image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml Como avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventesComo avaliar alunos online: Top 9 formas envolventes

Neste artigo, vamos analisar as diferentes maneiras de avaliar a aprendizagem dos alunos usando a tecnologia. Aqui estão nove métodos de avaliação online que certamente irão auxiliar os treinamentos, envolver seu público e fornecer aos professores um insight sobre o processo de aprendizagem de seus alunos. Mas primeiro, vamos entender o processo de avaliação.

O que é avaliação?

Uma avaliação é simplesmente o processo de coleta de informações sobre o que os alunos sabem com base em sua experiência educacional. Os resultados de uma avaliação são normalmente usados para identificar áreas de melhoria e garantir que o conteúdo do curso atenda às necessidades de aprendizagem.

Existem dois tipos básicos de avaliações:

  • Avaliações formativas ocorrem em uma aula ou curso online e são usadas para determinar quão bem o aluno está aprendendo o material. Elas funcionam melhor quando são contínuas, consistentes e fornecem feedback crítico aos alunos.
  • Avaliações somativas às vezes são chamadas de exame final e medem o que o aluno aprendeu após concluir um curso. Elas podem validar quão bem o seu conteúdo suporta os objetivos gerais de aprendizagem do curso.

Obviamente, as avaliações são mais do que apenas notas. Quando significativas e bem elaboradas, elas ajudam os alunos a se preparar para o sucesso, desafiando-os a refletir, interagir e aplicar seu conhecimento para responder perguntas, resolver problemas e comunicar informações.

Há uma série de práticas que você pode usar para avaliar os alunos de uma maneira sensata. O melhor método varia de acordo com as necessidades e objetivos de aprendizagem. Por exemplo, um questionário online seria a escolha perfeita caso seu objetivo seja medir os ganhos de conhecimento rapidamente. Mas se você quiser testar as habilidades de entrevista de seus alunos, é melhor usar uma simulação de diálogo.

Vamos ver como podemos usar nove dos métodos de avaliação mais comuns para auxiliar a aprendizagem dos alunos.

 1. Questionários online

Os questionários são uma ferramenta de avaliação tradicional. Além disso, quando combinados com a tecnologia, são uma excelente maneira de estimular o aprendizado dos alunos. As perguntas do questionário podem ter vários formatos, como múltipla escolha, preenchimento de lacunas e hotspots. Uma vantagem dos questionários é que eles são curtos e fáceis de avaliar. Outra é que a ordem das perguntas e as opções podem ser aleatórias, de modo que o questionário de cada aluno é único.

Os questionários online são ideais para medir os resultados de aprendizagem para um público amplo. Como cada aluno faz o mesmo teste, você pode comparar e contrastar os resultados de diferentes classes, escolas ou comunidades.

Um questionário online sem nota pode ser aplicado antes do início de uma aula para se obter uma referência do conhecimento pré-existente do aluno. Você também pode incorporar um teste de verificação de conhecimento em um módulo para reforçar os conceitos ensinados na lição, ou fazer um teste com nota no final do curso para avaliar o desempenho geral dos alunos.

Como posso criar um questionário online?

Os questionários online podem ser facilmente criados usando uma ferramenta de criação de e-learning, como o iSpring Suite. O iSpring Suite inclui uma ferramenta de criação de questionário que oferece 14 tipos de perguntas. Basta escolher os modelos apropriados para preparar um questionário para seus alunos com rapidez e facilidade. Você pode aprimorar seu teste fornecendo um feedback detalhado para as respostas, adicionando slides informativos e criando rotas de aprendizagem individuais, dependendo do desempenho de cada funcionário no questionário.

Um questionário online no iSpring Presenter

Um slide de um questionário sobre a dosagem para estudantes de farmácia criado com o iSpring

2. Questões abertas/dissertativas

As perguntas abertas ou dissertativas são um dos métodos de avaliação qualitativa mais populares. Elas estimulam os alunos a explorar seus pensamentos, sentimentos e opiniões, enquanto testam sua compreensão geral sobre um assunto. Esse tipo de pergunta incentiva o pensamento crítico e é mais adequada para avaliar aprendizados mais complexos. As questões dissertativas exigem mais tempo para os alunos pensarem, organizarem e redigirem suas respostas.

Como posso criar uma avaliação aberta?

Avaliações abertas são um dos tipos de perguntas disponíveis no iSpring Suite. Ao contrário de muitos outros tipos de perguntas, elas não podem ser pontuadas automaticamente em cursos online, então os instrutores terão que reservar um tempo para revisá-las uma por uma.

Um slide de um questionário sobre metodologia de pesquisa criado com o iSpring Presenter

Um slide de um questionário sobre metodologia de pesquisa criado com o iSpring

3. Atividades de arrastar e soltar

Arrastar e soltar é um tipo de avaliação que mostra a capacidade do aluno de vincular informações e aplicar o conhecimento para resolver um problema prático. Você pode incorporar imagens e texto em uma atividade de arrastar e soltar, dando uma sensação de mundo real que é desafiadora e envolvente.

É essencial usar este tipo de avaliação quando você deseja que os alunos sejam capazes de aplicar o conhecimento em uma situação da vida real.

Como posso criar uma atividade de arrastar e soltar?

O iSpring Suite oferece um modelo de arrastar e soltar que permite mover caixas de texto, imagens e formas para um local específico na página. Para criar uma avaliação, você precisa fazer o upload das imagens em um modelo de pergunta e então simplesmente identificar o alvo onde soltar.

Atividades de arrastar e soltar no iSpring Presenter

Um slide de um questionário sobre coleta seletiva e reciclagem criado com o iSpring

4. Entrevistas online

Você pode incorporar uma videoconferência em seu ensino online para dar um toque mais pessoal ao aprendizado. Durante breves entrevistas online, os alunos podem demonstrar sua proficiência em idiomas, música, enfermagem e outros cursos, por exemplo, onde o domínio de habilidades específicas é um requisito importante. Às vezes, pode ser benéfico conduzir entrevistas em grupo – para relatórios de projetos em equipe, por exemplo.

As entrevistas também podem incluir um componente de mentoria que permite aos alunos obter feedback imediato dos instrutores e ajudá-los a se sentirem mais responsáveis sobre seus estudos.

Como posso criar uma entrevista online?

Você pode compartilhar entrevistas online com a ajuda de ferramentas de webconferência como o Zoom. Para obter os melhores resultados, reserve um tempo para planejar sua entrevista antes de começar. Prepare suas perguntas com antecedência e agende um horário para a reunião. Dê aos seus alunos online uma forma de fornecer feedback ou interagir com as entrevistas.

5. Simulações de diálogo

Uma simulação de diálogo é uma forma de treinar os alunos para conversas da vida real com clientes, colegas e outros. Ao criar uma atividade de conversação com base em uma situação que um aluno possa enfrentar no trabalho, informe a ele o que esperar e forneça um local seguro para que ele possa suas reações e respostas.

Por exemplo, com simulações de diálogo, você pode ajudar seus alunos a dominar as habilidades de vendas e atendimento ao cliente ou testar o quão bem eles estão preparados para uma entrevista de emprego. Essas atividades também podem ser uma boa ferramenta de apoio à aprendizagem para trabalhadores experientes que desejam atualizar habilidades que não usam há algum tempo.

Como posso criar uma simulação de diálogo?

iSpring Suite, inclui uma ferramenta específica que permite que você crie uma simulação de conversação com rapidez e facilidade.

Comece mapeando o cenário que deseja criar. Pense sobre o cenário e o roteiro, escolha um personagem e local adequados da biblioteca integrada ou faça o upload de seus próprios e crie uma simulação de diálogo com o iSpring, oferecendo aos alunos uma escolha de respostas e dando feedback. Como em um questionário tradicional, os alunos receberão pontos pelas respostas corretas e perderão pontos pelas erradas.

Simulações de diálogo no iSpring Suite

Um slide de uma encenação de entrevista de emprego criada com o iSpring

6. Enquetes online

As enquetes permitem que você obtenha feedback diretamente do seu público sobre a experiência de aprendizagem deles. Elas podem ser usadas para medir qualquer coisa, desde a satisfação com o aprendizado (Nível 1 no modelo de avaliação de Kirkpatrick) até por que um aluno fez uma determinada escolha durante uma aula. As enquetes online são altamente envolventes para os alunos porque permitem que eles compartilhem suas opiniões, se façam ouvidos e podem ser completadas rapidamente.

Você também pode usar as perguntas da enquete quando quiser chamar a atenção dos alunos para algo importante ou para quebrar o gelo durante uma sessão de entrevistas em grupo online. No último caso, você pode simplesmente realizar uma pesquisa de clima.

Como posso criar uma pergunta de enquete online?

Se você realiza webinars por meio de soluções de webconferência, pode usar as ferramentas integradas para conduzir enquetes. Também existem algumas plataformas online especializadas, como o SurveyMonkey, que permitem criar, enviar e analisar enquetes.

Você também pode criar uma enquete usando ferramentas de criação de e-learning, como o iSpring Suite. Tudo o que precisa fazer é escolher um modelo de pergunta pré-fabricado, compatível com a ferramenta iSpring QuizMaker, escrever a pergunta e as opções de resposta ou um campo de texto para respostas abertas.

Enquetes online no iSpring Presenter

Um slide de uma enquete usada após conclusão de um curso de matemática criada com o iSpring

 7. Atividades gamificadas

As atividades gamificadas transformam uma série de perguntas de um teste em um jogo. Por exemplo, um jogo de perguntas e respostas pode pedir aos alunos que respondam a um certo número de perguntas dentro de um período de tempo e atribuir uma pontuação com base no número de respostas certas.

Avaliações baseadas em jogos são consideradas divertidas, e não “testes”, então geralmente são um bom indicador de verdadeiras habilidades e conhecimentos. Além disso, foi demonstrado que elas aprimoram o aprendizado ao promover o desenvolvimento de habilidades não cognitivas, como disciplina, tomada de risco, colaboração e solução de problemas.

Adicione atividades gamificadas quando quiser envolver e desafiar seus alunos de uma maneira não tradicional. As organizações descobriram que atividades gamificadas funcionam bem no treinamento de funcionários, enquanto as escolas descobriram que os alunos com alto desempenho gostam de competir com seus colegas em jogos de aprendizagem.

Como posso criar atividades gamificadas?

Quizlet e Kahoot são dois aplicativos populares que os professores podem usar para criar jogos de aprendizagem rápidos e interativos. O Quizlet permite que você crie um conjunto de flashcards online para aprender termos e definições. Já com o Kahoot, você pode criar questionários envolventes e deixar seus alunos marcar pontos respondendo de forma rápida e correta.

Há também muitos outros aplicativos, como GimKit, Formative e Plickers, que podem adicionar uma experiência de game show à sala de aula.

8. Avaliação e revisão por pares

A avaliação por pares inverte a situação e coloca os alunos no lugar do instrutor, permitindo que os mesmos revisem e editem o trabalho uns dos outros. Essas atividades dão a cada participante a chance de refletir sobre seus conhecimentos e, em seguida, comunicar seu feedback de forma consistente e estruturada.

Como posso criar uma avaliação por pares?

Plataformas de terceiros, como o Feedback Studio da TurnItIn, permitem que os alunos leiam, revisem e avaliem um ou mais artigos enviados por seus colegas usando rubricas ou perguntas de avaliação prescritas. Os professores podem fazer login e acompanhar a participação individual na atividade e monitorar os comentários ou feedback da revisão por pares.

Como prática recomendada, o instrutor deve mapear e explicar claramente as etapas de um processo de revisão e avaliação por pares antes do lançamento. Certifique-se de fornecer uma rubrica ou conjunto de diretrizes para cada participante seguir para garantir que as avaliações sejam conduzidas de maneira consistente.

9. Postagens em fórum

Um fórum é um painel de discussão online organizado em torno de um tópico. Pedir aos alunos que contribuam com uma postagem em um fórum é uma excelente maneira de avaliar sua compreensão, despertar seu interesse e auxiliar seu aprendizado. Nesta atividade, os alunos recebem uma pergunta de pensamento crítico com base em uma lição ou leitura e são convidados a refletir sobre ambas. Suas respostas são postadas em um fórum e seus colegas têm a oportunidade de responder.

Use este método quando quiser que os alunos interajam, se comuniquem e colaborem como parte do processo de aprendizagem, enquanto verifica sua compreensão sobre o assunto.

Como posso criar uma atividade de avaliação de postagem em fórum?

Comece criando um painel de mensagens online exclusivamente para sua classe em seu EaD ou alguma plataforma externa como a ActiveBoard. Identifique tópicos ou temas comuns aos quais você pode alinhar mensagens. Estabeleça metas e diretrizes de participação que expliquem os padrões aceitáveis para postagens (seja respeitoso com os outros, evite palavrões ou críticas pessoais, etc.).

O facilitador deve revisar as postagens regularmente e fornecer feedback construtivo ou orientação aos participantes.

Considerações finais

As avaliações online são uma parte crítica do e-learning e devem ser realizadas com o mesmo nível de cuidado e rigor que você dedica à criação do seu conteúdo de aprendizagem. A boa notícia é que você não precisa ser um gênio da programação para criar avaliações online. Existem muitas ferramentas que permitem gerar atividades interessantes. Escolha sua forma de avaliar a aprendizagem do aluno e uma ferramenta relacionada para alinhar suas necessidades e os resultados que deseja alcançar.

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