Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

A ferramenta linha do tempo é perfeita para organizar sua história, ideias, eventos e fatos em ordem cronológica. É amplamente utilizada em tutoriais, design de produtos, atendimento ao cliente, estudos de caso etc. E o melhor, são fáceis de criar, basta ter um criador de linha do tempo. No entanto, seu objetivo na criação de uma linha do tempo pode variar, o mesmo acontece com o software. Quer criar uma linha do tempo interativa para atrair os alunos? Ou está buscando maneiras de fazer uma tarefa especial? Ou talvez precise de mais possibilidades de exportação e incorporação?

Neste artigo, reunimos uma lista, distribuída em cinco categorias, com as melhores opções para quem busca uma ferramenta para fazer linha do tempo:

Confira agora e encontre o melhor programa para montar linha do tempo.

O que é uma linha do tempo?

Uma linha do tempo é um organizador linear que ilustra a passagem de grandes blocos de tempo. Pode ter formas e aparências diferentes, a depender do seu propósito. Esses são os tipos mais comuns:

  • Linhas do tempo horizontal
  • Linhas do tempo vertical
  • Linhas do tempo históricas (cronológica)
  • Roadmaps
  • Diagrama linear
  • Diagrama de Gantt

É melhor ter uma ideia de que tipo de linha do tempo pretende criar, já que isso ajuda a identificar qual ferramenta atenderá melhor às suas necessidades.

Experimente<br> a ferramenta<br> de e-learning

A ferramenta linha do tempo completa, fácil de usar e perfeita para a criação de apresentações interativas.
Dê um salto para o próximo nível com o iSpring Suite.

Teste grátis Saiba mais

As 3 melhores ferramentas de linha do tempo para professores

Essas ferramentas ajudam os professores não apenas a criar uma linha do tempo, mas vão preparar uma apresentação inteira a partir dela. Tal recurso confere interatividade e engajamento ao ensino; os alunos podem clicar nos ícones e abrir um slide com informações adicionais. Veja três programas para alunos e professores.

iSpring Suite

O iSpring Suite é um kit de ferramentas de autoria completo para escalar o processo de criação de conteúdo de e-learning. Somente usando ele, você pode criar cursos em slide, questionários, diálogos simulados, screencasts, videoaulas e outros materiais interativos rapidamente.

Ferramenta linha do tempo do iSpring Suite

Criar interações para os alunos é simples com os 14 modelos para fazer glossários, catálogos, referências e linhas do tempo. Você pode criar uma linha do tempo perfeita em apenas alguns cliques e fazer upload em um site ou LMS. O resultado é uma linha do tempo organizada e bonita, que pode ser visualizada facilmente em dispositivos móveis.

Crie linhas do tempo incríveis agora mesmo

Sutori

Desenvolvido para o setor educacional, o Sutori é uma ferramenta na web que ajuda professores e alunos a criar linhas do tempo profissionais e interativas para trabalhos ou apresentações de eventos históricos e oferece visualização no navegador, como se fosse um site.

Ferramenta linha do tempo do Sutori

Tiki-Toki

O Tiki-Toki é um programa de linha do tempo com interface de arrastar e soltar, altamente conceituado no espaço educacional. Seu diferencial é que ele dá vida à história exibindo linhas do tempo em 3D com aparência profissional online.

Ferramenta linha do tempo do Tiki-Toki

3 melhores ferramentas de linhas do tempo para planejamento

Geralmente utilizadas por gerentes de projetos, essas ferramentas oferecem recursos de planejamento, permitindo a colaboração nos dados visuais. Os usuários têm mais opções para usar suas linhas do tempo (criando um cronograma, por exemplo) e melhoram a qualidade das apresentações feitas aos colegas de empresa.

Lucidchart

O Lucidchart oferece a visualização dos dados em um fluxograma, diagrama de Venn, mapa mental e em linhas do tempo. Sua interface de arrastar e soltar trechos do conteúdo facilita os processos tornando tudo mais intuitivo. Tem integração com Slack, Microsoft Teams, Excel, Jira e aplicativos de diagramação como OmniGraffle para macOS e Visio da Microsoft (plano profissional).

Ferramenta linha do tempo do Lucidchart

Office Timeline

Office Timeline é destinado a comunicação corporativa e pode ser um programa para fazer linha do tempo online ou um add-in offline do PowerPoint. Sua ferramenta web avançada tem mais templates e opções de exportação, em uma interface muito amigável. No entanto, o add-in te permite criar automaticamente um diagrama de Gantt inserindo dados nas linhas do tempo no MS Excel.

Ferramenta linha do tempo do Office Timeline

TimelineMakerPro

TimelineMakerPro é um software offline. A semelhança ao Microsoft Office e o recurso de arrastar e soltar a tornam uma opção fácil de usar. Isso permite a criação de linhas do tempo para acompanhar o andamento de um projeto de forma rápida e eficiente. Seu destaque está nos vários estilos de linha do tempo (vertical, horizontal, diagramas de Gantt etc.) e há uma infinidade de temas para destacar seus projetos.

Ferramenta linha do tempo do TimelineMakerPro

3 melhores soluções completas

Estes são as maiores soluções para construir linha do tempo com visuais incríveis para qualquer tipo de projeto. Por suas inúmeras aplicações, podem ser bem caras, mas permitem criar diagramas profissionais com amplas opções de personalização e exportação.

Preceden

Preceden apresenta uma interface de arrastar e soltar e seus usuários podem inserir textos, como título, data e descrição para cada evento indicado por um ponto na linha do tempo. Os detalhes completos dos eventos são exibidos quando o usuário desliza o mouse sobre os ícones na linha do tempo.

Ferramenta linha do tempo do Preceden

Sua versão gratuita permite adicionar 10 eventos ou intervalos de datas à linha do tempo. Já os planos premium custam entre $10 US/mês e $16 US/mês (cobrado anualmente), dependendo da necessidade de criação de uma ou várias linhas do tempo e se são linhas do tempo históricas ou de planejamento do projeto.

Venngage

Usado para criar infográficos, apresentações, posts de redes sociais e outros designs, o Venngage Timeline Maker é uma das diversas ferramentas web interativas do Venngage. Permite criar belas linhas do tempo em questão de minutos, mesmo sem qualquer experiência de design. Basta escolher um modelo, adicionar dados e imagens e exportar sua linha do tempo como um arquivo ou compartilhar com seus clientes e membros da equipe via link.

Ferramenta linha do tempo do Venngage

Visme

O Visme não é apenas uma ferramenta para criar linha do tempo, permitindo também a criação de apresentações e gráficos. Com o Visme, sua linha do tempo será organizada e única, mesmo na versão gratuita. Caso queira mais templates, opções de armazenamento e controle de privacidade, existem 9 planos com ofertas especiais para negócios, professores e estudantes.

Ferramenta linha do tempo do Visme

3 opções de site para fazer linha do tempo gratuito

Se você quer saber como fazer uma linha do tempo para uso pessoal ou ocasional, é interessante recorrer às ferramentas gratuitas livres de marca d’água. Abaixo, reunimos os três melhores softwares de linha do tempo gratuitos que oferecem resultados de boa qualidade. São opções que exigem cadastro, mas vão te entregar uma linha do tempo sem marca d’água.

Google Sheets

Quer criar linha do tempo online grátis? O Google Sheets vai te atender. No entanto, criar uma do zero demanda tempo, por isso é melhor usar um dos modelos disponíveis. Veja como:

  1. Acesse o Google Drive e clique em Novo.
  2. Escolha a opção Mais e selecione Conectar mais apps.
  3. Digite Drive Template Gallery e conecte-a. Clique em Sim na janela que abrir.
  4. Agora, você tem acesso aos templates adicionais. Clique em Novo, escolha Planilhas Google e selecione Com base em um modelo.
  5. Role até a seção de Gerenciamento de projetos, existem 4 novos templates disponíveis, basta escolher um!
Ferramenta linha do tempo do Google Sheets

TimeGraphics

O TimeGraphics é um criador gratuito na web que permite destacar eventos, tabelas e períodos de tempo. É possível incorporar objetos interativos de outros sites, como estatísticas ou gráficos. É uma ferramenta interessante para criar sem se cadastrar, já que aceita usar sua conta do Google.

Ferramenta linha do tempo do TimeGraphics

TimeToast

O TimeToast permite a criação de desenhos de linha do tempo rapidamente. Os usuários podem fazer upload de fotos para seus sites, o que é mais prático do que incorporar imagens via URL. Também é possível criar intervalos de datas vinculando eventos na linha do tempo.

Ferramenta linha do tempo do TimeToast

4 melhores opções de aplicativo para fazer linha do tempo no celular

Está na rua? Veja como fazer a linha do tempo no seu smartphone é simples e fácil. Pode ser necessário criar esboços e compartilhar com outras pessoas rapidamente e existem opções para Android e iOS, inclusive com recursos de planejamento de projetos. Veja quatro aplicativos de linha do tempo para usar em dispositivos móveis.

SimpleMind

Ferramenta linha do tempo do SimpleMind

O SimpleMind foi uma das primeiras ferramentas de mapa mental do mercado e continua atual. Oferece diversos estilos e modelos para elaboração de vários tipos de diagramas. A versão gratuita tem soluções básicas, incluindo mais de 15 estilos de folhas, não requer cadastro e é livre de anúncios. As versões pro e trial pressupõem a sincronização com iCloud Drive, Google Drive ou Dropbox, suportando imagens e compartilhando sua linha do tempo em vários formatos.

EdrawMind

Ferramenta linha do tempo do EdrawMind

O EdrawMind entrega layouts de dados com aparência profissional. Ele permite criar linhas do tempo escaláveis, alterar as conexões, adicionar resumos em texto e inserir imagens. Você pode salvar seu projeto como imagem ou PDF, compartilhar via links ou exportar para o Dropbox. Se necessário, é possível substituir as linhas do tempo por outros formatos de diagramas, como gráfico de espinha de peixe ou mapas circulares.

XMind

Ferramenta linha do tempo do XMind

O XMind é um aplicativo elegante que garante qualidade igual a um desktop. A maioria dos seus recursos é gratuita. É muito fácil criar linhas de tempo e outros esquemas no XMind, graças aos 16 mapas mentais, 10 temas e sua interface minimalista. Você pode incorporar suas criações do KeyPoints, Google Slides ou MS PowerPoint. Na versão gratuita, é possível exportar em vários formatos, mas com marca d’água.

MindMeister

Ferramenta linha do tempo do MindMeister

O MindMeister é outra ferramenta para organização de informação em belos mapas mentais. O plano básico gratuito tem recursos de colaboração, como comentários e votação. Ainda permite alterar o estilo e fornece uma maneira simples de apresentação das suas ideias. A versão Pro suporta a inclusão de fotos e arquivos e exporta no Microsoft Word e PowerPoint. Para usar o MindMeister, é necessário um cadastro gratuito.

4 dicas para criar linhas do tempo

Ao decidir sua ferramenta de linha do tempo, é hora de pensar nas suas estruturas e como você vai apresentar as informações.

Não importa qual tipo de cronograma quer fazer, você deve partir de uma conceituação clara. É necessário passar por essas quatro etapas entre a ideia e a realização:

  1. Defina qual será a abrangência do seu cronograma. Estabeleça períodos de tempo e pense em um título claro e atraente.
  2. Considere o quão detalhado será. Faça a pesquisa dos dados cuidadosamente nas fontes selecionadas.
  3. Planeje o layout das informações. Organize fatos, informações ou conceitos em sequência, mas garanta que sigam uma ordem lógica.
  4. Deixe sua linha do tempo organizada. Os textos devem ser curtos e concisos.Como criar uma ótima linha do tempo

A seguir, você vai ver como pode criar linhas do tempo históricas no iSpring Suite.

Como criar uma linha do tempo no iSpring Suite

No iSpring Suite, as linhas do tempo são interativas e em slides, o que significa que os alunos podem clicar em um ponto e seguir para um slide com mais informações sobre um período ou evento. Como criador, você pode enriquecer os layouts de cada slide das apresentações com mídias: fotos, vídeos, personagens, planos de fundo e narração.

Veja como criar suas linhas do tempo:

  1. Instale a versão de teste gratuito do iSpring Suite.
  2. Abra o iSpring Suite e clique na aba Interação.Interações no iSpring Suite
  3. Este é o menu iSpring Visuals, que tem 14 tipos de interações para os seus cursos.iSpring Visuals no iSpring Suite
  4. Escolha a opção Linha do tempo na lista, conforme na imagem.Linhas do tempo no iSpring Suite
  5. Para adicionar um novo período ou evento, clique em Adicionar Período/Adicionar Evento na barra de ferramentas.Inserindo eventos na linha do tempo no iSpring Suite
  6. Inclua uma introdução/sumário na sua linha do tempo. Basta selecionar a caixa Introdução.Adicionando uma introdução na linha do tempo
  7. Escolha um slide e clique em Inserir no painel superior. Escolha as mídias que deseja adicionar.
  8. Para alterar a fonte e tamanho do texto, clique em Formatar Texto, próximo da aba Inserir.Formatação de texto na linha do tempo
  9. Personalize o slide em Propriedades. Aqui você pode ajustar as cores como quiser.Esquema de cores da linha do tempo
  10. Ao finalizar sua linha do tempo histórica, clique no botão Publicar.Publicando a linha do tempo
  11. Escolha o caminho do destino do projeto. É possível salvar no seu computador em HTML5 e enviar por e-mail, fazer upload a um FTP ou baixar como arquivo Zip. Compartilhe com as pessoas, entre as equipes e gerentes nas empresas ou estudantes e professores em cursos.Salvando uma linha do tempo

Importante: O iSpring Suite te permite compartilhar as interações em qualquer LMS. Basta selecionar o formato entre as opções disponíveis no menu.

FAQ sobre programas e sites de linha do tempo

Como criar uma linha do tempo de projeto com diagramas de Gantt?

A maioria dos criadores de linhas do tempo, como Office Timeline, GanttPRO, Instagantt, Lucidchart e Venngage oferecem recursos que permitem a criação com diagramas de Gantt. Essas ferramentas permitem planejar tarefas, durações e dependências na linha do tempo, fornecendo um visual organizado ao seu projeto.

As interfaces de arrastar e soltar facilitam o ajuste rápido e a organização das tarefas. Isso facilita a atualização do cronograma do projeto conforme necessário.

Existe alguma ferramenta que suporte intervalos de tempo para eventos de longa duração?

Sim, é um recurso básico para criação de cronogramas detalhados e precisos. Qualquer ferramenta interativa (Tiki-Toki, Timeline JS, Office Timeline e Preceden, com certeza) suporta um intervalo longo de tempo entre as datas de início e fim.

Conclusão

Linhas do tempo são uma formas fáceis e eficazes de ilustrar uma série de fatos, eventos ou ideias e comprender as mudanças ao longo do tempo. Existem diversos softwares que permitem sua criação e compartilhamento. As opções podem ser gratuitas, online (ferramenta web) ou apps. Enquanto algumas são voltadas para criação de conteúdo educacional, outras focam na gestão de projetos e capricham no visual. Esperamos que nossa pesquisa te ajude a descobrir a ferramenta perfeita para o seu projeto.

Qual software de linhas do tempo você quer incluir nesta lista? Fique à vontade para compartilhar nos comentários a sua ferramenta linha do tempo preferida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta linha do tempo descomplicada
Teste grátis Saiba mais