Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site. Você está usando um navegador ultrapassado o que pode influenciar o funcionamento correto da página do iSpring. Para melhorar a sua experiência, por favor, use uma das versões recentes desses navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que as pessoas e empresas invistam no desenvolvimento profissional. As mudanças no cenário corporativo ocorrem rapidamente, principalmente nos mercados em que a tecnologia e a ciência estão mais presentes. O que hoje é moderno, amanhã já pode estar obsoleto.

Nesse contexto, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no desenvolvimento e na carreira de seus profissionais por meio de programas de treinamento. Da mesma forma, as pessoas já entenderam que é fundamental buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional se desejam ver um crescimento na carreira.

Neste artigo, vamos abordar o conceito e o que engloba o desenvolvimento profissional, mencionando sua importância e os principais benefícios que oferece para as empresas, seus colaboradores e para o mercado de trabalho em geral.

Desenvolvendo profissional rápido, simples e eficaz com iSpring Learn LMS

Com o iSpring Learn, você tem as ferramentas para investir no desenvolvimento profissional dos seus funcionários. Conheça agora!

Experimente grátis Saber mais

O que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional está relacionado ao aprendizado contínuo do indivíduo que busca construir uma carreira de sucesso. Tais programas têm como foco o aprimoramento das habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills) dos colaboradores, a atualização frente às inovações da sua área de atuação e, por fim, a busca por novas oportunidades e progresso no mercado de trabalho.

Em alguns setores, a educação continuada é fundamental e facilmente reconhecida pelos profissionais, já que a velocidade com que as tecnologias e inovações avançam é realmente acelerada. Mas isso não significa que o desenvolvimento profissional se aplique apenas a esses campos tecnológicos. Pelo contrário, o aprimoramento das habilidades é sempre desejável em qualquer área.

Desenvolvimento profissional e pessoal

Isto porque um dos pontos de desenvolvimento profissional mais importantes está relacionado ao autoconhecimento e às habilidades interpessoais, como comunicação, liderança e gestão de conflitos. Esses são apenas alguns exemplos de soft skills que podem e devem ser desenvolvidas por um indivíduo que queira desempenhar bem sua função e crescer como profissional no mercado de trabalho.

Nesse sentido, fica claro como uma empresa pode promover o desenvolvimento dos seus colaboradores por meio de programas de capacitação eficazes e orientados de acordo com as necessidades do negócio. Isso pode se dar através de cursos livres, treinamentos, workshops, mentoria e até na experiência prática no ambiente de trabalho.

Ainda assim, algumas empresas se questionam se investir no aprendizado contínuo corporativo é realmente importante e se deve ser uma iniciativa do RH. Mas afinal, qual é a importância do desenvolvimento profissional para o mercado de trabalho?

A importância do desenvolvimento profissional

Até algumas décadas, um profissional que ingressava no mercado de trabalho poderia avançar em sua carreira sem investir muito em seu desenvolvimento profissional. O cenário atual é muito mais dinâmico e um dos grandes desafios que os empregadores enfrentam é encontrar profissionais que tenham essa mentalidade de crescimento.

A importância do desenvolvimento profissional

Para ajudar a entender a importância de adotar uma mentalidade, preparamos uma lista para mostrar as oportunidades que surgem quando o profissional está comprometido com seu desenvolvimento.

  • Promove o autoconhecimento. À medida que a pessoa treina seu olhar para identificação das necessidades de aprendizagem e entende quais práticas vão auxiliar no melhor desempenho em seu emprego, fica mais fácil conhecer suas capacidades e atingir a máxima eficiência.
  • Adaptabilidade. Um funcionário que preza pelo planejamento das atividades e investe de maneira sistemática nos seus planos de médio e longo prazo é capaz de antever necessidades e se adaptar muito mais fácil frente às mudanças.
  • Maior competitividade. Funcionários que mantêm uma cultura de aperfeiçoamento de suas habilidades, treinando sua mente para enfrentar novos desafios e buscar sempre os melhores resultados estão muito mais aptos a desempenhar seu papel e ser reconhecidos pela gestão da empresa e pelo mercado. Isso conta no momento de receber uma promoção, mas também aumenta as ofertas de emprego.
  • Alta satisfação e resiliência. O crescimento na carreira e o reconhecimento de um trabalho bem feito contribuem para ter mais satisfação na sua área de atuação. Os verdadeiros talentos enxergam os desafios como um caminho para obter mais conhecimento e conquistar suas metas individuais.
  • Aumento da produtividade. Os profissionais que investem no seu desenvolvimento estão mais preparados para o desempenho das tarefas do cotidiano e lidam melhor com as mudanças. Por sua vez, o conhecimento adquirido pode ser aplicado na prática, otimizando processos e atingindo resultados melhores, em prazos mais curtos.

As empresas que promovem ações de desenvolvimento profissional de longo prazo como parte do seu programa de capacitação terão mais chances de atingir seus objetivos e estimular seus funcionários a contribuírem com todo seu potencial para o negócio.

Benefícios do desenvolvimento profissional

A busca pelo desenvolvimento oferece vantagens para a empresa e para o empregado. Entre os benefícios mais comuns estão:

  • Maior base de conhecimento corporativo;
  • Profissionais mais capacitados, satisfeitos e produtivos;
  • Resultados melhores para o negócio;
  • Adaptabilidade aos avanços e mudanças do setor;
  • Entrega de produtos e serviços melhores e mais eficientes.

Desenvolvimento profissional: exemplos

Existem inúmeras maneiras de promover o desenvolvimento de um profissional, que podem surgir tanto pela iniciativa da empresa como a partir dos próprios funcionários. Vejamos os formatos mais populares no mercado profissional.

Treinamentos e cursos livres

Existem diversas formas de adquirir conhecimentos e habilidades através de cursos e, com a popularização do ensino a distância, ficou ainda mais fácil obter o aprendizado necessário para o trabalho.

O mercado de educação oferece todos os tipos de cursos, com durações que variam conforme a profundidade dos conteúdos abordados e acessíveis para todos. Ainda é possível criar conteúdos exclusivos usando o iSpring Learn, um LMS completo que permite criar, distribuir e gerenciar todas as etapas da aprendizagem.

Gerenciamento de aprendizagem com iSpring Learn LMS

Para quem quer um ponto de partida para desenvolver habilidades, adquirir novos conhecimentos e oportunidades melhores para sua carreira, buscar um curso ou treinamento pode ser a melhor opção. A empresa também pode oferecer programas de capacitação para seus colaboradores desenvolverem suas competências, conforme o plano de desenvolvimento profissional de cada pessoa.

Mentorias e coaching

Esse formato pressupõe que há uma pessoa, geralmente um profissional com experiência reconhecida, que oferece a orientação necessária para desenvolver talentos, superar desafios e, muitas vezes, será capaz de promover a habilidade de liderança. Ter um mentor experiente auxilia os profissionais na carreira e favorece os melhores resultados para a empresa.

Educação formal

A chamada educação formal é aquela que concede diplomas e certificados, sendo reconhecida pelo governo para este fim. São cursos mais longos para adquirir habilidades técnicas e especializações, o que demanda um investimento maior de tempo e dinheiro do aluno. Em alguns casos, não basta apenas efetuar a matrícula, há ainda um processo seletivo com provas e entrevistas.

Para algumas carreiras e mercados, é exigido que o profissional tenha mestrado, doutorado, pós-graduação ou até um MBA. Nesse caso, apenas a matrícula no curso certo irá conferir o diploma e atender aos requisitos necessários.

Congressos e conferências

Todos os setores oferecem eventos especializados. São excelentes oportunidades de desenvolvimento profissional, já que reúnem os grandes nomes de cada ramo, compartilhando seus conhecimentos, ideias, trabalhos e aproximando pessoas na criação de uma rede sólida de networking.

Muitas vezes, este é o meio perfeito para fechar novos negócios, estabelecer parcerias e incorporar novas estratégias ao seu trabalho. É uma oportunidade rica para conhecer realidades diferentes e aproximar pessoas com objetivos semelhantes.

Muitos eventos, especialmente quando há participação de grandes nomes do setor, demandam um investimento alto com inscrição e custos de deslocamento. Uma empresa que prioriza o networking e o aprendizado dedica parte do seu orçamento de capacitação para esta finalidade.

Cada formato citado apresenta suas vantagens a depender dos objetivos de aprendizagem. Assim, um plano de desenvolvimento profissional abrangente e completo deve combinar os diferentes tipos para obter a máxima eficácia. Um LMS como o iSpring Learn oferece todas as ferramentas para acompanhar a atividade, elaborar o PDI e oferecer os treinamentos certos aos colaboradores.

Cursos interativos e questionários criados no iSpring Learn

Como melhorar seu desenvolvimento profissional?

Existem diversas formas práticas de buscar o desenvolvimento na profissão. Preparamos algumas dicas e esperamos que com essa leitura, fique ainda mais claro como você pode atingir suas metas e objetivos profissionais, focando realmente nos aspectos que vão fazer a diferença no seu sucesso pessoal e da sua empresa.

Traçando metas e objetivos profissionais

A definição de metas e objetivos específicos ajudam a ter clareza dos pontos de melhoria e dos caminhos a seguir para atingi-los. Além disso, quando um objetivo é conquistado com sucesso, qualquer pessoa terá mais prazer em continuar evoluindo, já que verá que suas ações estão sendo recompensadas na prática.

Realizando avaliação de desempenho dos colaboradores

Toda empresa deve realizar uma avaliação de desempenho periódica dos seus funcionários para identificar os pontos de melhoria, desenvolver um plano de ação (PDI) e acompanhar seus resultados na entrega das tarefas.

O iSpring Learn é a ferramenta perfeita para isso; seu recurso de avaliação de desempenho agiliza esse processo, facilita a interpretação de dados e a devolução de feedbacks. Além disso, é possível elaborar cursos sob medida para suprir rapidamente as necessidades profissionais de cada integrante da equipe.

Módulo de avaliação 360 graus no iSpring Learn LMS

Módulo de avaliação 360 graus no iSpring Learn LMS

Investindo no desenvolvimento de habilidades

As pessoas que investem na sua evolução profissional terão muitas chances de atingir seus objetivos, conquistar mais oportunidades e serão muito mais valorizadas no mercado. Isso certamente se reflete na carreira, na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de talentos.

Estimulando o aprendizado contínuo

A empresa que promove ações de capacitação e valoriza colaboradores que investem na aquisição de uma nova habilidade torna-se um ambiente muito mais criativo e estimulante para o trabalho. O resultado será percebido de forma prática com o crescimento do negócio e uma maior satisfação dos seus colaboradores em trabalhar em um local que os valoriza.

Criando um ambiente de trabalho que promove o networking

As empresas que investem na participação dos seus funcionários em congressos, adotam um fluxo de trabalho colaborativo e valorizam bons contatos profissionais na área acabam refletindo essa mentalidade, de maneira direta, nas atitudes dos colaboradores. Nesse contexto, eles são estimulados a desenvolver a habilidade de comunicação, que é fundamental para o relacionamento interpessoal e networking.

Conclusão

É fácil concluir que alguém que busca o desenvolvimento no trabalho e na vida pessoal terá muito mais chances de atingir suas metas profissionais e encontrar prazer no desempenho de suas atividades. Por sua vez, a empresa que oferece um meio adequado se destaca no mercado ao promover uma cultura organizacional que preza pela educação.

Se você quer ter todas as ferramentas para aplicar um plano de desenvolvimento profissional individualizado para cada um dos seus colaboradores, experimente agora o iSpring Learn. Com um LMS completo, você poderá identificar as lacunas de conhecimentos, criar cursos e avaliar seus resultados em tempo real.

Comece seu teste gratuito agora mesmo e promova o desenvolvimento profissional em todas as áreas da empresa!

Perguntas frequentes

1) Como descrever o desenvolvimento profissional?

Trata-se do processo de educação contínua com objetivo de aprimorar habilidades, oferecer novos conhecimentos e promover o crescimento na carreira dos profissionais de uma empresa. Pode ocorrer através de inúmeros formatos, como treinamentos, educação formal, mentorias, aprendizado prático etc.

2) Quais são as áreas do desenvolvimento profissional?

As duas grandes áreas são o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e as interpessoais (soft skills). No primeiro caso, geralmente os treinamentos, cursos e a educação formal são os mecanismos mais usuais. Já para as soft skills, o formato mais indicado vai variar muito de acordo com as competências que se pretende desenvolver nos funcionários.

3) Quais os objetivos para o seu desenvolvimento profissional?

A definição dos objetivos de um desenvolvimento profissional é bastante pessoal e individualizada. Deve-se considerar as competências e habilidades técnicas necessárias para o melhor desempenho das suas funções na empresa, sem esquecer de aspectos pessoais que serão úteis no alcance das suas metas profissionais. Podem variar entre obter um diploma de pós-graduação, aprender a gerenciar o tempo ou pessoas ou melhorar seus atributos de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Learn
Desenvolvendo profissional rápido, simples e eficaz com iSpring Learn LMS
Teste grátis Saiba mais