image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml Os 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learningOs 5 melhores softwares & ferramentas de autoria de e-learning

Você está procurando uma ferramenta de autoria gratuita que permite criar cursos de e-learning? Bem, você veio ao lugar certo. Neste artigo, fornecemos uma revisão detalhada de cinco soluções populares de software de e-learning.

Analisaremos seus principais recursos e compararemos os preços para ajudá-lo a tomar uma decisão de compra mais informada. Clique na ferramenta que você está interessado em ver uma descrição.

Continue lendo o artigo para saber o que uma ferramenta de autoria de e-learning significa, como ela pode ajudar e o que considerar ao escolher um software de autoria.

O que é uma ferramenta de autoria de e-learning?

Ferramentas de autoria são usadas para construir conteúdo de aprendizagem digital a partir de pequenos pedaços de informação: texto, imagens, áudio e vídeo. Além de ajudá-lo a “colar” várias mídias em cursos de e-learning inteiros, eles têm algumas funções exclusivas que só podem ser usadas para treinamento. Por exemplo, algumas ferramentas de autoria de e-learning permitem criar simulações de software para que você possa ensinar sua equipe a usar determinados softwares que eles precisam para seu trabalho diário. Ou, alguns deles permitem criar questionários que podem ser incluídos num curso ou tornar-se uma unidade de treinamento autônoma.

Todo esse conteúdo precisa ser empacotado em um formato que possa ser facilmente distribuído pela Internet e que os alunos possam abrir com o mínimo de software instalado, de preferência apenas um navegador da web. Voltando à década de 2000, a Macromedia liderava o mundo do conteúdo online com seu plugin Flash que permitiu que navegadores executassem jogos, vídeo e, entre outras coisas, cursos de e-learning. Mas, com o passar do tempo, o Flash foi lentamente deixado de lado por um padrão novo e mais poderoso chamado HTML5, e é assim que o software de desenvolvimento de e-learning HTML5 apareceu. Vamos analisar as vantagens de criar cursos neste formato:

  • Conteúdo HTML5 é responsivo e suportado em uma ampla variedade de plataformas e navegadores. Além disso, é compatível com dispositivos móveis, então os alunos podem fazer seus cursos com eles e visualizá-los quando e onde quiserem, em vez de ficarem presos a um computador.
  • HTML5 abre muitas oportunidades para interatividade que permitem aos desenvolvedores de cursos produzir experiências de aprendizagem mais engajantes.
  • O padrão oferece suporte a elementos de mídia interativa – tem uma capacidade embutida para reproduzir vídeo e áudio.
  • É fácil (e barato) manter o conteúdo atualizado. Ferramentas de desenvolvimento de cursos HTML5 são capazes de modificar e editar conteúdo existente.

Quais problemas as ferramentas de autoria podem resolver?

“Criaḉão de e-learning” não é apenas um termo chamativo sem significado. Existem razões reais pelas quais obter uma ferramenta de autoria de e-learning é uma obrigação para uma empresa nos dias de hoje. Aqui estão algumas coisas contra as quais uma ferramenta de autoria de e-learning está lutando:

  • Conteúdo não atraente – reduza os bons velhos documentos Word, PowerPoint e PDF para introduzir os alunos a questionários, vídeos interativos e treinamento com jogos.
  • Materiais de treinamento genéricos – conteúdo único de criação interna, sem precisar envolver designers instrucionais de terceiros que não têm conhecimento real das especificidades da sua empresa.
  • Dados inúteis – escolha quais dados de treinamento informar ao seu sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) para ter as estatísticas dos alunos na palma da sua mão.
  • Alto custo de treinamento — mova suas reuniões de treinamento da sala de aula para um espaço digital e libere tempo para os seus trabalhadores mais experientes.

Quem pode usar o software de autoria de e-learning com eficácia?

Continuando do ponto anterior, está bastante claro quem pode achar uma ferramenta de autoria de curso útil em seu trabalho:

Gerentes de aprendizagem & desenvolvimento

Os gerentes de aprendizagem & desenvolvimento são responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Eles visam tirar o máximo proveito das habilidades das pessoas e ajudá-las a desenvolver todo o seu potencial. Treinar cada membro da equipe pode ser uma tarefa desafiadora e muito cara, e é por isso que muitos gerentes da aprendizagem & desenvolvimento optam pela aprendizagem online. Um software de autoria de e-learning é uma ferramenta necessária para reposicionar o treinamento em sala de aula e criar novos conteúdos de aprendizagem a partir do zero.

Donos de pequenas empresas

Pequenas empresas normalmente não têm uma equipe dedicada de aprendizagem & desenvolvimentos e geralmente é o dono da empresa que revela a necessidade de desenvolvimento de talentos e decide comprar um software para a autoria de cursos. Eles podem contratar um criador profissional de cursos ou atribuir a tarefa de autoria de conteúdo a alguns de seus colaboradores que são especialistas no assunto e têm um conhecimento profundo do tópico.

Designers instrucionais independentes

Trata-se de indivíduos ou de uma pequena equipe de pessoas que criam conteúdo de aprendizagem digital. Eles geralmente procuram uma solução de autoria completa mas econômica que lhes permite construir conteúdo versátil: cursos interativos, questionários, simulações de software, simulações de diálogos, etc.

Instrutores corporativos

Como o treinamento presencial dos colaboradores ainda está vivo e, em alguns casos, indispensável, muitos instrutores ficam online. As ferramentas de autoria de cursos permitem que eles coloquem seus conhecimentos em experiências de treinamento online e os entreguem aos seus trainees na web. É uma ótima maneira de economizar tempo e dinheiro em viagens relacionadas ao trabalho.

Centros de treinamento e vendedores de cursos individuais

Centros de certificação e outras empresas de treinamento, bem como empresários individuais, usam software de autoria de e-learning para criar cursos e vendê-los online. Mas eles normalmente também precisam de uma plataforma de venda de cursos para distribuir seus produtos, é por isso que às vezes evitam comprar um software de autoria separado e optam por uma plataforma que já tem uma ferramenta de criação básica.

O que considerar ao escolher a melhor ferramenta de criação de e-learning

Existe uma vasta seleção de softwares de autoria de cursos no mercado, com a maioria dessas ferramentas sendo construída com um determinado tipo de cliente em mente. Antes de decidir sobre uma dessas soluções, você deve esclarecer algumas coisas:

  • Quais tipos de conteúdo de treinamento podem ser úteis no seu caso? Videoaulas interativas, simulações de software, questionários ou todos esses? Imagine que tipo de aprendizagem você gostaria de oferecer aos alunos, dependendo das suas funções profissionais.
  • Quão bem a ferramenta de autoria funciona com dispositivos móveis? Você precisa ser claro sobre os hábitos de seus alunos. O público adulto provavelmente aceitaria o treinamento em um desktop, mas e a geração z e até mesmo as gerações mais jovens? A maioria dos jovens de 20 anos não consegue imaginar suas vidas sem olhar para seus smartphones pelo menos uma vez por hora, então seu e-learning deve funcionar da mesma maneira – 100% compatível com dispositivos móveis. E embora a maioria das ferramentas de autoria permita a criação de cursos responsivos, algumas delas requerem a construção de diferentes versões para desktop, tablet e smartphone, o que definitivamente consome muito tempo.
  • Qual é seu orçamento anual para e-learning? Não escolha uma ferramenta de autoria apenas com base no preço. Mais caro não significa mais prático no mundo do e-learning. Da mesma forma, escolher a opção mais barata só porque é barata é uma má ideia. Um preço muito baixo para um software de autoria é muitas vezes um sinal de que pode haver taxas escondidas para funcionalidades que você mais precisa.
  • Você tem um LMS onde todas as estatísticas de treinamento podem ser registradas? Se você é um defensor da aprendizagem contínua e regularmente oferece novos cursos a seus colaboradores, você provavelmente verá os resultados de seu treinamento. Deve haver um LMS onde seu conteúdo envia todas as estatísticas de todas as sessões de treinamento. Além disso, a ferramenta de autoria de sua escolha deve ter compatibilidade impecável com o seu LMS.

Quais são as principais funcionalidades das ferramentas de autoria que você pode precisar?

Já delineamos os principais fatores que podem influenciar a escolha de uma ferramenta de autoria. Agora, vamos nos focar nos aspectos técnicos. Aqui estão algumas características que você precisa considerar para obter o maior valor pelo seu dinheiro.

Fácil de usar

Uma interface intuitiva é o que pode economizar uma grande quantidade de tempo, especialmente se esta for sua primeira ferramenta de autoria e se você não tiver experiência em design instrucional. Escolha uma ferramenta amigável que não o fará gastar meses ou mesmo semanas em treinamento.

Ferramenta de avaliação

Questionários e avaliações são essenciais no treinamento online. Além disso, quanto mais diversos questionários você usar, mais engajante será a experiência de aprendizagem para seus trainees. Então, escolha um software que tem modelos pré-construídos para a criação de uma variedade de tipos de questões.

Cenários de ramificação

Outra maneira de aumentar o engajamento é deixar seus alunos tomarem as decisões. Ao implementar cenários de ramificação, você pode criar conteúdo que depende das ações tomadas por um aluno. Um bom exemplo de cenários de ramificação é uma simulação de diálogo, na qual uma conversa se desenvolverá, dependendo das respostas do aluno.

Biblioteca de conteúdo

Uma ferramenta que vem com modelos de curso prontos, personagens, locais e outros ativos de e-learning pode ajudar você a acelerar o processo de autoria. Imagine: você não precisa procurar imagens relevantes e até mesmo criar slides do zero. Em vez disso, você pode personalizar os modelos já existentes e inserir imagens prontas para uso que se ajustam ao seu cenário de treinamento.

Colaboração

Se você trabalha em cursos com uma equipe, esse pode ser um recurso primordial para você. Com as opções de colaboração, você pode dispensar a criação de múltiplas versões de um curso e enviá-las todas de uma só vez por e-mail. Compartilhe rapidamente o conteúdo com outros criadores de conteúdo, partes interessadas e especialistas no assunto, receba feedback e analise o conteúdo por conta própria.

Agora, vamos analisar em detalhe as 5 melhores soluções de autoria no mercado em 2021.

1. iSpring Suite Max

iSpring Suite Max

iSpring Suite Max é uma solução de e-learning com todos os recursos focados em tornar o desenvolvimento rápido de conteúdo fácil e intuitivo. Uma grande vantagem do iSpring é que a ferramenta de autoria principal funciona como um suplemento do PowerPoint, o que resulta numa interface familiar que é muito fácil de utilizar.

iSpring Suite Max tem uma abordagem modularizada para a interface do usuário, com guias especiais para diferentes tipos de tarefas de treinamento. Há um criador de questionários para avaliação, um editor de vídeo e áudio para a criação de videopalestras e screencasts e uma ferramenta de simulação de diálogo para a construção de simulações de diálogo com ramificações. A criação de interações é simplificada com um conjunto completo de modelos prontos para a criação de glossários, catálogos, cronogramas, referências e perguntas frequentes.

O fluxo de trabalho coloca o foco firmemente no desenvolvimento de conteúdo e dispensa a configuração manual de elementos interativos complexos e variáveis de codificação. Para tornar o processo de construção de cursos ainda mais rápido, há uma biblioteca de conteúdo cheia de imagens, personagens, planos de fundo de localização, ícones e controles de alta qualidade.

iSpring Suite Max também vem com o iSpring Space, um espaço online para o trabalho em equipe em projetos de e-learning. Você pode construir seu curso, e outros autores de sua equipe poderão revisar o conteúdo e deixar comentários ou editar textos, adicionar verificações de conhecimento e aprimorar a aparência do curso por conta própria. Existe também uma ferramenta de autoria integrada para criar microcursos diretamente em um navegador.

Curva de aprendizado

A integração perfeita do iSpring com o PowerPoint significa que a maioria das pessoas será capaz de obtê-lo e começar a criar imediatamente. A interface familiar e o fluxo de trabalho simplificado criam uma curva de aprendizagem suave que permite ao usuário explorar outros módulos e recursos em seu próprio ritmo.

Felizmente, a facilidade de uso não significa que você só pode criar interações e cursos simples – há muita flexibilidade para adicionar cenários interativos mais complexos.

Avaliações

iSpring Suite Max permite que você crie questionários com notas, pesquisas e verificações rápidas de conhecimento que podem ser incluídos entre os slides do curso. Existem mais de uma dúzia de tipos de perguntas, desde a simples múltipla escolha até o engajante arrastar e soltar.

Interações

Separado do editor de questionários, o iSpring Visuals é centrado na construção de interações de aprendizagem. O que há de melhor sobre esse componente da ferramenta é que você não precisa começar do zero – basta escolher um dos modelos de interação como linha do tempo ou acordeão e preenchê-lo com seus dados.

Editor de vídeo e áudio

Este possui um editor de vídeo totalmente funcional, o suficiente para mesclar vários vídeos com transições e legendas em um arquivo MP4 e inseri-lo em um curso.

Simulações de diálogo

iSpring possui uma ferramenta especial que permite a você construir simulações realistas de conversação que ajudarão seus alunos a dominar suas habilidades de comunicação. Isso é essencial para treinamento de vendas e atendimento ao cliente.

Aprendizado móvel

Com todos os seus componentes com suporte a HTML5, o conteúdo publicado pelo iSpring é 100% pronto para dispositivos móveis. Ao contrário de algumas outras ferramentas de autoria, você não precisa criar versões de conteúdo separadas para desktop e celular. O software adapta automaticamente seu conteúdo a todos os tamanhos de tela, economizando seu tempo e seus nervos.

Opções de publicação

Vários formatos de saída estão disponíveis: HTML5 puro, padrões de e-learning como AICC, SCORM, xAPI e cmi5, além de MP4 para videocursos. Você pode enviar conteúdo publicado para um LMS, iSpring Space, ou abri-lo diretamente em um navegador web.

Prós

  • Capacidade de usar uma apresentação PPT existente como ponto de partida para um curso
  • Interface simples e familiar para construir cursos rapidamente
  • Simulador de diálogo integrado com cenários de conversa ramificada
  • Estúdio de vídeo profissional para gravação e edição de screencasts e filmagem de webcam
  • Ferramenta robusta para criar questionários e pesquisas interativas
  • Reprodução perfeita em todos os dispositivos
  • Função de conversão de texto em voz
  • Capacidade de transformar apresentações PPT em cursos SCORM
  • Capacidade de converter documentos Word e PDF em flipbooks SCORM interativos
  • Biblioteca de conteúdo de nível profissional com 68.000 ativos, incluindo modelos, personagens, planos de fundo e ícones
  • Serviço na nuvem para compartilhamento rápido de conteúdo e colaboração

Contras

  • PowerPoint precisa ser instalado para que o iSpring Suite funcione
  • Não há suporte para legendas (CC) para narração de vídeo e áudio
  • Não é compatível com simulação de software
  • Só funciona no Windows

Melhor para

iSpring Suite Max é uma ótima escolha para os amantes do PowerPoint que procuram dar o salto para uma ferramenta de autoria de conteúdo completa.

Também é uma escolha perfeita para aqueles que procuram a maneira mais fácil e rápida de colocar online as instruções, manuais e livros didáticos existentes. Se você já tem apresentações em PPT, você pode transformá-las em cursos eletrônicos em apenas alguns cliques.

Você também pode converter rapidamente seus documentos Word e PDF em e-books interativos com um efeito de paginação realista. Quando você quiser ser mais criativo e adicionar questionários, simulações de diálogo e interativos, também há muitas outras opções.

Preços

R$ 5.500 (licença anual)

Obtenha um teste gratuito de 30 dias →

2. Adobe Captivate

Adobe Captivate

O Adobe Captivate é adequado para o desenvolvimento geral de e-learning, como a criação de apresentações de slides ou questionários, e para o desenvolvimento de cursos interativos complexos. Além disso, é tradicionalmente uma escolha preferida para desenvolver simulações de software com a ajuda de efeitos, gatilhos e configurações de slide. Isso permite muita versatilidade em criar simulações realistas e apresentá-las aos usuários em diferentes modos, por exemplo: veja, experimente, faça.

Um recurso de destaque do último lançamento do Captivate 2019 é a capacidade de criar projetos de Realidade Virtual e fazer vídeos interativos e vídeos HD com qualidade de estúdio, gravando simultaneamente a webcam e o conteúdo na tela e adicionando elementos interativos. A ampla variedade de interações é outro ponto forte deste kit de ferramentas. Você pode tornar o e-learning divertido com atividades de arrastar e soltar, quebra-cabeças, jogos e outras atividades interativas.

Curva de aprendizado

O Captivate é conhecido por ter uma curva de aprendizagem bastante íngreme para novos usuários e, em versões anteriores, um fluxo de trabalho bastante confuso que depende de várias janelas separadas para selecionar variáveis e gatilhos e executar outras funções.

Para criar um e-learning realmente ótimo no Captivate, você precisa gastar muito tempo conhecendo suas funções, então pode não ser a melhor escolha como uma primeira ferramenta de autoria. Ele é perfeito para criar um treinamento mais técnico baseado em simulação.

Avaliações

Com menos modelos de perguntas do que seus concorrentes, o Captivate oferece um tipo único de avaliação na forma de simulação de software. Esse recurso pode ser indispensável se seu programa de treinamento for baseado em software de computador.

Interações

Ele tem 19 modelos de interação de aprendizagem, incluindo jogos como “Quebra-cabeça” e “Quem quer ser milionário?” Eles podem parecer um pouco mal feitos e difíceis de configurar, mas a diversidade aqui é realmente impressionante.

Editor de vídeo e áudio

Adobe Captivate tem um editor embutido que pode ajudá-lo a montar um videotutorial com transições e vários efeitos, como zoom e pan. A melhor parte é que, quando você se grava com uma webcam, pode usar o recurso de “tela verde” para substituir o fundo do seu vídeo instantaneamente.

Simulações de diálogo

Não há nenhuma ferramenta especial para construir simulações de diálogo ou diálogos baseados em personagens no Adobe Captivate, então, se isso for uma grande parte do seu design de treinamento, pode não ser a melhor escolha.

Aprendizado móvel

O Captivate sugere um fluxo de trabalho interessante para aqueles que consideram a compatibilidade móvel sua principal prioridade. A ferramenta permite que você divida o conteúdo do slide nas chamadas “caixas fluidas” que podem mudar seu tamanho e posicionamento com base no dispositivo em que o curso está sendo visualizado. Isso, em teoria, dá a você controle total sobre a aparência do seu conteúdo em todos os dispositivos possíveis – incluindo smartphones.

Opções de publicação

A ferramenta é compatível com HTML5 e todos os padrões populares de e-learning como SCORM, AICC, xAPI. Além disso, ainda permite que autores publiquem em Flash com uma opção para criar lições no formato EXE.

Prós

  • Variáveis extensivas e ramificações que permitem personalização criativa
  • Capacidade de 360 graus (RV) para incorporar realidade virtual em seu e-learning
  • Tela responsiva em todos os dispositivos, visível ao criar o treinamento
  • Biblioteca de ativos incluindo modelos, pessoas, fotos de rosto, e fotos de corpo inteiro
  • Capacidade de gerar narrações de texto em voz (TTS) automaticamente
  • Recurso “tela verde” onde você pode inserir seu próprio plano de fundo
  • Ferramentas específicas de desenvolvimento como marcação de geolocalização
  • Opções de gravação de simulação de software complexo
  • Tem uma versão para Mac

Contras

  • Interface de usuário não intuitiva
  • Requer que você dedique muitas horas para aprender como usá-lo
  • Os clientes relatam que o Captivate pode apresentar erros e travar no Windows
  • Projetar conteúdo responsivo é difícil, pois você precisa criar versões separadas para desktop, tablet e smartphone
  • As apresentações importadas do PowerPoint não preservam todas as suas animações após serem convertidas com o Captivate
  • Suporte técnico terceirizado para um call center

Melhor para

O Adobe Captivate é menos fácil e intuitivo, mas mais poderoso do que os seus concorrentes. É mais adequado para desenvolvedores de e-learning experientes que se sentem confortáveis em trabalhar com variáveis e códigos para fazer a mágica acontecer.

Em contraste com alguns fornecedores que oferecem um LMS ou solução de hospedagem como parte do pacote, se você deseja hospedar os cursos que você cria diretamente via Captivate, você precisará comprar o pacote PRIME, que é mais caro e provavelmente não adequado para pequenas organizações com menos de 100 colaboradores.

Preços

R$ 145.00/mês.

3. Articulate 360

Articulate 360

Articulate 360 é um pacote de nove ferramentas, três das quais são projetadas especialmente para a criação de cursos: Storyline 360, Studio 360 e Rise.

  • Storyline 360 é a ferramenta principal de autoria do Articulate. Sua interface é bastante semelhante à do PowerPoint, mas o recria com algumas alterações, em vez de se integrar totalmente a ele.
  • Studio 360 é um complemento do PowerPoint. Ele combina três ferramentas: Presenter 360, para transformar slides em cursos móveis e online; Quizmaker 360, para adicionar questionários ao seu curso facilmente; e Engage 360, para criar interações facilmente.
  • O Rise é uma ferramenta baseada na web muito fácil para criar cursos simples. Você pode criar aulas personalizadas combinando diferentes “blocos” de aprendizagem. Embora originalmente limitado a um conjunto bastante pequeno de tipos de interação, o Rise oferece atualizações regulares e introduziu recentemente blocos Storyline para aqueles que desejam obter um pouco mais de personalização, mantendo a “sensação de app” da interface do Rise.

Se você ouvir um designer instrucional dizer “Eu uso o Articulate”, é provável que ele esteja se referindo ao Storyline. Storyline tem um conjunto de recursos avançados, embora seja limitado com modelos de interação integrados, como guias, simulações simples de diálogo em duas etapas e pontos de acesso que ajudarão você a começar a criar cursos. Porém, para ser mais imaginativo e criativo, você precisa se aprofundar no trabalho com camadas, variáveis e estados de objeto, além de passar muito tempo aprendendo e, em seguida, ajustando e testando a ferramenta.

Como o iSpring Suite, o Articulate 360 possui um conjunto completo de ferramentas para adicionar diferentes objetos aos slides, bem como uma biblioteca de conteúdo, que é uma coleção de modelos de cursos, planos de fundo, personagens, controles e ícones. Ele inclui menos recursos projetados profissionalmente, mas fornece acesso a mais de 4.5 milhões de fotos, ilustrações e ícones por meio de uma biblioteca online.

Curva de aprendizado

A curva de aprendizado do Articulate 360 está em algum lugar no meio: não é tão fácil de aprender e usar como o iSpring Suite, mas não tem um grande investimento de tempo do Captivate para começar a criar cursos com aparência decente.

No lado positivo, você tem maiores oportunidades de personalizar seu conteúdo digital de aprendizagem. Mas, por outro lado, você precisa alocar mais tempo para criar cursos, já que precisa adicionar muitos itens manualmente. Além disso, leva tempo para explorar todos os recursos de criação de conteúdo, então, se você não estiver pronto para investir o tempo de treinamento, sua eficiência de criação pode ser limitada.

Avaliações

O QuizMaker 360 do Articulate oferece aos usuários respostas múltiplas padrão, preenchimento de lacunas, pontos de acesso e alguns outros tipos de perguntas que podem ser inseridos em um questionário ou pesquisa.

Interações

Um componente do Articulate Studio chamado Engage 360 tem uma seleção de modelos de interação que você pode inserir em seu curso. Lá você pode encontrar coisas como Perguntas frequentes e lista de verificação – se quiser usar um deles no Storyline, você precisará importá-los de um projeto do Studio. Caso contrário, você terá que criar sua interação do zero ou baixar um dos modelos fornecidos pela comunidade.

Editor de vídeo e áudio

Storyline inclui um simples editor de vídeo que permite que você realize transições de uma gravação para outra, adicione legendas e salvar o arquivo em seu curso. No entanto, não é tão avançado e útil quanto o que o Captivate e o iSpring têm a oferecer em termos de edição de vídeo.

Simulações de diálogo

O Rise 360 (a ferramenta baseada na nuvem) tem um recurso de simulação de diálogo embutido. O Engage 360 inclui um modelo de interação de “Conversação” mas só pode ser usado como uma ferramenta educativa, e não como uma avaliação com uma pontuação para aprovação.

Aprendizado móvel

Articule, assim como o Adobe e iSpring, tem seu próprio app móvel que permite que os alunos acessem o conteúdo em seus celulares. Além disso, cursos publicados com Storyline e Rise são totalmente compatíveis com dispositivos móveis.

Opções de publicação

Esta ferramenta de autoria permite que você crie lições em HTML5 que você pode publicar em seu disco rígido ou diretamente no armazenamento online do Review 360. Em termos de padrões de e-learning, ele é compatível com SCORM, AICC, xAPI e cmi5. Você também pode usá-lo para publicar uma versão do seu curso de treinamento que pode ser gravado em um CD.

Prós

  • Soluções para a maioria das tarefas de e-learning
  • Capacidade de criar cursos HTML5 responsivos rapidamente com arrastar e soltar no Rise
  • Semelhante à interface do PowerPoint do Storyline 360, mas com maiores oportunidades para personalizar o conteúdo
  • Capacidade de criar interações básicas rápida e facilmente
  • Gravador de tela para fazer captura de tela e edição simples
  • Muitas opções diferentes de autoria para todos os níveis de desenvolvedores
  • Grande biblioteca de conteúdo
  • Player adaptável que torna os cursos compatíveis com todos os smartphones
  • App móvel gratuito para reproduzir cursos offline

Contras

  • Não é a interface mais amigável, curva de aprendizagem íngreme
  • Os modelos de interação não funcionam corretamente
  • A funcionalidade de gravação de tela é básica em comparação com outras soluções
  • Pode deixar o computador mais lento (software pesado)
  • Garantir a conformidade com a Seção 508 dobra o tempo gasto em um único curso
  • Não há versão para Mac

Melhor para

A abordagem do “conjunto de ferramentas” funciona bem para grandes departamentos de e-learning, onde não há apenas vários tipos de cursos a serem desenvolvidos, abrangendo a gama de complexidade, mas também diferentes níveis de habilidade dos desenvolvedores de cursos, de iniciantes a especialistas.

As opções de revisão e colaboração também o tornam uma boa opção para equipes maiores. A desvantagem é que a maioria dos desenvolvedores individuais e organizações de pequeno e médio porte não precisarão de todas essas ferramentas, mas ainda terão que comprar o conjunto completo por licença.

Preços

$ 1.299/ano (para equipes) ou $ 999 (individual)

4. Lectora Online

Lectora Online

Nesta comparação, veremos o Lectora Online, a versão baseada em nuvem do Lectora, que oferece criação de conteúdo e ferramentas semelhantes que são comparáveis aos outros produtos neste artigo.

Um grande foco da linha de produtos Lectora sempre foi a conformidade com as diretrizes de acessibilidade de conteúdo da web (WCAG). Isso garante que qualquer curso criado no Lectora Online será acessível para pessoas com deficiência, como deficiência auditiva ou visão. Se você trabalha ou desenvolve conteúdo para organizações do governo federal, esta é uma boa escolha.

Os populares modelos de Primeiros Passos do Lectora são um ótimo atalho para a autoria. Cada modelo inclui navegação integrada, amostras interativas, layouts de página, e instruções de utilização. Além disso, esses modelos integrados oferecem diferentes estilos de aprendizagem e tipos de curso, como linear básico, não linear, microaprendizagem, baseado em cenários, adaptável, treinamento time-of-need/just-in-time, multimídia e muito mais.

Para desenvolvedores mais experientes, o Lectora Online oferece suporte a scripts, bibliotecas personalizadas, fontes e CSS, então o céu é o limite em termos de personalização.

Curva de aprendizado

A interface parecerá familiar para os usuários do Windows, pois usa o formato da barra de ferramentas do Windows e os ícones da estrutura de pastas para representar as diferentes seções, tópicos, interações, questionários e ativos em um curso. Comparado com outras ferramentas, o sistema de menus parece um pouco confuso e você irá demorar um pouco para se acostumar com o layout.

Colocar um curso de e-learning padrão em funcionamento usando alguns dos modelos fornecidos deve estar ao alcance da maioria das pessoas, mas definitivamente há mais complexidade envolvida na criação e edição de cursos em comparação com as outras ferramentas de autoria.

Avaliações

Lectora permite que você crie questionários ou pesquisas usando uma seleção de 12 tipos de perguntas. Eles variam desde os mais simples, como verdadeiro/falso, até variedades mais interativas, como arrastar e soltar ou sequência de classificação.

Interações

Existem elementos de formulário como caixa de listagem e botão de rádio que você pode inserir em seu curso e vincular a certas variáveis e ações, configurando assim uma interação personalizada. Se você gostaria de começar a partir de um modelo, o e-learning Brothers oferece uma biblioteca de interações prontas como Quebra-cabeça e Arrastar e Soltar que você pode personalizar facilmente.

Editor de vídeo e áudio

Lectora tem uma ferramenta de vídeo muito capaz que permite gravar de sua tela e/ou webcam e editar os resultados: você pode criar transições de um segmento de vídeo para outro, adicionar efeitos, gravar narração, etc.

Simulações de diálogo

A ferramenta não tem um instrumento dedicado para criar simulações de diálogo. Você pode tentar encontrar um modelo adequado na biblioteca e-learning Brothers ou criar a sua próprio do zero usando os recursos avançados de programação da ferramenta.

Aprendizado móvel

Lectora é perfeitamente capaz de publicar conteúdo responsivo e, portanto, é adequado para uso orientado para dispositivos móveis. No entanto, ele não tem um app para baixar conteúdo publicado e visualizá-lo offline como o iSpring e o Articulate.

Opções de publicação

Mesmo sendo hospedado na nuvem, Lectora não fica atrás do conjunto padrão de opções de saída: HTML5, AICC, SCORM e xAPI. Além disso, você sempre pode publicar seu curso em seu armazenamento online.

Prós

  • Em conformidade com WCAG
  • Compatível com ramificação condicional e eventos sequenciados
  • Capacidade de adicionar seus próprios scripts, bibliotecas personalizadas, fontes, CSS
  • Versão integrada para colaboração
  • Opções robustas para criação de questionário
  • Modelos de cursos para iniciantes que incluem navegação e interações de exemplo
  • Gerenciamento global de conteúdo e atualização de ativos
  • Revisando a integração com o link de revisão
  • Banco de imagens e modelos do e-learning Brothers

Contras

  • Mais caro do que os seus concorrentes
  • Interface obsoleta e desatualizada
  • Não é a ferramenta de autoria mais intuitiva no mercado
  • Recursos avançados não são compatíveis com a Seção 508
  • Para criar um curso responsivo, você precisa editar o mesmo conteúdo em 5 (!) visualizações diferentes

Melhor para

Lectora tem uma legião de fãs, mas a maioria deles se enquadra na categoria de “usuários avançados”, o que significa que passaram um tempo considerável aprendendo a ferramenta e são realmente especialistas nela.

Ele não oferece uma experiência de usuário tão limpa quanto iSpring Suite ou Articulate Rise, mas certamente oferece um grande grau de poder e flexibilidade para desenvolvedores de e-learning experientes e mais técnicos.

Mais adequado para organizações maiores e geograficamente dispersas com um modelo de aprendizagem & desenvolvimento maduro abrangendo vários autores e revisores.

Preços

$ 899/ano (Starter), $ 1.299/ano (Pro), $ 1.599 (Equipe)

5. Elucidat

Elucidat

A ferramenta de autoria de e-learning baseada em nuvem Elucidat permite que você produza conteúdo responsivo compatível com SCORM que eles afirmam funcionar com qualquer LMS moderno.

Por ser uma plataforma baseada em nuvem, toda a sua equipe, desde designers de conteúdo a especialistas no assunto, pode contribuir, revisar e participar do processo de autoria de e-learning a qualquer momento.

Elucidat tem como objetivo ser uma solução completa baseada na nuvem para a criação de e-learning de alta qualidade, gerenciamento de conteúdo em escala e análise de desempenho. Ele tem todos os recursos que você esperaria de uma plataforma de autoria: modelos, recursos, gerenciamento de vídeo e áudio, um editor responsivo móvel, um designer de layout e os elementos interativos usuais que você esperaria, como botões, flip cards e caixas de entrada.

Também há um foco na colaboração com vários autores e recursos poderosos para desenvolvimento baseado em funções e projetos de tradução em várias regiões. Isso inclui visualizações modulares separadas para líderes de equipe, especialistas no assunto, designers e revisores, que têm acesso a conjuntos de recursos relevantes para suas funções e posições no processo de desenvolvimento.

Curva de aprendizado

A interface do usuário é clara e organizada para que você possa começar a criar projetos imediatamente usando modelos e blocos de conteúdo e aplicando elementos de estilo com resultados com excelente aparência.

Para desenvolvedores mais experientes, há muito que pode ser feito, mas isso exigirá um investimento de tempo e treinamento.

Avaliações

Elucidat possui uma ampla variedade de tipos de perguntas para seus questionários com avaliações. Você também pode baixar um de seus modelos para criar algum outro tipo de avaliação, como um jogo interativo com um cenário de ramificação.

Interações

O software tem apenas alguns tipos de interação disponíveis que você pode usar em seus cursos: estes são ponto de acesso e flashcards.

Editor de vídeo e áudio

Infelizmente, Elucidat não permite gravar nem editar áudio ou vídeo.

Simulações de diálogo

A ferramenta também não possui um recurso de simulação de conversação dedicada.

Aprendizado móvel

Elucidat está pronto para celular com todo o conteúdo que publica sendo totalmente responsivo, mas não apresenta um app móvel dedicado que pode baixar e executar cursos offline.

Opções de publicação

Esta plataforma de autoria só permite publicar cursos em SCORM ou armazenar conteúdo em seu armazenamento na nuvem.

Prós

  • Gestão de conteúdo de e-learning em escala
  • Fluxos de trabalho simplificados para equipes
  • Efeitos de transição de página
  • Capacidade de criar cursos únicos que são responsivos em qualquer dispositivo
  • Clipes personalizados de alunos
  • Animação de item flexível; é possível animar quase qualquer elemento do curso
  • Acesse facilmente dados e insight sobre como os usuários se relacionam com o conteúdo de aprendizagem
  • Compatível com tradução XLIFF para localização automática do curso

Contras

  • Baseado na nuvem significa que você tem que armazenar todos os seus conteúdos nos servidores do fornecedor
  • Falta flexibilidade em comparação com outros kits de ferramentas de autoria, então autores de conteúdo experientes podem se achar limitados em suas habilidades
  • Não dá muito controle sobre interações personalizadas em seu conteúdo
  • Pode ser mais caro do que qualquer um dos seus concorrentes, de acordo com avaliações de usuários

Melhor para

Elucidat é bem adequado para organizações com equipes de aprendizagem & desenvolvimento dispersas e requisitos para fornecer variações de curso por localidade.

O gerente de variações permite que um autor crie um “curso principal’ central, que tem total controle sobre os seus “cursos filhos.” Uma vez feita uma edição para um curso principal, o curso filho seguirá – as edições ainda podem ser feitas localmente em um curso filho. Os autores que usam Elucidat podem gerenciar várias variações de curso em um único local, poupando o trabalho de criar várias versões e editar cada uma individualmente.

Preço

Nenhum preço listado; é preciso entrar em contato com o fornecedor.

Para resumir

Esperamos que você tenha achado as informações úteis e esteja no caminho certo para selecionar uma ferramenta de criação de cursos perfeita para você.

Cadastre-se para um período de teste para cada ferramenta em que estiver interessado, utilize-a e certifique-se de desfrutá-la. Se sua experiência de autoria de curso está causando problemas e o força a lidar com questões técnicas em vez de criar um ótimo conteúdo de aprendizagem, considere outra ferramenta.

Se você deseja produzir conteúdo imediatamente, sem gastar horas treinando ou lendo fóruns de suporte, comece com um teste de 30 dias do iSpring Suite e explore todas as suas funções agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Ferramenta
de autoria
de e-learning
Saber mais
 

Comece a criar cursos online de forma rápida e fácil