Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

O ensino a distância já é a realidade para a capacitação de milhares de profissionais em todo o mundo e, mesmo assim, ainda surgem dúvidas nas empresas sobre como investir em plataformas de e-learning.

E, para desenvolver e oferecer cursos online é necessário conhecer e escolher um sistema de gerenciamento de aprendizagem, conhecido pela sigla inglesa LMS – Learning Management System.

Preparamos neste artigo as cinco perguntas básicas que devem ser feitas antes aos fornecedores de LMS antes de qualquer desembolso ou investimento.

Investimento em uma plataforma de e-learning:
o LMS

Para os profissionais menos habituados com o universo e-learning, as siglas, conceitos e definições podem parecer que pertencem a um dialeto, porém, pode-se simplificar e entender a LMS como uma plataforma e-learning que utiliza uma determinada metodologia pedagógica para oferecer capacitação a distância.

O LMS pode ser voltado para o ensino acadêmico ou para o corporativo, cada um atendendo a um público específico: alunos em busca de uma graduação ou colaboradores de uma empresa pretendendo maior capacitação técnica para executar seus trabalhos e desenvolver suas carreiras.

Portanto, o que difere um ambiente de outro é o seu objetivo no qual o LMS é utilizado pelos profissionais de desenvolvimento de cursos.

O que você precisa saber

Para o sucesso dos cursos e-learning é preciso que a escolha da plataforma adequada esteja alinhada com outras estratégias de EAD, voltadas para engajar os participantes e potencializar os conteúdos oferecidos.

Para atender às diferentes estratégias e necessidades, a iSpring oferece a plataforma iSpring Learn LMS que está totalmente integrado com o iSpring Suite Max, uma ferramenta completa de desenvolvimento de cursos.

Confira no quadro abaixo as 5 perguntas antes de investir em um LMS:

Pergunta 1: Qual plataforma de e-learning é mais indicada para minha empresa?

A resposta mais objetiva é: depende! Cada empresa tem suas particularidades e necessidades. Por isso, antes de procurar uma plataforma de cursos online é preciso saber que tipo de curso será oferecido.

Algumas perguntas devem ser respondidas, para auxiliar na decisão, como, por exemplo:

Para empresa responder:

  • A empresa está capacitada para criar conteúdos internamente?
  • É fácil criar um curso nessa plataforma?
  • Com que facilidade ele se integra com minha ferramenta de e-mail marketing ou CRM?
  • Que opções existem para apresentar o conteúdo?
  • Quais são as ferramentas para comunicar com os participantes?

Para os usuários responderem:

  • A plataforma é intuitiva e amigável com o usuário?
  • A plataforma é estável?

Responder estas perguntas dará uma boa orientação para encontrar o LMS adequado para a empresa e que vai criar uma experiência excelente de aprendizado para os colaboradores.

Pergunta 2: Que conhecimentos técnicos eu preciso para lançar meu curso online?

O mercado oferece inúmeras opções para criação e venda de cursos online, por isso, antes de decidir por A ou B é preciso verificar as opções disponíveis de ferramentas e quais habilidades técnicas são necessárias para aprender a usá-la.

O iSpring Suite Max é uma ferramenta completa para a criação de cursos. Como utiliza o Power Point como base, ele reduz consideravelmente o tempo de aprendizado do uso e das ferramentas que oferece.

Se o desenvolver já possuir um curso criado em Power Point, em poucos minutos ele consegue transformá-lo em um produto profissional, com inserção de vídeos, de questionários, simulações de diálogos e utilizar a Biblioteca com quase 70.000 imagens. Além de ambiente próprio para compartilhar com os demais membros da equipe e partes interessadas.

Pergunta 3: Minha LMS deve estar em um servidor ou na nuvem?

Em um passado recente, o LMS era instalado em um servidor local e exigia uma grande movimentação da equipe de TI e, em algumas situações, eram necessários caros upgrades do servidor.

Com a evolução tecnológica os fornecedores de LMS oferecem várias opções de armazenamento em nuvem. Reduzindo ou eliminando a necessidade de hardwares, manutenção e envolvimento constante do departamento de TI. Sem falar que, para os usuários isso resulta em simplesmente acessar e utilizar, não importando o local onde estejam.

Essas plataformas são flexíveis e podem crescer conforme a demanda, ampliando de 100 para mais de 1.000 usuários rapidamente.

Pergunta 4: Quais vantagens o LMS deve oferecer para minha empresa?

Há alguns anos ainda havia a discussão se era compensador ou não o treinamento in company EAD, como eram chamadas as capacitações oferecidas pelas empresas.

Atualmente, a busca de profissionais de RH e T&D é para oferecer aos colaboradores a melhor experiência para a aquisição de novas competências e habilidades. Assim, uma plataforma LMS deve proporcionar:

  • Facilidade no uso: a plataforma deve ser amigável, intuitiva e facilitar o desenvolvimento e a oferta dos cursos.
  • Acesso mobile e desktop: a possibilidade de acessar de diferentes aparelhos deixou de ser um diferencial de vendas para ser uma exigência dos clientes.
  • Reduzir custos com treinamentos: uma plataforma e-learning deve oferecer recursos que reduzam custos, como impressão de apostilas, deslocamentos, tempo de desenvolvimento etc.
  • Auxiliar a retenção de talentos: apenas o retorno financeiro não reduz o turnover de talentos. Com uma plataforma LMS é possível avaliar o desempenho e o engajamento dos colaboradores e, com isso, oferecer possibilidades de evolução e permanência na empresa.
Plataforma de e-learning iSpring Learn

Pergunta 5: Como saber se o LMS é realmente o ideal?

Um LMS ideal é aquele que se mostra fácil de usar, tanto para os desenvolvedores como para usuários sem grande experiência, principalmente, se a empresa está nos primeiros passos com uma plataforma de cursos online.

Contudo, a resposta definitiva para essa pergunta é: experimente você mesmo!

Peça ao fornecedor um teste gratuito, um trial que permita utilizar em situações reais do dia a dia de sua empresa e poderá observar os problemas e soluções que são oferecidos, antes mesmo de fazer o desembolso. Como ocorre com iSpring Learn LMS, que oferece 30 dias de teste gratuito, sem a necessidade de cartão de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Plataforma EAD
para treinamentos
corporativos
Teste grátis Saiba mais