Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Para tornar sua escolha um pouco menos confusa, comparamos as características distintas de cada ferramentas de criação. Então, vamos escolher!

Tabela de comparação

 iSpring Suite                                            Articulate 360Adobe Captivate
Tipo de soluçãoKit de ferramentas completo com base em PowerPoint para um início rápido na criação de conteúdo de e-learning.

Ele contém módulos para diferentes tipos de treinamento, que permitem que você se concentre na criação de conteúdo de aprendizado sem dominar a interface ou o ajuste manual.

Conjunto de nove ferramentas para implantar um ambiente de criação em grande escala.

Inclui ferramentas para a criação de qualquer tipo de materiais de aprendizagem, desde simples textos a desenvolvimento colaborativo de cursos interativos complexos.

Solução independente de criação de e-learning para a criação de cursos complexos e interativos prontos para uso em dispositivo móvel.

Esta ferramenta fornece amplo controle sobre a experiência móvel e grandes capacidades para criar projetos VR, vídeos interativos e simulações de software.

Principais VantagensQualquer um que tenha criado apresentações no PowerPoint pode começar facilmente a usar o iSpring Suite.

Ele tem um editor de simulação de conversa integrado.

Os cursos funcionam sem problemas em qualquer dispositivo.

Permite que você crie cursos com poucos cliques.

Inclui soluções para a maioria das tarefas de e-learning.

Alguns componentes do kit de ferramentas são úteis para iniciantes em e-learning, enquanto especialistas podem criar coisas mais complexas.

Permite que você crie quase todos os tipos de conteúdo de e-learning totalmente responsivo.

Inclui ferramentas para experiências de aprendizado imersivo com VR, interatividade e ativos de mídia 360°.

Tem um editor de simulação de software.

Melhor adequado para…– Aqueles que têm um prazo de entrega;

– Aqueles que desenvolvem os cursos sozinhos;

– Aqueles que precisam transformar apresentações pré-existentes no PowerPoint, Word e documentos PDF em e-cursos.

– Aqueles que desenvolvem cursos como terceirizados;

– Aqueles que têm grandes departamentos de treinamento;

– Aqueles que têm um entendimento básico de programação (preferencialmente).

– Desenvolvedores avançados;

– Aqueles que precisam ensinar como usar software;

– Aqueles que desenvolvem cursos como terceirizados;

– Aqueles que têm um entendimento básico de programação (preferencialmente).

1. iSpring Suite

Classificação: 4.7/5 – 296 avaliações (G2 Crowd)

Promessa do fornecedor: “Criar conteúdo de e-learning dinâmico, envolvente e responsivo em tempo recorde”. Nenhum treinamento necessário para começar!”

iSpring Suite Full Service

iSpring Suite é uma solução completa de e-learning para uma rápida criação que inclui serviços adicionais para uma criação confortável. Entre estas, há uma enorme coleção de ativos de e-learning profissionais, um serviço de compartilhamento em nuvem, e, além disso, um ano de suporte prioritário em tempo real.

O editor principal, iSpring Suite, funciona como um complemento do PowerPoint, o que o torna muito fácil de usar. Depois de instalar o programa, você verá uma nova aba na barra de ferramentas do PowerPoint.

barra de ferramentas do iSpring Suite

O kit de ferramentas inclui módulos especiais para diferentes tipos de tarefas de treinamento. Há um criador de questionários para criar avaliações, um editor de áudio e vídeo para gerenciar vídeo palestras e capturas de tela, e uma ferramenta de simulação de conversa para dominar habilidades de comunicação. Você pode tornar seu conteúdo de aprendizado mais visual com interações. Há um conjunto completo de modelos de interação prontos para criar glossários, catálogos, cronogramas, referências e FAQs.

Graças a todos eles, você pode se concentrar no desenvolvimento de conteúdo e evitar configurar manualmente elementos interativos complexos. Todo o trabalho árduo já foi feito para você. Para tornar o processo de criação de cursos ainda mais rápido, você pode usar os recursos visuais da Biblioteca de Conteúdos. Há uma enorme coleção de recursos de e-learning, incluindo 68,000 fotos de personagens.

O iSpring Suite é a maneira mais fácil e rápida de colocar online as instruções oficiais, manuais e livros didáticos de uma empresa. Se você já tem apresentações em PPT, você pode transformá-las em e-cursos em apenas alguns cliques. Você também pode converter rapidamente seus documentos Word e PDF em e-books interativos com um efeito de paginação realista.

O iSpring Suite oferece adaptação automática de cursos para dispositivos móveis. Você não precisa criar versões diferentes de cursos para smartphones, tablets, e PCs. Uma vez prontos, seus cursos funcionarão bem em praticamente todos os dispositivos.

Aqui você pode ver um exemplo de um curso online em inglês criado com o iSpring Suite:

Curva de aprendizado

A maioria dos designers instrucionais valorizam o iSpring Suite por sua perfeita integração com o PowerPoint e sua facilidade de uso. Se você já criou apresentações, poderá começar imediatamente a usar todos os recursos da ferramenta e produzir conteúdo sem precisar entrar em contato com especialistas em tecnologia ou fazer treinamento. No entanto, apesar da sua facilidade de uso, o iSpring Suite permite aos usuários criar cenários complexos, se a situação assim o exigir.​ 

Preço

iSpring Suite Full Service custa R$ 4.7000 por ano/R$ 2.700 por 6 meses.

O que está incluído:

  • 1 ano de assinatura do iSpring Suite
  • 1 ano de assinatura da Biblioteca de Conteúdo com mais de 68.000 modelos e personagens.
  • 1 ano de assinatura do iSpring Cloud, uma nuvem pessoal para compartilhamento seguro de conteúdo
  • 1 ano de Suporte Prioritário para obter respostas qualificadas em tempo real via telefone ou bate-papo ao vivo
  • 1 ano de atualizações ilimitadas

Teste grátis

Você pode desfrutar de toda a funcionalidade do iSpring Suite com um teste de 14 dias sem gastar um centavo.

Pros y Contras do iSpring Suite

Obtenha um teste grátis ->

2. Articulate 360

Classificação: 4.5/5 – 68 avaliações (G2 Crowd)

Promessa do fornecedor: “Obtenha tudo o que você precisa para criar o e-learning.”

Articulate 360

O “360” no nome sugere que este é um solução completa para qualquer caso de uso, e isso não está longe da verdade. O Articulate 360 é um pacote de nove ferramentas, três das quais são projetadas especialmente para a criação do curso: Studio 360, Storyline 360 e Rise.

Todos os componentes são diferentes em suas funcionalidades:

  • O Rise é um serviço muito fácil baseado na web para fazer cursos prontos para dispositivos móveis. Você pode criar aulas personalizadas combinando diferentes blocos de aprendizagem. Mas ainda assim tem uma funcionalidade bastante limitada.
  • O Studio 360 é um complemento do PowerPoint. Ele combina três ferramentas: Quizmaker 360 para criar testes e pesquisas, Presenter 360 para converter apresentações PPT em e-cursos e Engage 360 para criar interações.
  • O Storyline 360 é uma ferramenta autônoma mais avançada. Sua interface é um pouco parecida com o PowerPoint, mas não o representa em sua capacidade total. Por um lado, você não está limitado pela lógica do PPT e tem mais oportunidades para personalizar seu conteúdo de e-learning. Mas, por outro lado, você precisa de muito mais tempo para criar cursos, já que tudo o que você adiciona semi-automaticamente no PowerPoint, no Articulate Storyline você deve criar manualmente.

Por exemplo, o Articulate 360 não inclui um simulador de conversas especializado, embora tenha todas as capacidades para fazer simulações de diálogo. No entanto, para fazer isso, você precisa trabalhar detalhadamente com camadas e estados de objetos e gastar muito tempo na aprendizagem, e em seguida ajustando, configurando e testando.

Como o iSpring Suite, o Articulate 360 tem um conjunto completo de ferramentas para adicionar objetos diferentes aos slides, assim como uma Biblioteca de Conteúdo, que é uma coleção de modelos de cursos, planos de fundo, personagens, controles e ícones. Ele inclui menos ativos projetados profissionalmente, mas dá acesso a mais de 4,5 milhões de fotos, ilustrações, ícones e até vídeos de banco de imagens.

O Articulate 360 suporta HTML5, que é o padrão para aprendizagem móvel. Graças a um player adaptável, os cursos criados com esta ferramenta funcionam perfeitamente em qualquer dispositivo.

Curva de aprendizado

O Articulate 360 é uma ferramenta robusta que tem enormes recursos de criação de conteúdo, mas leva muito tempo para explorar todos eles. Portanto, se você não estiver pronto para investir tempo em treinamento, a eficiência da criação pode ser limitada.

Este kit de ferramentas múltipla funciona muito bem para grandes departamentos de e-learning onde há todos os níveis de desenvolvedores, tanto iniciante quanto especialista, e todos os níveis de complexidade de curso são necessários. A desvantagem para aqueles que provavelmente não precisam de todas essas ferramentas é que você ainda terá que comprar o conjunto inteiro. 

Preço

O preço individual é de $ 1.099/ano, e para equipes, $1.399/ano.

O que está incluído:

  • 1 ano de assinatura do Storyline 360 (uma ferramenta de autoria autônoma)
  • 1 ano de assinatura do Studio 360 (um complemento do PowerPoint)
  • 1 ano de assinatura do Rise (um serviço web para fazer cursos móveis simples)
  • 1 ano de assinatura do Preso, Peek, Replay 360 (ferramentas para gravação e edição de vídeo)
  • 1 ano de assinatura do Articulate Review (um serviço para a colaboração)
  • 1 ano de acesso à biblioteca de conteúdo
  • 1 ano de assinatura para os titulares de licenças de equipe para bate-papo e suporte por e-mail.

Teste grátis

Você pode testar o Articulate 360 de graça por 60 dias.

Pros y Contras do Articulate 360

3. Adobe Captivate 2019

Classificação: 3.8/5 – 156 avaliações (G2 Crowd)

Promessa do fornecedor: “Conquiste novos cenários de aprendizagem com uma ferramenta de criação inteligente que lhe permite criar todo tipo de conteúdo de e-learning totalmente responsivo.”

Adobe Captivate 2019

O Adobe Captivate é uma solução autônoma de criação de e-learning que é adequada tanto para a resolução de tarefas simples de treinamento (criação de uma apresentação ou teste) quanto para o desenvolvimento de cursos interativos complexos. Possui capacidades robustas para criar projetos de Realidade Virtual (VR), e fazer vídeos interativos e vídeos em HD de qualidade de estúdio, gravando simultaneamente webcam e conteúdo na tela.

Não há nenhuma ferramenta especial para construir simulações de conversas no Adobe Captivate mas inclui um módulo que lhe permite gerar simulações de software com a ajuda de efeitos, ativadores e configurações de slide. Certamente, ele exigirá algumas habilidades e tempo. Uma ampla variedade de interações é outro ponto forte do kit de ferramentas. Você pode tornar o e-learning divertido com atividades de arrastar-e-soltar, quebra-cabeças, jogos e outras interações.

Os detentores de licenças do Captivate podem encontrar imagens, recortes de pessoas, temas, cenários, ambientes VR, interações e outros ativos para a criação de conteúdo de e-learning, no Adobe Stock e em sua Biblioteca de Conteúdos.

Um dos principais focos deste kit de ferramentas é a criação de cursos móveis, com uma funcionalidade que te permite personalizar o conteúdo dos cursos para todos os tipos de dispositivos e tamanhos de tela. Dado esse fato, existem algumas características únicas cujo objetivo é criar uma melhor experiência móvel. Por exemplo, a ferramenta suporta geolocalização e tem variáveis especiais que podem ser usadas em seu curso móvel. Por exemplo, em cursos de geografia, você pode mostrar aos alunos o símbolo da cidade onde eles vivem.

Curva de aprendizado

O Adobe Captivate é uma ferramenta poderosa que usa tecnologias novas e prontas para o futuro. Possui excelentes recursos para oferecer experiências de aprendizagem progressivas, mas vem com uma curva de aprendizagem íngreme. Embora haja muitos tutoriais em vídeo, você precisa de treinamento para poder tirar proveito de todos os seus recursos.

O Captivate é mais adequado para designers de e-learning experientes do que para iniciantes ou especialistas em nível intermediário. Vale a pena comprar somente se você ou sua empresa precisarem criar cursos complexos e estiverem prontos para dedicar muito tempo ao treinamento.

Preço

Você pode comprar uma licença vitalícia por $1,299.

O Adobe Captivate também está disponível por assinatura. Você pode assinar por R$ 145 / mês (compromisso anual e pagamentos mensais necessários; a rescisão antecipada implicará uma taxa de cancelamento).

O que está incluído:

  • 1 mês de assinatura do Adobe Captivate
  • 1 mês de acesso à biblioteca de conteúdo
  • 1 mês de atualizações ilimitadas.

Teste grátis

Você pode baixar e instalar uma versão de teste gratuita de 30 dias do Adobe Captivate.

Pros y Contras do Adobe Captivate

Para concluir

Ferramentas autônomas de criação de e-learning como Adobe Captivate e Articulate 360 tradicionalmente oferecem recursos mais profundos para criar interações personalizadas através de conceitos de programação como variáveis e estados do sistema.

Ao contrário das ferramentas autônomos, existem ferramentas que se integram diretamente no PowerPoint, e o iSpring Suite é o melhor exemplo delas. A funcionalidade central do PowerPoint é bastante adequada para a maioria dos casos de uso, e o software é familiar para a maioria dos usuários.

Não importa qual você prefere, certifique-se de aproveitar a ferramenta que está usando. Se sua experiência de criação estiver causando dores de cabeça e o força a lidar com problemas técnicos em vez de criar conteúdo de aprendizado interessante, talvez seja uma melhor opção tentar outro instrumento.

Todas as ferramentas mencionadas aqui oferecem testes gratuitos, por isso convidamos você a investigar e descobrir a melhor ferramenta para você! Se você quer produzir conteúdo sem consultar especialistas em tecnologia e gastar tempo em treinamento, comece com um teste de 14 dias do iSpring Suite e explore todas os seus recursos agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta
de autoria
de e-learning
Saber mais