Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Na era digital, o ensino à distância está em constante evolução e as tecnologias de ponta, como o LCMS, cumprem um papel fundamental.

Neste artigo, exploramos os principais recursos desse sistema, além de explicar quais são seus benefícios na aprendizagem e apresentar os exemplos mais populares de LCMS no mercado. Assim, você terá uma visão geral do que os diferentes fornecedores estão oferecendo.

O que é um LCMS?

A definição de LCMS é:

LCMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem (do inglês Learning Content Management System).

Trata-se de uma plataforma que permite a criação, gerenciamento, distribuição e monitoramento do conteúdo digital em diversos formatos. Nesse sentido, é uma solução completa para criar estratégias de educação abrangentes em todos os níveis.

Ainda que tais sistemas tenham diferentes capacidades, seu foco principal está na produção e publicação de conteúdo educativo. Da mesma forma, suas funcionalidades de automação permitem acelerar e tornar o processo de elaboração de material educativo e os recursos digitais ainda mais eficientes.

iSpring Learn LMS

Aproveite todas as vantagens de um LCMS com uma plataforma fácil de usar. Leia mais sobre os planos do iSpring Learn e escolha o que mais combina com seu projeto.

Experimente grátis Saber mais

Características e tipos de LCMS

Abaixo, você encontra uma análise detalhada de cada um dos principais recursos de um LCMS. É importante destacar que cada sistema disponível no mercado tem suas próprias características. No entanto, um bom LCMS tem:

Ferramenta para criar conteúdo de aprendizagem

Um LCMS deve facilitar a produção de conteúdo de um programa de treinamento para seus usuários. Isso independe do seu formato, que pode variar desde um conteúdo multimídia (áudio, vídeo, imagens e texto) até os cursos totalmente interativos que demandam uma participação ativa dos alunos.

LCMS - Ferramenta para criar conteúdo de aprendizagem

Ferramentas de publicação

Da mesma forma, um LCMS deve oferecer a possibilidade de publicação do conteúdo de treinamento em diferentes canais, a depender da necessidade de cada curso. Por exemplo, deve suportar padrões de publicações, como SCORM ou XML, xAPI, cmi5, AICC, HTML5, entre outros. Isso dá ao usuário a facilidade de utilizar um único sistema para criação e publicação de diferentes cursos.

Função de monitoramento e avaliação

Por ser parte do processo formativo, um LCMS deve permitir que o professor monitore o progresso dos seus alunos. Isso abrange desde o progresso do curso até o resultado das avaliações, o que a grande maioria dos sistemas suporta por meio de uma interface organizada para visualização do desempenho dos participantes. Essa informação é essencial para a avaliação da eficiência e eficácia de um curso.

LCMS - Função de monitoramento e avaliação

Suporte ao trabalho colaborativo

Normalmente, a criação de um programa ou curso é um esforço coletivo. Assim, um LCMS deve ter recursos que permitam a participação de diversos usuários em um mesmo projeto, podendo ver as alterações e o conteúdo criado pelos demais membros da equipe. Além disso, deve suportar a comunicação interna para facilitar o processo criativo de um grupo de autores.

Tipos de LCMS

Os tipos de LCMS são definidos por suas características particulares para este setor e pela possibilidade de interação entre funcionários, alunos e professores. Por exemplo, existem LCMS mais direcionados para instituições de ensino, enquanto outros oferecem recursos mais úteis para as empresas, como veremos adiante.

Principais diferenças entre LMS, CMS e LCMS

Agora que já sabemos o que é um LCMS, vamos analisar as diferenças entre esses termos, já que costumam ser confundidos entre si. Ainda que essas plataformas possam trabalhar juntas, é muito útil entender suas funções específicas para escolher o sistema adequado. Vamos ver a definição de cada um:

  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem
    (LCMS – Learning Content Management System). Como já mencionado, este sistema tem como foco facilitar a gestão de conteúdo educativo, do início ao fim.
  • Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem
    (LMS – Learning Management System). É um sistema para a gestão da aprendizagem em geral, sem um foco exclusivo no conteúdo.
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
    (CMS – Content Management System). Trata-se de uma categoria mais abrangente, que engloba os sistemas de gerenciamento de conteúdo em geral, sem ser necessariamente no campo da aprendizagem.

Assim, é possível afirmar que um LCMS é um CMS, mas nem todos os CMSs são LCMSs, já que podem ser projetados para outros setores diferentes da aprendizagem. Para facilitar, vamos observar a tabela abaixo. É interessante destacar que, geralmente, as plataformas de LMS e LCMS podem coexistir.

Tipo de SistemaFoco no ConteúdoFoco na AdministraçãoPertence ao campo da aprendizagem
LCMS+++
LMC++
CMS+

É relevante dizer que esses sistemas não são excludentes. Assim, todos podem ser utilizados dentro de uma mesma estratégia de treinamento e desenvolvimento mais abrangente. O principal é escolher o software certo considerando seus objetivos.

Principais plataformas de LCMS

Abaixo você encontra uma lista dos LCMS mais populares no mercado, além de uma breve descrição dos seus recursos. Incluímos também uma lista de vantagens e desvantagens para te ajudar a escolher a melhor plataforma de acordo com as suas necessidades.

Importante: Todas as informações contidas nesta seção foram obtidas a partir de uma pesquisa online, que incluiu as avaliações dos usuários. Essas informações foram coletadas no primeiro trimestre de 2023.

1. iSpring Learn

LCMS - iSpring Learn

iSpring Learn é um sistema de aprendizagem com todos os recursos de criação e gerenciamento de conteúdo que caracterizam um LCMS. É um sistema de EAD que permite planejar, criar, implementar e monitorar programas e cursos online, além das estratégias de aprendizagem, do início ao fim. Sua interface amigável e intuitiva, além de suas inúmeras ferramentas são aspectos muito valorizados pelos seus usuários.

O iSpring tem recursos de automação que são o reflexo do que um gerenciamento de aprendizagem moderno deve ser. Além disso, esta plataforma de e-learning é compatível com todos os tipos de dispositivos para oferecer maior alcance e conforto para seus alunos e professores.

30 dias de teste grátis →

Vantagens
do iSpring Learn

  • Interface amigável e intuitiva;
  • Inúmeras ferramentas para criação de conteúdo;
  • API para Integração;
  • Relatórios e monitoramento detalhado;
  • Compatível com diversos dispositivos;
  • Ferramentas colaborativas;
  • Período de teste grátis;
  • Gamificação;
  • Suporte gratuito 24h por dia.

Desvantagens
do iSpring Learn

  • Requer uma breve curva de aprendizado para dominar todas as suas ferramentas;
  • Não há integração com Biblioteca de Conteúdo.

2. Canvas

LCMS - Canvas

Canvas é um LCMS em código aberto que oferece um ambiente de aprendizagem com grande variedade de ferramentas. Caracteriza-se por oferecer integrações com inúmeros aplicativos educativos, além de produtos que possuem uma segmentação nítida (educação básica, superior e corporativa). Além disso, outro recurso é ser 100% baseado na nuvem, o que significa que não ocupa o armazenamento do dispositivo em que é usado.

Vantagens
do Canvas

  • Código Aberto;
  • 100% baseado na nuvem;
  • Fácil de usar;
  • Compatível com diversos dispositivos;
  • Versão gratuita para professores;
  • Código fonte personalizável.

Desvantagens
do Canvas

  • Por ser 100% baseado na nuvem, requer uma conexão com a internet;
  • Pouca personalização da interface gráfica;
  • O suporte é pago à parte.

3. Moodle

LCMS - Moodle

É um sistema de gerenciamento de aprendizagem gratuito e em código aberto. Graças à Licença Pública GNU, Moodle pode ser utilizado por qualquer usuário na criação de um ambiente de aprendizagem de qualidade. Possui recursos básicos para um LCMS, ainda que seja necessário algum conhecimento técnico para aproveitar todas as suas possibilidades de personalização. Conta com uma grande comunidade de usuários, mas não possui uma equipe de suporte dedicada por ser um produto gratuito. Sua utilização é mais comum em instituições de ensino, viabilizando a interação entre alunos e professores.

Vantagens
do Moodle

  • Código Aberto;
  • Plataforma gratuita;
  • Atualizações frequentes;
  • Recursos básicos completos;
  • Comunidade robusta.

Desvantagens
do Moodle

  • Tem uma curva de aprendizado mais longa;
  • Por ser gratuita, não conta com uma equipe de suporte exclusiva;
  • Não está totalmente traduzida e localizada para o português.

4. Blackboard

LCMS - Blackboard

A plataforma Blackboard foi criada em 1997 e é uma das mais comuns no ambiente escolar. Ela possui inúmeras funcionalidades com foco na gestão eficaz da aprendizagem nas instituições de ensino. Está baseada no grande incentivo à interação entre alunos e professores. Por ser um LMS voltado principalmente para as instituições de ensino, muitas das suas ferramentas foram criadas pensando nesse nicho.

Vantagens
do Blackboard

  • Ótima experiência no ambiente escolar;
  • Baseado na Web;
  • Compatível com diversos dispositivos;
  • Fácil de usar;
  • Inúmeras integrações.

Desvantagens
do Blackboard

  • Requer recursos específicos para alguns negócios;
  • Alguns usuários relatam que a interface está um pouco desatualizada, já que é uma plataforma de vida longa.

5. eDucativa

LCMS - eDucativa

eDucativa é um sistema de gerenciamento de aprendizagem foi criado nos países hispânicos e é amplamente utilizado no campo educacional. Conta com características básicas esperadas de um LCMS moderno e uma oferta de produtos segmentada para atender as necessidades específicas desse tipo de instituição (por exemplo bibliotecas, escolas, empresas etc.). Um ponto relevante é que quase todos os seus recursos estão orientados para a aprendizagem assíncrona, o que significa que faltam recursos de comunicação e interação.

Vantagens
do eDucativa

  • Segmentação de produtos para maior personalização;
  • Plataforma desenvolvida em espanhol;
  • Presente em diversos países de língua espanhola;
  • Plataforma simples e intuitiva.

Desvantagens
do eDucativa

  • Falta de ferramentas de interação e comunicação;
  • Alguns recursos são muito rudimentares.

Caso queira solicitar alguma atualização ou correção, entre em contato conosco.

Perguntas Frequentes:

O que significa a sigla LCMS?

LCMS é uma sigla do inglês “Learning Content Management System” que, em português, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem.

Para que serve um LCMS?

O LCMS são plataformas que permitem o gerenciamento, criação, elaboração, distribuição e monitoramento de conteúdos para cursos e programas de aprendizagem. São amplamente utilizados por instituições de ensino e empresas.

LMS vs LCMS?

Ambas são plataformas de gerenciamento de aprendizagem que podem se complementar. A diferença é que os LMSs têm como foco a administração e gerenciamento de aprendizagem em geral, enquanto os LCMSs têm um foco mais específico no gerenciamento de conteúdo.

Conclusões

Como é possível notar, a oferta de LCMSs é ampla e variada. Deve ser considerado que existem muitas plataformas que estão focadas em um determinado tipo de empresa ou instituição. Por isso, é fundamental identificar as suas necessidades de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem antes de avaliar as opções disponíveis no mercado.

A boa notícia é que existem diversas plataformas deste tipo, como o iSpring Learn, que oferece 30 dias de teste grátis para você ver na prática se o sistema atende todas as suas necessidades.

Esperamos que este guia sirva de ponto de partida para te ajudar a encontrar a plataforma certa. Assim, você pode começar a alavancar suas estratégias de aprendizagem com um LCMS inovador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Explore as funções do LCMS de graça
Teste grátis Saiba mais