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Testes podem ser uma ferramenta integral para verificar o conhecimento e conduzir o engajamento no e-learning. Hå muitas boas razÔes para incluir quizzes em seu programa de treinamento de trainees.

  1. Quizzes permitem que vocĂȘ acompanhe o progresso dos seus trainees e que vocĂȘ veja o que foi aprendido e o que nĂŁo foi aprendido.
  2. Criar um quiz, assim como respondĂȘ-lo, nĂŁo leva muito tempo. Isso Ă© perfeito porque vocĂȘ tem que ser rĂĄpido se quiser que seu treinamento seja eficaz. VocĂȘ sabia que as pessoas esquecem uma mĂ©dia de 70% do que aprenderam dentro de 24 horas?
  3. Quizzes permitem que os alunos retenham novas informaçÔes na memória a longo prazo.
  4. O teste impulsiona a comprensĂŁo, motivação e engajamento dos alunos. Conquistas em quizzes criam um maior engajamento com o seu conteĂșdo.
  5. Quizzes tambĂ©m produzem dados que podem ser usados para ajudar a identificar lacunas em seu treinamento e ajudĂĄ-lo a melhorar seu conteĂșdo.
  6. VocĂȘ nĂŁo precisa de um ambiente de sala de aula para fazer testes. Os alunos podem responder a quizzes onde quer que estejam, em seu prĂłprio tempo.

Nota: Muitas organizaçÔes vĂȘem um aumento no nĂșmero de alunos no sistema no inĂ­cio da manhĂŁ de sĂĄbado.

No entanto, quando se trata de criar um quiz, tanto os profissionais de treinamento quanto os criadores de novos conteĂșdo precisam de respostas para essas questĂ”es:

  • quantas tarefas;
  • que tipo de perguntas;
  • qual pontuação para passar e limite de tempo;
  • usar cenĂĄrios de ramificação ou nĂŁo;
  • e muitas outras perguntas dos tipos como e porque.

Neste artigo, Michael Sheyahshe, um especialista em e-learning com mais de 20 anos de experiĂȘncia em desenvolver estratĂ©gias e conteĂșdos de aprendizado explicarĂĄ em detalhes como criar um quiz online no iSpring Suite para engajar seus trainees e verificar o que eles aprenderam.

Para obter uma visão geral do processo mais råpido, assista ao tutotial em video. Para obter instruçÔes mais detalhadas, leia o nosso artigo abaixo.

ConteĂșdo

Passo 1. Defina o tipo do quiz

Michael Sheyahshe, TecnĂłlogo na alterNative Media

Trabalhar em um quiz Ă© como criar um curso, mas um teste pode exigir um processo ou ciclo de desenvolvimento modificado. No entanto, o ponto de partida Ă© o mesmo — defina metas ou objectivos especĂ­ficos.

O que vocĂȘ pretende alcançar ao criar um quiz? A resposta a esta pergunta ajudarĂĄ vocĂȘ a definir o tipo de tarefa.

Os quizzes normalmente podem ser divididos em duas categorias principais, de acordo com o propĂłsito:

  1. Quizzes de reforço ajudam a consolidar e forçar uma revisão do material de treinamento. Eles geralmente são incluídos em intervalos regulares (fim do módulo ou capítulo) para pråtica e coleta de dados. Geralmente, não hå requisitos específicos: não hå limites de tempo, nem penalizaçÔes para respostas erradas. O aluno possui vårias tentativas para dar uma resposta correta; após cada erro, hå uma explicação do motivo da resposta estar incorreta.
  2. Quizzes de avaliação ajudam a verificar o conhecimento dos trainees. Estes tĂȘm normalmente limites de tempo definidos e uma tentativa para responder, sem explicação para erros. O quiz mostra como o curso ou todo o programa de treinamentio foram Ășteis para os seus alunos — o que, de fato, eles aprenderam com ele.

Passo 2. Escolha os tipos de perguntas do quiz

Ao criar quizzes no iSpring Suite, hå 11 tipos de perguntas de avaliação usadas por instrutores e educadores.

  1. Verdadeiro/Falso — O aluno deve determinar se a afirmação Ă© verdadeira ou falsa. Este Ă© o tipo de pergunta mais simple.
Pergunta verdadeiro/falso

2. MĂșltipla Escolha — O aluno deve escolher uma Ășnica resposta correta de vĂĄrias alternativas.

Pergunta de MĂșltipla Escolha

3. MĂșltipla Resposta — O usuĂĄrio deve selecionar todas as respostas corretas da lista. QuestĂ”es deste tipo sĂŁo mais difĂ­ceis do que mĂșltiplas escolhas, porque o aluno nĂŁo sabe quantas respostas escolher.

Pergunta MĂșltipla Resposta

4. Resposta Curta — Aqui, nĂŁo hĂĄ escolha para selecionar; no entanto, o aluno deve digitar uma resposta no campo de texto. Requer uma boa compreensĂŁo do assunto para acertar, e “acertar” Ă© subjetivo.

Pergunta de Resposta Curta

5. SequĂȘncia — O aluno tem que organizar os itens na ordem correta. VocĂȘ pode usar este tipo de pergunta se vocĂȘ precisa estabelecer uma linha do tempo ou organizar vĂĄrias coisas na ordem crescente/decrescente.

Pergunta de sequĂȘncia

6. NumĂ©rica — O aluno deve inserir o nĂșmero correto no campo de texto, entĂŁo Ă© impossĂ­vel adivinhar a resposta correta, diferentemente em perguntas de mĂșltipla escolha ou V & F.

Pergunta numérica

7. Selecionar de Listas — O usuário deve selecionar a resposta correta em cada lista de seleção.

Selecione uma pergunta da lista

8. Arraste as Palavras — O aluno Ă© obrigado a arrastar e soltar palavras do banco de palavras para as lacunas no texto dado.

Arraste as Palavras

9. Preencher as Lacunas — O usuĂĄrio deve preencher as lacunas no texto. VocĂȘ pode usar este tipo de pergunta se precisar, por exemplo, verificar atĂ© que ponto um trainee conhece uma determinada regra ou um procedimento simples.

Preencha as lacunas

10. CorrespondĂȘncia — O aluno deve combinar pares com palavras, frases ou imagens. VocĂȘ pode adicionar correspondĂȘncias adicionais para tornar a tarefa mais difĂ­cil.

QuestionĂĄrio de CorrespondĂȘncia

A pergunta típica contém de 4 a 10 pares. Este tipo de pergunta pode ser usado para corresponder termos e definiçÔes, textos e imagens, autores e citaçÔes, datas e eventos, etc.

11. Ponto de Acesso — O usuário deve clicar em uma ou mais áreas designadas na imagem. Ao usar este tipo de perguntas de forma criativa, um desenvolvedor de quiz pode criar uma tarefa prática interessante. Por exemplo:

Pergunta Hotspot

Para que um quiz ser justo e preciso, ele deve ser consistente com uma regra “30/40/30”, como no exemplo abaixo.

Regra 30/40/30

Passo 3. Considere o texto das perguntas

A eficĂĄcia de um quiz depende muito de quĂŁo bem as perguntas sĂŁo formuladas. É fĂĄcil esquecer que os usuĂĄrios do teste tĂȘm apenas as informaçÔes que fornecemos. Se eles nĂŁo entenderem as perguntas, eles terĂŁo pouca escolha a nĂŁo ser começar a respondĂȘ-las aleatoriamente, ao invĂ©s de depender de seus conhecimentos. Isso irĂĄ estragar suas chances de obter uma avaliação precisa. AlĂ©m disso, os alunos podem nĂŁo utilizar conteĂșdos que os testam em coisas que nĂŁo foram abordadas. É por isso que Ă© importante considerar cuidadosamente o texto de cada questĂŁo.

Aqui estĂŁo algumas dicas:

  • NĂŁo complique demais. As perguntas devem ser simples e claras. Tente nĂŁo escrever longas frases complexas. O nĂșmero de palavras em uma frase nĂŁo deve ser superior a 20.
  • Tente evitar usar a negativa nas suas perguntas e respostas. Por exemplo: “Qual das seguintes opçÔes NÃO Ă© resultado das ligaçÔes de hidrogĂȘnio?” Estas questĂ”es sĂŁo geralmente confusas. No entanto, o uso criterioso desta tĂ©cnica pode manter os alunos atentos. Quando usĂĄ-la, considere escrever a partĂ­cula negativa em letras maiĂșsculas ou em negrito, para que o aluno nĂŁo deixe de ver.
  • NĂŁo use descritores imprecisos como “aproximadamente”, “qualquer”, “pelo menos”, etc. “Qual Ă© o valor aproximado da constante π?” “Hum, cerca de trĂȘs?” Fazer perguntas imprecisas aumenta as chances de obter respostas imprecisas — perguntas escritas de forma inteligente (esperançosamente) obterĂŁo respostas escritas de forma inteligente. Por exemplo, “Expresse a constantemente π Ă s trĂȘs grandes figuras mais prĂłximas.” ”3.14.”
  • Comece perguntas abertas com as palavras o que, quanto, quando, como, e por que.
  • Evite dicas desnecessĂĄrias onde o aluno pode deduzir a resposta correta a partir do contexto. Isso pode mostrar uma certa agilidade de espĂ­rito, o que certamente Ă© bom, mas nĂŁo ajuda vocĂȘ na avaliação do conhecimento sobre o assunto especĂ­fico.

Passo 4. Planeje opçÔes de resposta

Nesta fase, Ă© preciso que se criem bons distratores para cada pergunta. Um distrator Ă© uma resposta errada para confundir um aluno.

Aqui estĂŁo algumas dicas:

  • Faça com que todas as opçÔes de resposta sejam claras e concisas. NĂŁo hĂĄ motivo para ter respostas de vĂĄrios parĂĄgrafos.
  • Mantenha as respostas e os distratores com a mesma estrutura e comprimento. Quaisquer inconsistĂȘncias na gramĂĄtica e na escolha da linguagem podem fornecer pistas indesejadas para a resposta correta.
  • NĂŁo dependa constantemente de opçÔes de resposta como “nenhuma das opçÔes acima” e “todas as opçÔes acima”, especialmente em questĂ”es de mĂșltipla escolha.
  • Evite opçÔes onde as respostas dos usuĂĄrios podem ser consideradas “errada” por digitar ou escrever incorretamente a resposta: “Chicago” e “chicago”, “Carroll” e “carroll”. Afinal de contas, se os trainees digitam a palavra certa mas erram a letra maiĂșscula, a pontuação final serĂĄ tendenciosa se o quiz for sensĂ­vel Ă  maiĂșscula.
  • Assegure-se de que as suas respostas sĂŁo absolutamente corretas e distratores definitivamente errados. Qualquer imprecisĂŁo com o assunto ou com a formulação das opçÔes de resposta irĂĄ confundir seus alunos.

Passo 5. Decida as propriedades do quiz

As propriedades dos quizzes dependem do objetivo: por exemplo, o objectivo Ă© formar competĂȘncias e encorajar, ou de avaliar implacavelmente
o conhecimento?

Pontuação do quiz

Ao criar um quiz de perguntas e respostas, um profissional de treinamento geralmente enfrenta um problema — que pontuação mínima será definida para passar. Não há nenhuma receita universal. Novamente, tenha em mente o objetivo principal
e use-o como seu guia.

Por exemplo, digamos que vocĂȘ quer criar um quiz online de reforço para vendedores sobre habilidades de gestĂŁo de tempo. O objetivo Ă© consolidar
o material de treinamento e ajudar os alunos a lembrarem-se do que podem ter esquecido. Aqui, a pontuação para passar pode ser cerca de 70-80%.

Se vocĂȘ estiver fornecendo certificação a profissionais de saĂșde, digamos, na anatomia do sistema nervoso, entĂŁo vocĂȘ pode definir um total de 100 pontos percentuais como uma nota para passar. Neste caso, a classificação Ă© mais rigorosa, dada a importĂąncia da vida humana e/ou do tratamento mĂ©dico.

Requisitos para a aprovação do questionårio

Distribua as questÔes aleatoriamente

A duração padrĂŁo de um quiz de qualidade Ă© de cerca de 25 a 30 perguntas, mas toda a reserva deve ser 3-4 vezes maior. Por exemplo, vocĂȘ deve usar um conjunto de 75-120 perguntas em um teste no qual os trainees apenas recebem aleatoriamente 25-30 delas. Como resultado, cada usuĂĄrio tem conteĂșdo de teste diferente. Esta Ă© uma maneira fĂĄcil de limitar a capacidade dos alunos de compartilharem respostas uns com os outros.

Limites de tempo

Para ajudar a evitar trapaças, vocĂȘ tambĂ©m pode definir um tempo limite para fazer um teste. Com base na complexidade das perguntas, vocĂȘ pode dar a eles 10-30 minutos para terminar.

Se um trainee investiu zero esforço em estudar o assunto, mesmo tendo cola preparada isso não o ajudaria a passar em um teste com limite de tempo.

No iSpring Suite, vocĂȘ pode definir limites de tempo para todo o quiz ou para perguntas em particular.

Limites de tempo

No entanto, ao considerar limites de tempo, note que para ser WCAG 2.0 compatĂ­vel com acessibilidade, testes nĂŁo devem ser temporizados.

NĂșmero de tentativas

Se vocĂȘ deseja realizar um “diagnĂłstico” abrangente do conhecimento dos seus trainees, defina um quiz para “uma tentativa”. SerĂĄ entĂŁo mais difĂ­cil adivinhar a resposta correta. VocĂȘ pode definir o nĂșmero de tentativas em dois cliques.

NĂșmero de tentativas

Ramificação

A ramificação pode ser uma ótima maneira de preparar um quiz para reforço e engajamento. Isso ajudarå seus trainees a preencher as lacunas de conhecimento e a aprender melhor o material. Veja como funciona: quando os usuårios cometem um erro, eles vão para um slide de informaçÔes. Se a resposta estiver correta, eles vão para a pergunta seguinte.

Feedback

Lembra dos testes na escola ou na faculdade? Depois de verificar os testes, o professor distribuiu os papĂ©is com as respostas erradas riscadas. VocĂȘ jĂĄ quis perguntar: “Por que esta estĂĄ errada?”

A mesma coisa acontece no e-learning, mas, é claro, não hå professor disponível parado lå para responder perguntas. E, no entanto, um quiz online pode dar feedback sobre cada resposta incorreta. Isso ajuda os alunos a entender facilmente porque suas respostas podem ter sido erradas, e qual opção estå correta.

Passo 6. Adicione narração e crie perguntas

Criar um quiz pode ser estressante. Muitos diriam que Ă© a parte mais desagradĂĄvel do treinamento. Para ajudar a aliviar isso, trabalhe no design do quiz e crie tarefas interativas interessantes.

Design da pergunta

Com a ajuda do iSpring Suite, vocĂȘ pode personalizar cada slide de pergunta: definir a fonte, alterar o layout e escolher um esquema de cores para a pergunta.

Narração

Para cada pergunta no teste, vocĂȘ pode importar um arquivo de ĂĄudio ou gravar ĂĄudio diretamente no iSpring Suite, e, em seguida, editĂĄ-lo usando o editor integrado.

Ao usar essas opçÔes, vocĂȘ pode fazer avaliaçÔes interativas interessantes que envolvem seus trainees em um aprendizado divertido e lĂșdico.

Quando criar quiz

  • ApĂłs cada curso de aprendizagem. Deve haver um teste final no final de cada curso. Caso contrĂĄrio, como vocĂȘ avaliarĂĄ os resultados do treinamento dos seus alunos?
  • ApĂłs cada programa de treinamento que inclui um conjunto de cursos de aprendizagem sobre um tĂłpico especĂ­fico. Isso Ă© uma espĂ©cie de pĂłs-treinamento. Os resultados podem mostrar como os trainees podem transformar o conhecimento em ação.
  • Para certificação. Quizzes mostram o conhecimento retido dos trainees. Para isso, vocĂȘ pode reutilizar um teste final de um curso de aprendizado ou criar um novo.
  • Antes do treinamento. Os resultados irĂŁo mostrar uma imagem clara
    do que os alunos jĂĄ sabem. VocĂȘ pode usar esses dados para definir uma direção para um curso ou para um programa de treinamento inteiro.
    Nota: Com o iSpring Learn LMS, vocĂȘ pode criar rotas de aprendizagem individuais para os alunos com diferentes nĂ­veis de habilidade.

Sobre o especialista

Michael Sheyahshe, TecnĂłlogo na alterNative Media

Michael Sheyahshe Ă© Artista, Autor, Desenvolvedor e TecnolĂłgo na aNm. Ele tem mais de 2 dĂ©cadas de experiĂȘncia no design e desenvolvimento de mĂ­dia interativa, ferramentas, simulaçÔes e jogos para um mercado global, utilizando vĂĄrias metodologias de e-learning.

Especialidades: Jogos sérios, modelagem 3d, 2d, design, layout, ilustração, simulação, design instrucional, realidade virtual aumentada e mista.

2 comentarios sobre “Como criar um quiz online com iSpring como um profissional

  • NĂŁo tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto
    aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado
    pelas informaçÔes.

  • para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se vocĂȘ curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

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