Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020)Como criar um Curso Online – Um Guia Completo (2020) image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml

Você está planejando criar um curso online? Talvez você já tenha começado e agora percebe que há algo mais nisso do que sua ideia inicial! Veja o que você irá aprender nesse post:

O guia é um resumo de uma série de webinars ao vivo com Michael Sheyahshe, um especialista em e-learning com mais de duas décadas de experiência. Ele fornece uma abordagem profissional passo-a-passo sobre como construir cursos online – todo o processo de desenvolvimento desde definir os objetivos e definir o público a publicação do conteúdo.

Passo 1. Fazer um trabalho de preparação

Seu processo de desenvolvimento de curso será tão produtivo quanto seu pré-planejamento. Ao reservar um tempo para realizar um trabalho de preparação, você solucionará problemas antes que eles aconteçam. Aqui está o que você deve fazer primeiro:

Metas e objetivos do treinamento

Isto não significa necessariamente fazer uma lista de objetivos que você pode ver no início de qualquer apresentação. Isso é sobre quais resultados você quer obter depois que seus alunos concluírem um curso de e-learning. Então, defina o propósito do curso respondendo a esta pergunta: “O que um aluno deverá SER CAPAZ DE FAZER depois de terminar o treinamento?”

Metas e objetivos de treinamento

Público alvo

  • Quantos alunos você terá?
  • Qual é o cargo deles? (Eles são representantes de vendas, agentes de atendimento ao cliente, RHs etc.?)
  • Quais são as suas métricas demográficas e características? (idade média, nível educacional, localização geográfica, alfabetização digital, dispositivos que os alunos estão usando, etc.)
  • Será que os estudantes receberam treinamento prévio nesta área de conhecimento? Quão bem eles conhecem o tema?
  • Há algum aluno com deficiências?

Plataforma de aprendizagem

A próxima coisa que você precisa pensar é sobre como você vai entregar seu curso ao público. A maneira mais fácil e confortável de gerir o processo de treinamento é com a ajuda de um sistema de gestão de aprendizagem (EaD). Ele permitirá que você automatize muitas funções como convites, atividades de curso e rastreamento de resultados.

Se você ainda não tiver um EaD, você pode experimentar iSpring Learn. É um EaD super fácil de usar que ajudará a lançar o treinamento online em um dia.

Ferramenta de criação de e-learning

Esta é a ferramenta principal que você usará durante todo o processo de desenvolvimento. Se você é novo em criar cursos, você precisará escolher uma ferramenta útil que permita criar módulos de e-learning o mais rapidamente possível, enquanto também atende a todas as suas necessidades de criação. Por exemplo, se você quiser criar cursos interativos com questionários, vídeos e simulações de diálogos, você precisa de um software de criação que seja um único conjunto de ferramentas num mesmo lugar que possa realizar uma variedade de tarefas.

Um bom exemplo de tal conjunto de ferramentas é iSpring Suite. Mais tarde, neste guia, vamos lhe dizer como construir um curso de e-learning com iSpring. Mas primeiro, veja como é um curso em inglês feito com essa ferramenta:

Passo 2. Organize o trabalho com SMEs e as partes interessadas

Ao desenvolver um curso de e-learning, você precisa lidar com ambos os especialistas nos assuntos (SMEs) e partes interessadas. Aqui está o que eles são e como seus papéis diferem:

SME Partes interessadas
Um especialista no assunto (SME) é a principal fonte de informação e o principal gerador de ideias para o desenvolvedor do curso de e-learning. As principais funções deles incluem:

  • Ajudar a definir os objetivos
    de aprendizagem
  • Fornecer conteúdo
    em assunto específico
  • Validar e refinar o material
    do curso

Sem conhecimento especializado, o curso provavelmente será inútil.

Uma parte interessada é qualquer parte independente que tenha interesse no desenvolvimento bem-sucedido de um curso. Pode haver várias pessoas envolvidas como:

  • Gestão superior
  • Gerentes de projeto de e-learning
  • Instrutores
  • Especialistas em Tecnologia

A tarefa tanto dos desenvolvedores quanto das partes interessadas é garantir que o projeto permaneça sempre no caminho certo.

Por exemplo, caso você desenvolva cursos de treinamento para a equipe de vendas, você poderá ter que colaborar com a VP de vendas, o CEO, gerentes de RH e administradores. Você terá de decidir sobre o conteúdo em conjunto com os SMEs e cumprir os requisitos das partes interessadas. No entanto, independentemente do que suas partes interessadas digam ou do seu conteúdo, a sua verdadeira missão é fazer o que é melhor para o aluno. E eis o que isso significa:

Faça o que for melhor para seu aluno

Criar cursos com alunos em mente pode melhorar as chances de o projeto ser bem-sucedido. Não só tornará o treinamento mais eficaz para os alunos, como também ajudará os seus SMEs e as suas partes interessadas a permanecerem alinhadas durante todo o estádio de desenvolvimento de conteúdo.

Passo 3. Crie um esboço sequencial do curso

Após coletar todas as informações necessárias para o seu curso e-learning, é hora de mapear o curso ou “criar um esboço sequencial.” Um esboço sequencial é um documento, um conjunto de slides ou um protótipo em que o desenvolvedor do treinamento estabelece a estrutura do curso. Além do conteúdo escrito (discutiremos isso em detalhes no próximo passo), também inclui todas as informações em termos de fotos, ícones, gráficos, infográficos, animações ou vídeos que serão usados no curso. A propósito, nesta fase, é importante não apenas pensar em qual mídia que você usará, mas também preparar todos os recursos necessários.

Exemplo de um esboço sequencial no Word

Exemplo de um esboço sequencial no Word

Isto é o que pode ser incluído em um esboço sequencial de e-learning:

  • Título/nome do slide
  • Texto de tela e elementos (ver próxima etapa)
  • Gráficos e animação
  • Navegação
  • Ramificação
  • Script de narração de áudio

Não há uma solução única, mas há alguns métodos padrões de indústria para esboço sequencial que você pode usar como sua base e se adaptar conforme necessário. Para agilizar o processo, você pode baixar o modelo pronto de esboço sequencial em inglês para PowerPoint ou Word e personalizá-los como desejado.

Nota: Se você for incluir um grande volume de informação em seu curso de e-learning, divida-o em módulos curtos. É a isso que os alunos chamam de “microaprendizagem.” Um curso de microaprendizagem pode ser uma aula de 5 a 8 minutos ou uma série de curtas lições independentes que cobrem um tópico ou um objetivo de aprendizagem específico. Siga esta regra: uma aula – uma habilidade.

Passo 4. Escrever um script

Agora que você conhece a estrutura do seu curso de e-learning, você precisa escrever um script. Quando feito corretamente, um script serve como a espinha dorsal do design do seu curso e transforma o assunto em algo envolvente.

Muitas vezes, um desenvolvedor de e-learning tem que lidar com dois tipos de scripts: um texto na tela e um script de narração. Uma vez que existem práticas diferentes para escrevê-los, vamos ver cada um desses tipos separadamente.

Texto na tela

Aqui, estamos falando de todo o texto que um aluno verá nos slides. Para torná-lo útil de verdade, você precisa considerar as seguintes coisas:

  • Adicione apenas conceitos fundamentais aos slides. Se você quiser fornecer algumas informações adicionais, você pode gravar uma narração ou dar suporte ao texto com imagens, infográficos e vídeos.
  • Minimize o texto em um slide. Os olhos perdem o foco quando veem grandes blocos de texto, então tente torná-lo o mais curto possível. Remova palavras desnecessárias e separe frases longas; uma linha deve ter no máximo 40 caracteres. Aqui, a regra principal é uma tela – uma ideia.
Minimizando o texto no slide
  • Certifique-se de que o conteúdo apareça bem em telas pequenas. O texto, bem como outros itens de conteúdo, devem estar visíveis se um curso for visualizado em um tablet ou um smartphone. Tenha isso em mente quando estiver criando um curso e verifique como ele fica em um smartphone no final do processo de desenvolvimento.

Script de narração

Criar um script narrativo é escrever um texto para os alunos ouvir, não ler. Você pode pular esta etapa se você não vai incluir alguma narração no seu curso.

Se você ainda estiver planejando adicionar uma narração, sua tarefa principal é criar um script que seja agradável ao ouvir. Para fazer isso, você precisa transformá-lo em uma conversa. Seus alunos devem sentir que estão lidando com uma pessoa de verdade. Então, escreva um script que tenha um tom de conversa, sem frases complexas ou muitas siglas e jargões. Você pode usar contrações, frases transitórias como “agora que nós…”, “vamos examinar…”, ou “vamos mudar de assunto…”, e até mesmo gírias.

Depois que seu script estiver pronto, leia ele em voz alta. Você pode achar que você precisa substituir ou remover algumas frases para deixar a fala suave e clara. Em caso afirmativo, faça os retoques necessários.

Você também pode verificar o texto para legibilidade no App Hemingway. Isso ajudará você a encontrar frases longas e complexas, construções de voz passiva e frases que tenham alternativas mais simples.

Verificando o texto para legibilidade no App Hemingway

Passo 5. Junte todo o conteúdo

Após estruturar seu curso, preparado toda a mídia necessária, exceto provavelmente uma narração ou vídeo (discutiremos como gravá-los neste guia também), e fazer um script, está na hora de juntar todo o conteúdo em um curso. Faremos isso com o conjunto de ferramentas do iSpring Suite.

iSpring é uma ferramenta baseada em PowerPoint, então se você já sabe como usar PowerPoint, será muito fácil para você começar a criar cursos lá. Simplesmente preencha os slides com texto, imagens e vídeos, seguindo seu esboço sequencial.

Criando um curso no iSpring Suite

Passo 6. Gravar ou adicionar áudio e vídeo

Como mencionado, o áudio e o vídeo podem servir como grandes recursos para dar suporte ao texto nos slides. Além disso, eles podem ajudá-lo a tornar seu curso de e-learning ainda mais envolvente. No entanto, se você não vai gravar uma narração ou um vídeo, sinta-se à vontade para pular esta seção e seguir para o próximo passo.

Áudio

Agora que você tem um script de narração pronto, você pode gravar uma narração. A questão é se você convida um narrador profissional ou se faz você mesmo. Não importa o que você escolha, aqui estão várias dicas para obter o melhor proveito de uma gravação de voz:

  • Encontre o local mais silencioso possível. Se você não tiver um estúdio de gravação especial, você pode tentar usar locais diferentes, como um quarto pequeno, um closet ou até mesmo um veículo numa garagem.
  • Tente obter o máximo de tempo de gravação possível com o seu artista de voz no mesmo dia, já que a voz pode mudar de dia para dia, e mesmo de manhã para a tarde.
  • Use um microfone externo de boa qualidade. Antes de gravar, verifique se o seu microfone está configurado corretamente e ajuste as configurações, se necessário.
  • Prepare sua voz para a gravação. Beba chá com limão antes de gravar para aprofundar e ‘limpar’ sua voz. Hidrate seus lábios para que eles não grudem e as palavras se formem corretamente ao falar.
  • Certifique-se de criar seu script de narração cedo no processo de desenvolvimento para reservar o tempo para edições.

Depois que seu trabalho de preparação for concluído, é hora de gravar seu VO e você poderá fazer isso diretamente no iSpring Suite. Ele tem um gravador de áudio integrado que permite gravar sua narração de áudio e sincronizá-lo facilmente com animações e transições nos slides. A ferramenta também fornece opções de edição, como cortar áudio, ajustar o volume, remover ruído e até silenciar uma seção inteira.

gravador de áudio integrado iSpring Suite

Se você estiver acostumado a gravar narrações com outra ferramenta ou apenas precisar adicionar algum som, você pode importar um arquivo de áudio existente com o iSpring Suite.

Importando um arquivo de áudio com o iSpring Suite

Vídeo

Com iSpring, você também pode importar ou gravar um vídeo. Ele inclui um estúdio de vídeo profissional que permite que você grave sua tela com webcam e áudio. Esta ferramenta tem todos os recursos necessários para fazer vídeos com aparência profissional. Por exemplo, você pode excluir fragmentos indesejados, adicionar títulos e legendas, inserir imagens e infográficos, ou criar efeitos de transição.

Gravador de tela do iSpring Suite

iSpring Suite é perfeitamente adequado para fazer vídeo-cursos completos e adicionar fragmentos de vídeo em lugares específicos em todo o seu curso. Por exemplo, adicione um vídeo para mostrar a seus novos contratados como usar software específicos, guie seus funcionários através de algum processo de trabalho, ou explique uma resposta incorreta em um questionário.

Passo 7. Adicione avaliações e verificações de conhecimento

Questionários e testes são as principais ferramentas para a verificação do conhecimento no e-learning. Eles permitem que você acompanhe o progresso dos seus funcionários e que você veja o que foi aprendido e o que não foi aprendido. Além disso, eles impulsionam o engajamento dos alunos e ajudam-os a reter novas informações por mais tempo. No entanto, nem todos os questionários são eficazes. Boas avaliações são aquelas que estão devidamente integradas ao curso ou a todo o processo de treinamento, são relevantes e bem escritas.

Muitos dos melhores designers instrucionais desenvolvem questões antes do resto do conteúdo de aprendizagem e depois constroem o conteúdo para responder essas questões. Você pode criar questionários com a ferramenta iSpring QuizMaker.

Ferramenta do Criação de Questionários iSpring

Ele tem 14 tipos de questões, incluindo Correspondência, Sequência, Ponto de Acesso, Preencher as Lacunas e Arraste e Solte.

Tipos de pergunta do iSpring QuizMaker

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer seus questionários ainda mais envolventes e funcionarem ainda melhor para você.

Ramificação

Ramificações criam um cenário não linear em seu questionário que leva a outro slide, dependendo da resposta do aluno. Por exemplo, quando um aluno responde a uma pergunta incorretamente, você os envia para um slide de informações para ver informações adicionais, enquanto aqueles que respondem correctamente avançam para a pergunta seguinte.

Ramificação no iSpring Suite

Vídeo e áudio

Com iSpring, você pode aprimorar um questionário com áudio e vídeo. Adicione vídeo/áudio às próprias questões; às respostas ou incorpore os recursos em um cenário de ramificação com slides de informações, como o mostrado abaixo.

Adicionando vídeo às perguntas no iSpring QuizMaker

Design do questionário

Para fazer com que o questionário pareça atraente e combine com a aparência geral do seu curso, você pode personalizar o design do slide. Defina a fonte, altere o layout e escolha um esquema de cores para a pergunta.

Configurando design do questionário no iSpring QuizMaker

Quando o questionário estiver pronto, você poderá facilmente compartilhá-lo com seus pares, colegas ou outras partes interessadas para obter feedback.

Nota: Se seus revisores não tiverem o iSpring Suite, você poderá publicar seu questionário no Word. Isto irá produzir um arquivo DOC com todas as perguntas, respostas e seus comentários no questionário. Suas partes interessadas poderão revisar o teste direto no Microsoft Word e enviá-lo de volta para você.

Publicando um questionário no Word no iSpring QuizMaker

Passo 8. Criar uma simulação de diálogo

Se você quiser que sua equipe de vendas, agentes de atendimento ao cliente ou quaisquer outros funcionários melhorem suas habilidades de comunicação, uma das melhores maneiras de fazê-lo é criar uma simulação de diálogo. Este é um exercício interativo que imita uma conversa real com uma pessoa e ajuda as pessoas a dominar as habilidades de comunicação em um ambiente livre de riscos – sem o risco de arruinar uma negociação ou prejudicar as relações com os clientes.

iSpring Suite inclui a ferramenta TalkMaster que permite que você faça simulações realistas de forma rápida e fácil. É assim que um diálogo sim criado com o iSpring parece:

A característica principal de uma simulação de conversa é seu cenário ramificado, onde cada decisão tem consequências. Funciona como uma comunicação real entre duas pessoas: dizer algo inapropriado e você irritará seu oponente; seja amigável e educado e ele refletirá seu sentimento.

Com o iSpring Suite, você pode construir uma árvore de diálogo – uma estrutura bem organizada que você pode manipular com um clique.

Construindo uma árvore de diálogo no iSpring TalkMaster

Para tornar uma simulação mais realista, você pode adicionar fundos, personagens para cada cena e adicionar vozes. Você pode fazer o upload das suas próprias imagens ou usar a coleção de arquivos incorporados. Uma ótima maneira de poupar tempo no desenvolvimento do curso é usar a Biblioteca de Conteúdos do iSpring, que oferece um grande conjunto de personagens de idades diferentes, grupos étnicos, profissões e uma enorme colecção de locais adequados para diferentes situações.

Biblioteca de Conteúdo iSpring

Passo 9. Aplicar melhores práticas de UI/UX

Mesmo que o conteúdo seja útil e interessante, o curso online não envolverá os alunos se parecer desleixado e sem graça. Para criar belos módulos de e-learning, você deve estar familiarizado com as noções de UI e UX. Felizmente, se você for criar online cursos com iSpring Suite, você não precisa ser um designer profissional – é suficiente saber as práticas principais de UI/UX. Mas primeiro, vamos nos aprofundar no que essas abreviações significam e como esses conceitos se comparam.

Simplificando, UI (design de interface do usuário) é o que torna um curso de e-learning visualmente atraente. Ele usa os princípios do design gráfico e da tipografia para dar vida ao UX (design de experiência do usuário). UX refere-se à forma como um módulo de e-learning parece para uma pessoa – foca na experiência, satisfação e usabilidade do aluno. Assim, usando a analogia do restaurante, “A interface do usuário é a mesa, cadeira, talher, copo e utensílios. O UX é tudo, desde a comida ao serviço, estacionamento, iluminação e música.” (Ken Norton, Parceiro no Google Ventures).

Diferença entre UX e UI

Como mencionado, com iSpring, você não precisa ser um guru de UX/UI. Você pode usar os modelos prontos a partir da biblioteca de conteúdo do iSpring e organizar vários blocos como um slide de título, capítulos e slides de informações na ordem que você quiser, e simplesmente preenche-los com seus textos e imagens. Também inclui ícones e objetos prontos.

Modelos prontos na Biblioteca de Conteúdo do iSpring

Passo 10. Assegure sua acessibilidade de conteúdo e prontidão para dispositivos móveis

Se você é uma agência governamental interessada em treinar funcionários online, ou qualquer outro negócio que vise tornar seu e-learning totalmente acessível para pessoas com deficiências, você precisa criar cursos que estejam em conformidade com a Seção 508. Isto faz parte do Ato de Reabilitação de 1973, que exige que todas as informações eletrônicas estejam disponíveis para as pessoas com deficiência.

Acessibilidade PPT

É conveniente preparar slides para seus cursos no PowerPoint já que a própria Microsoft oferece maneiras de tornar sua apresentação acessível para os alunos. Por exemplo, você pode usar um leitor de tela, texto alternativo e layouts integrados para imagens.

A Microsoft também fornece um verificador de acessibilidade integrado. Quando o verificador é usado, ele mostra uma lista de potenciais problemas de acessibilidade com sugestões sobre como resolvê-los. O criador do curso pode corrigir esses problemas para tornar os slides mais acessíveis para pessoas com deficiência.

Verificador de acessibilidade do PowerPoint

Seção 508 conteúdo compatível com iSpring Suite

Embora a verificação de Acessibilidade da Microsoft seja uma ótima opção, com iSpring Suite, você pode tornar cursos acessíveis para indivíduos com deficiência visual ainda mais rápido e fácil. Para criar conteúdo acessível, você não precisa desenvolver uma versão separada do seu curso, dominar uma nova ferramenta, ou até mesmo investir seu tempo em verificações – você apenas cria um curso no respectivo editor como você sempre faz, e marque uma única caixa de seleção.

Veja como um slide de curso e uma pergunta do questionário são visualizados em modos diferentes:

Prontos para dispositivos móveis

Cursos criados com iSpring Suite funcionam bem em qualquer dispositivo, incluindo PCs, Macs, tablets e smartphones. No entanto, antes de publicar o conteúdo, certifique-se de que ele é exibido perfeitamente em cada tipo de dispositivo. Você pode fazer isso em alguns cliques usando um modo de Pré-visualização.

Modo de pré-visualização no iSpring Suite

Ao terminar um curso, você talvez precise pensar sobre o tamanho do conteúdo que você está fornecendo, e se está comprimido para o nível em que o dispositivo do aluno pode facilmente processar. Você pode escolher predefinições que ajudem arquivos para vários níveis de compressão de imagem, áudio e vídeo. Isso ajudará você a encontrar um equilíbrio entre o tamanho do arquivo e a qualidade.

Ajustando qualidade de imagem e vídeo no iSpring Suite

Passo 11. Publique seu curso

Agora que você planejou, desenhou e desenvolveu seu conteúdo de e-learning, é hora de juntar tudo publicando seu curso.

iSpring permite que você publique conteúdo de várias maneiras: para Meu Computador, para iSpring Learn LMS, para outros EaDs, para iSpring Cloud, e para o YouTube.

Opções de publicação do iSpring Suite

Escolha HTML5 se você quiser tornar o curso acessível para visualização em um navegador e em qualquer dispositivo (computador, laptop, smartphone ou tablet). Salve seu conteúdo como vídeo se você quiser obter uma vídeo-aula no formato MP4. Ou publique seu curso em SCORM ou outro formato de e-learning que o seu EaD suporta para acompanhar a forma como seus alunos veem o conteúdo.

Publicando um curso de e-learning para um EaD

É isso. Esperamos que essas diretrizes e processos básicos de design instrucional ajudem você a desenvolver e-cursos melhores, mais envolventes e mais eficazes!

Se você ainda não verificou como é fácil e rápido construir conteúdo de aprendizado com iSpring Suite, obtenha um teste gratuito de 14 dias e experimente todos os seus grátis.

Sobre o especialista

Michael Sheyahshe,  Tecnólogo na alterNative Media

Michael Sheyahela é Artista, Autor, Desenvolvedor e Tecnológo na aNm. Ele tem mais de 2 décadas de experiência no design e desenvolvimento de mídia interativa, ferramentas, simulações e jogos para um mercado global, utilizando várias metodologias de e-learning.

Especialidades: Jogos sérios, modelagem 3d, 2d, design, layout, ilustração, simulação, design instrucional, realidade virtual aumentada e mista.

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