image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xmlimage/svg+xmlimage/svg+xml Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.Avaliação de Habilidades: 6 Ferramentas para um Processo de Recrutamento Certeiro.

A avaliação de habilidades como um diferencial no processo de recrutamento. Descubra quem se encaixa melhor nos valores da sua empresa.

Encontrar o talento certo pode ser complicado. Com um mercado de trabalho tão competitivo, as equipes de contratação geralmente ficam com suas caixas de entrada inundadas de e-mails ou mesas cheias de currículos. E arranjar tempo para filtrar cuidadosamente todos eles pode ser complicado. Então como fazer isso da melhor forma?

Primeiro passo: continue lendo. Neste artigo não iremos apenas explicar quais habilidades são normalmente testadas no estágio de contratação, mas também apresentaremos algumas ferramentas úteis de avaliação de habilidades, para que você possa separar facilmente o ótimo do bom!

O que é avaliação de habilidades?

Testes de avaliação de habilidades fornecem uma visão objetiva sobre como um candidato ou um colaborador pode realizar tarefas relacionadas ao trabalho. Muitas vezes, assumem a forma de um simples teste ou questionário, ou de algum tipo de cenário ou simulação. Muitas vezes, você será obrigado a produzir uma amostra de alguma coisa, dependendo da natureza do trabalho.

Digamos que você é uma empresa de publicidade que procura por designers de gráficos em movimento para criar vídeos. Nesse caso, você vai querer uma “prova” em primeira mão sobre as habilidades deste profissional, tais como:

  • Design gráfico
  • Animação
  • Tipografia
  • Teoria da cor
  • Pensamento criativo
  • Proficiência técnica com software de design

Como uma forma de avaliação, você pode fornecer aos designers um storyboard de amostra e pedir-lhes que lhe dêem vida com recursos visuais, personagens e animação usando um software específico como Adobe After Effects e Illustrator. Com base no que eles produzem e no tempo que levam para concluir a tarefa, você pode classificar o nível de habilidades como básico, intermediário e avançado e decidir se essa pessoa atende aos seus requisitos iniciais.

Em essência, as avaliações de habilidades ajudam a avaliar a capacidade de um candidato ou colaborador de realizar um conjunto específico de tarefas. As preferências pessoais não devem se aplicar aqui; este processo de avaliação deve ser padronizado e objetivo. Dessa forma, você poderá comparar todos os resultados para restringir as opções de maneira mais confiável.

Tipos de testes de avaliação de habilidades

Agora que você tem um entendimento geral do que são as avaliações de habilidades, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos:

Os testes de habilidades técnicas são uma ótima ferramenta de avaliação de habilidades porque refletem de perto o trabalho que um colaborador executaria se fosse contratado. Para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, você pode pedir a eles que completem exercícios similares aos que eles iriam realizar no dia-a-dia do trabalho ou para que forneçam amostras de trabalhos prontos. Esses testes são frequentemente usados para trabalhos técnicos e são especialmente úteis quando você tem muitos candidatos semelhantes e aparentemente qualificados, o que dificulta na hora da eliminação.

Aqui estão alguns exemplos de formas típicas de amostras de trabalho com base na natureza de cada atividade:

TrabalhoAmostras de Trabalho Comum
DesignerIlustrações, animações de vídeo, modelos/layouts
FotógrafoImpressões de fotos, galerias de fotos online, publicações com fotos
ArtistaPinturas, esculturas, desenhos, vídeos, gravações de áudio
ProfessorPlanos de aula, estatísticas de alunos, projetos, atividades e avaliações
EscritorPublicações on-line/impressas, escrever esboços, conceder propostas, relatórios

Um teste de personalidade é mais uma ferramenta de avaliação de habilidades sociais que determina se os candidatos têm a atitude certa, não apenas para ter sucesso em suas funções, mas também dentro da cultura da empresa. Aqui pode-se incluir um questionário que peça a eles que se classifiquem em várias escalas, como extroversão, simpatia e pensamento crítico. Também pode-se adicionar perguntas sobre como o candidato reagiria a determinados cenários e situações. Por exemplo, se você está contratando um vendedor ou procurando melhorar a sua equipe atual de vendas, você pode querer priorizar características de extroversão.

Aqui estão alguns exemplos de testes de personalidade padrão nos quais os empregadores confiam regularmente:

  • O Perfil Caliper. Este teste avalia a personalidade de um candidato por meio de 22 características principais. É particularmente útil para fornecer informações sobre a motivação intrínseca de um candidato para o trabalho.
  • Tipologia de Myers-Briggs (MBTI). Teste clássico que categoriza os candidatos em um dos 16 tipos de personalidade. É geralmente usado para medir quanto um colaborador se encaixa na cultura da empresa.
  • O Índice Preditivo. E se eu disser que este interessante questionário de 10 minutos é usado por alguns dos maiores nomes do mercado, como Subway, Nissan e Blue Cross Shield? A personalidade do candidato aqui é medida conforme as palavras que ele escolhe para descrever como os outros esperam que ele aja e como ele próprio acredita agir.

Os testes de habilidades cognitivas são muito mais gerais por natureza do que os testes de personalidade, uma vez que não avaliam nenhuma habilidade específica que esteja diretamente relacionada ao trabalho. Como um teste de QI, eles avaliam suas habilidades verbais, espaciais, matemáticas e lógicas, bem como memória e concentração. Estas habilidades são desejáveis em qualquer candidato, independentemente da posição a que se candidata. É por isso que a maioria das equipes de contratação considera a avaliação de habilidades cognitivas útil para uma triagem preliminar – quando estão tentando escolher candidatos com base em suas habilidades de raciocínio.

Aqui estão alguns recursos de avaliação de habilidades cognitivas populares para equipes de contratação:

  • A Avaliação de Berke. Este teste é favorito entre os recrutadores (especialmente as empresas Fortune 500), pois mede várias métricas de desempenho relacionadas à personalidade, cognição e atitudes.
  • Pymetrics. Esta ferramenta de avaliação de habilidades cognitivas é única, pois usa jogos de neurociência e inteligência artificial para medir a cognição. Sabia que esse método é usado por peixes grandes como LinkedIn e Tesla?
  • Bryq. Já se você quer informações sobre as habilidades psicométricas e cognitivas de um candidato, esta ferramenta é indicada. E, ao final da avaliação, ela gera uma pontuação capaz de indicar o quão bem um candidato se “encaixaria” na empresa.

Como escolher a ferramenta de avaliação de habilidades certa

Os métodos de avaliação de habilidades evoluíram dos tradicionais testes de papel e caneta para ferramentas muito mais sofisticadas e automatizadas. Isso não apenas torna a distribuição de testes de habilidades extremamente fácil, mas também permite que você colete dados detalhados sobre as pontuações de cada candidato, fornecendo uma visão analítica inestimável e aliviando a carga do processo de avaliação para o setor de recrutamento.

Felizmente, boa parte das ferramentas de avaliação de habilidades online fornece uma combinação dos três tipos de teste que discutimos – cognição, personalidade e até mesmo amostras de trabalho! Embora as amostras de trabalho não sejam automatizadas como um questionário de personalidade/cognição, muitos desses fornecedores oferecem entrevistas em vídeo, o que pode ser muito vantajoso quando, por exemplo, se visualiza uma escultura digital 3D em um vídeo e não num formato impresso em 2D.

Em outros casos, você pode preferir criar sua própria avaliação de habilidades personalizadas em vez de usar modelos emprestados, especialmente se estiver em um nicho específico da indústria. Portanto, esse é um recurso importante a se observar ao selecionar a ferramenta de avaliação de habilidades certa.

Aqui estão mais alguns pontos importantes a serem considerados ao se escolher uma ferramenta para esta finalidade:

  1. Facilidade de uso. Mesmo que você tenha experiência em tecnologia, é sempre mais producente trabalhar com plataformas que operem de maneira simples e intuitiva, não é mesmo? Por isso, é importante escolher uma ferramenta de avaliação de habilidades que seja fácil para os olhos e descomplicada para navegar. Essa ferramenta precisa ter uma interface limpa e agradável e um design instintivo. Isso ajudará você a ser mas rápido e também tornará mais fácil para a sua equipe de contratação/administração visualizar e modificar os testes, bem como enviar e revisar os resultados. De outra forma, isso será uma dor de cabeça, e eles não usarão a plataforma, resultando em perda de tempo e de dinheiro – e de eficácia nas contratações também.
  2. Modelos de questionários prontos. O software vem com modelos prontos? Então você está no meio do caminho. Tudo o que você precisa fazer é inserir suas perguntas e opções correspondentes. Também vale a pena notar que as melhores ferramentas de avaliação de treinamento oferecem diferentes tipos de questões para realmente aprimorar certos conjuntos de habilidades.
  3. Versatilidade. E por que não buscar uma variedade de tipos de questões para que você possa ser mais assertivo? Por exemplo, se você precisa verificar o conhecimento de algum algoritmo, uma pergunta de sequenciamento pode ser a solução ideal. Então que tal ter um modelo assim em sua ferramenta de avaliação de habilidades? Mas vamos dizer que você gostaria de ver como um candidato ou colaborador reagiria a um determinado ambiente. Já pensou em optar por uma ferramenta de avaliação de habilidades que oferece cenários ramificados e simulações de diálogo para uma simulação mais interativa? As melhores ferramentas oferecem maneiras ilimitadas de avaliar candidatos/colaboradores. Além disso, a versatilidade também garante que o seu software de avaliação de habilidades esteja em conformidade com qualquer função ou setor. Por que navegar em um software diferente ou conciliar várias assinaturas — especialmente se você for uma grande empresa com muitas divisões (por exemplo, codificação, design, redação e vendas)? O software ideal deve ser capaz de acomodar todos esses tipos de teste exclusivos sob o mesmo teto. Isso simplifica processos.
  4. Branding. Da mesma forma, ao contratar novos colaboradores ou testar a sua equipe atual, você precisa de uma ferramenta de avaliação e de treinamento que seja capaz de transmitir a marca da sua empresa e o que ela representa. Uma plataforma que não reflete a marca e os valores da sua empresa, especialmente em aplicativos online, fará com que o teste pareça genérico e menos profissional. Como resultado, será menos provável que os entrevistados compreendam o verdadeiro significado por trás de cada pergunta.
  5. Avaliação automática/feedback. Por fim, debruçar-se sobre os resultados de cada avaliação é uma tarefa entediante e contraproducente, especialmente durante uma contratação em massa. É por isso que a classificação automática pode ser uma automatização importante quando se está escolhendo uma ferramenta de avaliação de habilidades. Isso não apenas fornecerá dados objetivos e análises criteriosas, mas os colaboradores em potencial estarão ansiosos por algum feedback.

Assim como você testa as habilidades de futuros colaboradores, você também deve testar as características do software de avaliação de habilidades desses futuros colaboradores. Portanto, vamos mergulhar em algumas ferramentas de primeira linha que se encaixam nos critérios que já falamos acima.

1. iSpring Suite Max

avaliação de habilidades _teste 1

iSpring Suite Max é projetado principalmente para criar conteúdo de e-learning, mas também é uma ótima ferramenta de avaliação de habilidades para recrutadores. Não só permite a criação de cursos online super interativos com uma ampla variedade de mídias, incluindo animações, vídeos, simulações de diálogos e screencasts, mas também tem uma ferramenta robusta para criar testes com 14 questões prontas modelos.

avaliação de atividades _ quiz

Essa ferramenta pode atuar nas duas frentes, sendo a solução perfeita para empresas que precisam treinar simultaneamente colaboradores novos e experientes e testar as suas habilidades.

Aqui está um exemplo de uma pergunta de avaliação de personalidade profissional que você pode fazer com iSpring:

avaliação de habilidades _teste 2

A ferramenta também permite que você crie simulações de diálogo facilmente com cenários ramificados, para que você possa testar habilidades como comunicação, inteligência emocional e gerenciamento de conflitos. Essas conversas simuladas são ótimas para gerar engajamento, já que não só apresentam o diálogo do personagem por meio de imagens e balões de fala, mas também permitem que você conduza a conversa por muitos caminhos diferentes, dependendo das respostas que você selecionar. Desta forma, o iSpring também serve como uma excelente ferramenta de avaliação de habilidades sociais.

Aqui está um trecho de uma simulação de diálogo que você pode criar no iSpring Suite:

Um ótimo ponto a se destacar é que, depois que um candidato conclui um questionário ou simulação de diálogo, o próprio iSpring Suite verifica os seus resultados automaticamente e pode enviá-los para o endereço de e-mail do recrutador e do candidato ou para um servidor.

Características:

  • 14 tipos de perguntas, incluindo atividades de arrastar e soltar
  • Slides de informação com texto, imagens e vídeos para aprimorar avaliações
  • Feedback detalhado com notificações por e-mail automatizado para resultados de avaliação
  • Agrupamento de perguntas quando sua avaliação contém tópicos diferentes
  • Questões aleatórias para garantir que cada usuário receba uma avaliação única
  • Regras de teste (limite de tempo, notas negativas, número limitado de tentativas, etc.)
  • Personalização da avaliação (esquemas de cor, logo, fontes personalizadas, imagens, etc.)
  • Simulações de diálogo e cenários de ramificação
  • Uma grande variedade de tipos de conteúdo: slides, screencasts, gravações de áudio, videoaulas, etc.
  • Avaliação automática de resultados e relatório robusto

Custo: R$ 5.500 / usuário / ano

Teste gratuito de 30 dias do iSpring Suite →

2. eSkill

avaliação de atividades_eSkill

eSkill é uma sólida ferramenta de avaliação de habilidades que oferece às organizações em praticamente qualquer campo a capacidade de controlar grandes quantidades de candidatos, incluindo TI, vendas, contabilidade e até mesmo hospitalidade. E, para cada uma dessas indústrias, oferece uma ampla variedade de tipos de testes – comportamentais, pré-emprego e até mesmo perguntas de vídeo-resposta. Você pode escolher entre centenas de modelos prontos ou personalizar os seus facilmente.

Características:

  • Grande biblioteca de habilidades, testes comportamentais e de resposta de vídeo com a capacidade de personalizar o seu
  • Software pode ser facilmente integrado no banco de dados de gestão de RH/candidatos
  • Branding e personalização que ajudam a promover sua empresa
  • Digitalização de avaliações de papel em avaliações online ou materiais de treinamento para facilitar o acompanhamento
  • Planos de preços flexíveis (assinatura ou uma taxa fixa para um número fixo de testes/pontuações)

Custo: Começa a partir de $850 para um pacote de 25 pontuações de teste

3. Interview Mocha

avaliação de habilidades_interview mocha

iMocha possui uma das maiores bibliotecas do mundo de testes prontos relacionados a funções. Por serem especializados em ajudar organizações a encontrar trabalhadores de tecnologia remotos, eles oferecem até mesmo supervisão habilitada para IA para garantir a integridade dos candidatos e suas pontuações nos testes. Como tal, eles são melhores para organizações que estão estritamente na esfera de tecnologia e trabalham com equipes distribuídas. Os clientes podem fazer a curadoria e personalizar seus próprios testes facilmente ou relaxar e deixar o iMocha assumir as rédeas.

Características:

  • Mais de 200 testes pré-fabricados com mais de 2.000 habilidades na indústria de tecnologia remota
  • Permite que organizações realizem entrevistas ao vivo com candidatos
  • Fornece IA para manter a integridade de testes e minimizar trapaças
  • Fornece avaliações altamente personalizáveis (misturar habilidades, adicionar categorias de desempenho, etc.)
  • Usa IA para fornecer dados importantes para identificar as habilidades certas para uma função específica

Custo: O plano inicial custa $150/mês (pago anualmente)

4. HireMojo

avaliação de habilidades_hiremojo

HireMojo é uma ferramenta de avaliação de habilidades de alta tecnologia que usa IA, big data, robôs e análises para ajudar a automatizar cada aspecto do processo de verificação de colaboradores, incluindo a redação de descrições de funções e perguntas para entrevista. É por isso que grandes organizações como a Universidade de Stanford, a Philip Morris e a American Home usam ela. Essa ferramenta permite que recrutadores relaxem e preencham cargos, sem encherem as suas caixas de entrada. Dito isto, com um tanto do processo de recrutamento sendo feito automaticamente, há poucas oportunidades para personalização.

Características:

  • Oferece Smart Job Marketing, que determina o melhor lugar para publicar seu anúncio de emprego
  • Conduz entrevistas online e seleciona currículos para eliminar candidatos não qualificados
  • Fornece pontuação automática para questões de múltipla escolha e com base no comportamento
  • Usa AI, robôs e análises históricas e preditivas para acessar os melhores quadros de emprego

Custo: Disponível mediante solicitação.

5. Skillmeter

avaliação de habilidades _ skillmeter

Projetado mais para a contratação de equipes do que para recrutadores individuais, o Skillmeter testa colaboradores em potencial aprimorando seus conhecimentos e habilidades. É altamente personalizável e permite que você crie seus próprios testes em quase qualquer formato imaginável. Você pode até personalizá-lo com a sua própria marca e nome de subdomínio. E a melhor parte é que não há necessidade de TI. Ele funciona na nuvem, então usá-lo é tão simples quanto fazer o login. Além disso, você pode obter instantaneamente os resultados dos testes de qualquer candidato.

Características:

  • Cria testes personalizados, bem como utiliza sua marca com um subdomínio personalizado
  • Oferece 12 tipos de questões diferentes (classificação, múltipla escolha, velocidade de digitação, etc.)
  • Gerencia candidatos e organiza-os por nome, tipo de teste (ex., questionário de codificação) e atribui a eles um código PIN único
  • Converte avaliações online em testes em papel para avaliações presenciais
  • Fornece relatórios e análises básicas, que podem ser exportados para softwares como o Excel

Custo: a partir de $ 59 / mês

6. Wonderlic

avaliação de habilidades _wonderlic

Um veterano na análise de pessoas, Wonderlic domina a arte da ciência preditiva para garantir que os melhores candidatos sejam selecionados de forma justa – isto é, de maneira objetiva e orientada por dados. Eles estão constantemente renovando suas plataformas e testes, usando as tecnologias e técnicas mais recentes (por exemplo, psicologia organizacional-industrial (I-O), IA e aprendizado de máquina) para fornecer os seus “WonScores” patenteados com exclusividade. Essas pontuações são uma combinação de 3 tipos de avaliações: cognição, personalidade e motivação.

Características:

  • As avaliações podem ser realizadas pelos candidatos individualmente, mas geralmente são distribuídas pelas organizações
  • Fornece pontuação específica de trabalho para ajudar as equipes de contratação a selecionar os melhores candidatos
  • Compila WonScores com base em 3 avaliações exclusivas: cognição, motivação e personalidade
  • Permite que as equipes de contratação comparem os melhores candidatos e selecionem aqueles com maior potencial de sucesso
  • Utiliza uma plataforma de IA integrada para tomar decisões informadas, baseadas em dados e cientificamente fundamentadas

Custo: $ 25 por teste (ou seja, para candidatos individuais). As empresas devem pedir um orçamento (o preço depende do número de testes)

Conclusão

Ninguém pode negar que encontrar o ajuste certo é uma parte crucial da contratação de colaboradores. Porém, com ferramentas modernas de avaliação de habilidades, você pode automatizar as etapas mais trabalhosas do processo de contratação e economizar o tempo do recrutador para outras tarefas importantes.

Ademais, mesmo quando os colaboradores já são contratados da empresa, pode ser necessário treinar e avaliar as suas habilidades periodicamente. Então, se você estiver procurando por uma solução simples, acessível e eficaz, por que não aproveitar as vantagens do teste gratuito de 30 dias do iSpring Suite? Ele não é apenas ótimo para criar testes de avaliação de habilidades de candidatos a uma vaga. Ele também é uma ferramenta essencial na avaliação de habilidades de quem já é colaborador. E se as suas avaliações indicarem que mais treinamento é necessário? Não se preocupe, você sempre pode atualizá-las em tempo recorde para desenvolver cursos interativos, direcionados ao desenvolvimento de habilidades e com aspecto profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Crie testes eficazes de avaliação de habilidades com iSpring Suite
Saber mais
 

Comece a criar cursos online de forma rápida e fácil