Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Não importa se você é um designer instrucional novato ou experiente, você precisa de ferramentas de e-learning que ajudem você a agilizar a criação de seu curso. Fizemos uma extensa lista com os melhores recursos e softwares de design instrucional e, para simplificar, os dividimos em categorias, desde kits de ferramentas de criação a softwares de áudio-vídeo e plataformas de compartilhamento de fotos. Confira ou apenas adicione este artigo aos seus favoritos para futuras referências.

Ferramenta de criação de e-learning

O software de desenvolvimento de curso é a ferramenta principal para um designer instrucional. Com isso, você pode construir cursos interativos do zero, ou transformar materiais de treinamento existentes em cursos de e-learning. Nós também colocamos as ferramentas de criação em primeiro lugar porque, entre outras soluções de software abrangidas por este artigo, elas são concebidas especialmente para o e-learning.

1. iSpring Suite

kit de ferramentas de criação iSpring Suite

iSpring Suite é um conjunto completo de ferramentas totalmente projetado para criar e-cursos prontos para dispositivos móveis em PowerPoint. Permite criar slides, questionários, apresentações em vídeo, gravações de telas, e simulações de diálogo sem qualquer treinamento especial. Com iSpring, você também pode converter os manuais e livros existentes em Word, PDF e PPT em e-books interativos com alguns cliques.

Preço: R$ 4.700 por autor/ano.
Avaliação gratuita de 14 dias.

2. Articulate 360

kit de ferramentas de criação Articulate 360

Articulate 360 é um pacote de nove ferramentas, três das quais são projetadas especialmente para a criação de curso: Studio 360, Storyline 360 e Rise. Ele permite que você crie qualquer tipo de conteúdo de aprendizado, desde simples textos até cursos interativos complexos.

Preço: a partir de $1.099/ano. Avaliação gratuita de 60 dias.

3. Adobe Captivate

Adobe Captivate

Adobe Captivate é um software de design de curso que é perfeitamente adequado para a construção de cursos interativos complexos. Ele tem ótimas capacidades para criar vídeos interativos, projetos de Realidade Virtual (VR), e simulações de software, mas vem com uma curva de aprendizagem íngrime.

Preço: R$145,00/mês. Avaliação gratuita de 30 dias.

4. DomiKnow ONE

DomiKnow ONE

DomiKnow ONE combina a criação tradicional de e-cursos com criação responsiva robusta, gravação de tela e simulação de software em um sistema integrado. Este software de design instrucional tem um visual Microsoft, então algumas opções serão intuitivas para designers iniciantes, mas os comentários destacam o suporte limitado oferecido.

Preço: a partir de $997/ano. Avaliação gratuita de 14 dias.

5. Lectora Inspire e Lectora Online

Lectora Inspire e Lectora Online

Lectora é um veterano no campo do e-learning, e sua ferramenta de criação para computador já existe há muito tempo. Não há muito tempo, eles também lançaram uma versão HTML5 baseada em nuvem chamada Lectora Online, que permite que você crie conteúdo de e-learning totalmente responsivo. Lectora ajudará você a construir cursos bonitos com mídia e avaliações, mas você precisa ser um designer instrucional experiente para trabalhar com esta ferramenta.

Preço: a partir de $899/ano por autor.

Modelos de e-learning

Criar um curso único do zero leva muito tempo. Para desenvolver cursos online interativos e envolventes rapidamente, você pode usar modelos de e-learning já preparados. Caso esteja procurando por recursos de qualidade, confira os seguintes recursos:

6. eLearning Brothers

eLearning Brothers é talvez o maior nome da indústria quando se trata de modelos. Ele tem uma biblioteca grande e em constante evolução com mais de 1.500 modelos de e-learning, incluindo interações, jogos, cenários, questionários e layouts. Há também milhares de personagens recortados, gráficos de PowerPoint, banco de imagens e muito mais.

Preço: $1.500 (assinatura anual).

7. Faster Course

Faster Course tem uma biblioteca atraente de modelos com foco primário em Adobe Captivate, Articulação e Lectora. Você só precisa baixar um modelo, copiar e colar seus textos, imagens e vídeos e publicar seu e-curso.

Preço: $349 por ano.

8. Rapid eLearning Templates

Rapid eLearning Templates oferece modelos completos para Articulate Storyline e Adobe Captivate. Ele possui alguns downloads gratuitos bem como uma coleção de modelos premium. Você também pode encomendar um modelo personalizado neste site.

Preço: O preço para modelos premium começa a partir de $30.

9. eLearning.net

eLearning.net produz modelos de e-learning de alta qualidade, gráficos e serviços relacionados grátis. Você pode baixar os modelos a custo zero, mas até o momento eles não são muitos. O site também oferece conjuntos de caracteres ilustrados grátis.

Preço: grátis

Ferramentas para gráficos e infográficos

Conteúdo visual é uma maneira fácil de melhorar o e-learning. Se você quiser gastar menos tempo criando gráficos ou não tiver habilidades suficientes para trabalhar com editores de fotos complexos como o Photoshop, use ferramentas simples que criam excelentes visuais sem precisar de qualquer especialização em design. O que é legal aqui é que a maioria delas são gratuitas.

10. Canva

Canva

Canva é um site de ferramentas de design gráfico. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotos, gráficos e fontes. O serviço permite que você crie uma variedade de tipos de conteúdo, desde imagens de mídias sociais até apresentações, convites e materiais de marketing.

Preço: grátis

11. Paint.net

Paint.NET

Paint.NET é um software de edição de imagens e fotos grátis para Microsoft Windows. Ele possui uma interface de usuário intuitiva e um conjunto mínimo de recursos necessários para um designer instrucional. O Paint.NET inclui ferramentas simples para desenhar formas, ferramenta de gradiente, varinha mágica, vários efeitos especiais, suporte para camadas e muito mais.

Preço: grátis

12. Blipshot

Blipshot

Blipshot é uma ferramenta de gravação de tela rápida e simples. Ele permite que você tire uma captura de tela de uma página inteira com apenas um clique. Você pode arrastar e soltar a captura de tela ou clicar com o botão direito para salvá-la como um arquivo PNG. Ele é uma extensão para o Google Chrome que funciona no Windows, Mac e Linux.

Preço: grátis

Ferramentas alternativas: Nimbus, Lightshot, qSnap

13. Figma

Figma

Figma é um software de design baseado em nuvem. Ele lhe dá todas as ferramentas de que você precisa para a fase de design de um projeto, incluindo ferramentas de vetores, capacidades de prototipagem e geração de código. A melhor parte é que você pode compartilhar projetos com seus clientes sem que eles precisem baixar qualquer software para visualizar ou editar. Figura é uma ótima solução para designers instrucionais avançados.

Preço: O plano de preço iniciante individual é gratuito.

14. Background Burner

Background Burner

Background Burner é um serviço gratuito para remover o fundo de qualquer foto com um único clique. Você não precisa selecionar manualmente as camadas em segundo plano/primeiro plano para separá-las. O serviço funciona 100% automaticamente.

Preço: grátis

15. Infogram

Infogram

Infogram é uma plataforma de visualização e infográficos fácil de usar. Tem opções para criar e compartilhar infográficos bonitos, relatórios online, gráficos digitais, mapas interativos, painéis e visuais de mídia social. Infogram tem um editor intuitivo de arrastar e soltar que converte os dados dos usuários em infográficos que podem ser publicados, incorporados ou compartilhados.

Preço: O plano básico para uso pessoal é gratuito.

16. Imgflip

Imgflip

Imgflip ajuda a dar vida ao design visual estático com movimento e humor. É uma ferramenta fácil de usar que permite criar suas próprias imagens GIF relacionadas ao seu conteúdo de e-learning. Você pode criar GIFs animados a partir de arquivos de vídeo, Youtube e fotos.

Preço: grátis

17. Photocopa

Photocopa

Geralmente, um conjunto de fotos ou uma foto é um tema para um curso de e-learning, e é importante encontrar cores que complementem essas imagens. Você pode fazer isso com Photocopa, que cria uma paleta baseada em suas fotos.

Preço: grátis

18. Comic Life 3

Comic Life 3

Comic Life 3 é um app para designers instrucionais progressivos que estão prontos para criar cursos de e-learning na forma de quadrinhos. A ferramenta tem tudo para fazer quadrinhos deslumbrantes: fontes, modelos, painéis, balões, legendas e lettering.

Preço: $29,99 (licença vitalícia)

Ferramentas de vídeo

Vídeos de treinamento são muito mais engajantes do que manuais e até mesmo slides. Com o software de criação de vídeo listado aqui, você pode gravar gravações de tela, vídeos narrativos e apresentações com uma gravação de voz explicando o conteúdo.

19. Free Cam

Free Cam

Free Cam é um simples gravador de tela para Windows. Ele fornece um conjunto completo de recursos para a criação de vídeo aulas profissionais, como por exemplo, selecionar uma área de gravação, gravar narração e sons do sistema, e realçar o cursor do mouse. Você pode salvar as gravações de tela no seu computador ou compartilhar no YouTube.

Preço: grátis

20. iSpring Cam Pro

iSpring Cam Pro

iSpring Cam Pro é um estúdio de vídeo avançado para criar treinamento em vídeo. Com esta ferramenta, você pode gravar vídeo cursos com aparência profissional, vídeo tutoriais e tutoriais de software. Ao criar vídeo aulas, você pode precisar adicionar títulos, anotar, fazer narrações, criar um quadro de congelamento e muito mais. iSpring Cam Pro ajudará você a fazer tudo isso da maneira mais rápida e fácil possível.

Preço: $227 (assinatura anual). Avaliação gratuita de 14 dias.

Ferramentas de áudio & amostras

A introdução do áudio no treinamento é uma ótima maneira de engajar os alunos e mantê-los envolvidos no processo. Compilamos algumas ferramentas que ajudarão você a criar áudios de primeira qualidade para seus cursos de e-learning. E como bônus, analisaremos um serviço onde você poderá encontrar músicas gratuitas.

21. Audacity

Audacity

Audacity é um software gratuito multiplataforma para gravação e edição de áudio. Com esta ferramenta, você pode gravar áudio, cortar, copiar ou misturar sons, alterar a velocidade ou o tom de uma gravação e muito mais.

Preço: grátis

22. Watson Text to Speech

Watson Text to Speech

Watson Text to Speech converte automaticamente texto escrito em áudio com som natural. Este serviço é uma ótima solução para designers instrucionais que não querem narrar os cursos eles mesmos ou contratar um ator de voz profissional. Está disponível em 13 vozes através de 7 idiomas.

Preço: Você pode converter 10.000 caracteres por mês gratuitamente.

23. BBC Sound Effects

BBC Sound Effect

BBC Sound Effects é uma biblioteca com 16.000 amostras de áudio, que podem ser transmitidos ou baixados em formato WAV e podem ser usados para fins pessoais, educacionais ou de pesquisa. Os sons incluem pessoas caminhando, uma caixa registradora, multidões torcendo, um motor de carro e muito mais.

Preço: grátis

Serviços alternativos: Synthopia, SampleSwap, SampleFocus, FreeSound

Ferramentas de aprendizado interativo

O aprendizado baseado em jogos oferece muitas vantagens. Esta é uma experiência motivacional, desafiadora e divertida que pode manter a atenção dos alunos por mais tempo e aumentar a retenção de conhecimento. Reunimos uma lista de ferramentas de aprendizagem interativas que o ajudarão a tornar seu treinamento ainda mais eficaz.

24. Kahoot

Kahoot

Kahoot é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos. Ele permite que você crie jogos divertidos (chamados kahoots) em minutos. Você pode fazer questionários sobre qualquer assunto em qualquer idioma. O formato é você que decide. Por exemplo, você pode adicionar vídeos, imagens e diagramas às suas perguntas.

Preço: a partir de 17$ por usuário/mês

25. QuizGame

QuizGame

QuizGame é outro software de ferramentas para design instrucional para treinamento de gamificação. Ele oferece alguns jogos como Prison break, do or die, ou The Big escape, que podem entusiasmar os alunos, criar um ambiente competitivo e gerenciar o processo de aprendizagem de uma maneira divertida.

Custo: mediante solicitação

26. WIREWAX

WIREWAX

WIREWAX é um editor baseado no navegador que permite transformar qualquer vídeo em uma experiência interativa, adicionando pontos de acesso facilmente. Vídeos tocam no celular, tablet e computador.

Custo: mediante solicitação

27. Vyond

Vyond

Vyond permite que você crie cursos de vídeo animados. Ele tem uma grande biblioteca de modelos, sons, props e muito mais, para que você possa tornar o seu conteúdo exclusivo para cada situação. Para acelerar a imersão dos alunos nos cursos, você pode usar o diálogo, sincronização de áudio e movimentos realistas.

Preço: a partir de $49/mês ou $159/ano por lugar

Ferramentas de escrita

Um curso de e-learning não é apenas sobre design e interatividade. O conteúdo de alta qualidade baseia-se em algumas histórias que ajudam a criar uma experiência de aprendizado envolvente. Portanto, o texto é outra parte importante de um curso que não perdeu seu brilho em meio a gráficos e mídia. Reunimos uma lista de várias ferramentas úteis que podem ajudar os designers instrucionais a escrever textos e torná-los melhores.

28. Grammarly

Grammarly

Grammarly é uma plataforma online que irá ajudá-lo a deixar a escrita clara e sem erro. Ela detecta automaticamente erros de gramática, ortografia, pontuação e estilo. Ela está disponível através de uma extensão de navegador para o Chrome, Safari, Firefox e Edge.

Preço: Gramática crítica e verificação ortográfica estão disponíveis na conta gratuita.

29. Hemingway

Hemingway

Hemingway é uma ferramenta de edição online para deixar a escrita elegante e clara. Ele verifica o texto para legibilidade e ajuda você a encontrar frases e sentenças complexas, advérbios excessivos e construções de voz passiva que você pode transformar em voz ativa.

Preço: grátis

30. Google Docs

Google docs

Google Docs, Google Sheets, Google Slides e Google Forms fazem parte de um pacote office. Ele tem ferramentas de estilização e de edição inteligente para ajudá-lo a formatar facilmente textos e parágrafos. Você pode escolher entre centenas de fontes, adicionar links e imagens e muito mais.

Preço: grátis

Conclusão

Todas esses softwares de ferramentas para design instrucional e recursos em conjunto irão ajudá-lo a criar cursos de e-learning mais rápido e torná-los mais bonitos e engajantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta de e-learning para design instrucional
Saber mais