image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml Plataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpringPlataforma de criação de cursos: como escolher | iSpring

No passado os cursos a distância eram por correspondência e, após a década de 1990, foram evoluindo com a tecnologia e, hoje, escolas e empresas podem escolher a plataforma de e-learning que melhor atende às suas necessidades.

Esse é um mercado global em franco crescimento e, diante das dificuldades impostas pela pandemia, ganhou ainda mais impulso, oferecendo as soluções adequadas para o treinamento de colaboradores em home office e para os estudantes sem poder frequentar as aulas presenciais.

Neste artigo vamos explicar os 5 principais fatores que determinam a escolha de uma plataforma de criação de cursos para e-learning.

A evolução do e-learning

Com um início voltado para educação formal, ainda no início dos anos 2000, não demorou muito para as empresas também se apropriarem dessa tecnologia para oferecer treinamentos aos seus colaboradores, criando cursos e universidades corporativas.

E, mais do que formação, as ferramentas de e-learning passaram a ser estratégicas nos programas de captação e retenção de talentos das empresas, desde as maiores corporações até as mais emergentes startups.

Porém, essas ferramentas precisam ser intuitivas e fáceis de utilizar para que permitam aos desenvolvedores organizar e gerenciar cursos e-learning e seus resultados.

Por isso, ao buscar ferramentas de e-learning, o gestor ou desenvolvedor precisam estar atentos às funcionalidades de cada uma e como estas podem proporcionar o cumprimento dos objetivos esperados para os cursos.

Os 5 fatores

 

1. Curva de aprendizado zero

Após a aquisição da ferramenta, as etapas de instalação e configuração podem levar de 5 minutos a 3 dias, dependendo da arquitetura de segurança da rede onde será instalada. Em seguida, vem a etapa de domínio da ferramenta, que pode ser avaliada pela quantidade de horas que o desenvolvedor precisa para entender os recursos disponíveis e começar a aproveitar ao máximo da ferramenta. Esse prazo pode variar de 1 a 30 dias.

 Para atender às necessidades imediatas das corporações, a ferramenta com Curva de Aprendizagem Zero é sempre a melhor escolha.

2. Ferramentas interativas

Os desenvolvedores e gestores de cursos sabem que, quanto mais interativas forem as ferramentas, maior engajamento alcançado pelo treinamento proposto.

Para isso, a plataforma de e-learning deve oferecer jogos, simulações, enquetes, pesquisas, vídeos, quiz, métricas de desempenho, entre outros.

E assim, com ferramentas interativas e de rápido aprendizado, a empresa pode reduzir o tempo e custo de desenvolvimento de cursos, caso a ferramenta permita utilizar slides de PowerPoint, com todas as suas funcionalidades e efeitos acoplados.

3. Biblioteca de conteúdo

A Biblioteca de Conteúdo é uma coleção de modelos prontos de cursos, personagens, objetos, controles, ícones etc. Com tantos recursos, os desenvolvedores podem explorar sua criatividade para elaborar cursos e palestras. As ferramentas mais modernas permitem explorar essa funcionalidade, mesmo sem experiências em programação visual ou de softwares de design gráfico.

O iSpring Suite Max, por exemplo, possui uma Biblioteca de Conteúdo com mais de 60.000 imagens de personagens, o que proporciona a criação de conteúdos e cenários exclusivos e mais humanizados, o que resulta em maior identificação e engajamento dos colaboradores.  Ele ainda oferece mais de 1.000 imagens de localização, com aeroportos, bancos, escritórios, hospitais, salas de aula, armazéns etc., com 450 modelos diferentes de slides, para profissionalizar a aparência e dar destaque ao conteúdo oferecido.

Biblioteca de Conteúdo: iSpring Suite Max

4. Plataforma responsiva

A chegada dos smartphones revolucionou a forma de adquirir e consumir conteúdos. Hoje é possível acessar de qualquer lugar e a qualquer hora todo tipo de informação. Com isso, a frase “mobile first” passou a ser obrigatória, as plataformas de e-learning precisam ser responsivas e funcionarem perfeitamente em smartphones, tablets, notebooks e computadores.

Isso proporciona maior alcance dos cursos oferecidos pela empresa e, sempre que possível, brindar o público-alvo com o poder de escolher o horário e local que irá se dedicar ao conteúdo proposto.

5. Assistência 24/7

E por último, mas tão importante quanto o primeiro item, está o suporte técnico. Ao escolher uma plataforma é essencial verificar se a empresa oferece mais de uma maneira de contato, por exemplo: telefone, WhatsApp, chat ao vivo, e-mail de ocorrência etc.

Esse apoio técnico auxilia não só aos usuários principiantes, mas também, apoia experientes desenvolvedores na escolha de funcionalidades novas e nas atualizações das ferramentas.

Explore ainda mais as melhores práticas ao escolher uma ferramenta de e-learning

Este artigo foi criado para orientar e fornecer orientações sobre como avaliar e escolher a plataforma de e-learning e suas ferramenta de treinamento, mais adequadas às empresas. Os 5 principais fatores no momento de escolha da plataforma digital são:

  • curva de aprendizado zero
  • ferramentas interativas
  • biblioteca de conteúdo
  • plataforma responsiva
  • assistência 24/7.

Quer explorar ainda mais as melhores práticas ao escolher uma ferramenta de e-learning? Confira nosso e-book sobre o tema!

ebook gratuito

Recursos que não podem faltar numa ferramenta de criação de e‑learning ideal

Descubra agora

Recursos que não podem faltar numa ferramenta de criação de e‑learning ideal Recursos que não podem faltar numa ferramenta de criação de e‑learning ideal

Considerações finais

Nós também gostaríamos de conhecer suas experiências com o desenvolvimento de cursos, webinars, palestras e outras ferramentas de treinamento. Para isso, deixe seus comentários abaixo.

Obtenha um teste gratuito do iSpring Suite para criar ainda hoje seu primeiro curso online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Crie cursos em minutos
Saber mais
 

Comece a criar cursos online de forma rápida e fácil