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Etapa 1: Criar ou fazer curadoria de conteúdo

Antes mesmo de começar a visualizar a infraestrutura de sua escola online, você precisa ter conteúdo. Durante esta etapa inicial, é importante definir o que você vai ensinar a seus alunos em potencial e com que propósito. Isso ajudará você a escolher o tipo certo de conteúdo.

Por exemplo, podem ser screencasts (gravações de tela) sobre como usar um software específico, palestras em vídeo sobre certas questões psicológicas ou cursos completos de e-learning sobre habilidades de vendas com simulação de conversação e questionário interativo.

Você vai transformar seu conteúdo em cursos de e-learning? Existem muitas ferramentas poderosas de criação de e-learning no mercado que o ajudarão a realizar o trabalho. Por exemplo, o iSpring Suite pode ajudá-lo a criar cursos ricos em multimídia com vídeos, testes e interações.

Confira a demonstração abaixo para ver um exemplo de como deve ser um curso envolvente e interativo.

Etapa 2: Escolha seu modelo de negócio

Agora que você criou seu conteúdo e tem todas as peças do quebra-cabeça à sua frente, será muito mais fácil escolher seu modelo de negócio. Seu modelo de negócio deve basear-se na quantidade de conteúdo que você tem e na quantidade que planeja fazer. Felizmente, você só precisa escolher entre dois modelos predominantes:

  1. Autônomos (preço fixo);
  2. Academia abrangente (com base em assinatura).

A tabela a seguir destaca as diferenças.

Modelo de negócio

O modelo de negócios autônomo é ótimo se você está pensando em criar cursos singulares e autossuficientes que são focados em um assunto ou habilidade específica. Este modelo é bastante lucrativo, pois seus alunos simplesmente fazem um pagamento adiantado que pode facilmente variar de quatro a seis dígitos. Sites como Udemy ou Skillshare são excelentes exemplos do modelo autônomo. A principal desvantagem desse modelo é que, uma vez que você está criando cursos aprofundados e independentes, a ramificação para vários tópicos requer uma revisão completa do conteúdo, o que não é apenas caro, mas demorado.

Se você gostaria de contornar essa limitação e aprender como abrir uma escola de cursos online que hospeda uma biblioteca completa de cursos, vale a pena escolher um modelo de escola/curso abrangente. Nesse caso, seus alunos poderão simplesmente fazer login em sua plataforma de aprendizagem e obter acesso a uma ampla variedade de cursos. Pense no Coursera, que hospeda cerca de 4.000 cursos, ou no LinkedIn Learning, que possui mais de 5.000 cursos.

Por uma taxa de assinatura semanal, mensal ou anual, seus usuários podem seguir suas próprias etapas de aprendizagem, pois cada novo conceito pode ser apresentado como micromódulos. Embora este modelo seja menos lucrativo no curto prazo, no longo prazo, a renda residual terá um pagamento maior no final, desde que seus alunos sintam que você está agregando valor.

Então, qual modelo de negócios você deve escolher? Em suma, o modelo autônomo pode ser melhor se você estiver criando tutoriais ou cursos de certificação independentes. No entanto, se você está mais interessado em como abrir uma escola online com uma ampla variedade de cursos e micromódulos, o modelo de escola/curso abrangente é sua melhor aposta.

Etapa 3: Escolha uma plataforma de cursos online

Agora que você desenvolveu seu conteúdo e elucidou sua estratégia de negócios, será muito mais fácil restringir a plataforma de cursos online certa para você. Você precisa considerar alguns fatores como a quantidade de personalização que ele permite. Quanto controle você deseja ter sobre seu conteúdo, preços ou métodos de pagamento? Quanto tempo e estudo você deseja investir no design de sua vitrine virtual?

Se você é novo no ramo de negócios de escolas online, a plataforma ideal combina simplicidade com alta funcionalidade. iSpring Market é uma solução completa que é rica em recursos, mas não exige habilidades de programação. Você pode facilmente fazer o upload e vender cursos interativos completos com questionários, vídeos, simulações de diálogo, certificações e muito mais.

No restante deste artigo, mostraremos como criar uma escola online usando o iSpring Market. Será de grande ajuda se você seguir adiante. Inscreva-se para um teste gratuito.

Etapa 4: Crie sua plataforma de venda

O iSpring Market fornece a estrutura de sua escola online, bem como uma plataforma de vendas abrangente. A primeira etapa é habilitar o E-Commerce e configurar sua plataforma de vendas.

Assim que você fizer login, você entrará no Painel de controle. Na margem esquerda, clique em Configurações.

Crie sua plataforma de venda

Na próxima página, você verá algumas guias. Clique Venda de materiais.

Habilitar E-Commerce

Após clicar para selecionar, uma lista de opções de pagamento é exibida. iSpring Market oferece a flexibilidade de três métodos diferentes – PayPal, Authorize.Net e Stripe. Preencha os campos obrigatórios e especifique a moeda.

Notificações sobre pagamentos

Na parte inferior da página, em Notificações, você também tem a opção de notificar os administradores quando os pagamentos forem feitos. Certifique-se de clicar em Salvar no canto superior direito para prosseguir para a próxima etapa, criando sua vitrine.

Depois de clicar em Salvar, um link para configurar sua Marketplace aparecerá na parte inferior da margem esquerda.

Marketplace

Aqui, você encontrará uma lista de todos os cursos que você fez o upload e adicionou à Marketplace (veremos isso com mais detalhes posteriormente). Você também pode criar categorias para organizar todo o seu conteúdo, incentivar seus clientes com cupons, descontos e personalizar sua saudação para compradores em potencial que acessam sua página.

Configurações

Nota: Depois de obter qualquer um dos planos pagos, sua vitrine aparecerá automaticamente em mecanismos de pesquisa de alto tráfego, como Google e Bing. Isso significa que você será capaz de gerar tráfego orgânico e maximizar sua exposição e alunos em potencial ao longo do tempo.

A próxima etapa é personalizar sua vitrine virtual. Claro que você sempre pode fazer isso depois de fazer upload do seu conteúdo (a próxima etapa). No entanto, se você já tiver definido a marca, esta é a próxima etapa lógica. Volte para Configurações (margem esquerda) e clique na guia Branding próximo ao topo da página.

Branding

Você tem muitas opções aqui. Por exemplo, se você não tem uma visão de marca, basta selecionar um dos vários temas predefinidos no iSpring Market. Caso contrário, você pode criar seu próprio tema personalizado e itens de menu clicando no ícone Editar à direita, bem como fazer upload do seu logotipo e favicon da URL.

Upload do seu logotipo no plataforma de vendas

Etapa 5: Faça upload do seu conteúdo para
a plataforma

iSpring Market se diferencia de seus concorrentes, dada a amplitude de conteúdo que acomoda. Além disso, por ser compatível com SCORM, ele funciona com uma série de ferramentas autorais, como iSpring Suite. Isso praticamente elimina quaisquer restrições potenciais ou problemas de incompatibilidade com seu conteúdo.

iSpring Market suporta:

  • cursos e questionários (SCORM 1.2 / 2004)
  • vídeo (FLV, MP4)
  • áudio (MP3)
  • documentos (PDF, DOC, XLS)
  • apresentações (PPT)

Para fazer upload de conteúdo, clique em Conteúdo na margem esquerda → Adicionar cursos.

Adicionar cursos no iSpring Market

Você pode adicionar um arquivo, um link para um curso hospedado em outro lugar ou adicionar uma tarefa. Preencha os campos como o título do curso, a descrição e quaisquer tags para ajudá-lo a organizar seu conteúdo. À medida que sua biblioteca de cursos online cresce, será especialmente importante mantê-los organizados, não apenas para você e seus administradores, mas também para que os clientes em potencial encontrem facilmente o que procuram.

Você pode criar novas pastas com títulos relevantes clicando no botão Nova Pasta.

Nova Pasta

Depois de fazer o upload do curso, clique nele e na guia Detalhes, especifique as Propriedades Principais do curso, como título, descrição e duração.

Propriedades principais

Você também pode fornecer informações sobre o autor/instrutor do curso e abaixo encontrará um link para o curso. Isso permitirá que você visualize o material. Além disso, se você ativar o recurso de auto registro, ele se tornará um link de registro para seus usuários.

Detalhes do curso no iSpring Market

Depois de especificar os detalhes do seu curso, você pode engajar seus alunos, emitindo certificados de conclusão. Você pode usar seus próprios modelos ou escolher um de nossos Modelos de Certificado indo em Conteúdo → guia Configurações e rolar para baixo até Modelos de certificado.

Para emitir certificados, clique em seu curso, selecione a guia e clique na caixa de seleção Emitir um certificado após a conclusão deste curso.

Configurações de certificado

Na aba Configurações, você também pode definir suas restrições de visualização – como limitar o número de tentativas de iniciar o curso e a hora/data de início e final em que o conteúdo pode ser exibido.

iSpring Market também oferece recursos de gamificação para incentivar seus alunos. Habilite a gamificação para premiar com pontos, emblemas e ter uma classificação após a conclusão de um curso ou com base na quantidade de pontos ganhos.

Opções de gamificação no iSpring Market

E se você tiver um curso complexo/um programa de treinamento completo?

Você pode combinar vários itens de conteúdo em um curso complexo ou até mesmo em um programa de treinamento abrangente. Para fazer isso, você precisa criar caminhos de aprendizagem. Digamos que seu curso seja composto de uma série de vídeos ou vários slides independentes, cada um incluindo seu próprio módulo. Você terá que especificar isso no sistema.

Clique em Trilhas de aprendizagem na margem esquerda e adicione uma nova trilha de aprendizagem.

Trilhas de aprendizagem

Quando estiver nas propriedades de caminhos de aprendizagem, preencha os detalhes na guia Detalhes, assim como você fez ao fazer upload do conteúdo.

Detalhes de curso

Ao lado da aba Detalhes, clique em Contorno e comece a esboçar seus capítulos (ou módulos do curso), preenchendo-os com o conteúdo do curso. Nesse caso, cada “curso” que você faz upload se torna uma lição dentro de um módulo ou capítulo do seu curso.

Contorno de curso

Depois de preencher os detalhes do capítulo ou módulo do curso, Salvar alterações e adicione o respectivo conteúdo ao capítulo.

Agora, na guia Configurações, você pode especificar datas de conclusão e configurações para cada capítulo.

  • Você gostaria que seus alunos concluíssem um capítulo até uma determinada data? E o curso todo?
  • Você deseja que eles completem os capítulos “sequencialmente” ou em ordem “opcional”?
  • Eles precisarão “completar todos os capítulos” para passar no curso ou apenas um número “especificado” de capítulos?
Configurações

Agora que você fez o upload e definiu todos os parâmetros necessários para seus cursos, é hora de começar a vendê-los.

Etapa 6: Venda seus cursos

Para colocar seus cursos no mercado e começar a vendê-los, primeiro você precisa adicioná-los à plataforma de vendas. Na guia E-Commerce, clique na caixa de seleção que diz Mostrar este curso na vitrine.

Adicionar este curso no plataforma de vendas

Depois de clicar na caixa de seleção, uma lista aparecerá solicitando que você especifique a categoria de ofertas à qual seu curso pertence. Escolha a categoria apropriada e, em seguida, especifique que seu curso é Conteúdo pago clicando no botão de alternância e especificando o preço.

Conteúdo pago no iSpring Market

Parabéns! Agora, seu curso está oficialmente disponível para venda no mercado. É tão simples quanto alguns cliques intuitivos.

Nota: Você também pode oferecer alguns de seus cursos como um “brinde” para incentivar seus clientes. Basta deixar o botão de alternância como está.

Etapa 7: Monitore o analytics

Seu caminho para chegar ao mercado é um grande marco, mas seu trabalho não para por aí. Como qualquer empresa, uma escola online precisa otimizar seus processos e aprimorar suas ofertas, analisando suas estatísticas de usuários e de E-Commerce. Com o iSpring Market, você pode gerar:

  • Questionários, simulações e relatórios de tarefa
  • Relatórios de pessoas
  • Relatórios de conteúdo
  • Relatórios de E-Commerce
  • Relatórios de trilhas de aprendizagem
Relatórios no iSpring Market

Com os relatórios detalhados e perspicazes da iSpring, você pode monitorar o progresso do usuário e entender se os alunos visualizam o curso até o fim. Com essas informações, você pode identificar e direcionar facilmente as áreas problemáticas em seu curso que podem estar impedindo seu potencial de aprendizagem, como falta de clareza ou desalinhamento entre o conteúdo e os objetivos de aprendizagem.

Mas é claro, de uma perspectiva de escala de negócios, o iSpring Market oferece análises abrangentes para seu histórico de vendas e resume a receita que você ganhou. Saber quais cursos têm as taxas de conversão mais altas e como os incentivos (cursos gratuitos e descontos) influenciam as conversões, podem ajudá-lo a adaptar os cursos futuros e as táticas de vendas para o sucesso. Rastrear as informações sobre quais cursos performam melhor no seu negócio também o ajudará a definir em que tipo de conteúdo concentrar sua atenção posteriormente.

Conclusão

A maioria de nós já fez cursos online em algum momento de nossas vidas. Se você sabe como abrir uma escola de cursos online, então você tem artilharia suficiente para começar um empreendimento escolar online ou uma universidade online. Planeje com sabedoria e planeje seu conteúdo. E escolha uma plataforma de aprendizagem que combine simplicidade com funcionalidade.

iSpring Market oferece uma plataforma de vendas de e-learning altamente personalizável com muita flexibilidade para as ofertas de cursos e opções de E-Commerce. Ele oferece uma solução completa sem comprometer a qualidade de nenhum de seus recursos.

Se você ainda não se inscreveu, o que está esperando? Experimente iSpring Market sem compromisso e sem necessidade de um cartão de crédito. Você pode ter seu curso instalado e funcionando antes mesmo de o período de avaliação expirar!

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