Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

A importância de aprender uma nova língua não é novidade para ninguém. Muitas escolas oferecem aulas de línguas para os alunos desde pequenos. Mas segundo estudos, menos de 5% da população adulta do Brasil sabe falar mais que a língua nativa.

Contudo, a boa notícia é que esse cenário está mudando. Aprender uma segunda língua e, em muitos casos, mais de uma, tem se tornado uma prioridade na vida de muitas pessoas. Muitos são os motivos que fazem alunos decidirem aprender um novo idioma, dentre eles:

  • Estudar no exterior
  • Trabalhar em outro país
  • Viajar e conhecer novas culturas
  • Ter acesso a artigos acadêmicos, filmes, livros e musicas em outras línguas

Porém, havendo tão pouco tempo disponível ao final do dia, o ensino nos formatos online e híbrido surgem como soluções, ganhando ainda mais força.

Uma pesquisa da britishcouncil, constatou que 48% das pessoas no Brasil que interrompem um curso de inglês (e podemos entender isso também para outros idiomas), deixaram de fazer o curso porque era difícil demais ir ou participar.

Esse problema de “ não consigo comparecer” é facilmente resolvido com um curso online de idiomas, que permite aluno a liberdade geográfica e de tempo.

Por outro lado, outros 17% afirmam desistir de aprender outro idioma porque não viam resultado e 12% ainda dizem que não prosseguiram porque o método era ruim.

Ou seja, os cursos de idiomas precisam seguir o nosso estilo de vida online, sendo tecnológicos e bem interativos.

Então como manter os alunos engajados e reter as suas atenções em meio a tantas distrações que podem existir em ambientes como a casa, o trabalho ou o transporte público, por exemplo? Bom, é aí que entra o tema principal deste artigo. Os jogos sempre foram parte importante do processo de aprendizagem e ganharam ainda mais destaque no ambiente virtual, cumprindo perfeitamente esse papel.

Prepare-se então para conhecer algumas ferramentas dinâmicas que você pode utilizar para ter ainda mais sucesso para criar um curso online de idiomas surpreendente e diferente de todos os outros que existem no mercado.

Flashcards de aúdio

Flashcard é uma ferramenta poderosa de aprendizado. Essa ferramenta contém pedaços de informações relacionadas ao assunto estudado, como imagens, palavras ou frases e permitem que você se questione rapidamente sobre seu tópico de estudo.

Para curso de idiomas você pode criar um conjunto de Flashcards no PowerPoint com as palavras que deseja trabalhar e a tradução do outro.

Em seguida você pode usar os acionadores de áudio, e uní-los aos flashcards com palavras ou frases para treinar a pronúncia.

Todas as animações e acionadores serão preservados no formato online após a conversão com o iSpring Suite.

Construtor de frases

O construtor de frases é excelente para treinar a compreensão de uma nova língua.

O construtor de frases, pode ser utilizado da seguinte forma:

  • Você pode criar frases para serem completadas por seus alunos.
  • Cada frase pode ser acompanhada de áudio ou multimídia para deixar todo o aprendizado ainda mais dinâmico.
  • Uma lista de perguntas frequentes pode ser um ótimo recurso para colocar uma referência útil diretamente em seu curso baseado em PPT.

Vídeos educativos

O YouTube é um recurso rico com muitos vídeos gratuitos de treinamento de idiomas. 

Se você utilizar ferramentas de criação como o iSpring Suite, você pode inserir facilmente vídeos do YouTube diretamente em seus slides, sem tirar seus usuários do curso. Se você tiver seus próprios arquivos de vídeo, poderá inseri los em qualquer lugar: em uma interação, em um questionário, no reprodutor de apresentações e, claro, diretamente em um slide do PowerPoint.

Listas de palavras

Uma tradição dos cursos de idiomas é trabalhar com listas de palavras ou dicionários anexos nas aulas.

Quando essa lista de palavras é interativa fica ainda mais fácil de aprender os significados das palavras.

Questionários

Finalmente, um curso não é um curso sem um simulado ou um quiz. Aqui você também pode utilizar uma ferramenta de criação como o iSpring Suite para testar a compreensão auditiva, a compreensão de leitura ou o conhecimento de gramática e de vocabulário dos seus alunos.

Estas são apenas algumas das maneiras que você pode usar jogos e dinâmicas para criar um curso de idiomas interativo e interessante para os seus alunos. Existem muitas outras e também muitas opções de ferramentas multifuncionais para criação de cursos online surpreendentes de forma ultrarrápida. Afinal, hoje a melhor forma de se diferenciar no mercado de escolas de idiomas online é oferecendo uma experiência de ensino ao aluno super interativa, dinâmica e inovadora. Aprender um idioma fica mais rápido e fácil com a ajuda de boas ferramentas de e-learning. 

Ficou com vontade de aplicar esses jogos incríveis na sua escola? Experimente iSpring Suite por 14 dias gratuitamente e dê ainda mais destaque à sua escola de idiomas com cursos surpreendentes!

Espero que você tenha achado essas dicas e truques interessantes e úteis! Tem alguma outra ideia sobre como usar ferramentas de autoria de e-learning para ensinar idiomas? Compartilhamos nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Crie jogos para aprender idiomas com iSpring Suite
Saber mais