image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml Como divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudarComo divulgar seu curso online: 25 ideias que irão te ajudar

Maya é uma especialista em culinária. Ela sabe como fazer um molho de queijo cheddar perfeito, onde comprar os ovos mais frescos e por que é importante manter a temperatura certa na cozinha. Maya criou um curso online sobre culinária e mal pode esperar para compartilhar seu conhecimento online.

O único problema é que Maya é uma especialista em culinária, não em marketing. Como ela pode promover seu curso na web? Onde ela encontra o público correto? Como ela pode dobrar suas vendas para se aproximar do seu sonho de comprar uma pequena padaria no centro da cidade?

Neste artigo, reunimos 25 maneiras fáceis e eficazes de divulgar um curso online, mesmo sem nenhuma experiência prévia com marketing digital.

Como divulgar um curso online através de SEO

Primeiro, coloque-se no lugar de seus clientes — onde você pesquisaria conteúdo útil e interessante? Isso mesmo, no Google. É por isso que é muito importante informar ao Google sobre do que seu curso se trata, que assuntos ele cobre e por que será útil para as pessoas. É chamado de SEO, da sigla em inglês para otimização do mecanismo de pesquisa. Aqui está o que você pode fazer para atrair mais tráfego dos mecanismos de busca.

1. Realize uma pesquisa de palavras-chave

Palavras-chave (ou keywords) são palavras e frases que seus compradores em potencial irão digitar nos mecanismos de pesquisa para encontrar o curso que estão procurando. Pergunte a si mesmo que termos eles usariam para encontrar seu curso. Por exemplo, os clientes de Maya provavelmente iriam pesquisar “curso de culinária online” ou “aprender a cozinhar online”.

Faça uma lista de todas as palavras-chave possíveis. Se você tiver cursos sobre diferentes tópicos, agrupe palavras-chave relacionadas, por exemplo, “sobremesas artesanais” ou “cozinhar um bife em casa”. Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar, desde o Google’s Keyword Planner até ferramentas especializadas como SEMrush e Moz’s Keyword Explorer.

Assim que sua lista estiver pronta, você pode digitar as palavras-chave no Google para ver que tipos de sites aparecem nos resultados, se anúncios patrocinados aparecem e se o termo é altamente competitivo.

Dica: Se você estiver apenas começando com SEO, é melhor escolher palavras-chave de baixa concorrência. Elas podem ter volumes de pesquisa mais baixos, mas permitem que você tenha uma classificação mais elevada no Google e obtenha tráfego relativamente rápido.

2. Otimize o título, a descrição e as metatags do curso

Agora que você coletou e priorizou as palavras-chave, certifique-se de incluí-las no título e na descrição do curso para ajudar os mecanismos de pesquisa a localizar seu conteúdo rapidamente.

Se você vende cursos em seu próprio site, pode adicionar palavras-chave ao título, à descrição e até ao URL da página do curso. Não se esqueça das tags de cabeçalho (H1, H2, H3) que fornecem estrutura e contexto ao seu artigo.

Se você vende seus cursos em uma plataforma de venda de cursos, suas oportunidades de SEO podem ser limitadas, mas geralmente são mais fáceis de usar para um não profissional. Por exemplo, no iSpring Market, você pode especificar o meta título e a meta descrição.

Configurações de SEO no marketplace do iSpring

Divulgar um curso online com publicidade

A publicidade online é mais uma forma de alcançar e atrair clientes em potencial para seus cursos. Com a publicidade online, você pode exibir seu anúncio apenas para as pessoas que estão interessadas em seu curso, excluindo aqueles que não são seu público-alvo. Além disso, você tem total controle sobre suas despesas e pode acompanhar facilmente a efetividade da sua campanha.

3. Exiba seu anúncio no Google Adwords

Você pode anunciar seu curso no Google com o Google Ads. Sua oferta aparecerá sempre que as pessoas pesquisarem palavras-chave relacionadas ao seu tópico. Para começar a anunciar, crie uma conta do Google Adwords, defina suas metas, localização e orçamento e crie seu anúncio.

Com o Google Ads, você pode anunciar não apenas na Google Search, mas também em diferentes sites que fazem parte da Google Display Network. Este guia definitivo do Google Ads ajudará você a começar.

4. Compre banners

Se você sabe quais sites e blogs seu público-alvo lê, tente colocar seu banner de anúncio lá. Entre em contato com os proprietários desses sites para saber quanto custará para exibir um banner e se há requisitos técnicos ou de design. Uma vez que conheça os requisitos, você mesmo pode criar um banner, usando ferramentas online como o Bannershark.

Se você planeja colocar seu banner em sites diferentes, crie um link ou código de cupom exclusivo para cada veiculação para que possa acompanhar a efetividade do anúncio.

Como divulgar um curso online com banners

Colocar seu banner em sites e blogs relacionados ao seu tópico pode ser muito eficaz para a promoção   de cursos online.

Colocar seu banner em sites e blogs relacionados ao seu tópico pode ser muito eficaz para a promoção de cursos online.

5. Use os anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook oferecem várias opções de segmentação. Você pode exibir seu anúncio para pessoas com determinados interesses, dados demográficos e comportamentos. Para atingir públicos-alvo com mais precisão, pesquise seus clientes existentes. Se você já possui uma base de clientes considerável, o Facebook permite que construa uma audiência de usuários semelhantes.

Divulgar um curso em seu site

Um site é o seu próprio espaço na Internet onde você pode contar sua história, compartilhar sua experiência e promover seu negócio sem quaisquer regras e limitações de conteúdo e design.

6. Crie um site

Considere a criação de um site sobre o negócio dos seus cursos, caso ainda não tenha um. Não precisa ser uma loja online com várias páginas. Em vez disso, crie uma página de destino simples com uma descrição do seu negócio, experiência e cursos disponíveis.

Adicione suas informações de contato e links para suas redes sociais. As pessoas se sentirão mais confortáveis comprando seus cursos se souberem mais sobre você.

Você mesmo pode criar um site em um construtor de sites online como o Wix.

7. Comece um blog

Seu blog não é apenas um lugar para compartilhar seus pensamentos e experiências, mas também uma ótima ferramenta para atrair tráfego dos mecanismos de pesquisa de maneira gratuita. Lembra da pesquisa de palavras-chave que você fez no início? Agora você pode usar essas e outras palavras-chave semelhantes para montar um plano de conteúdo eficiente para o seu blog.

Faça uma lista de perguntas que seus compradores em potencial fazem ao Google e crie um artigo para cada consulta relevante. Mencione seu curso de vez em quando nos artigos e adicione um banner ou uma breve descrição do curso ao final de cada postagem.

Usar provas sociais para divulgar cursos

Novos cursos online aparecem todos os dias. Como as pessoas sabem que o seu é bom? Um dos principais fatores que determinam nosso comportamento é a prova social, um conceito psicológico de que as pessoas seguem as ações de outras pessoas. É por isso que você precisa mostrar aos seus compradores em potencial que o curso já provou ser útil para muitas pessoas.

8. Poste comentários e depoimentos de usuários

Peça aos alunos que concluíram seu curso para compartilhar sua experiência e feedback. Prepare uma lista de perguntas como esboço para um cliente expressar sua opinião. Aqui estão algumas que você pode perguntar:

  • O que você mais gostou neste curso?
  • O que você aprendeu?
  • Que habilidades você teve a chance de praticar?
  • Para quem você recomendaria este curso?

Publique essas avaliações na página do curso ou adicione-as à descrição do curso em sua plataforma de venda de cursos. Adicione links aos perfis dos avaliadores nas redes sociais visto que isso agregará mais valor a cada comentário.

9. Peça para deixar uma avaliação em uma plataforma de avaliação

Normalmente, as pessoas consideram as avaliações em um sistema de avaliação de terceiros mais verdadeiras e imparciais, já que os fornecedores de produtos e serviços não podem ocultar ou alterar as avaliações. Registre-se em uma das plataformas de avaliação, como ShopperApproved, e peça a seus clientes para avaliarem seu curso.

Divulgar um curso coletando avaliações em um sistema de avaliação de terceiros

Peça aos alunos para deixarem uma avaliação em um sistema de avaliação de terceiros.

Esteja preparado para que uma crítica negativa apareça. Para fortalecer sua reputação, encontre uma maneira de lidar com comentários negativos de clientes. Reaja rapidamente, peça desculpas, expresse empatia e ofereça alguma forma de compensação. Se houve um erro, explique a situação aos clientes com delicadeza e educação. Certifique-se de usar o feedback para melhorar a experiência de aprendizado para todos os futuros alunos.

10. Crie estudos de caso e histórias de sucesso

Use o poder das histórias para divulgar seu curso. Faça uma breve entrevista com os clientes que amaram seu curso ou o acharam muito útil. Procure histórias inspiradoras e resultados impressionantes. Como resultado, você poderá montar um ótimo estudo de caso para seu blog que ajudará a atrair mais pessoas que buscam os mesmos resultados.

11. Construa sua base de clientes

Desde o primeiro dia, certifique-se de não perder um único contato. Você pode coletar todos os detalhes dos clientes e endereços de e-mail em uma planilha do Excel ou usar ferramentas mais avançadas. Por exemplo, algumas plataformas de venda de cursos coletam automaticamente as informações de contato dos compradores. Posteriormente, você pode usar esses detalhes para oferecer a seus clientes mais cursos ou ajustar suas campanhas publicitárias.

Construindo uma base de clientes no iSpring Market

Divulgar cursos através das redes sociais

As redes sociais são lugares perfeitos para falar sobre o seu curso em um ambiente descontraído e informal. A promoção adequada nas redes sociais pode ajudá-lo a construir credibilidade e atrair o público certo gratuitamente.

12. Otimize suas redes sociais

Comece com suas próprias redes sociais. Você provavelmente tem muitos amigos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, mas eles sabem sobre o seu curso? Repagine seus perfis sociais. Adicione um link para o seu curso em sua biografia e publique conteúdo relacionado ao seu trabalho de tempos em tempos. Por exemplo, você pode mostrar alguns processos de bastidores nas stories do Instagram.

Instagram de culinária da Maya

13. Crie um grupo no Facebook

O Facebook é um ótimo lugar para construir uma comunidade. Crie um grupo relacionado à sua esfera de trabalho e poste conteúdo útil e de alta qualidade em seu blog ou outros recursos. No Facebook, é muito mais fácil interagir com seu público. Você pode criar uma enquete, adicionar um questionário para todos os novos membros, anunciar um evento e muito mais.

14. Divulgue no Instagram

O Instagram é uma rede social com alto engajamento do público. Existem muitas maneiras de divulgar seu curso por lá. Você pode criar posts e stories, expandir seu alcance com hashtags, conectar-se com blogueiros, iniciar uma live e lançar campanhas publicitárias. Só não se esqueça de mudar para um perfil de empresa para aproveitar todos os recursos interessantes.

15. Publique infográficos no Pinterest

O Pinterest é uma rede social visual, onde você pode postar e compartilhar imagens, vídeos e infográficos. Crie um infográfico relacionado ao tópico do seu curso e compartilhe-o online. Não se esqueça de adicionar um link do curso à sua postagem para obter tráfego. Criar um infográfico não é tão difícil quanto pode parecer. Existem várias ferramentas online, como Piktochart ou Venngage, onde você pode criar infográficos sem habilidades de design.

Compartilhe conteúdo valioso para divulgar
seu curso

Uma forma de promover seu conteúdo é por meio de outros conteúdos. Que tipo de material você pode criar para atrair o interesse das pessoas em comprar seu curso online? Continue experimentando diferentes formas de conteúdo até encontrar sua própria fórmula de sucesso.

16. Crie um curso amostral

Ofereça a seus clientes em potencial uma versão reduzida de seu curso para despertar o interesse deles. Neste minicurso, faça uma breve introdução ao seu tópico e demonstre todas as coisas interessantes que ele oferece. Por exemplo, se você estiver usando avaliações interativas de arrastar e soltar, certifique-se de demonstrar uma delas em seu curso amostral. No final do curso, convide os participantes a comprar a versão completa.

17. Publique seu curso em uma plataforma de venda de cursos online

Vender cursos em marketplaces de cursos online tem seus prós e contras. A maioria das plataformas de venda online oferecem oportunidades limitadas de personalização e promoção de marca, impõe suas regras de marketing e vendas e cobra taxas elevadas, sem falar da concorrência acirrada em todos os níveis de preços.

Ao mesmo tempo, eles dão a você exposição a uma enorme base de compradores em potencial que podem ser direcionados. Embora possa não ser uma boa ideia vender todos os seus cursos em um marketplace online, você pode obter parte do tráfego publicando um de seus cursos lá.

18. Ofereça uma verificação de conhecimento gratuita

Como as pessoas sabem que precisam do seu curso? Um teste rápido ajudará você a revelar as carências de conhecimento e os motivará a aprender mais sobre o seu tópico. Faça o teste desafiador, mas não muito difícil, a menos que você queira desencorajar seus futuros alunos. Para cada resposta incorreta, adicione uma mensagem de feedback com um link para seu curso.

19. Crie rotas de aprendizagem

Criar um curso enorme com todas as informações relacionadas ao seu tópico provavelmente não é a melhor ideia. Em vez disso, você pode criar vários cursos curtos e colocá-los em uma rota de aprendizagem passo a passo. Em sua página de vendas, você pode vender tanto as rotas de aprendizagem com tudo incluso quanto os cursos individuais.

Promoção de cursos online na plataforma de vendas iSpring Market

Na plataforma de venda do iSpring, você pode vender aulas individuais,

bem como rotas de aprendizagem.

Ofereça promoções e garantias

Quando se trata de comprar cursos online, uma preocupação que os clientes podem ter é o custo. Este curso é um bom negócio? Será que ele oferece um custo/benefício adequado? E se eu não gostar? Aqui está o que você pode fazer para divulgar seu curso neste contexto.

20. Ofereça cupons

Cupons e descontos são uma ótima maneira de atrair novos compradores e aumentar as vendas. Anuncie uma venda por tempo limitado ou ofereça um cupom de desconto a cada novo cliente. Você pode distribuir cupons de desconto pelas redes sociais ou enviar por e-mail. Outra opção é listar seu curso em um site de cupons como o Groupon. Isso lhe dará exposição a mais clientes em potencial.

21. Ofereça uma garantia de satisfação

Todos os seus clientes possuem diferentes níveis de conhecimento e diferentes expectativas. Você não pode garantir que todos vão adorar seu curso. Mas o que você pode garantir é que reembolsará todos os que não ficarem satisfeitos com o curso. No setor de educação, é comum oferecer uma garantia de devolução do dinheiro de 30 dias.

Adicione informações de garantia de satisfação à descrição do seu curso. As pessoas se sentirão mais confortáveis comprando o seu curso se souberem que podem receber o dinheiro de volta.

Demonstre sua experiência para divulgar
o curso online

As pessoas estarão mais dispostas a comprar seu curso se estiverem convencidas de que você é um especialista em sua área. Existem muitas maneiras de construir sua reputação online. Experimente algumas para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

22. Comece um canal no YouTube

A maioria das pessoas na web começa a explorar um novo tópico navegando nos vídeos do YouTube. Para tirar proveito desse tráfego, comece um canal de marca no YouTube e publique vídeos, instruções e análises úteis regularmente. Dependendo do seu tópico, você pode gravar um screencast, criar um vídeo animado ou gravar um vídeo de cabeça falante usando a câmera do seu smartphone. Você não precisa de equipamentos sofisticados ou habilidades de edição de vídeo para começar.

23. Comece um podcast

A audiência de podcasts em plataformas como iTunes, Stitcher e Google Play é enorme e você tem uma grande oportunidade de compartilhar sua experiência com todas essas pessoas e fazê-las se interessar por seu curso. Em seus episódios de podcast, você pode contar histórias interessantes de sua área, convidar especialistas, responder a perguntas comuns ou quebrar mitos — qualquer coisa que seu público ache interessante. No final de cada episódio, mencione seu curso e como ele se relaciona com o assunto que você está discutindo.

24. Realize um webinar ao vivo

Outra maneira de aumentar seu público é realizando um webinar gratuito. Escolha um tema popular no qual todos estejam interessados e prepare uma breve palestra com informações úteis e dicas práticas. No início do webinar, diga algumas palavras sobre você e seu curso. Você também pode oferecer um cupom de desconto para aqueles que ficaram até o final.

Como divulgar cursos de treinamento com webinars

Realize um webinar grátis no iSpring Market para divulgar seu curso.

25. Responda a perguntas no Quora

Quora é uma plataforma de perguntas e respostas onde todos podem postar uma pergunta ou compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. Você pode pesquisar discussões relevantes para o seu tópico e fornecer respostas detalhadas para mostrar sua experiência. Não há necessidade de mencionar seu curso em todas as postagens — basta incluir um link para seu curso em sua biografia. Se suas respostas forem úteis o suficiente, as pessoas irão segui-lo e descobrir seu trabalho.

Conclusão

Quando se trata de divulgar seu curso online, não existe uma fórmula universal, já que cada curso é muito diferente em termos de tópico, complexidade e público-alvo. Essas 25 ideias servirão como um bom ponto de partida, mesmo se você não tiver experiência com marketing online e design. Se já possui seus próprios métodos de marketing experimentados e testados, compartilhe-os nos comentários abaixo.

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