Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Ao criar um treinamento, é preciso orientação e planejamento, o que é a essência de um plano de curso bem elaborado. Assim como em uma longa viagem, planejar as rotas de aprendizagem são fundamentais para a entrega de um curso eficaz para os alunos.

Neste artigo, Anna Poli, desenvolvedora de cursos sênior na iSpring, oferece um guia completo sobre como elaborar seu plano de curso.

Também preparamos um modelo de plano de curso para download, que vai tornar sua produção muito mais fácil.

Experimente<br> a ferramenta<br> de e-learning

Uma ferramenta fácil e rápida para criar um plano de curso para seu treinamento online.
O iSpring Suite possibilita que você crie experiências de aprendizagem imersivas e impactantes.

Teste grátis Saiba mais

O que é plano de curso?

Anna Poli, desenvolvedora sênior de cursos na iSpring

O plano de curso é um planejamento geral que estrutura as informações de forma lógica.

O objetivo de um plano de curso é oferecer uma visão geral do conteúdo, estrutura, metodologias e objetivos do treinamento em questão. Serve como roteiro para o professor e alunos, delineando os assuntos abordados, os resultados a serem atingidos e a sequência na qual serão apresentados. Além disso, também costuma incluir as previsões das avaliações, materiais necessários e quaisquer outras orientações que possam ser relevantes para o público.

Sua importância está no fato de que permite que os designers instrucionais reduzam significativamente o tempo investido no desenvolvimento de um curso. Criar um treinamento sem um plano de curso é como dirigir até um local desconhecido sem planejar sua rota. O risco é tomar caminhos errados e perder muito tempo tentando acertar o destino. 

Na realidade, o plano de curso é essencial para o sucesso por diversos motivos:

  • É sua diretriz. O plano de curso ajuda a entender qual é o ponto de partida do aluno, onde ele deve chegar ao final e quais estratégias ele deve adotar para chegar nesse ponto.
  • Facilita a produção de conteúdo para cada aula. É muito mais fácil organizar informações quando estão divididas em pequenas unidades. Após partir um tema abrangente em subtópicos (módulos), fica mais claro entender o que abordar em cada módulo e que tipo de tarefas práticas usar para aumentar a retenção de conhecimento pelos alunos.
  • É a sua ferramenta para aprovação. Vamos supor que você converse com seu cliente sobre como deve ser o curso e seus objetivos esperados. Em seguida, você deve negociar o plano de curso, revisando-o com seu cliente para obter sua aprovação. Isso pode evitar muito retrabalho, pois é muito mais fácil fazer alterações durante o mapeamento de cada aula do que quando tudo já está criado.

O que deve ter em um plano de curso

O plano de curso mais simples é uma lista com os módulos e as aulas do treinamento. Muitos designers instrucionais criam exatamente assim. No entanto, recomendamos considerar outros aspectos importantes ao elaborar um planejamento de curso. Veja um exemplo abaixo:

Exemplo de plano de curso

Como se pode ver, a apresentação do plano de curso pronto parece uma planilha de Excel e inclui várias tabelas. Vamos analisar cada detalhe.

Módulo do treinamento

Essa seção foca em um assunto específico. Se comparado a um livro, os módulos de treinamento são os “capítulos” do curso. Cada um dos seis assuntos seriam módulos separados:

Módulos no plano de curso

Aulas

Um módulo pode ser dividido em aulas. A depender do assunto, alguns módulos podem ter 3 aulas, enquanto outros têm 10. Isso é totalmente normal. A coisa mais importante é que, juntas, elas ofereçam uma visão completa do assunto e que sejam de curta duração.

Plano de curso: aulas online

Descrição

Para fornecer um panorama completo, deve haver uma visão geral de cada lição, com explicações breves sobre seu conteúdo. O conjunto das descrições permite que se veja logo se um módulo está completo ou se faltam detalhes importantes.

Objetivos da aprendizagem

Também é preciso definir o que o aluno deve saber ou ser capaz de fazer após concluir as aulas. Tendo em mente os objetivos da aprendizagem, você terá cuidado na seleção do conteúdo teórico e poderá decidir facilmente sobre um modelo que ajude seus alunos a terem resultados melhores.

Conteúdos

Um bom treinamento não é apenas um conjunto de slides com textos e imagens. Cada aula deve ter uma proposta envolvente que pode ser atingida usando formatos variados de conteúdo: vídeos, infográficos, interações etc. Inclua todos no seu plano de cursos.

Tarefas práticas

Não se pode confiar apenas nos textos, por isso inclua encenações, exercícios de arrastar e soltar, pontos de acesso e outras interações para os alunos praticarem suas habilidades. As atividades também estão previstas no plano de curso.

Avaliações

Você quer que seus alunos retenham os conhecimentos por mais tempo e vejam o quanto entenderam durante o treinamento, certo? Então não faça um curso sem aplicar metodologias de avaliação. Veja qual aula terá uma avaliação ou se basta um questionário abrangente ao final do módulo de treinamento.

Feedback

Este é um aspecto muitas vezes subestimado, mas extremamente importante. Decida onde pretende incorporar o feedback, ele deve acompanhar, no mínimo, as respostas do seu questionário. Ao explicar porque uma resposta está incorreta ou parabenizar o aluno nos acertos, você contribui para um melhor desempenho na aula e no aprendizado geral. Não esqueça de inclui-lo apenas nas tarefas de treinamento e questionários, ele não é necessário se o propósito for uma avaliação do conhecimento dos funcionários.

Feedback no curso

Tempo

Adultos são pessoas ocupadas com trabalho, filhos, pais, animais de estimação etc. É fundamental que possam planejar e administrar seu tempo de forma eficiente. Por isso, informar a duração das aulas é fundamental. Lembre-se de que uma aula não deve durar mais do que 10-15 minutos. 

Como fazer um plano de curso passo a passo

Digamos que você precise criar um curso de gestão de tempo e receba um documento identificando o público e os objetivos do treinamento. Após revisar os objetivos e obter a aprovação do seu chefe, você poderá elaborar o plano de ensino. Veja todos as etapas para criar um plano de curso completo:

Etapa 1. Explore o assunto

Não faça uma pesquisa completa neste passo, basta ver as informações e referências disponíveis sobre o tema. Aqui estão alguns recursos que podem ser úteis na elaboração de um plano de ensino:

  1. Estude o material fornecido pelo professor. O professor é a fonte mais confiável, mas é possível que ainda não tenha tido contato com ele. Se possível tente obter algum material dele. Podem ser gravações em vídeo, documentos em PDF ou até anotações feitas em palestras presenciais.
  2. Explore livros sobre o tema. Provavelmente, há muitos livros sobre o tema do curso. Reúna uma seleção de títulos e verifique que tipo de informação os autores fornecem. Observe as formas de divisão em capítulos e os temas abordados, eles podem ser a chave para dividir ainda mais os módulos e aulas. Não esqueça de citar os livros que usar como fonte.
  3. Busque referências. Se o conteúdo não for muito específico, é provável que existam outros cursos online. Alguns exemplos de plataformas são Udemy, Lynda.com e Coursera. É claro que você não irá copiar o formato, mas pode usar a estrutura para se inspirar e ter uma nova ideia.
  4. Pesquise na internet. Utilize ferramentas de busca online para identificar conceitos que você possa querer incluir no seu material.

Etapa 2. Decida sobre os módulos e aulas do treinamento

No início do planejamento dos cursos online, é preciso pensar em como orientar os alunos para o objetivo geral. Faça um brainstorming de ideias sobre o que eles devem saber para alcançá-lo e coloque-as na ordem correta. Assim, é possível dividir o curso em módulos. Depois, pense no que abordar em cada módulo e divida-o em aulas. Vale a pena pedir ajuda do professor, revisar os livros selecionados e demais referências.

Veja um exemplo de como dividir os módulos de um treinamento sobre a configuração dos pedidos compra:

Dividindo um curso online em módulos

Outra forma de fazê-lo é pegar o objetivo final e dividi-lo em resultados de aprendizagem que os alunos devem alcançar após a conclusão do treinamento, como neste exemplo:

Identificando os objetivos da aprendizagem

Ao definir os objetivos da aprendizagem corretamente, fica extremamente mais simples elaborar o plano de curso. Basta pensar nos objetivos e dividir o tema em módulos, seguindo o formato abaixo:

Dividindo o tema em módulos

É possível ir além e dividir cada módulo em aulas específicas de acordo com o plano detalhado.

Etapa 3. Escreva os objetivos da aprendizagem e descrições para cada aula

Se optou pelo segundo caminho, você já tem as metas e objetivos da aprendizagem. Basta colocá-los ao lado dos módulos/aulas. Já no primeiro caminho, considere os resultados desejados ao final de cada aula.

Deixe o objetivo mais prático, tangível e mensurável escrevendo verbos de ação, na forma abaixo:

Exemplos dos objetivos de aprendizagem

Além disso, faça uma descrição de cada aula em poucas palavras. É bom que a descrição não aborde apenas o tema, mas também mencione o valor que o aluno receberá ao assisti-la. Assim, a descrição se torna um resumo para usar no slide da aula.

Etapa 4. Determine os tipos de conteúdos

Agora que a estratégia de divisão do curso foi feita e os objetivos identificados, defina como ajudar seu público a atingir esses objetivos no aprendizado. Ou seja, considere que tipo de conteúdo e tarefas interativas oferecerá em cada aula para a melhor retenção das informações.

Ao treinar vendedores a organizar os itens no supermercado, inclua materiais com teoria, vídeos demonstrativos e finalize com uma atividade de arrastar e soltar para praticarem. Caso queira que sua equipe de vendas saiba quebrar as objeções dos clientes, você definitivamente precisa incluir uma encenação na aula. 

Em resumo, para criar um curso online, é preciso complementar os materiais teóricos com mídias e exercícios práticos. Não se esqueça que as atividades devem estar alinhadas com os conhecimentos e habilidades trabalhadas no módulo.

Isso significa que você não deve incluir uma encenação para operários da fábrica se quiser que eles aprendam como operar máquinas específicas. Mas este exercício será perfeito para alunos que precisam desenvolver sua habilidade de comunicação, inclusive aprendendo a fornecer feedback a um funcionário.

Abaixo, veja os exemplos de conteúdo de e-learning que podem ser incluídos nos seus planos de curso:

Tipos de conteúdo de e-learning

Vamos analisar alguns tipos de conteúdo detalhadamente. Todos podem ser criados no iSpring Suite, um kit de ferramentas de autoria, mesmo sem habilidades de design ou informática. 

Interações

As interações são um instrumento atraente de apresentar seus materiais de estudo. Elas podem ajudar a mostrar a história da organização ou da instituição, as etapas do desenvolvimento de produtos, ciclos de transações e muito mais. 

Questionários

Para fazer uma avaliação do conhecimento do aluno e oferecer a chance de praticar uma habilidade específica, complemente seu conteúdo com questionários interativos. Experimente usar perguntas diferentes para aplicar técnicas mais eficazes e divertidas, como nesta demonstração:

Atividades de arrastar e soltar

Essas tarefas exigem que o aluno arraste um texto ou imagem e solte no local adequado. Para entender esse processo, confira a demonstração abaixo:

Atividades de ponto de acesso

Os pontos de acesso são soluções envolventes que exigem do aluno a marcação de uma região específica na imagem. Pode fazer a diferença em atividades de ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. 

Encenações

Se deseja que seus funcionários dominem uma habilidade em um ambiente seguro, sem chance de perder clientes ou relações comerciais, inclua encenações no seu conteúdo. 

Etapa 5. Mostre seu plano de curso aos stakeholders

Como mencionamos no início do artigo, é muito mais fácil rever o conteúdo na fase de elaboração de um plano de curso do que depois de criado. É por isso que, após o rascunho do plano de ensino estar pronto, é uma boa ideia mostrar ao professor ou ao cliente para revisão. Depois de aprovado, comece a trabalhar na criação do curso e no storyboard do e-learning.

Para facilitar ainda mais esse processo, preparamos um modelo de plano de curso que você pode personalizar de acordo com seu projeto de e-learning.

Baixe o modelo de plano de curso →

Dicas para um plano de curso eficaz

Veja algumas ideias e soluções que podem fazer a diferença na criação do seu plano de ensino ou curso. 

Considere outros elementos

Os módulos e aulas são a base de qualquer curso online, mas existem diversos outros elementos a se considerar. Caso necessário, você pode incluí-los no seu plano de ensino.

  • Slide de boas-vindas. Nele, você vai incluir o título e a descrição do curso.
  • Slide com os objetivos da aprendizagem. Ele deve listar os conceitos e ensinamentos que se objetiva adquirir no curso.
  • Slide de navegação. Vai permitir a configuração do menu principal de navegação. É nele que estarão listados os módulos e/ou aulas, assim os alunos podem ir para o ponto que quiserem.
  • Slide de resumo. Ele resume o conteúdo apresentado e destaca os pontos essenciais do ensino.

Se você criar seus cursos usando um kit de ferramentas de autoria como iSpring Suite, a preparação desses slides será simples. O software tem uma Biblioteca de Conteúdos integrada que contém um material com centenas de modelos de slides.

Modelos de slide no iSpring Suite

Use ferramentas para aprimorar seu plano de curso

Alguns instrutores podem adotar um processo de planejamento de um curso no papel, outros brincam com post-its, mas o método mais fácil de desenvolvimento é a edição e personalização digital. 

A maioria das pessoas lançam suas ideias em um documento do Microsoft Word ou Excel, já que são formas simples e fáceis para todos. Se você preferir, experimente ferramentas de mapa mental como Miro ou o Coggle.

Perguntas frequentes sobre a criação de planos de curso

Vejamos algumas perguntas frequentes sobre a criação de planos de curso.

Quem deve ser envolvido no planejamento de um curso?

O desenvolvimento de um curso é trabalho do desenvolvedor, mas o cliente e o professor devem ser envolvidos nesse processo. Não esqueça de apresentar o plano para os stakeholders ao menos duas vezes, na definição inicial da metodologia e ao finalizar o rascunho. 

Por que indicar objetivos de aprendizagem, conteúdos, avaliações etc no plano de curso?

É claro que é possível apenas dividir os módulos e aulas. Mas lembre-se que isso é apenas parte do desenvolvimento. Já sabendo o tema de cada aula e o objetivo geral do curso, você ainda precisa elaborar o conteúdo e lançar em uma ferramenta de autoria.

Conclusão

Dominar os procedimentos de criação de um plano de curso vai te ajudar a preparar materiais de ensino mais eficazes e envolventes. Caso ainda não tenha, baixe os modelos de plano de curso agora gratuitamente

Considere adotar uma ferramenta de autoria para acelerar sua criação, seja um plano de ensino fundamental ou e-learning corporativo. Experimente o iSpring Suite por 14 dias e transforme seu plano de curso em realidade agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Criando um plano de curso rapidamente
Teste grátis Saiba mais