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Uma pesquisa da Deloitte com jovens profissionais descobriu que “oportunidade de aprender” foi um dos benefícios mais desejáveis que um empregador pode oferecer. Para que um treinamento seja eficaz, é crucial disponibilizar conteúdos de alta qualidade aos alunos. Neste artigo, mostraremos como criar um módulo de treinamento que manterá seus funcionários motivados e engajados no longo prazo.

O que é um módulo de treinamento?

Um módulo de treinamento é um componente essencial de um curso online ou de um programa de e-learning como todo. Trata-se de um item de conteúdo de aprendizagem projetado para ensinar sobre um tópico ou habilidade específica.

Existem diferentes tipos de módulos de treinamento, como e-cursos informativos, questionários ou avaliações, tutoriais em vídeo, interações do tipo apontar-e-clicar ou demonstrações. Oferecer uma variedade de tipos de conteúdo permite que você crie uma experiência de treinamento mais rica e robusta para todos os seus alunos.

Vamos dar uma olhada passo a passo em como você pode realmente pôr essa ideia em prática. Lembre-se que os primeiros passos são mais sobre o trabalho de preparação do que o processo de criação dos módulos de treinamento. No entanto, eles são o segredo para começar a se mover na direção certa. Portanto, não os ignore.

Assista ao vídeo em inglês ou pule para o artigo se você prefere ler.

Passo 1: Definir o problema

A primeira regra para o sucesso do treinamento é: Solucionar um problema relevante em sua empresa!

Treinamentos de alta qualidade começam pela comunicação. Para solucionar um problema em seu negócio, você precisa entender o problema e como ele afeta o desempenho no trabalho. Um dos primeiros passos na criação de um módulo de treinamento é fazer perguntas abertas, detalhadas e pertinentes para descobrir:

  • Qual é a natureza do problema a ser solucionado?
  • Que conhecimento ou habilidade é necessária para preencher esta deficiência?
  • Qual é o nível de conhecimento ou desempenho que sua equipe realmente possui?
  • Qual é o nível esperado de conhecimento ou desempenho que sua equipe deve possuir neste tópico?

As respostas que você receberá irão ajudar a definir claramente o problema em seu negócio e avançar para a definição dos objetivos do treinamento.

Exemplos de problemas de negócios

Passo 2: Formular uma meta SMART

Uma meta ou objetivo de treinamento confirma o motivo do aprendizado e comunica o foco do módulo de treinamento. A meta deve especificar as habilidades, conhecimentos ou benefícios que o aluno obterá como resultado do treinamento. Para obter os melhores resultados, pense SMART e formule uma meta que seja:

  • eSpecífica – o aluno sabe exatamente o que vai aprender ou fazer como resultado do treinamento;
  • Mensurável – os alunos usarão esse conhecimento de forma consistente em cada relatório;
  • Alcançável – o aluno será capaz de realizar as tarefas listadas;
  • Relevante– o treinamento será focado nas habilidades e conhecimentos essenciais ao trabalho;
  • Temporal – o aluno será capaz de completar o treinamento em tempo hábil.

Uma meta SMART irá motivar os alunos, mostrando “o que eles têm a ganhar com isso”.

Exemplos de metas de treinamento SMART

Passo 3: Criar o tipo certo de módulo
de treinamento

Depois de definir o problema e formular sua meta, você está pronto para criar um módulo de treinamento!

O segredo para construir um ótimo treinamento é combinar o tipo certo de módulo para a tarefa de aprendizagem em questão. A tabela abaixo alinha diferentes tipos de soluções de e-learning às necessidades de aprendizagem.

Necessidade de aprendizagem/habilidade organizacionalSoluções de e-learning recomendadas
  • Conhecimentos sobre o trabalho
  • Conformidade e segurança
  • Integração
  • E-curso
  • Avaliação interativa
  • Reuniões da prefeitura
  • Palestra em vídeo
 

  • Processos ou procedimentos
  • Recursos de “como fazer”
  • Interação FAQ
  • Screencast
  • E-Book
  • Interação prática
  • Treinamento de conhecimento
    do produto
  • E-curso
  • Palestra em vídeo
  • Treinamento de software e sistemas
  • Interação prática
  • Tutorial em vídeo
  • Screencasts
 

  • Palestra em vídeo
  • Simulação de diálogo
  • Prova de competência ou aquisição
    de habilidades
  • Certificação
  • Avaliação interativa

Vamos analisar os diferentes tipos de módulos de treinamento de e-learning em mais detalhes para ver qual é a melhor escolha para suas necessidades específicas. Você também verá exemplos de módulos de treinamento que pode criar com nossa ferramenta de criação iSpring Suite.

Opção 1: E-curso informativo

Um curso informativo é um módulo de treinamento que normalmente consiste em slides com texto, imagens e botões para “Avançar”. Isso fornece aos alunos informações sobre um tópico específico.

Mais adequado para

  • Fornecer conhecimentos ou habilidades padronizadas para uma ampla audiência de alunos.
  • Habilidades e conhecimentos essenciais para o trabalho.
  • Aprendizagem urgente, como integrações e treinamentos de conformidade ou de segurança.
  • Fornecimento de informações sobre um novo produto ou atualização de política.

Como criar 

Você pode usar o iSpring Suite para:

  • Criar um curso de e-learning do zero
  • Transformar qualquer apresentação do PowerPoint em um módulo
    de e-learning totalmente funcional.

O iSpring mantém intactas todas as animações do PowerPoint, suas combinações, direção, sincronização e gatilhos.

Veja uma demonstração completa em inglês de um curso de e-learning criado com o iSpring Suite:

Você pode melhorar seu curso com testes, vídeos, interações e simulações de diálogo e considerá-lo como um módulo de treinamento.

Opção 2: Avaliação interativa

Avaliações interativas são um tipo de questionário online que incorpora uma variedade de tipos de perguntas, ramificações personalizadas e cenários.

Mais adequado para

  • Medir o nível de conhecimento de seus alunos em relação ao seu trabalho e/ou capacidade de aplicar o conhecimento de uma maneira realista.
  • Criar de testes com coaching integrado para manter os alunos no caminho certo.
  • Tarefas de certificação ou credenciamento.
  • Comprovante de conclusão das atividades de aprendizagem.
  • Identificar alunos que possam precisar de apoio adicional.
  • Identificar indivíduos de alto desempenho que podem ser candidatos
    a promoções.

Como criar

Com o iSpring Suite, você pode:

  • Construir avaliações robustas com uma variedade de tipos de perguntas, incluindo múltipla escolha, preencher as lacunas, arrastar e soltar, correlacionar e encadeamento.
  • Adicionar vídeos e conteúdos de mídia avançados às suas perguntas.
  • Criar feedback e ramificação em nível de pergunta ou resposta para fornecer uma experiência personalizada para cada aluno.

Veja uma demonstração completa em inglês de um questionário criado com o iSpring Suite:

Opção 3: Interação FAQ

Uma interação FAQ oferece aos alunos acesso às informações de referência e às perguntas mais frequentes com um clique.

Mais adequado para

  • Criar um formato padrão para organizar e apresentar informações básicas.
  • Glossários, definições, ou outros fatos de nível de conhecimento básico.
  • Revisar os detalhes do assunto em um formato de perguntas e respostas.

Como criar

O iSpring Suite inclui um modelo de FAQ que pode ser personalizado para atender às suas necessidades. Você pode apresentar uma interação FAQ como uma série de perguntas e respostas ou uma lista de tópicos e detalhes. Adicione palavras-chave a seus tópicos para habilitar a funcionalidade de busca dentro da interação.

Veja uma demonstração completa em inglês de uma interação FAQ criada com o iSpring Suite:

Além de um modelo de FAQ, o iSpring Suite oferece mais 11 modelos prontos para criar interações, incluindo linhas do tempo, referências, glossários e catálogos.

Opção 4: Palestra em vídeo e screencast

  1. Uma palestra em vídeo é um vídeo instrucional que foi gravado e salvo para visualização em uma data posterior.

Mais adequado para

  • Oferecer a um grande público de alunos acesso a uma aula ou palestra específica.
  • Padronizar uma experiência de aprendizagem para um determinado tópico ou evento.

2. Um screencast é uma gravação de vídeo que captura as ações que ocorrem em uma tela.

Mais adequado para

Tutoriais para demonstrar tarefas básicas do negócio, como acessar programas, navegar por um sistema online ou preencher um formulário.

Como criar

O estúdio de vídeo do iSpring permite que você capture uma tela, grave um vídeo com sua webcam ou grave e mostre as duas transmissões juntas. Você pode melhorar sua palestra em vídeo e um screencast com imagens, infográficos e legendas. O estúdio também facilita a mixagem de vídeos e os auxilia com músicas ou narrações.

Veja uma demonstração completa em inglês de uma palestra em vídeo criada com o iSpring Suite:

Opção 5: Atividade de simulação de diálogo

As simulações de diálogo ajudam seus alunos a desenvolver habilidades de comunicação, aplicando seus conhecimentos em conversas realistas com colegas e clientes.

Mais adequado para

  • Alunos com acesso direto aos clientes, tais como vendedores, representantes de atendimento ao cliente, agentes telefônicos e recepcionistas.
  • Líderes de treinamento, pessoal de RH ou outros que precisam fornecer informações confidenciais aos subordinados ou membros da equipe.
  • Educar treinadores e instrutores que precisam comunicar informações sistematicamente a indivíduos ou audiências.

Como criar

Com o iSpring Suite, você pode:

  • Criar cenas de diálogo com cenários que se ramificam.
  • Adicionar contextos e personagens da Biblioteca de Conteúdo do iSpring para desenvolver simulações de diálogo realistas.
  • Adicionar narrações ao discurso do personagem para simular totalmente um diálogo da vida real.
  • Avaliar os resultados da simulação.

Veja uma demonstração completa em inglês de uma simulação de diálogo criada com o iSpring Suite:

Opção 6: Auxílio digital ao trabalho

Um auxílio digital ao trabalho é um documento ou apresentação que pode ser acessado virtualmente e pode ser reproduzido, baixado, salvo ou impresso pelo aluno.

Mais adequado para

  • Qualquer aluno que deseja reter um documento em formato digital em seu computador, dispositivo móvel ou drive interno.
  • Manuais, guias, instruções, artigos de “como fazer”, processos ou procedimentos que as pessoas podem precisar acessar para realizar seu trabalho.

Como criar

Com o iSpring Suite, você pode transformar rapidamente qualquer documento do Word, apresentações PPT ou arquivos PDF em e-books com um efeito de virar a página. Tais e-books oferecem uma experiência de leitura agradável em iPads e outros dispositivos móveis.

Veja uma demonstração completa em inglês de um e-book criado com o iSpring Suite:

Passo 4: Feedback e revisão

Depois de um pouco de trabalho da sua parte, a primeira versão do seu módulo de e-learning está pronta! Agora, chegou a hora de encaminhar seu primeiro rascunho para os especialistas no assunto e as partes interessadas para feedback e aprovação. Não se surpreenda se seus parceiros oferecerem BASTANTE feedback sobre sua primeira tentativa! Mesmo que você tenha sido diligente em seguir todos os conselhos de seus especialistas e partes interessadas, pode ser que eles ainda tenham mais informações para compartilhar depois de analisar seu primeiro rascunho.

Para evitar cair em um ciclo de feedback sem fim, a maioria das equipes de treinamento segue um protocolo de projeto de três etapas, conhecido como alfa/beta/ouro:

  • O primeiro rascunho é conhecido como rascunho alfa. Um autor de treinamentos experiente deve ser capaz de criar um rascunho alfa que seja cerca de 75-80% correto. Normalmente, é aqui que você receberá mais feedback de seus especialistas.
  • A segunda versão revisada é conhecida como rascunho beta. Se você recebeu feedback de alta qualidade de seus especialistas durante a primeira etapa, sua versão beta deve ser cerca de 95-98% precisa. Portanto, você deve ter muito menos revisões neste momento.
  • O rascunho final do treinamento é chamado de versão ouro ou versão final. A menos que seus especialistas tenham perdido informações vitais nas etapas de revisão anteriores, a versão ouro deve estar 99-100% correta. A revisão do rascunho final por parte das especialistas e das partes interessadas deve acontecer rapidamente. Quando seus parceiros aprovam a versão ouro, seu conteúdo está pronto para os alunos.

Passo 5: Realizar um piloto com um público
de teste

Como prática recomendada, você deve realizar um piloto de qualquer novo treinamento antes de colocá-lo em circulação em sua organização. O teste piloto de um treinamento proporciona uma camada adicional de revisão e permite que você veja se os alunos são capazes ou não de atingir as metas de desempenho esperadas.

Selecione um público de teste formado por um pequeno grupo de funcionários da sua empresa. Para obter melhores resultados, o público de teste não deve ter um alto nível de especialização no tópico do treinamento. Você precisa escolher indivíduos que não sejam especialistas no tópico do seu treinamento e possam experimentar o treinamento sem noções pré-existentes de como ele deve ser.

Obtenha feedback do seu público de teste durante e após o treinamento. Descubra o que eles acharam que funcionou melhor no treinamento e o que poderia ser melhorado. Se o público de teste não for capaz de atingir as metas de desempenho esperadas após o treinamento, analise os resultados da avaliação para ver quais falhas podem existir. Trabalhe com seus especialistas e partes interessadas para encontrar maneiras de corrigir as falhas e melhorar a experiência geral do treinamento.

Passo 6: Criar uma versão final, fazer o upload e lançar o treinamento

Depois de amarrar as pontas soltas com seu teste piloto, você está pronto para criar a versão “final final” do seu conteúdo, fazer o upload no EaD e lançar o novo treinamento. É recomendável trabalhar com seus parceiros corporativos, gerenciamento de mudanças ou gerenciamento de projetos para coordenar uma implementação formal do novo treinamento.

Você também pode fornecer dados detalhados sobre o consumo e os resultados do aprendizado 30, 60 e 90 dias após o lançamento do programa. Acompanhar os dados das métricas de desempenho no trabalho é uma ótima maneira de mostrar o impacto do treinamento no desempenho profissional efetivo.

Considerações finais

  • A primeira regra para o sucesso do treinamento é: solucione um problema relevante!
  • As metas de treinamento SMART são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e adequadas.
  • O segredo para construir um ótimo treinamento é combinar o tipo certo de módulo à tarefa de aprendizagem. Evite a tendência de fazer com que todos os seus módulos de treinamento online se pareçam o mesmo.
  • Use uma ferramenta de criação como o iSpring Suite para criar uma experiência de aprendizagem que inclui uma variedade de tipos de conteúdo de e-learning robustos, interessantes e envolventes.
  • O feedback e a revisão são uma parte importante do processo de criação de treinamento.
  • Realize um programa piloto para fazer o “test drive” de novos treinamentos com um público específico antes de disponibilizá-los para toda a organização.
  • Não deixe de revisar todos os treinamentos anualmente. Atualize módulos que contenham informações antigas ou desatualizadas e descontinue permanentemente qualquer treinamento obsoleto.

Ainda não possui o iSpring Suite para criar módulos de treinamento envolventes? Baixe o software de criação de cursos gratuitamente agora mesmo.

Treinamentos nunca são uma experiência única. As organizações estão em constante estado de melhoria, logo a vida útil até mesmo do melhor e-learning pode ser de alguns meses a pouco mais de um ano. Reveja todos os seus módulos de treinamento pelo menos duas vezes por ano para determinar sua precisão; é esperado que você precise atualizar ou revisar completamente seus módulos de treinamento anualmente.

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