Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Você está procurando uma ferramenta de criação gratuita que permita criar cursos e-learning? Você provavelmente quase desistiu de encontrar uma solução decente sem custos ou limites de tempo escondidos. Mas aqui está uma boa notícia! Fizemos uma pesquisa aprofundada e testamos sete ferramentas de criação que não custam nada. Continue lendo para saber quais freeware de e-learning estão disponíveis e seus pontos fortes e fracos.

1. iSpring Free

iSpring Free

iSpring Free é uma ferramenta de criação amigável para criar cursos baseados em slides com questionários. Se você tiver apresentações prontas, poderá transformá-las em cursos online interativos com alguns cliques, uma vez que a ferramenta é construida diretamente no PowerPoint. Ao converter, ela mantém todas as animações, gatilhos e transições no PPT intactos.

Como a interface é familiar e intuitiva, também é fácil construir cursos do zero: basta preencher slides com textos, imagens, vídeos do YouTube e objetos da web – uma página da Wikipedia ou seu site corporativo, por exemplo. Existem três tipos de perguntas para avaliar o conhecimento dos alunos: múltipla escolha, múltipla resposta, e resposta curta. Para melhorar seus questionários, você pode definir feedback, número de tentativas e limites de tempo.

O conteúdo criado com o iSpring Free se adapta automaticamente a todos os dispositivos e fica ótimo em qualquer tela, incluindo PCs, Macs, tablets e smartphones.

2. Udutu

Udutu

Udutu é uma ferramenta gratuita baseada na web para construir cursos. Ele vem com uma variedade de apps WYSIWYG que permitem que você crie diferentes tipos de atividades, incluindo avaliações, módulos interativos e cenários de ramificação. Como o iSpring Free, ele permite a você converter seus slides PowerPoint em cursos online, mas esta opção requer uma assinatura de $10 por mês. Os cursos podem ser baixados para seu computador como pacotes SCORM. A ferramenta também permite que você faça o envio de SCORMs criadas anteriormente e os edite novamente.

Ao contrário de muitas outras ferramentas de criação, o Udutu oferece uma opção de colaboração em tempo real – ele pode ser usado por várias pessoas em diferentes locais. No entanto, a adesão gratuita permite que você distribua um link para um curso somente com marcas d’água colocadas em cada slide.

3. IsEazy

isEazy

isEazy é outra ferramenta de criação baseada na nuvem. A interface é fácil de usar, por isso os autores não precisam investir seu tempo em treinamento. O plano gratuito, assim como os planos pagos, permite que você crie cursos baseados em slides usando modelos prontos que você pode preencher com textos, imagens, vídeos e áudio. A ferramenta também permite adicionar e personalizar elementos interativos – você pode criar questionários interativos, cronogramas, catálogos, interações de processos e mais.

Mas, apesar de um conjunto muito rico de recursos e facilidade de uso, a versão gratuita do isEazy tem limitações significativas. A ferramenta restringe seu uso a 3 projetos de e-learning e coloca um limite de 0,3 GB no espaço para cursos. Para remover essas limitações e obter acesso a opções de criação mais avançadas, você precisa fazer o upgrade para um plano pago.

4. Adapt

Adapt

Adapt é uma ferramenta de código aberto projetada para rápida criação de cursos. Ele é distinto de outras ferramentas de desenvolvimento de conteúdo que evoluíram de um design de formato ‘PowerPoint’. Cursos construídos com Adapt fornecem uma experiência semelhante à uma página da Web – elas rolam verticalmente, não mudam como slides. A ferramenta de criação não suporta cenários de ramificação e oferece um escopo de animação muito limitado, então ela é adequada apenas para aqueles que querem criar cursos de leitura longa com ‘navegação linear.’

No geral, a funcionalidade principal é suficiente para fazer cursos online simples, mas você pode aprimorar a experiência do aluno instalando plug-ins Adapt adicionais que permitirão que você personalize seu conteúdo. No entanto, você precisa ter um conhecimento técnico para fazer alguns plug-ins funcionarem. Além disso, é bastante desafiador para uma pessoa não técnica instalar o Adapt, pois ele exige que o usuário instale e configure manualmente ferramentas, incluindo Git, Node.js e MongoDB, e execute etapas que geralmente estão ocultas em um instalador empacotado.

5. CourseLab

CourseLab

A versão 2.4 do CourseLab é outro software de criação gratuito para a construção de cursos de EaD interativos que podem ser publicados na web ou em uma plataforma EaD. Como muitas outras ferramentas, ele permite que você crie o conteúdo no modelo WYSIWYG, o que significa ‘o que você vê é o que você obtém.’ No entanto, a interface está um pouco desatualizada e não é muito intuitiva, então o CourseLab pode parecer bastante complicado de usar para usuários e desenvolvedores não-técnicos.

Para os nerds de tecnologia, essa ferramenta pode ser uma boa solução, pois fornece um conjunto de recursos bastante extenso. Você pode fazer cursos baseados em slides com imagens, vídeos, interações multiobjetos complexas, e questionários. CourseLab vem com um grande conjunto de modelos de módulo de e-learning prontos para usar, embora aprender como usá-los e personalizá-los possa exigir muito tempo.

6. GLOMaker

GLOMaker

GLOMaker 3.0 é uma ferramenta gratuita de código aberto que permite a você criar materiais de aprendizagem interativos estruturados. Ele divide o processo de criação em duas partes: planejamento e concepção. O planejador é a parte onde o design do enredo de aprendizado é criado – GloMaker tem dois padrões de design embutidos que estão enraizados em princípios pedagógicos, mas você também pode usar o modo ‘estilo livre’ para criar seu próprio design. A ferramenta oferece orientação de design instrucional para usar e configurar cada bloco. A parte do designer é onde os slides são desenvolvidos. Há uma variedade de modelos que podem ser personalizados de acordo com suas necessidades de treinamento.

GLOMaker fornece um grande número de opções, incluindo questionários (múltipla escolha / montagem de palavras) com feedback, apresentação de slides, exibição de fotos com zoom, reprodutores de vídeo e áudio e muito mais. No entanto, muitos criadores de cursos novatos acharão a ferramenta não intuitiva e complicada de usar.

7. H5P

H5P

H5P é uma ferramenta de código aberto baseado na nuvem que permite que você crie conteúdo e-learning em HTML5 e publique-o em plataformas populares como WordPress, Moodle, ou Drupal. O conteúdo também pode ser adicionado a qualquer LMS que suporte integração LTI.

H5P é modular, há muitos tipos de conteúdo e aplicativos disponíveis para uso sem necessidade de habilidades técnicas. Estes incluem vídeos interativos, apresentações HTML5, cenários de ramificação, questionários, flashcards, e mais. No entanto, a ferramenta é bastante limitada no que diz respeito à criação de projetos de e-learning complexos e personalizados. Mas se você é um desenvolvedor de cursos experiente com habilidades de codificação, você terá um bom potencial para construir conteúdo customizado.

Todas essas ferramentas podem ajudá-lo a criar cursos de e-learning simples sem nenhum custo. No entanto, se os recursos básicos não forem suficientes para suas ambições de criação, teste um kit de ferramentas de criação completo que permitirá a você construir cursos profissionais de e-learning com questionários, tutoriais em vídeo, simulações de diálogo e módulos interativos. Você pode usá-lo gratuitamente por 14 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Kit de ferramentas completo para e-learning
Saber mais