Você está usando uma versão antiga do navegador. Atualize para a última versão do Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge para obter a melhor experiência no site.

image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml fb-white-10x14fb-10x14 ok-white-10x19ok-10x19 twitter-white-18x14twitter-18x14vk-white-16x11vk

O desenvolvimento de liderança tornou-se uma indústria de mais de US$ 366 bilhões e, embora esse valor possa ter caído um pouco durante a pandemia, 2021 viu novamente um crescimento no treinamento de liderança empresarial. Mas por que as empresas investem tanto na melhoria de habilidades de gestão? Em uma única frase: porque é bom para os negócios.

Pesquisas mostram que empresas que investem no desenvolvimento dos seus funcionários apresentam taxas de rotatividade mais baixas, maior envolvimento dos colaboradores e melhores resultados de negócios. Além disso, como as mudanças comportamentais começam no topo, o desenvolvimento de liderança pode impactar significativamente a cultura da sua empresa.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios do desenvolvimento de liderança, falar sobre desafios comuns e descobrir como administrar treinamentos online.

O que é treinamento de liderança?

O treinamento de liderança é um programa elaborado para desenvolver as competências necessárias para liderar uma equipe de alta performance, podendo beneficiar gerentes e supervisores (iniciantes ou experientes), bem como outros funcionários que tenham potencial para se tornarem líderes. Um desenvolvimento de liderança eficiente deve aprimorar tanto as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, como empatia, comunicação, delegação de tarefas etc., quanto as habilidades técnicas, como gerenciamento de projetos, análise de negócios e gerenciamento de dados.

Habilidades que o treinamento de liderança desenvolve

As modalidades podem ser: presencial, online ou híbrida.

Benefícios do treinamento de liderança

Existe uma crença geral equivocada de que alguns indivíduos são líderes natos e outros não, e de que tais características são inerentes e não podem ser mudadas. No entanto, ainda que algumas pessoas tenham naturalmente uma “personalidade de líder”, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida com treinamento e capacitação adequados. Assim, é essencial que as organizações aprendam a desenvolvê-la.

Reunimos aqui 5 dos maiores benefícios de investir em treinamentos de habilidades de liderança para a sua empresa.

  • Menor rotatividade de funcionários. O investimento em treinamentos de liderança leva a um maior engajamento dos funcionários e a uma menor rotatividade de recursos humanos. Sabemos que processos de recrutamento e seleção são dispendiosos, portanto, uma melhor retenção de funcionários economiza tempo, dinheiro e recursos da empresa.
  • Aumento de desempenho e produtividade. Um bom treinamento de gestão e liderança leva a menos distrações e mal-entendidos, resultando em maior produtividade e melhor gestão de desempenho.
  • Melhor comunicação em todos os níveis. O treinamento ajuda a desenvolver habilidades de comunicação sólidas. Como a mudança começa no topo, ela se espalhará pelas ramificações e vai impactar toda a comunicação geral.
  • Aperfeiçoamento da tomada de decisões. Um treinamento de liderança de qualidade desenvolve a habilidade de tomada estratégica de decisões. Como resultado, líderes e gestores tomam decisões mais inteligentes para os negócios e melhoram os resultados da companhia.
  • Criação uma força de trabalho mais autônoma. O desenvolvimento de liderança engloba o desenvolvimento de habilidades de delegação inteligente. Isso incentiva as equipes a se responsabilizarem por seu trabalho, economizando tempo e recursos valiosos.

Tipos de treinamento de liderança

Assim como existem diversos estilos de liderança, existem muitos tipos de treinamento para liderança diferentes. Ou seja, o treinamento de liderança para pequenos empresários será bem diferente do treinamento de gestão para uma empresa da Fortune 500.

A capacitação em habilidades técnicas, particularmente, varia bastante dependendo do setor e da estrutura organizacional. Por outro lado, tópicos relacionados às soft skills (empatia, delegação de tarefas, motivação dos colaboradores etc.) costumam ser os mesmos.

Aqui estão 8 tipos comuns de treinamento de liderança.

Tipos de treinamento de liderança

Treinamento de liderança para novos líderes

Abrange as habilidades e competências mais importantes das quais os novos líderes precisam para ter sucesso, como gestão de desempenho, resolução de conflitos e habilidades técnicas relevantes. Costuma oferecer também uma visão geral da estrutura, clima organizacional e cultura de liderança da instituição.

Treinamento de liderança para o varejo

No mundo de rápida evolução do varejo, bons líderes são essenciais. O treinamento de liderança para o varejo geralmente é concentrado em habilidades como comunicação, formação de equipes, gestão de conflitos e gestão de tempo. Além disso, são desenvolvidos os conhecimentos técnicos necessários para a administração de uma loja.

Treinamento de liderança para executivos

Desenvolve as habilidades necessárias para ter sucesso no mundo dos negócios, incluindo tomada estratégica de decisões, inovação e negociação. Executivos de nível médio geralmente passam por esse tipo de treinamento corporativo para avançar para cargos C-level.

Treinamento de liderança para o setor de saúde

A área de saúde e assistência médica é um ambiente de alta pressão. Alguns líderes precisam tomar decisões de vida ou morte todos os dias. Portanto, o treinamento desenvolve as habilidades de pensamento crítico, tomada de decisões, comunicação e outras habilidades estratégicas necessárias para liderar uma equipe de saúde.

Treinamento de liderança para gerentes de vendas

Gerentes de equipes de vendas têm a árdua tarefa de manter os profissionais motivados. Um líder excepcional pode fazer a diferença entre atingir ou não as metas e objetivos da empresa. Sendo assim, é essencial haver treinamentos de liderança frequentes para manter apuradas competências como gestão de desempenho, comunicação e negociação.

Treinamento de liderança para professores

Grandes professores têm excelentes habilidades de liderança. Eles não só precisam coordenar e monitorar os alunos, como também devem motivar, inspirar e promover mudanças comportamentais. Professores devem ser treinados em como desenvolver suas habilidades de orientação, feedback, comunicação e empatia.

Treinamento de liderança para organizações sem fins lucrativos

Dado que as organizações sem fins lucrativos dependem fortemente de voluntários, as coisas tendem a acontecer de forma lenta. Portanto, é vital ter uma liderança ativa para conduzir mudanças, motivar equipes e liderar para causar impacto. Esse tipo de treinamento abrange também o know-how técnico necessário para a arrecadação de capital financeiro.

Treinamento de liderança em hotelaria e turismo

Os líderes dessas áreas precisam lidar com clientes difíceis, alta rotatividade de pessoal e um ambiente de ritmo acelerado. Consequentemente, treinamento e desenvolvimento eficientes são fundamentais. Além do conhecimento técnico, é preciso treinamento para desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e empatia.

Ainda neste artigo:

  • Como fazer um treinamento de liderança
  • Cronograma de treinamento de liderança
  • Exemplos de treinamento de liderança
  • Metodologia para treinamento de liderança
  • Objetivo do treinamento de liderança
  • Importância do treinamento de liderança

Programas de treinamento de liderança

Seja para treinar um novo supervisor ou um gestor experiente, há uma ampla gama de programas de treinamento de liderança disponíveis para o desenvolvimento de líderes. Selecionamos 3 programas dos melhores treinamentos de liderança para gestores de todos os níveis.

1. Treinamento de liderança executiva Dale Carnegie

Dale Carnegie, autor de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, tornou-se um nome de prestígio na área de inspiração para liderança. Após o gigantesco sucesso de seus livros, nasce a empresa Dale Carnegie Training, que rapidamente se tornou líder em treinamento e desenvolvimento gerencial.

O programa “Inspired Executive Leadership Training” foi criado para desenvolver líderes inovadores que unem e inspiram equipes. Como parte do programa, os participantes aprendem como melhorar a colaboração e a comunicação, alcançar padrões de referência de sucesso e fomentar uma cultura de envolvimento e retenção de talentos.

O centro de treinamento Dale Carnegie oferece treinamentos de liderança em diversos formatos, incluindo cursos online, cursos presenciais e aulas ao vivo online.

2. MIT OpenCourseWare

A Sloan School of Management do MIT oferece um curso presencial chamado “Building and Leading Effective Teams”. Ele é ministrado por um instrutor, tem duração de uma semana e oferece uma introdução à liderança, abordando os princípios essenciais para liderar uma equipe. Os estudantes participam ativamente de atividades de treinamento experiencial para desenvolver habilidades de liderança individual e em equipe. Ao final do curso, os participantes terão uma melhor compreensão de como apoiar suas equipes e desenvolver conexões melhores.

3. Programa de Desenvolvimento de Liderança do CCL

O CCL (Center for Creative Leadership) oferece uma ampla seleção de cursos para o desenvolvimento de líderes, mas a grande estrela é o “Leadership Development Program”. O célebre treinamento é o mais antigo em funcionamento do seu tipo, tornando-o um dos programas mais prestigiados e reconhecidos do mundo. Tamanha é sua fama, que mais de 50.000 líderes em todo o mundo já se formaram no curso.

O programa de 5 dias é oferecido pessoalmente ou online. Devido à natureza intensa do curso, ele é mais adequado para gerentes de nível médio a sênior que desejam aprimorar suas habilidades de liderança. Em seu decorrer, os participantes desenvolvem seus conhecimentos em gestão de estresse, resolução de problemas complexos, colaboração, gestão de desempenho e influência em equipe.

Desafios dos programas de treinamento de liderança

Segundo a revista Chief Learning Office, 74% das empresas utilizam treinamentos de liderança presenciais, enquanto 63% usam coaching executivo. Embora o treinamento de liderança presencial tenha suas vantagens, ele também conta com alguns desafios.

Um relatório da McKinsey revelou que a maioria dos programas de desenvolvimento de liderança tem pouquíssimo impacto nos negócios, e a empresa afirma que existem 4 razões principais para essa baixa taxa de sucesso.

  • Uso de treinamentos genéricos pelas empresas. Nesses casos, o treinamento não fornece muito contexto e não é personalizado para o negócio, cultura e estrutura de liderança. O material para treinamento de liderança deve ser específico para os gestores da empresa em questão.
  • Sobrecarga de informações em treinamentos presenciais. A maioria dos treinamentos de liderança é repleta de modelos, estruturas e conceitos, levando a uma sobrecarga de informações, baixa retenção e falta de aplicação prática.
  • Não considerar a cultura corporativa. A cultura organizacional é uma das maiores barreiras à mudança de comportamento, por isso, as empresas precisam promover uma mentalidade de aceitação de mudanças.
  • Falha ao mensurar os resultados. O treinamento é mais eficaz quando o seu sucesso é avaliado. Dessa forma, as instituições devem usar métricas para medir a mudança de comportamento, o impacto nos negócios e o desenvolvimento dos funcionários.

Então qual é a solução? Embora a maioria das organizações admita que seu treinamento de gestão atual não está produzindo resultados, profissionais e empresas concordam com a importância do desenvolvimento de liderança. Portanto, em vez de eliminar os programas de liderança, talvez seja hora de repensá-los em busca de soluções.

Existem 2 maneiras de remediar os desafios mencionados pela McKinsey:

  • Criar internamente programas de desenvolvimento de liderança.
  • Manter treinamentos de liderança online.

Criar e administrar um programa de treinamento de liderança online próprio permitirá que a sua organização:

  • Personalize o conteúdo de acordo com suas necessidades de negócios, objetivos e estrutura de liderança.
  • Divida treinamentos complexos em módulos menores, que os usuários podem rever caso queiram.
  • Conduza treinamentos de liderança tanto para funcionários quanto para gestores, a fim de treinar um público mais amplo e alcançar mudanças de comportamento mais rapidamente.
  • Acompanhe o sucesso com a ajuda de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS).

Além de atingir melhores resultados, o treinamento de liderança online reduz custos de treinamento como viagens, hospedagem e despesas com instrutores. Dessa forma, é possível oferecer cursos de forma mais regular e para um grupo maior de funcionários.

Como criar e administrar um programa de treinamento de liderança online

Agora você deve estar se perguntando: “como montar um treinamento de liderança?” Nós vamos responder à sua dúvida! Não existe um modelo de treinamento de liderança único que sirva para todos os contextos e situações. No entanto, você verá que a tarefa se resume a algumas simples etapas. Para te ajudar a criar seu próprio programa de treinamento de líderes, descrevemos o mecanismo passo a passo abaixo.

Passo 1. Defina metas e objetivos de aprendizagem

Tudo começa com objetivos claros. As metas e os objetivos de aprendizagem oferecem um roteiro de onde você está e aonde deseja chegar, facilitando muito a criação de um programa de treinamento relevante. Mais importante ainda, eles mostram por que os alunos devem fazer o treinamento e qual é o seu objetivo.

Mas qual é a diferença entre metas e objetivos de aprendizagem? Em poucas palavras, as metas de aprendizagem referem-se ao resultado desejado do treinamento, enquanto os objetivos de aprendizagem são as etapas específicas que devem ser seguidas para atingir a meta. De modo geral, cada meta de aprendizagem deve ter de 3 a 5 objetivos de aprendizagem.

Um erro que muitos cometem é generalizar e não incluir detalhes. Metas que não possuem etapas e um cronograma específicos muitas vezes não são cumpridas por falta de direção e priorização. Como resultado, o programa de treinamento não estará alinhado com os resultados desejados.

O modelo de definição de metas SMART é uma estrutura projetada para definir uma estratégia clara. É um processo de 5 etapas que garante que suas metas sejam específicas e acionáveis.

Metas SMART

Veja abaixo um exemplo de metas de aprendizagem SMART para um programa de treinamento de liderança executiva.

MetaAção
Desenvolver a capacidade de adaptação a mudança dos líderesAo final do primeiro trimestre, todos os membros do grupo de liderança terão desenvolvido técnicas para aprimorar sua adaptabilidade, empatia e capacidade de manter a calma sob pressão.
Criar uma cultura de feedback na empresaNo início do terceiro trimestre, todos os líderes terão criado um ciclo de avaliação 360 graus em suas equipes, incluindo encontros individuais regulares com cada membro e um canal de reconhecimento semanal no Slack.

Passo 2. Crie um programa de treinamento de liderança

Definidas as metas, o próximo passo é criar um esboço do programa de treinamento. Não se preocupe tanto com detalhes nesta fase; o ideal é concentrar-se no quadro geral e deixar os detalhes para as próximas etapas do processo de planejamento.

Aqui, seu objetivo é criar uma visão geral de quais tópicos serão abordados e como eles vão se encaixar. À medida que o programa vai ganhando forma, certifique-se de continuar voltando às metas de aprendizagem. Cada um dos tópicos ou atividades de aprendizagem deve ser relevante e estar alinhado às metas — caso contrário, deve ser descartado.

Para te ajudar a fazer um esboço para o seu programa, criamos a seguinte checklist:

Lista de verificação de como criar um programa de treinamento de liderança

Dê uma olhada neste exemplo de esboço de um programa de treinamento de liderança para executivos.

Tópico de aprendizagemSolução e-learning
Identifique seu estilo de liderançaVídeo: visão geral dos diferentes tipos de estilos de liderança
Estudos de caso de liderançaExercício interativo: faça a correspondência entre cada estilo de liderança com o exemplo correto
Peça uma mudança de comportamentoAtividade com flashcards: use os flashcards para falar sobre cada etapa do modelo de feedback DESC (descrever, expressar, sugerir, concluir)

Role-play/encenação: ofereça feedback a um funcionário usando o modelo DESC

Faça uma avaliação de desempenhoScreencast: como fazer o registro de uma avaliação de desempenho na ferramenta de gestão de desempenho corporativo
RecapitulaçãoQuestionário interativo: revisão dos principais pontos abordados no treinamento

Recursos extras: PDFs para download com textos complementares sobre estilos de liderança, papel do líder, dicas e truques

Certificado de conclusão: prova de que todos os cursos foram concluídos com sucesso

Passo 3. Crie conteúdo para o treinamento

Agora vem a parte divertida! Para criar conteúdo de e-learning de treinamento de liderança, você precisará de uma ferramenta de criação, ou seja, o software usado para criar cursos online – completos com vídeos, atividades interativas e questionários.

Para quem tem pouca ou nenhuma experiência no desenvolvimento de cursos, o ideal é optar por uma ferramenta fácil de usar, como o iSpring Suite.

Com o iSpring Suite, você pode desenvolver cursos online envolventes para todos os tipos de cenários de treinamentos de liderança. A ferramenta é fácil de usar e tem o PowerPoint como base, o que permite criar cursos em questão de minutos, mesmo que você não tenha experiência. Ele vem com modelos elaborados por profissionais, uma vasta biblioteca de personagens e 14 interações diferentes, para que você possa personalizar totalmente seus cursos de liderança.

Como inspiração, aqui estão apenas algumas ideias de treinamento de liderança que foram feitas usando o iSpring Suite.

Cursos online

Um curso online contém texto, imagens e atividades interativas, como exercícios de correspondência e imagens clicáveis. É um formato de treinamento atraente, que aumenta envolvimento dos participantes e melhora os resultados gerais.

Ideal para: oferecer a teoria do tópico de treinamento em questão. Os aproveitamentos individuais podem ser avaliados com a inclusão de um questionário interativo no final do curso.

Simulações de diálogos (role-play)

O role-play simula cenários da vida real que os líderes enfrentam no dia a dia em sua carreira. Ele permite que os gestores desenvolvam suas habilidades e pratiquem situações desconfortáveis em um ambiente seguro. Dessa forma, eles ganham confiança e aprimoram suas habilidades.

Ideal para: desenvolver habilidades de comunicação e inteligência emocional, como oferecer feedback construtivo ou lidar com conflitos na equipe.

Cursos em vídeo

Vídeos são uma ferramenta de aprendizagem dinâmica. Eles fazem com que os alunos se envolvam de forma mais intensa, principalmente quando as mensagens principais são exibidas na tela. Além disso, os vídeos são uma ferramenta de treinamento multifuncional, podendo ser compartilhados por email, usados como parte de um curso ou como um objeto de aprendizagem independente.

Ideal para: dividir tópicos complexos em partes menores e mais facilmente assimiláveis.

Exemplo de um curso em vídeo

Passo 4. Publique e gerencie o treinamento

Seu programa de treinamento de liderança foi construído, testado e ajustado. Agora, ele está pronto para os usuários. A maneira mais direta de oferecer seus cursos aos funcionários é por meio de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Usando um LMS, você pode enviar seus treinamentos para catálogos específicos, inscrever usuários em cursos e configurar notificações automáticas de lembrete. Os funcionários poderão acessar o conteúdo em vários dispositivos e quando for mais conveniente. Além disso, sua organização terá uma visão completa das atividades e resultados dos treinamentos.

Com o iSpring Learn LMS, você pode criar trilhas de aprendizagem personalizadas para supervisores, novos gestores e líderes experientes. Além disso, as equipes de T&D e RH podem automatizar as tarefas de gestão de treinamento, reduzindo assim os processos manuais.

Passo 5. Analise os resultados

Parabéns! Seu programa de desenvolvimento de liderança está em funcionamento. Agora que os líderes e futuros líderes estão participando do treinamento, chegou a hora de mensurar o sucesso. É aqui que entram os relatórios do LMS. Diferentemente de treinamentos presenciais, com um LMS você pode facilmente acessar os principais dados de treinamento.

Relatórios LMS

Os relatórios do LMS permitem que sua companhia faça monitoramentos usando várias métricas de sucesso. Por exemplo: é possível comparar o número de funcionários matriculados no curso com o número de concluintes. Caso haja um grande número de alunos que não terminou o curso, isso pode indicar que falta engajamento.

O programa de treinamento inclui um questionário interativo? Verifique os resultados. Se muitos alunos ficaram com pontuações baixas, talvez o curso seja difícil demais. Ou talvez o conteúdo do curso não seja claro o suficiente. De qualquer forma, essa é uma indicação de que uma mudança é necessária.

Você enviou uma pesquisa de satisfação? Quantos funcionários recomendariam o treinamento a um amigo ou colega? Esse é um grande indicador do nível de sucesso do treinamento.

Pode levar meses, ou até anos, para que o impacto do treinamento de liderança se manifeste nos resultados da equipe e da empresa. No entanto, um LMS permite que você comece a analisar imediatamente os efeitos do treinamento. Isso permite que sua organização faça os ajustes e mudanças necessárias para melhorar o programa em tempo real.

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para as perguntas mais comuns sobre o treinamento de liderança.

Quanto custa um treinamento de liderança?

O custo de um treinamento de liderança varia de acordo com diversos fatores, como as metas e objetivos específicos do treinamento, a cultura organizacional da empresa e o tipo e modalidade do treinamento (presencial, online ou híbrida).

O que é treinamento de liderança?

O treinamento de liderança é um treinamento desenvolvido para aprimorar as habilidades necessárias para liderar uma equipe de alta performance, podendo beneficiar gerentes e supervisores (iniciantes ou experientes), bem como outros funcionários com potencial para tornarem-se líderes.

Por que fazer um treinamento de liderança?

Treinamentos de liderança oferecem diversos benefícios tanto para os profissionais, que desenvolvem suas habilidades e competências técnicas e interpessoais, como para as empresas, como menor rotatividade de funcionários, aumento de desempenho e produtividade, e colaboradores mais autônomos.

Qual o objetivo de um treinamento de liderança?

Diferentes treinamentos de liderança podem ter diferentes objetivos. No entanto, em geral, busca-se desenvolver habilidades e competências de gestores e líderes para melhor desempenho das equipes.

Com que frequência devemos oferecer treinamentos de liderança aos funcionários?

Isso depende de uma série de fatores, como tamanho da empresa, funções gerenciais, recursos disponíveis etc. De qualquer forma, existem algumas práticas recomendadas que as organizações devem seguir. As empresas devem oferecer treinamentos de liderança:

  • A todos os novos gerentes, supervisores e potenciais futuros líderes;
  • Quando identificados déficits de habilidades;
  • Em resposta às mudanças de negócios.

Além disso, oferecer aos funcionários um curso de treinamento de liderança a cada trimestre ajudará a manter e desenvolver ainda mais as habilidades de gestão.

Qual é o método de treinamento mais eficaz para realizar um treinamento de liderança?

Atualmente, os treinamentos presenciais são o formato mais comum. No entanto, resultados insatisfatórios e o aumento do trabalho remoto contribuíram para a popularização das modalidades de formação online ou híbridas.

A liderança é um tema amplo e complexo. Migrar o treinamento de liderança e gestão de pessoas para plataformas online significa que as organizações podem fornecer cursos mais regulares, divididos em partes menores. Com isso, mais funcionários terão acesso a esse tipo de capacitação.

Considerando tudo isso, o ensino híbrido é o método de treinamento mais eficaz para o desenvolvimento de liderança. Dessa forma, os participantes ainda aproveitam as sessões presenciais, mas o conhecimento é reforçado por meio do e-learning.

Quais ferramentas e recursos são necessários para construir um programa interno de desenvolvimento de liderança?

Se a sua organização deseja criar seu próprio programa de treinamento de liderança online, você precisará de duas ferramentas para começar:

  • Um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) para oferecer os treinamentos e acompanhar os resultados;
  • Uma ferramenta de criação de conteúdo para desenvolver os cursos.

Se você deseja adotar um modelo de aprendizagem híbrido, também precisará de uma ferramenta de videoconferência para hospedar reuniões e webinars. O ideal é optar por uma ferramenta que possa ser integrada ao seu LMS.

Para começar a criar cursos fascinantes para seus futuros líderes hoje, faça o teste gratuito do iSpring Suite. Você poderá explorar todos os recursos por 14 dias, sem pagar nada.

Por fim, se a sua organização estiver procurando por um LMS fácil de usar e com sólidos recursos de geração de relatórios para um treinamento de liderança, comece hoje seu teste gratuito do iSpring Learn free trial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iSpring Suite
Treinamento de liderança eficiente com o iSpring Suite
Baixe gratuitamente Saiba mais