Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Compilamos uma extensa lista de ferramentas online gratuitas para professores que levarão suas aulas para o próximo patamar e transformarão a aprendizagem passiva em exploração ativa. Por uma questão de conveniência, agrupamos as ferramentas cuidadosamente. Confira esta lista e experimente as ferramentas para descobrir quais funcionam melhor em seu contexto local.

Ferramentas para criar aulas interativas

Esta é uma categoria de ferramentas educacionais dinâmicas e interativas que tornam o aprendizado mais envolvente para os alunos. Elas dão vida às suas aulas com sons, vídeos, infográficos, avaliações, questionários e animações.

1. iSpring Free

iSpring Free

iSpring Free é uma ferramenta de criação gratuita para professores de e-learning que permite transformar apresentações chatas de PowerPoint em cursos online compatíveis com dispositivos móveis incluindo questionários. A principal vantagem da ferramenta é a sua simplicidade. Sua interface intuitiva permite que qualquer criador de cursos iniciante crie um número ilimitado de cursos de forma rápida e fácil. As funcionalidades do iSpring Free estão inclusas no kit de ferramentas de criação iSpring Suite que está disponível no idioma português.

2. Kahoot

Kahoot

Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos que permite criar divertidos jogos de aprendizagem. Você pode criar questionários sobre qualquer tópico e em qualquer idioma, e personalizar esses questionários com vídeos, diagramas e imagens. Os alunos participam em “kahoots” (jogos) registrando os códigos do jogo em seus dispositivos ou aplicativos.

3. Edpuzzle

Edpuzzle

Com o Edpuzzle, você pode criar videoaulas interativas com notas de áudio integradas, avaliações e questionários. Sua ferramenta de análise permite que você acompanhe como os alunos estão assistindo seus vídeos e se estão entendendo o conteúdo.

4. Starfall

Starfall

Starfall é um serviço online que foi inicialmente projetado para ensinar crianças a ler. Seu modelo de aprendizagem baseado em fonética suporta jogos online e séries impressas, que podem ser baixados para uso em casa e na sala de aula. Agora, ele também oferece músicas animadas, filmes e atividades matemáticas para pré-escola, jardim de infância e 1ª a 3ª séries.

5. SpellQuiz

Spelling Test

SpellQuiz é outro serviço online que é principalmente focado em ajudar crianças e adultos a aprender fonética. A plataforma contém aulas de ortografia em Inglês para indivíduos desde a 1ª série até a fase adulta, bem como testes divertidos e jogos de palavras.

6. Quizzizz

Quizzizz

Quizzizz é uma ferramenta de avaliação baseada na web que permite apresentar questionários sobre ciência, ciências sociais, informática, educação técnica e arte para os alunos como um teste cronometrado ou dever de casa com um prazo específico.

7. CommonLit

CommonLit

CommonLit é um banco de dados de materiais de instrução literários que você pode usar para elaborar aulas. Você pode escolher uma aula da biblioteca digital, compartilhá-la com seus alunos, atribuir-lhes perguntas baseadas em texto e analisar seus desempenhos.

8. Quill

Quill

Quill é uma plataforma que possui um conjunto de ferramentas para o ensino da escrita, vocabulário e gramática e inclui mais de 400 exercícios. Você pode orientar seus alunos a aprender reconstruindo frases, revisando trechos, escrevendo novos trechos e muito mais.

9. Plickers

Plickers

Plickers é uma atividade com cartões que permite que você realize enquetes em sua turma, sem a necessidade de usar os dispositivos dos alunos. Você só precisa dar um cartão (um “clicador de papel”) a cada aluno e usar seu smartphone ou tablet Android para digitalizá-los para fazer verificações em tempo real de compreensão, comprovantes de saída e votações improvisadas.

10. Powertalk

Powertalk é uma ferramenta de aprimoramento de apresentações que narra automaticamente seus slides do PowerPoint. Quando comparado a outros programas comuns de ‘text-to-speech’, o Powertalk pode falar o texto conforme ele aparece e também pode falar textos ocultos anexados às imagens.

11. FreeOnlineSurveys

FreeOnlineSurveys é uma ferramenta para criar testes, enquetes e formulários online. Você pode criar questionários usando o construtor do tipo arrastar e soltar e 22 tipos e campos de perguntas, compartilhá-los com seus alunos e membros da sua equipe e analisar respostas com sua ferramenta de relatório de dados diretamente de seus dispositivos móveis.

12. JeopardyLabs

JeopardyLabs

JeopardyLabs é um serviço online que permite criar jogos de perguntas e respostas como o Jeopardy sem PowerPoint, usando um editor simples. Você também pode escolher entre jogos prontos criados pelos usuários da plataforma sobre assuntos como alimentos, cidades, países, livros e higiene.

13. Edgames

Edgames

Edgames é uma ferramenta online gratuita para professores e entretenimento que oferece atividades educacionais, incluindo jogos de tabuleiro, jogos de palavras embaralhadas, jogos baseados em esportes e cartas. Você pode ajudar seus alunos a entender e aprender sobre higiene pessoal, nutrição, assuntos atuais e muitas outras coisas através dos jogos.

Ferramentas de gerenciamento da sala de aula

As tarefas de um professor incluem planejar aulas, marcar presença, atribuir tarefas de casa e dar notas. É aqui que você pode se beneficiar das ferramentas de gerenciamento da sala de aula – elas podem ajudá-lo a otimizar todos esses processos e melhorar a comunicação e o processo de aprendizagem.

14. Edmodo

Edmodo

Edmodo é um software que permite levar sua sala de aula para o mundo online. Ele fornece uma série de ferramentas online gratuitas para professores que permitem o compartilhamento de materiais didáticos, atribuição de tarefas de casa e exibição das notas dos alunos. Você também pode juntar alunos em grupos de aprendizagem, trocar mensagens com alunos e pais e gerenciar eventos de calendário.

15. ClassDojo

ClassDojo

ClassDojo é uma ferramenta de gerenciamento da sala de aula que permite às escolas trazer pais, professores, administradores escolares e alunos para as comunidades da sala de aula para que possam rastrear e aprimorar o comportamento da mesma em tempo real.

16. Google Classroom

Google Classroom

Google Classroom é uma ferramenta online gratuita para professores que permite criar uma sala de aula online, convidar seus alunos e atribuir tarefas de casa. Você também pode discutir tarefas com seus alunos online e acompanhar o progresso deles.

17. Class123

Class123

Class123 é uma plataforma de gerenciamento de sala de aula que contém um quadro-negro, mapa de assentos, cronômetro, selecionador de nomes aleatórios e muitas outras ferramentas necessárias para o gerenciamento eficiente da classe. Você também pode acompanhar a presença e o comportamento dos alunos, compartilhar histórias e fotos em quadros e se comunicar através de mensagens privadas.

18. Flubaroo

Flubaroo

Flubaroo é um complemento do Google Spreadsheets projetado para você criar rapidamente tarefas de múltipla escolha e de completar, dar notas e analisar o desempenho dos alunos online, compartilhar pontuações com os alunos e atribuir adesivos e medalhas com base na conclusão de tarefas.

19. Show My Homework

Show My Homework

Show My Homework é um software gratuito para professores que os auxilia a tornar a preparação, aplicação e monitoramento das tarefas de casa muito mais fácil. Os professores podem atribuir tarefas de casa rapidamente e registrar os envios e notas dos alunos de qualquer lugar com seu app móvel.

Fontes de conteúdo

Com a enorme quantidade de conteúdo digital educacional disponível na internet, os professores podem tornar suas lições ainda mais úteis e envolventes. No entanto, é crucial encontrar sites de confiança e que ofereçam um conteúdo valioso. Aqui estão algumas fontes de conteúdo digital que você pode achar úteis em sua prática de ensino.

20. Ted-Ed

Ted-Ed

Ted-Ed é uma plataforma que permite criar aulas educacionais. Você pode elaborar uma aula em torno do conteúdo do vídeo e criar tarefas para avaliar o quão bem os alunos entendem o material. Você também pode usar vídeos prontos da seção “TED-Ed Originals”, com curadoria especial, que apresenta aulas elaboradas por educadores em todo o mundo.

21. YouTube Teachers

YouTube Teachers

YouTube Teachers é um canal do YouTube que permite que você use vídeos educacionais para inspirar e envolver seus alunos. Ele contém mais de 400 playlists de vídeo criadas por organizações líderes e especialistas da indústria, como a Khan Academy, Ted-Ed e PBS.

22. YouTube Edu

YouTube Edu

YouTube Edu é outro canal educacional do YouTube que oferece playlists extensas sobre vários assuntos, de física e química a cinema e como falar em público.

23. Ted Talks

Ted Talks

Ted Talks são vídeos de especialistas e inovadores da indústria sobre ciência, tecnologia, negócios e educação com legendas em mais de 100 idiomas. Você pode integrar o Ted Talks em suas aulas para despertar a criatividade e a inovação nas mentes de seus alunos.

24. TeacherTube

TeacherTube

TeacherTube é um recurso gratuito para professores, onde eles podem compartilhar vídeos e materiais didáticos. Você pode enviar seus tutoriais em vídeo e anexar atividades de aprendizagem, avaliações e anotações de aula aos seus vídeos. Você também pode navegar pelo conteúdo de outros professores e se conectar com educadores que possuem interesses semelhantes.

25. SchoolTube

SchoolTube

SchoolTube é uma plataforma de hospedagem de vídeo gratuita para o ensino fundamental e médio que ajuda a integrar conteúdo de vídeo relacionado a assuntos ou conceitos em suas aulas sem o YouTube. O plano gratuito oferece hospedagem de vídeo ilimitada, apps de criação de vídeo e áudio, playlists compartilháveis ilimitadas, closed caption automático e um app de vídeo quiz.

26. Google Books

Google Books

Google Books é um serviço da Google Inc. que oferece acesso a livros e revistas ilimitadas que o Google digitalizou, converteu em texto e armazenou em seu banco de dados digital. Você pode salvar, favoritar ou baixar livros relacionados aos conceitos que deseja ensinar em sala de aula.

27. Readworks

Readworks

Readworks ajuda os alunos do ensino fundamental ao ensino médio a construir seu conhecimento de base e aprimorar suas habilidades de alfabetização. Como professor, você pode criar grupos de leitura com base em suas habilidades e interesses, monitorar a compreensão de leitura e atribuir tarefas extras para os alunos à medida que eles completam as tarefas de leitura.

28. Bibsonomy

Bibsonomy

Bibsonomy é uma ferramenta fácil de usar que ajuda a gerenciar suas publicações e barra de favoritos, colaborar com seus colegas e encontrar novos materiais interessantes para sua pesquisa. Você pode etiquetar as entradas de publicação e seus favoritos para facilitar as pesquisas de informações.

29. Project Gutenberg

Project Gutenberg

Gutenberg é uma biblioteca digital com mais de 60.000 e-books gratuitos que você pode baixar ou ler online. Aqui você encontrará a grande literatura mundial, com foco em obras mais antigas de domínio público.

30. Gapminder

Gapminder

Gapminder é um tanque de estatísticas animadas. A plataforma oferece posters, apresentações interativas, gráficos e apostilas sobre fatos globais que podem complementar os materiais didáticos da sala de aula.

Ferramentas de design audiovisual

O conteúdo audiovisual é um recurso eficaz para alcançar seus objetivos de ensino-aprendizagem. Se você deseja economizar tempo criando gráficos, animações ou vídeos, ou não tem as habilidades necessárias para trabalhar em plataformas avançadas de edição de fotos e vídeos, como CorelDRAW e Photoshop, aproveite as ferramentas fáceis de usar da lista. O mais interessante é que você pode acessá-las gratuitamente.

31. Pixlr

Pixlr

Pixlr é uma ferramenta online gratuita para professores que oferece total controle para edição de fotos. Você pode adicionar filtros, bordas e realizar uma edição básica de imagens usando mais de 3.000 sobreposições, 5.000 textos decorativos e 7.000 ícones.

32. Animoto

Animoto

Animoto é um editor de vídeo online que permite converter fotos e vídeos em apresentações de slides. Você só precisa arrastar e soltar suas imagens e videoclipes em modelos predefinidos para criar apresentações de slides impressionantes que podem ser usadas como recursos visuais para o aprendizado em sala de aula.

33. Pic-Lits

Pic-Lits

Pic-Lits é um site de e-learning de alfabetização que usa escrita e fotografia para inspirar e estimular a escrita criativa. Você pode criar os chamados “pic-lits” que são combinações de palavras colocadas em uma fotografia para representar alguma história ou o significado da imagem e compartilhá-los em seu quadro interativo durante uma aula de gramática ou redação.

34. Gickr

Gickr

Gickr é uma ferramenta online gratuita que permite criar GIFs animados instantaneamente. Você só precisa fazer o upload de suas fotos ou obter imagens do Flickr para criar apresentações de slides, desenhos animados ou banners chamativos.

35. Smilebox

Smilebox

Smilebox é um app da web que permite criar apresentações de slides, colagens, saudações, convites, álbuns de fotos e livros de recortes. Por exemplo, como professor, você pode criar boletins informativos para seus alunos, cartas aos pais, certificados e álbuns de fotos da escola e compartilhá-los online.

36. Pixton

Pixton

Pixton é uma plataforma de criação de desenhos animados que pode ajudá-lo a orientar seus alunos na criação de histórias em quadrinhos para representar sua compreensão de conceitos. Possui vários personagens, diferentes conjuntos de layouts de histórias em quadrinhos e opções de plano de fundo que seus alunos podem usar para criar quadrinhos e storyboards.

37. Chartsbin

Chartsbin

Chartsbin é uma ferramenta online gratuita de visualização de dados usado por professores para introduzir vários tópicos com infográficos. Você também pode aproveitar a ferramenta para orientar seus alunos na criação de infográficos a partir dos materiais que aprenderam para demonstrar seu domínio do assunto.

38. Tableau Public

Tableau Public

Tableau Public é uma plataforma de visualização de dados gratuita que permite criar gráficos interativos, mapas impressionantes e painéis ao vivo em questão de minutos. Você pode usá-la para gerenciar exercícios em sala de aula e tarefas de casa e se conectar com uma vibrante comunidade de entusiastas de dados.

39. Roxio Photoshow Maker

Roxio Photoshow Maker

Roxio Photoshow Maker é uma ferramenta online gratuita para professore que permite combinar imagens, videoclipes e trilhas sonoras para criar histórias em apresentações de slides. Você pode torná-las ainda mais profissionais e envolventes adicionando legendas, efeitos e transições.

40. Ezvid Wikimaker

Ezvid Wikimaker

Ezvid Wikimaker é um criador de vídeo gratuito que funciona por síntese de voz. Ele foi inicialmente projetado para permitir que pesquisadores e jornalistas transformassem texto em wikis de vídeo. Mas você pode criar vídeo tutoriais com imagens e videoclipes. E não é necessário gravar uma narração – ao adicionar texto, ele será automaticamente transformado em narração.

41. Free Cam

Free Cam

Free Cam fornece um conjunto completo de recursos para a criação de videoaulas profissionais e apresentações de e-learning. Você pode facilmente gravar screencasts, editar vídeos gravados e enviá-los para o YouTube ou por e-mail para seus alunos.

42. MakeBeliefsComix

MakeBeliefsComix

MakeBeliefsComix é um criador de histórias em quadrinhos no navegador que oferece várias maneiras de usá-lo em um ambiente de sala de aula. Por exemplo, você pode fazer seus alunos criarem histórias em quadrinhos para praticar um novo vocabulário, desenvolver habilidades de conversação ou inspirar a escrita criativa.

43. Vocaroo

Vocaroo

Vocaroo é uma ferramenta online que ajuda a gravar, enviar e baixar suas anotações de voz. Você pode usá-lo para fazer podcasts, transmissões, narrações digitais ou dar feedback. As gravações ficam disponíveis por alguns meses (geralmente três meses).

Ferramentas de comunicação e colaboração

A comunicação e a colaboração são aspectos importantes tanto do ensino quanto da aprendizagem. Compilamos uma lista de ferramentas que ajudarão você a tornar esses processos ainda mais fáceis e eficientes. Aqui você encontrará comunidades de ensino, ferramentas para compartilhar recursos e dicas educacionais e apps para conduzir discussões online.

44. Flipgrid

Flipgrid

Flipgrid é um serviço online que oferece uma experiência de discussão em vídeo simples, gratuita e acessível para educadores do pré-escolar ao PhD, alunos e famílias. Você pode criar um tópico de discussão e compartilhá-lo com sua comunidade de aprendizagem. Em resposta, os alunos irão gravar e compartilhar seus vídeos com você e sua equipe.

45. Goboard

Goboard

Goboard é uma ferramenta colaborativa online que combina videoconferência com uma tela interativa. Ela é projetada para ajudar os alunos a colaborar presencialmente em praticamente qualquer assunto. A Goboard possui um quadro-negro digital, para que os usuários possam compartilhar suas anotações, imagens e cálculos.

46. Teacheroo

Teacheroo é a única rede social global projetada especificamente para professores. Você pode postar seus recursos e dicas educacionais, comentar, curtir, compartilhar materiais de outros professores e formar conexões profissionais.

47. Loop

Loop

Loop permite coletar feedback de seus alunos em tempo real. Você pode digitar suas perguntas ou escolher algumas de uma biblioteca de perguntas das melhores práticas. Os alunos receberão notificações e podem responder instantaneamente.

48. Teach Learn Lead

Teach Learn Lead

Teach Learn Lead é uma comunidade dedicada a apoiar, incentivar e conectar novos professores conforme eles navegam no início de suas carreiras na sala de aula. Inclui uma biblioteca de educação global que é um epicentro com curadoria de recursos de pesquisa e desenvolvimento profissional do jardim de infância até a graduação.

49. Google Docs

Google Docs

Google Docs é um processador de texto gratuito incluído como parte do serviço Google Drive. Ele permite que você crie e edite seus próprios documentos, verifique os textos de seus alunos e adicione comentários para fornecer feedback.

50. Bloomz

Bloomz

Bloomz é um app interativo que permite que professores e escolas compartilhem atualizações das salas de aula, eventos e fotos com os pais de maneira segura. Você pode enviar uma notificação de alerta da próxima reunião de pais e professores para e-mails e smartphones com um único clique.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Caso conheça outras ferramentas online gratuitas para professores que podem ajudar a melhorar a experiência de ensino-aprendizagem na sala de aula, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

5 comentarios sobre “50 ferramentas online gratuitas para professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Crie cursos interativos de forma rápida e gratuita
Saber mais