Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Com a pandemia do COVID-19 em acontecendo, muitas organizações e instituições educacionais se voltaram para o ensino à distância (e-learning). Nesses tempos difíceis, essa é a maneira mais segura e eficaz para as pessoas continuarem seus estudos. E é crucial ter as ferramentas certas para que os colaboradores e gerentes de treinamento, alunos e professores, estejam sempre conectados e tenham o material de aprendizagem necessário à mão.

Nesse artigo, abordaremos cinco tipos de ferramentas para e-learning que você pode considerar para fornecer a melhor experiência de aprendizagem possível aos seus alunos. Compartilhe-os nas redes sociais ou salve esse artigo para voltar mais tarde.

Sistemas de gestão de aprendizagem (LMSs)

Como você vai compartilhar o material do curso com seus alunos? Provavelmente, e-mails e bate-papos não são as melhores maneiras de se fazer isso. Um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) é o que vai salvar o dia. Um LMS facilita o gerenciamento e a distribuição de conteúdo educacional e automatiza o trabalho mais tedioso como avaliação, processamento de estatísticas e preparação de relatórios. Há um grande número de plataformas de e-learning no mercado e qual delas escolher é com você.

Aqui, podemos oferecer a você uma breve visão geral de 7 LMSs que são adequadas para o aprendizado à distância.

1. iSpring Learn

iSpring Learn

iSpring Learn é um LMS descomplicado baseado em nuvem que apresenta gerenciamento avançado de usuário e conteúdo, excelente capacidade de criação e um forte motor de relatórios. Você pode enviar um número ilimitado de materiais de treinamento, incluindo cursos SCORM, atribuir o conteúdo aos seus alunos e acompanhar os resultados. A plataforma também permite que você crie cursos simples direto em um navegador com uma ferramenta integrada e crie cursos interativos engajantes, questionários e vídeos de apresentador com a ferramenta de criação iSpring Suite que vem com o LMS gratuitamente. iSpring Learn também é uma boa opção para o aprendizado híbrido. Você pode realizar sessões de treinamento virtual por meio da integração do Zoom, agendar eventos online e treinamento em sala de aula no calendário.

Preço: a pedido.

2. Adobe Captivate Prime

Adobe Captivate Prime

Adobe Captivate Prime é um LMS que é apreciado pelo gerenciamento de habilidades e relatórios detalhados. Ao contrário de muitas plataformas, ele permite criar e gerenciar grupos externos – para o treinamento de parceiros de negócios, por exemplo. O LMS também se destaca por suas extensas capacidades de aprendizagem social. Ele permite que os alunos não apenas discutam o conteúdo em fóruns de discussão específicos do curso, mas também gravem o conteúdo de vídeo e áudio diretamente na plataforma e compartilhe-o com seus pares.

Preço: O preço depende do número máximo de alunos que podem entrar no LMS a cada mês e começa em $ 4/aluno/mês. No entanto, você precisará entrar em contato com o fornecedor para saber o preço exato.

3. Litmos

SAP Litmos

Litmos é uma plataforma de treinamento que inclui um sistema de gerenciamento de aprendizagem e um catálogo de cursos que oferece uma coleção de cursos baseados em vídeo sobre vários temas, incluindo compliance, gestão de projetos e desenvolvimento pessoal. Ele também é bem interessante em termos de criação de conteúdo – você pode criar questionários e pesquisas, criar páginas de texto com informações, incorporar conteúdo de outros sites, fazer avaliações de vídeo e montar cursos a partir de arquivos existentes.

Preço: a pedido.

4. TalentLMS

TalentLMS

TalentLMS é uma plataforma intuitiva, completa com e-commerce, xAPI, cmi5, Aiken & Gift, suporte Watershed LRS e integração Zapier. Você pode criar cursos simples montando diferentes tipos de conteúdo como vídeos, slides PPT e pacotes SCORM e incluir questionários e atribuí-los aos seus alunos ou vendê-los online diretamente do LMS. Para aprimorar a funcionalidade do sistema, você pode habilitar integrações com centenas de serviços de terceiros, como Zoom, Slack e Google Calendar.

Preço: O nível inicial começa em 69 $/usuário/mês para até 40 usuários. Há também um plano gratuito limitado a 5 usuários e 10 cursos.

5. LearnUpon

LearnUpon é um LMS visualmente atraente igualmente conveniente para o treinamento de colaboradores, parceiros e clientes. Ao contrário de seus muitos concorrentes, ele permite que você crie vários portais de aprendizagem com designs diferentes para educar vários grupos de alunos em ambientes separados. Ele também se integra com o Salesforce, então se sua empresa usar este CRM, você pode conectar facilmente os dois sistemas e incorporar o LearnUpon no seu painel de usuário do Salesforce para fornecer treinamento em uma configuração familiar.

Preço: a pedido.

6. Moodle

Moodle é um LMS gratuito e de código aberto que é usado mais amplamente por escolas K-12 (ensino fundamental) e instituições de ensino superior. Ele permite que você crie cursos online combinando vários tipos de materiais de aprendizado, gerencie salas de aula virtuais e acompanhe as notas, as conclusões do curso, as atividades dos alunos e as competências. Para melhorar a capacidade do LMS, você pode usar plugins do Moodle cobrindo vários aspectos do aprendizado, desde a criação de curso até uma melhor experiência e envolvimento do usuário.

Preço: Moodle é gratuito para baixar, mas você precisará de hospedagem, o que vem com custos adicionais. Você pode encontrar um provedor por conta própria ou comprar um dos planos Premium que dão acesso ao servidor Moodle Cloud. O plano Starter é adequado para uma turma e custa 120 $/ano.

7. Sakai

Sakai

Sakai é um LMS gratuito que é projetado principalmente para instituições de ensino superior. Ele inclui todas as ferramentas padrão de e-learning, ensino e colaboração disponíveis hoje em dia em plataformas de aprendizado. O sistema também possui uma extensa lista de integrações de LTI e API com apps de terceiros como BigBlueButton, Office 365, SCORM Cloud, e WordPress e tem uma ampla variedade de ferramentas específicas para o Sakai, criadas por membros da comunidade e, em seguida, fornecidas como componentes complementares.

Preço: Sakai é gratuito, mas você precisa considerar as despesas de hospedagem.

Ferramentas de criação de cursos

Que tipo de materiais de aprendizagem você vai usar durante seu período de aprendizagem à distância? Documentos Word e arquivos PDF são modalidades desatualizadas que não permitirão que você saiba se um aluno os estudou ou não. Com ferramentas de criação modernas, você pode criar cursos, questionários, e as simulações que irão engajar os alunos e (juntamente com um LMS) deixam você ver o quão bem eles estão estudando. A propósito, alguns LMSs que mencionamos acima vêm com ferramentas de criação incorporadas, mas normalmente elas são muito básicas. Aqui estão alguns softwares de criação autônomos projetados exclusivamente para a produção de aprendizagem digital.

8. iSpring Suite

iSpring Suite Max

iSpring Suite é uma ferramenta fácil de usar projetada para criar cursos para e-learning. Ele permite que você crie cursos avançados de e-learning, questionários e vídeo apresentações em uma interface PPT familiar sem nenhum treinamento especial. Com iSpring, você pode criar cursos de e-learning do zero ou transformar apresentações PPT existentes em cursos online com apenas alguns cliques.

Preço: R$ 4.700 por autor/ano. Avaliação gratuita de 14 dias.

9. Articulate 360

Articulate 360 é um grande complexo de software que consiste em nove ferramentas para e-learning, das quais duas são apps de criação premiados. Com o Storyline 360, você pode desenvolver cursos baseados em slides com narração de áudio/vídeo, animações, questionários e gravações de tela. Com o Rise 360, você pode criar cursos totalmente responsivos com interações e questionários em um navegador web. Articulate 360 também inclui uma biblioteca de recursos visuais que você pode inserir em seus cursos: recortes de pessoas, fundos, banco de imagens e vídeos.

Preços: O plano Teams custa $1.399/ano (assinatura de 1 ano para apps de criação de cursos, banco de conteúdos, app de Revisão e treinamento online incluídos).

10. Adobe Captivate

Adobe Captivate é uma ferramenta de criação para e-learning rico em recursos que oferece ótimas opções de personalização e é perfeitamente adequado para criar cursos interativos complexos. Ele também possui algumas funcionalidades avançadas exclusivas, como um criador de conteúdo VR (realidade virtual), um criador de simulação de software e a ferramenta Adobe PhoneGap que pode exportar seu curso para um app móvel para iOS/Android. No entanto, o Captivate tem um tradicional design de estilo linear que pode parecer bastante confuso para muitos usuários.

Preço: R$ 145.00/mês (assinatura anual) + impostos.

11. Elucidat

Elucidat

Elucidat é uma ferramenta de criação de curso baseada em nuvem que permite criar cursos online. Você pode criar cursos a partir de vários modelos e controlar elementos de marca, como logotipos, fontes da web e cores em vários projetos em apenas um painel. Além da criação de cursos e controle de marca, o Elucidat também oferece gerenciamento de conteúdo com uma biblioteca de mídia integrada, localização de conteúdo em vários idiomas e painéis analíticos de dados e relatórios.

Preço: Para saber os preços, você precisará entrar em contato com o fornecedor.

12. Lectora

Lectora

Lectora tem sido usada para a criação de cursos de e-learning há muito tempo. É um conjunto de ferramentas para e-learning projetado para atender às diferentes necessidades dos desenvolvedores de cursos, desde a criação de cursos simples baseados em slides até a criação de projetos personalizados complexos. Há também uma versão baseada na nuvem chamada Lectora Online, que permite criar conteúdo de e-learning totalmente responsivo. A ferramenta vem com a eLearning Brothers Asset Library que permite pesquisar rapidamente mais de 120 milhões de recursos criativos.

Preço: $1.299/ano (Lectora Online, a versão para desktop, ReviewLinkTM e AssetLibrary incluídos).

13. Camtasia

Camtasia

Camtasia é um poderoso software para criar conteúdo de aprendizagem baseado em vídeo. Ele permite que você capture sua tela e inclua a entrada de webcam. Você também pode gravar áudio ou escolher faixas prontas da biblioteca de música livre de royalties e efeitos sonoros para seu vídeo. Camtasia oferece um conjunto completo de ferramentas de edição, bem como animações e efeitos de vídeo. Para engajar seus alunos e avaliar seus resultados de aprendizagem, você pode adicionar questionários interativos aos seus videotutoriais.

Preço: $299.99 por usuário

14. Adapt

Adapt

Adapt é uma ferramenta de e-learning para criar cursos de código aberto que cria cursos HTML5 totalmente responsivos e multidispositivos, com um design de rolagem. A ferramenta é construída em uma estrutura modular e você pode ampliar sua funcionalidade através de plugins. Existem quatro tipos de plugins disponíveis – componentes, extensões, menus e temas. Por exemplo, você pode criar as extensões apropriadas para realizar questionários e acompanhar os resultados do aluno. No entanto, você precisa ter um conhecimento técnico para fazer alguns plugins funcionarem. Além disso, é muito difícil para uma pessoa sem conhecimento técnico instalar o Adapt.

Preço: Gratuito

15. dominKnow | ONE

dominKnow | ONE é um poderoso sistema de criação baseado em nuvem que permite que você construa diferentes tipos de conteúdo de treinamento: cursos de e-learning, jogos, infográficos, uma base de conhecimento e simulações de software. O software torna o processo de criação de conteúdo mais fácil com modelos prontos, recursos de estoque, uma biblioteca central para compartilhamento e reutilização de conteúdo em projetos e colaboração e revisão em tempo real.

Preço: O plano Team custa $1.497/ano/autor.

Software de sala de aula virtual

Este tipo de ferramentas de e-learning é particularmente necessário para escolas, faculdades e universidades. Ele replica a experiência de uma sala de aula física e fornece um grande potencial para interatividade. Em um ambiente virtual, os educadores podem ministrar aulas ao vivo utilizando videoconferência, quadro brancos online e compartilhamento de tela. Os alunos, por sua vez, podem levantar a mão para perguntar e responder às perguntas, assim como na sala de aula real. Aqui estão cinco das soluções mais comumente usadas na sala de aula virtual.

16. WizIQ

WizIQ

WizIQ é uma solução de entrega de aprendizagem online ponta a ponta que apresenta uma sala de aula virtual, um criador de cursos baseado em nuvem com criação de cursos ilimitada e capacidade de envio de conteúdo e um app móvel para alunos. A sala de aula virtual do WizIQ permite que você eduque seus alunos online com transmissão de alta resolução, áudio sem eco e ferramentas como quadro branco online, enquetes e chat ao vivo. Você também pode criar cursos enviando e combinando vários tipos de materiais de aprendizagem e criar testes.

Preço: a pedido.

17. VEDAMO

VEDAMO

VEDAMO é uma ferramenta para e-learning colaborativa com um quadro branco, salas de grupo de discussão, e capacidades de compartilhamento de tela para conduzir sessões online de ensino/treinamento ao vivo, independentemente da sua localização. Você também pode compartilhar diferentes materiais multimídia e vídeos do YouTube, e criar e reutilizar modelos de conteúdo. VEDAMO também oferece uma solução LMS para a criação e gerenciamento de atividades de aprendizagem online e híbridas.

Preço: O Plano de Sala Virtual (um LMS não está incluído) custa a partir de $25/mês. O plano LMS inclui sessões de sala de aula virtual ilimitadas e custa $43/mês para 25 usuários.

18. Newrow Smart

Newrow Smart

Newrow Smart é outro software de sala de aula virtual projetado para instruções online. Ele permite que você mantenha os alunos focados e engajados com áudio e vídeo de alta qualidade e em tempo real, uma interface intuitiva e um conjunto de ferramentas colaborativas. Este último inclui um quadro branco digital, gravação em nuvem, compartilhamento de tela, salas de grupos de discussão, anotações em tempo real, questionários ao vivo e armazenamento em nuvem.

Preço: É gratuito para usar – para organizar reuniões de até 10 participantes. Os planos pagos começam em $19/mês ou $45/mês para até 100 participantes e um conjunto limitado de opções.

19. LearnCube

LearnCube

LearnCube é uma ferramenta de sala de aula virtual criada especificamente para as necessidades dos professores para ensinar online de forma eficaz. Ele possui uma ampla gama de recursos para sala de aula, como quadro branco, anotações em tempo real, compartilhamento de arquivos, compartilhamento nativo de tela, agendamento de aula e controles do professor. Além disso, ele oferece um conjunto de ferramentas para assuntos específicos: ferramentas matemáticas, ferramentas de química, ferramentas de física, réguas, uma bússola interativa e ferramentas específicas de idioma.

Preço: Começa em $14/mês ou $168 pagos anualmente para 1 conta de professor e até 8 alunos por aula. Há também um plano gratuito para uma conta de professor e aulas ilimitadas de 1:1.

20. Blackboard Collaborate

Blackboard Collaborate

Blackboard Collaborate é uma solução virtual de sala de aula projetada para atender suas necessidades online de ensino e webconferência permitindo que você se conecte com um aluno ou com uma turma inteira. Ele fornece webconferências feitas pelo navegador, anotações e texto em tempo real, bate-papo instantâneo e conveniente, um quadro branco interativo, compartilhamento de arquivos simples e rápido e integração com o LMS Blackboard Learn.

Preço: Não disponível no site do Blackboard Collaborate.

Ferramentas de webconferência e webinar

Em termos de treinamento empresarial, o software de sala de aula virtual pode não ser uma opção vital. As ferramentas de e-learning para criar videoconferência e webinar podem ser suficientes para promover um ambiente de aprendizagem. É claro que elas não possuem alguns recursos de interatividade, mas permitem que educadores e alunos permaneçam conectados e colaborem em um ambiente online em tempo real e permite acomodar centenas de participantes ao mesmo tempo, o que é impossível com software de sala de aula virtual. Confira as três soluções mais populares.

21. Zoom Meetings

Zoom Meetings

Zoom Meetings é um software que simplifica a videoconferência e o envio de mensagens em qualquer dispositivo. Ele traz vídeo HD e áudio de alta qualidade para suas reuniões com suporte para até 1.000 participantes em vídeo e 49 vídeos na tela. Os participantes podem compartilhar telas, fazer anotações e conversar uns com os outros. O software também fornece ferramentas como filtros, reações, enquetes e levantamento de mãos para tornar as reuniões mais envolventes.

Preço: Há um plano gratuito para reuniões pessoais. Os planos premium começam a partir de $149.90/ano para reuniões em grupo e até 100 participantes.

22. Google Meet

Google Meet é um software de reunião que está incluído no Google Workplace. O número de participantes que você pode hospedar em sua videoconferência varia de acordo com o plano que você comprou. Os usuários podem participar de reuniões a partir de um evento do Calendário, um convite de e-mail ou diretamente do Gmail. As reuniões organizadas pelos usuários do Google Workspace também criam um número de telefone, para que todos os convidados possam entrar rapidamente com um toque do seu smartphone.

Preço: Planos do Google Workspace começam em $6/usuário/mês para Business Starter (incluindo reuniões por vídeos com 100 participantes).

23. WebinarNinja

WebinarNinja

WebinarNinja é uma plataforma de webinar completa que permite que você faça webinars ao vivo, automatizados, híbridos e em série. Além de funções orientadas para webinar, como apresentação ao vivo e interação com seu público, compartilhamento de tela e slides e realização de enquetes e perguntas e respostas durante uma sessão, ele também permite que você configure uma programação, envie e-mails de confirmação e lembrete para seus inscritos, crie inscrições e páginas de agradecimento usando modelos prontos para uso e medindo as taxas de conversão e frequência.

Preço: Começa a partir de $199/mês (cobrados anualmente) para 300 participantes ao vivo do webinar e participantes registrados ilimitados.

Ferramentas de aprendizagem móvel

Esses são programas de software de aprendizagem à distância que tornam o processo educacional ainda mais conveniente e envolvente. Nós compilamos uma coleção de ferramentas de e-learning que são projetadas para criar conteúdo que pode ser visualizado em dispositivos móveis. Com essas ferramentas, a aprendizagem está sempre ao seu alcance – tomando uma xícara de café ou na fila do banco. Aqui estão sete soluções que você pode gostar.

24. iSpring Page

iSpring Page

iSpring Page é uma ferramenta de e-learning para criar cursos de microaprendizagem adaptáveis que funcionam bem em dispositivos móveis. Você pode criar módulos de microaprendizado diretamente em seu navegador em poucos minutos. Basta colar o texto no editor e inserir fotos e vídeos. Você também pode adicionar verificações de conhecimento para que os alunos saibam o quão bem eles entenderam o material e melhorar a retenção.

Preço: $97/ano para 1 autor

25. EduMe

EduMe

EduMe é uma plataforma de treinamento e engajamento de colaboradores móvel que permite criar módulos de microaprendizado com imagens, vídeos, flashcards e pesquisas, atribuir o conteúdo aos alunos e acompanhar as taxas de conclusão e aprovação, bem como o desempenho individual e da equipe. O EduMe se integra com vários softwares – eles podem ser conectados com seu HCM ou CRM, por exemplo.

Preço: Não listado no site do fornecedor.

26. Master-O

Master-O

Master-O apresenta-se como uma solução de aprimoramento de habilidades formal e focada. Ele permite que você crie conteúdo de aprendizado sob a forma de Micro-habilidades. Você pode recompactar seu conteúdo de aprendizagem SCORM ou xAPI existente em Micro-habilidades, usar design de jogos para uma aprendizagem eficaz e engajar os alunos usando gamificação. Há também uma biblioteca embutida que contém Micro-habilidades sobre vendas, conhecimento de produtos, atendimento ao cliente e desenvolvimento de liderança.

Preço: Disponível apenas através de uma cotação.

27. ShotClasses

ShotClasses

ShotClasses é uma plataforma de microaprendizado móvel que permite criar microaulas rapidamente a partir de slides PPT, Arquivos PDF, pacotes SCORM e vídeos do YouTube, criar questionários e coletar feedback dos colaboradores sobre o treinamento. Ele também possui atribuição inteligente – pode distribuir turmas usando metatags baseadas em funções dos colaboradores, geografia, produto em que trabalha, etc., e gera relatórios intuitivos para rastrear o progresso do aprendizado.

Preço: Disponível mediante solicitação.

28. TalentCards

TalentCards

TalentCards é um app de aprendizagem móvel que ajuda você a fornecer treinamento em pequenos blocos de informações usando uma abordagem de microaprendizado. Você pode criar cartões de aprendizagem fáceis de seguir que seus alunos podem acessar em seus smartphones, verificar como eles absorveram seus treinamentos com questionários e, em seguida, acompanhar sua atividade, progresso e conclusão com relatórios simples.

Preço: Inicia em $ 50/mês para até 50 alunos. Há também uma versão gratuita para até 5 usuários.

29. Kahoot!

Kahoot!

Kahoot! é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos projetada para a criação de “kahoots”, que são questionários de múltipla escolha. Você pode criar kahoots em minutos, ou escolher entre mais de 40 milhões de jogos prontos para jogar, atribua-os como parte do aprendizado à distância ou para revisão e avaliação formativa na turma e monitore o seu desempenho. Os alunos podem jogar kahoots diretamente no seu app móvel nativo.

Preço: Começa a partir de $ 17 por organizador e até 20 jogadores por mês ($ 204 se faturado anualmente).

30. QuizGame

QuizGame afirma ser uma ferramenta de treinamento que permite a prática da recuperação do conhecimento de uma forma lúdica. Ele fornece uma variedade de modelos de jogos (Prison Break, Do or Die, The Big Escape e outros). Você só precisa enviar suas perguntas, atribuir jogos aos alunos, deixar que eles joguem e, em seguida, analisar os resultados com a ajuda dos relatórios.

Preço: Não há nenhuma informação sobre preço no site do QuizGame.

Conclusão

Todas as ferramentas abordadas neste artigo são ótimas ferramentas para e-learning. Analise seus objetivos de e-learning e determine seus requisitos para escolher a ferramenta de treinamento mais apropriada. Teste suas soluções preferidas antes de tomar uma decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta de e-learning para criar cursos online
Saber mais