image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml image/svg+xml Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?Hard Skills vs Soft Skills: o que são, como avaliar e como aperfeiçoar essas habilidades?

Você pode se surpreender ao saber que em 2020 uma das habilidades que as empresas mais desejavam era a inteligência emocional. As escolhas da Topresume das melhores habilidades em 2021 também incluíram inteligência emocional, colaboração, gerenciamento de tempo e criatividade. Essas podem não parecer as habilidades mais diretamente relacionadas à profissão e aos deveres do trabalho, certo?

Aqui estão as 10 habilidades mais desejadas pelos candidatos, de acordo com o Job Outlook 2020 da National Association of Colleges and Employers. Dê uma olhada:

Atributos que os empregadores buscam no currículo de um candidato. Fonte: NACE
HabilidadePercentual de votantes
Resolução de problemas91.2%
Capacidade de trabalhar em equipe86.3%
Alta Ética no Trabalho80.4%
Analytical/quantitative skills79.4%
Habilidades analíticas/quantitativas77.5%
Liderança72.5%
Habilidades de comunicação (verbal)69.6%
Iniciativa69.6%
Detalhista67.6%
Habilidades técnicas65.7%

Durante muito tempo, foram as hard skills que mais chamaram a atenção e as carreiras pré-determinadas. Mas agora as soft skills — a maneira como seus colaboradores se comportam e se comunicam — estão ganhando cada vez mais reconhecimento e isso importa não apenas para os recrutadores, mas também para os profissionais de L&D (Aprendizagem e Desenvolvimento).

Neste artigo, traremos uma nova perspectiva de L&D para soft e hard skills e mostraremos como treinar sua equipe nelas de maneira mais eficaz.

O que são as soft skills?

As soft skills são os traços de caráter, comportamentos e atitudes que afetam as relações interpessoais em situações de trabalho e vida. As habilidades sociais não são técnicas, portanto, não podemos associá-las a uma esfera ou setor específico. No entanto, é exatamente isso que os torna relevantes para todos, independentemente da experiência vocacional. É por isso que as habilidades sociais também são chamadas de transferíveis – mesmo que você mude de carreira, você as mantém e as transfere para seu novo local de trabalho.

Quais são exemplos de soft skills?

As soft skills incluem as competências que as empresas valorizam em colaboradores e entre equipes. Imagine, por exemplo, que você veja a escuta ativa como uma soft skill desejada em uma descrição de trabalho. Se sim, então você sabe que a empresa que escreveu a descrição quer construir uma equipe coesa e não ser conservacionista.

Você pode ver esses e outros exemplos de soft skills na ilustração abaixo:

Soft skills

Seguindo as tendências globais atuais, a lista de habilidades sociais que os empregadores esperam de seus colaboradores continua indefinidamente. De acordo com o Relatório Global do Futuro do Trabalho da Monster, as habilidades sociais mais desejadas em 2022 são:

  • Trabalho em equipe/colaboração
  • Comunicação
  • Resolução de problemas e pensamento crítico

“OK, nós entendemos: soft skills é um termo que está em moda. Mas não são os recrutadores que os avaliam ao abordar os candidatos?” você pode perguntar. As soft skills estão fortemente associadas ao processo de contratação e, ironicamente, a clichês de currículo como “trabalho bem sob pressão”.

Mas os candidatos que possuem todas as competências necessárias antes do primeiro dia são raros. Para crescer e reter trabalhadores de alto desempenho, o recrutamento eficaz por si só não é suficiente. Você também precisa otimizar o desenvolvimento dos colaboradores em sua organização. Uma maneira testada e aprovada por várias empresas para enfrentar esse desafio é o treinamento.

Por que fazer um treinamento de soft skills?

Aqui estão as três principais razões pelas quais vale a pena tentar o treinamento de soft skills.

As pessoas podem desenvolver qualquer habilidade

Para aprimorá-las, você precisa de treinamento e exercício. Se determinados conjuntos de habilidades forem essenciais para sua empresa, o treinamento corporativo ajudará a adequar as competências dos colaboradores às necessidades do seu negócio.

Robôs não podem dominar soft skills

O treinamento de soft skills é indispensável em programas de requalificação. Cada vez mais profissões são automatizadas e a inteligência artificial substitui pessoas em mais empregos. A McKinsey & Company aponta a crescente necessidade de “as habilidades sociais e emocionais que as máquinas não podem dominar”. Soft skills são o que pode atender a essa necessidade.

As soft skills trazem benefícios tangíveis

O treinamento de soft skills pode aumentar significativamente o ROI. Um estudo realizado em uma grande empresa de vestuário em Bangalore, na Índia, mostrou que o treinamento de soft skills na fábrica retornou até 250% do investimento. Como assim?

O treinamento de soft skills afeta a comunicação e a colaboração nos negócios, permitindo que as equipes trabalhem de forma mais eficaz.

Essa é a resposta.

As 3 melhores maneiras de iniciar o treinamento de habilidades sociais

Anteriormente, quando as empresas organizavam treinamento de soft skills, eram sessões de coaching a portas fechadas sobre liderança apenas para gerentes. Agora, como as empresas reconhecem a importância das soft skills em toda a empresa, o treinamento de soft skills deve ser acessível, flexível e escalável.

Com o e-learning, você pode alcançá-lo totalmente. Vamos imaginar que você deseja aumentar as competências de interação com o cliente de sua equipe de vendas ou atendimento ao cliente. Você pode melhorar facilmente essas habilidades sociais com a ajuda de cursos de treinamento online, simulações de diálogo e bases de conhecimento. A seguir, você aprenderá como.

Cursos de treinamento online

Os cursos online oferecem uma sequência consistente de slides que inclui módulos, lições e avaliações, unidos em torno de um único tópico e tarefa. Cursos online bem organizados ajudam os alunos a ter uma ideia do tema, sistematizar conhecimentos e receber treinamento teórico. Use cursos online para apresentar aos alunos uma habilidade interpessoal específica e ensiná-los sobre sua importância.

Treinamento de soft skills training

Prepare materiais sobre tratamento de objeções, mediação de conflitos, negociações e assim por diante, e use software de criação para colocá-los em cursos atraentes baseados em slides. Com o iSpring Suite Max, você pode criar cursos online como esse em um piscar de olhos:

Você pode adicionar narrações em áudio e vídeo ao seu curso, complementá-lo com personagens, planos de fundo e objetos e torná-lo ainda mais envolvente com 14 tipos de questionários interativos e minijogos.

Você pode apoiar o autodesenvolvimento dos colaboradores e incentivar os alunos a fazer cursos de curta duração em seus minutos livres – por exemplo, você pode oferecer exercícios de escuta ativa, técnicas de conversa fiada ou outros pequenos materiais de microaprendizagem. Seus alunos podem estudar em seus dispositivos e fazer cursos em qualquer lugar, como durante os intervalos para o café.

Os cursos online podem ser ótimos como pré-requisito teórico do treinamento offline de soft skills. Mas para a parte prática, você pode usar ótimas interatividades de e-learning, incluindo simulações de diálogo.

Simulações de diálogo

Claro, atividades offline de interpretação de personagens em pares ainda funcionam. Mas elas são limitadas pelo tempo e tendem a tirar a equipe do trabalho. Em vez disso, seus colaboradores podem praticar soft skills quando e onde for conveniente, tudo em um ambiente simulado.

Treinando soft skills

Os exercícios de simulação de diálogo imitam uma interação da vida real e levam os colaboradores a demonstrar suas competências de comunicação. Os exercícios são baseados em cenários de ramificação que levam o aluno a um determinado resultado, dependendo de suas escolhas. Você pode jogar esta demonstração e ver como funciona um cenário de ramificação.

Esses sims são bonitos e não exigem muito esforço para criar ou revisar. Com o iSpring Suite Max, você só precisa colocar um script no formulário de diálogo pronto e escolher um personagem entre as muitas opções da Biblioteca de Conteúdo – e pronto. Isso torna as simulações de diálogo uma maneira econômica e replicável de otimizar o treinamento de habilidades sociais em sua empresa.

Bases de conhecimento

As soft skills estão fortemente associadas ao desenvolvimento pessoal ou autodesenvolvimento. No entanto, simplesmente encorajar seus alunos a irem à estante de livros de autoajuda não é uma opção produtiva. É muito melhor criar um único local acessível onde os alunos possam encontrar recursos para ler em seu tempo livre. Para treinamento corporativo, este local é um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS).

Treinamento de soft skills com e-learning

Um LMS como o iSpring Learn pode ser sua universidade corporativa online, acessível aos alunos a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Carregue ele com e-books, vídeos, podcasts e qualquer outro conteúdo sobre a construção de soft skills para que os colaboradores possam encontrar algo de interesse e melhorar constantemente suas soft skills.

Trilha de aprendizado de treinamento de soft skills

O que são as hard skills?

Hard skills são aquelas que se referem aos deveres do trabalho. São as habilidades que as pessoas adquirem por meio da educação, prática no trabalho e experiência de trabalho, e geralmente são validadas pelos diplomas, qualificações e certificados de uma pessoa.

Quais são exemplos de hard skills?

As hard skills abrangem conhecimentos específicos, experiência e proficiência em ferramentas que permitem que um colaborador desempenhe suas responsabilidades de trabalho. Por exemplo, as hard skills de um programador incluem CSS, JavaScript e Python. Para um intérprete, as hard skills esperadas são línguas estrangeiras, habilidades de interpretação consecutiva e simultânea, e competência cultural.

O escopo das hard skills é quase ilimitado e abrange todas as áreas da vida social: economia, política, direito, cultura, ciência e educação, saúde, militar e muito mais. As hard skills dependem do ramo, portanto, se uma pessoa mudar de ocupação, ela terá que dominar novas habilidades para o novo trabalho.

Além disso, assim que surgem novas habilidades, os colaboradores precisam mantê-las atualizadas. E, neste ponto, os empregadores precisam lidar com enormes lacunas de habilidades.

Por que fazer um treinamento de hard skills?

Aqui estão as principais razões pelas quais o treinamento de hard skills merece sua atenção.

O treinamento ajudará a tapar as lacunas de habilidades

As lacunas de habilidades podem ser causadas por diferentes fatores, mas, eventualmente, é o treinamento específico para o trabalho que visa eliminá-las. Se você treinar colaboradores em habilidades específicas de trabalho, atribua a eles cursos de atualização ou faça programas de reciclagem. Dessa forma, você os mantém proficientes continuamente e pode produzir melhores resultados de negócios a longo prazo.

Sua equipe adotará treinamento específico para o trabalho

Os próprios colaboradores tendem a reconhecer a necessidade de treinamento adequado de hard skills no local de trabalho. Basta olhar para esses números inovadores da Forbes: quase metade de todos os colaboradores acham que o treinamento atual em suas empresas não corresponde às suas funções reais.

Tudo isso torna o treinamento de hard skills fundamental para empresas que pensam no futuro. Mas como organizá-lo de maneira eficiente e eficaz? Continue lendo!

As 3 melhores maneiras de treinar colaboradores em hard skills

O treinamento de hard skills foi associado por muito tempo a programas de treinamento de recém-contratados, quando os novos contratados observavam o seus colegas de trabalho experientes e aprendiam como executar determinadas tarefas ou trabalhar com software e ferramentas específicas. Hoje em dia, as empresas continuam treinando recém-contratados em hard skills durante os estágios.

Para os demais colaboradores, incluindo os que são promovidos ou rotacionados, as empresas recorrem à formação no local de trabalho, organizando sessões de mentoria ou workshops coletivos. Com o conteúdo de e-learning, no entanto, você pode melhorar significativamente o treinamento offline e oferecer melhor suporte aos seus colaboradores.

Cursos de hard skills

Você pode fazer cursos online específicos para cargos que contenham todo o conhecimento relevante para seus colaboradores realizarem suas tarefas diárias. Se você já tiver slides com manuais, memorandos e materiais de treinamento relacionados ao trabalho, use o iSpring Suite Max para convertê-los em cursos online de forma rápida e fácil. Adicione fotos, vídeos, questionários e simulações ao seu curso para que seus alunos possam reter o conhecimento por mais tempo.

Você pode criar esses cursos em torno de qualquer tópico específico do trabalho, incluindo conhecimento do produto, compliance ou até mesmo assistência médica. Veja este lindo curso feito pela operadora de saúde Villa St. Vincent com o iSpring Suite Max:

Tutoriais práticos em vídeo

Outra maneira de escalar o treinamento de hard skills é por meio de vídeos. Se você gravar como um instrutor executa determinadas ações ou usa tal software (por exemplo, um sistema de CRM) e colocá-lo no curso, os alunos terão uma ideia clara do que fazer e como fazê-lo corretamente. Com o iSpring Suite Max, você pode gravar, editar e ajustar vídeos de treinamento e screencasts sem problemas ou precisar de ferramentas extras.

Um “como fazer” suporte de trabalho digital

Criar um suporte eficaz de trabalho para acesso online também é uma boa ideia. Esse suporte de trabalho pode ser um memorando, um vídeo curto ou uma microaula rápida que contém informações concentradas e focadas na tarefa. Se você preparar vários deles e colocá-los em seu LMS, seus alunos os encontrarão facilmente quando precisarem deles. Pouco a pouco, eles estarão constantemente melhorando sua forma de trabalhar e abordando questões crescentes de forma mais eficaz.

Como avaliar as hard e soft skills

Os métodos de avaliação de habilidades que as empresas usam durante o processo de seleção incluem:

Como avaliar soft skills e hard skills

Pensando nos colaboradores existentes e não nos novos candidatos, encontramos muitas opções para avaliar suas habilidades no trabalho. Você pode observar suas ações, monitorar o desempenho (KPIs) e comparar suas realizações. Em toda a empresa, você pode realizar avaliações regulares e ver quem precisa de reciclagem para corresponder aos seus padrões.

Com as soft skills, as coisas podem parecer mais complicadas, porque as pessoas as consideram intangíveis. Não temos nenhum tipo de KPIs para soft skills. Mas como elas são a cola de sua equipe, você pode avaliar o moral da equipe e identificar os membros que mantêm tudo unido.

Uma das ferramentas que podem ajudá-lo com isso é o Feedback 360º. Com base em uma escala de classificação, ele compara o feedback anônimo dos colegas de um colaborador com a autoavaliação dessa pessoa. Você pode iniciar a avaliação online, diretamente no iSpring Learn: escolha as competências de habilidades sociais preferidas, adicione perguntas de pesquisa relevantes e atribua a pesquisa aos membros da equipe. Quando a pesquisa for concluída, você receberá um relatório claro sobre as habilidades sociais de cada colaborador e um resumo sobre toda a equipe.

Como resultado da avaliação de 360 graus, você pode ver as discrepâncias de percepção existentes em uma equipe, bem como os pontos fortes pessoais dos colaboradores e as áreas de crescimento. Com base nisso, você pode tomar decisões informadas sobre o treinamento de soft skills dos colaboradores e fortalecer sua equipe.

Comparação de soft skills e hard skills

Para resumir seu conhecimento, aqui está uma tabela comparativa para referência rápida.

 Soft skillsHard skills
MotoristaQualidades e comportamentos pessoaisQualificações, experiência profissional
ExamplesComunicação, liderança, resolução de problemas, trabalho em equipeContabilidade, proficiência linguística, habilidades escritas, direito societário, big data
Âmbito de aplicaçãoInteração humana. Atendimento ao cliente, vendas, gestão; essas habilidades são transferíveisAgricultura, indústria, ciência, medicina, arte, tecnologia, mídia
Atividades de treinamentoCoaching, cursos online, simulações de diálogo, autodesenvolvimentoMentoria, workshops, estágios, treinamento no local de trabalho, auxiliares de trabalho, vídeos instrutivos, cursos online
Métodos de avaliaçãoFeedback de 360 graus, o Perfil Caliper, MBTI, Predictive IndexTriagem de trabalho, avaliações, questionários, revisão de portfólio, certificação

Perguntas frequentes

Abaixo estão algumas perguntas populares sobre hard e soft skills:

  • Quais são as 5 principais hard skills?

Entre as cinco principais habilidades em demanda em 2022 estão o desenvolvimento de blockchain, computação em nuvem, big data, desenvolvimento web e marketing de conteúdo.

  • Quais são as 7 soft skills essenciais?

As sete habilidades mais comumente mencionadas são comunicação, flexibilidade, resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, criatividade e gerenciamento de tempo.

Conclusão

Como dois lados da mesma moeda, soft e hard skills são importantes para a produtividade dos colaboradores. A boa notícia é que ambas podem ser treinadas. O treinamento de colaboradores em soft skills e hard skills ajudará você a atrair e reter os melhores profissionais, além de permitir que suas equipes se comuniquem e colaborem melhor.

Você realiza treinamento de soft skills em sua empresa? Como você preenche as lacunas de habilidades dos colaboradores com o e-learning? Por favor, compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo.

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