escolher as ferramentas de T&D certas

Ao decidir construir uma casa, uma etapa fundamental para atingir seu objetivo é reunir as ferramentas certas. O mesmo pode ser dito para o lançamento de um programa de T&D. Não importa qual abordagem ou método você escolha usar, será necessário utilizar um software para viabilizar seu projeto.

Um programa tradicional e online de treinamento e desenvolvimento exige, ao menos, duas ferramentas: uma para criação do curso (para criar o conteúdo em si) e um sistema de gerenciamento de aprendizado, que vai disponibilizar o conteúdo ao aluno e monitorar seu progresso. Você também pode precisar de uma ferramenta de videoconferência e de comunicação, que permita o aprendizado social.

Conclusão

O trabalho de treinamento e desenvolvimento é essencial em qualquer empresa, pois é o que permite acompanhar o ritmo deste mundo em constante mudança, melhorar o desempenho no trabalho e aumentar os índices de produtividade, satisfação e retenção de pessoal. Ainda que seja difícil elaborar um programa que promova o treinamento e desenvolvimento humano nas organizações, existem alguns fatores básicos a serem considerados e nossas dicas vão te ajudar a tornar este processo mais suave e otimizado. Fique à vontade para salvar este artigo e recorrer a este guia sempre que precisar.

Se até agora você ainda tinha dúvidas sobre como fazer um treinamento e desenvolvimento de pessoas, já é possível começar a elaborar o seu agora mesmo. Baixe e experimente gratuitamente o iSpring Suite (14 dias) e o iSpring Learn LMS (30 dias).

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Experimente
a ferramenta
de e-learning
Baixe gratuitamente Saiba mais